quinta-feira, 4 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5932: (Ex)citações (60): Este blogue é um fórum mas também uma câmara de gritos (de saudade, de alegria, de tristeza, de horror, de perdão, de expiação, de amor-próprio, de vaidade, de humildade, de dádiva, de amizade, de solidariedade, de revolta, às vezes de vazio) (Manuel Joaquim, CCAÇ 1419, Bissorã e Mansabá, 1965/67)




Onde está o nosso camarada Manuel Joaquim, ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67  (*) ? Acontece que ainda não temos uma foto dele...

Ei- lo aqui entre o grupo fundador da  Ajuda Amiga... Transcreve-se a legenda:

 "Realizou-se no dia 19/4/2008, no escritório do Carlos Rodrigues em Lisboa, a primeira reunião para criação de um movimento de ajuda à Guiné, onde estiveram camaradas de armas de várias companhias que passaram pelo sector de Bissorã e de Farim.

"Na foto de pé da esquerda para a direita: Manuel 'Pais e Sousa'- CCav 1650, Rogério Marques 'Freire' - CArt 1525, Eurico Caeiro 'Lavado' - CCaç 1419, Júlio da Silva 'Esteves' - CCaç 816 , 'Carlos' Manuel Rodrigues'  Bernardes - CCav 1650, António Joaquim 'Lageira' - CCaç 1419, 'Adrião' Lourenço Mateus - CArt 1525, António Jesus Picado 'Magalhães' - CArt 1525.
"Em baixo da esquerda para a direita: Manuel Joaquim - CCaç 1419, Carlos Silva - CCaç 2548 , José Riço - CCav 1650, e Carlos Fortunato - CCaç 13)". (...)



Lisboa > 20/8/2008 >  Tomada de posse [ dos órgãos sociais da Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, que é presidida pelo nosso camarada Carlos Fortunato ]. Legenda: de pé, Antero Valongo (a assinar), Carlos Fortunato e Carlos Rodrigues; sentados: António Magalhães, Carlos Silva, Manuel Joaquim e António Bernardes.

Fotos: © Ajuda Amiga (2010). Direitos reservados


 1. Comentário, de hoje,  do Manuel Joaquim, ao poste P5924 (**)

 Oh pessoal, calma no barco!Tenho este livro (**) desde 1980. Li-o e na altura, confesso, achei-o mais como um exercício panfletário contra a guerra do que uma história assente em factos passados na Guiné. Aquela maluqueira passava um bocado ao lado da minha guerra onde tive muito medo, senti a sorte proteger-me, fui louvado por actos em combate, chorei e ri muitas vezes, sofri muito mas também me diverti muito!

E eu era contra aquela guerra. Digo-o agora como o dizia na Guiné aos meus camaradas (e em voz alta, posso prová-lo). Hoje, perante o que fui sabendo, olhando para o assustador número de casos clínicos graves atribuídos ao stress de guerra e, principalmente, lendo esta imensidão de páginas deste blogue onde as sequelas de foro psicológico e psiquiátrico estão tão nítidas e tão vivas!!!

Este blogue é um fórum mas também uma câmara de gritos (de saudade, de alegria, de tristeza, de horror, de perdão, de expiação, de amor-próprio, de vaidade, de humildade, de dádiva, de amizade, de solidariedade, de revolta, às vezes de vazio ).

Voltando ao princípio : A leitura, hoje, do livro faz-me compreender uma parte importante da paisagem dos veteranos de guerra, a que me orgulho de pertencer.Concordo que o livro está datado (mas só no plano ideológico já que,quanto à base do texto,está lá bem escarrapachada muita da ambiência que me envolveu). Recomendo a sua leitura,mesmo que não concordem nada com a perspectiva ideológica do livro .E os erros histórico-geográficos que se possam encontrar não têm importância nenhuma.

Um abraço a todos (da ponta esquerda à ponta direita)
Manuel Joaquim 

(CCaç 1419)

_____________


Notas de L.G.:

3 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4774: Tabanca Grande (167): Manuel Joaquim, ex-Fur Mil Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissorã e Mansabá (1965/67)


(...) Quero inscrever-me na Tabanca, mas ainda não sei bem utilizar esta coisa (mandar fotos p.ex.); estou mesmo no início.

Um info-excluído, ou quase, que está a tentar sair desta situação e dando os primeiros passos na net, encontra um blogue (Luis Graça & Camaradas da Guiné) e... que descoberta!

Já lá vão umas boas horas de emoção! Mas nunca é tarde, nem para aprender a manipular o computador nem para começar a participar nesta rede de emoções/recordações. (...)

(...) Fui professor do ensino básico (Escola Gago Coutinho/Amadora) e director da Escola Profissional de Recuperação do Património/Sintra . Estou aposentado e perto dos 68 anos (1/9). Sou sócio da 'Ajuda Amiga-Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento', muito ligada à Guiné. (...)

(**) Vd. poste  de 3 de março de 2010 > Guiné 63/74 - P5924: Notas de leitura (72): Lugar de Massacre, de José Martins Garcia (Beja Santos)




4 comentários:

Luís Graça disse...

Amigos e camaradas:

Acabámos de ultrapassar o milhão meio de páginas visitadas, enquanto eu editava este poste do Manel Joaquim, meu vizinho, que ainda não conheço pessoalmente, mas a quem envio uma grande Alfa Bravo... Por estar activo, produtivo e solidário!

Manuel Joaquim, dá-nos notícias da Ajuda Amiga, que acaba de mandar para a Guiné mais um contentor com a solidariedade dos portugueses.

Dá um abraço ao resto da equipa, com destaque para os membros do nosso blogue que eu conheço pessoalmente, e que são do meu tempo de Guiné, os dois Carlos, Fortunato e Silva...

Anónimo disse...

Luís,
Parabéns a toda a equipa por mais este êxito.
E, se me permites, chamo a atenção para mais um aspecto: em pouco mais de meia dúzia de horas houve 896 (à hora a que escrevo) visitas. Mais de 100 por hora.
É obra!
Abraço,
Carlos Cordeiro

Manuel Joaquim disse...

Caro Luis Graça:

Mandaremos notícias da Ajuda Amiga. Por disciplina organizacional o C.Fortunato ou o C.Silva tratarão disso. Para já, posso informar que estará a chegar a Bissau um contentor de 40 pés, com mais de 20 toneladas de material(roupa,calçado,brinquedos,livros escolares,mobiliário e material escolares,material informático, artigos para hospitais,etc.,etc.)

Na parte final do mês estará em Bissau pessoal da Ajuda Amiga que supervisionará na sua distribuição: Bissau,Cumura,Quinhamel,Mansoa,Bindoro,Bissorã,Cacheu,Bigene,Farim,Jumbembém,Gabu,Bafatá,Bambadinca,Buba,Empada,Catió,Bubaque são as prè-sinalizações.
Esperemos que tudo corra bem.
É tudo. Agradeço os teus cumprimentos e aqui vai um

grande abraço.

Manuel Joaquim disse...

Não sei porquê mas,no coment. anterior, saltaram do texto as seguintes prè-sinalizações:

Bigene,Farim,Jumbembém,Gabu,Bafatá,Bambadinca,Buba,Empada,Catió e Bubaque.
Juntem-se,então,às atrás referidas:
Bissau,Cumura,Quinhamel,Mansoa,Bindoro,Bissorã e Cacheu.