terça-feira, 9 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5960: Agenda Cultural (64): Sessão de apresentação do livro A Retirada de Guileje, de Coutinho e Lima, na Associação 25 de Abril

1. Mensagem de Coutinho e Lima (Cor Ref)*, com data de 4 de Março de 2010: 


 Caro Luís No próximo dia 18 de Março (5.ª Feira), às 19H00, vai realizar-se uma sessão de apresentação de " A RETIRADA DE GUILEJE", na sede da Associação 25 de Abril - Rua da Misericórdia, 95 - Lisboa. Solicita-se a divulgação deste evento no blogue, convidando os tertulianos a esterem presentes. Um abraço Coutinho e Lima Dia 18 de Março de 2010, Apresentação do livro "A Retirada de Guileje", de autoria do Coronel Reformado Coutinho e Lima, na Sede da Associação 25 de Abril, sita na Rua da Misericórdia, 95, em Lisboa. Os tertulianos da Grande Lisboa que possam comparecer, estão convidados a assistir ao evento. 

 __________ 

 Notas de CV: 

9 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser menos respeitoso para com ninguém,continuo a ter plena consciência de que as opinioes sobre a "Retirada do Guileje" divergem,independentemente do P.A.I.G.C. lhes ter chamado de "debandada",alguns que nela participaram de "retirada estratégica",e os mais humanistas de "salvamento de vidas". Como,obviamente,todos nao podem ter razao....algumas das perguntas continuam a nao ser respondidas;concordando,no entanto,que,inúmeros sacrifícios de vida se teriam evitado na nossa já tao longa História,se todos os chefes militares profissionais tivessem sempre optado por obedecer ás suas consciências pessoais,independentemente das ordens recebidas da cadeia hierárquica que juraram,livremente,servir. O "Caso Guileje" considerado dentro de uma perspectiva muito mais vasta (independentemente das tragédias pessoais dos envolvidos)da guerra das três frentes em África,comeca a ser,pelo menos,repetitivo.Os defensores do quartel, mártir de Gandembel, muitos livros poderiam escrever tendo em conta que também eram Soldados de Portugal.

Anónimo disse...

"Sem querer ser menos respeitoso para ninguem" começo a pensar que a publicidade aqui dada a estas repetidas apresentações parece excessiva. Tenho três livros publicados e qualquer deles foi lançado e apresentado UMA vez. É o costume... ou era.
Aliás, esta plataforma que se pretende ecléctica, tem~se mostrado pródiga em promoções, o que não seria mau se não parecesse por vezes tendencioso.
(E que se me desculpe a ousadia uma vez que sou apenas visitante)


SNogueira

Anónimo disse...

Um velho ditado Lapao poderia dizer:"Deverá haver sempre um sentimento de profunda gratidao ao ser-se CITADO,independentemente de...como,ou por quem."

Antonio Graca de Abreu disse...

Anda por aqui a navegar no Pacific Dre4a entre as ilhas de Martinica e de Guadalupe, nas Antilhas. Ao fim de quatro dias de boa, excelente vida num cruzeiro por estas Caraibas, fui hoje ao blogue, para por a actualidade em dia.
Prometi que nao falava mais de Guileje.E nestes mares calidos apetece ainda menos.
Estranho apenas, como sempre, tanto major Coutinho e Lima e tantos lancamentos do seu livro.
Um abraco desde este mar das Caraibas, de antigos piratas, como todos nos de algum modo fomos, uns melhores, outros piores.
Antonio Graca de Abreu

Joaquim Mexia Alves disse...

Também a mim, tenho que o dizer, me parece excessivo este número de postes sobre a apresentação deste livro.

Pode parecer até, que é um desiderato deste blogue a promoção e divulgação do referido livro.

Abraço camarigo para todos

Anónimo disse...

Não vejo, sinceramente (e independentemente da opinião que possa ter sobre a "retirada" de Guileje), que os nossos amigos editores pudessem tomar outra atitude. Trata-se de um membro da Tabanca Grande que envia um e-mail com a notícia de uma nova apresentação do seu livro, solicitando a publicação no blogue. É, naturalmente, uma notícia e convite a publicar.
Os comentários sobre a pertinência das sucessivas apresentações têm toda a legitimidade. Também considero que se trata de um exagero que talvez traga "água no bico". Mas ponho os editores fora desta "guerra". A meu ver, fizeram o que tinham a fazer.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGOS E CAMARADAS DE GUINÉ, GOSTAVA DE SABER O PORQUÊ DE TANTA TORMENTA NA CABECINHA DE ALGUNS CAMARADAS QUANDO NO BLOGUE SE FALA DE GUILEJE E DO NOSSO CAMARADA COUTINHO E LIMA, PENSO EU QUE NO NOSSO BLOGUE DEVE HAVER MAIS RESPEITO PÔR ESTE CAMARADA, TENHO VISTO VÁRIOS ASSUNTOS REPETIDOS E NINGUÉM DIZ NADA, QUAL É O VOSSO PROBLEMA COM MAIS UM EMAIL A ANUNCIAR MAIS UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO DO NOSSO CAMARADA COUTINHO E LIMA "A RETIRADA DE GUILEJE" QUAL O MAL QUE VOS AFLIGE, EU QUANDO NÃO GOSTO NÃO COMO.E MAIS NÃO DIGO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA OS CONTESTATÁRIOS.

António Martins de Matos disse...

Nunca compreendi como os Generais Loureiro dos Santos e Espírito Santo, militares com provas dadas e que muito respeito, se tenham prestado a apadrinhar o livro “A retirada de Guileje”; A amizade pelo companheiro do curso deve ter pesado.
Também nunca compreendi porque razão a apresentação formal do mesmo foi feita na Academia Militar, local onde se ensinam e desenvolvem as capacidades de Comando e Chefia dos futuros oficiais do Exército Português, virtudes que o livro não contempla.
Finalmente, não compreendo porque razão vamos sendo presenteados com apresentações sucessivas do mesmo.
É que a paciência também tem limites.
Um abraço
António Martins de Matos

Anónimo disse...

O Cor. Coutinho e Lima, continua a enviesar a análise dos acontecimentos e enaltecedora das suas(?)qualidades de chefia.
Não deixa de ser estranho a constante insistencia do Cor. Coutinho e Lima no lançamento de novas edições do seu livro.
O Cor. Coutinho e Lima tem tentado desenvolver o culto da sua personalidade...
Esta sua pretensa epopeia militar em nada o dignifica.
Ao contar uma história tantas vezes repetida, alguns acabarão por acreditar nela, e o considerarão quase um igual aos verdadeiros heróis.
"Não há nada que pague a dignidade nacional e alguns sempre o souberam fazer".
O Cor. Coutinho e Lima, pretendeu sair do anonimato, mas o contraditório deve elevar-se à grandeza de caracter e admitir a verdade dos factos.
"Nem todos vão em versos ou são ignorantes".

Cumprimentos,
Constantino Costa

"Pirata de Guileje"
CCavª. 8350