quinta-feira, 18 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6018: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (15): Um erro de periquitos e o piar dos nossos camaradas

1. Mensagem de José Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73), com data de 15 de Março de 2010:

Caro Carlos Vinhal,
Junto encontrarás mais um pedacinho das minhas memórias.
Apesar do dilúvio que se faz sentir lá fora, espero que chegue sequinho.

Um abraço amigo para ti e para os camaradas,
José Câmara


Memórias e histórias minhas (15)
Um erro de periquitos que nos valeu o piar dos nossos próprios camaradas
Nos primeiros dias que passámos na Mata dos Madeiros, o render das outras forças que faziam parte da segurança à estrada constituía, sempre, novidade. Porque aquelas forças eram velhinhas, e porque, entre elas, havia açorianos conhecidos e amigos de longa data de alguns dos militares da CCaç 3327.

O tempo de rendição não era muito, mas tudo servia para uma pequena cavaqueira e troca de impressões, e das últimas novidades das terrinhas que nos viram nascer. Para além disso, esse tempo também dava para observar, dentro do possível, o armamento que essas forças utilizavam, como o dispunham no seu xadrez e a forma como depois progrediam na mata.

A CCmds 26 contava nas suas fileiras com um alferes açoriano (esqueci o seu nome), natural de São Jorge; já o protagonismo da CCaç 2791 ia para o Fur Mil Chaves, natural de Santa Maria, e no DFE 13, o Jorge Sousa, natural de Santa Cruz das Flores, e hoje a morar em Stoughton, Massachuetts, EUA, era o preferido dos florenses. Nos Pára-quedistas não havia açorianos. Os tempos de Tavira também deixaram conhecidos entre os furriéis.

Para a minha curiosidade contribuía, como factor mais importante, o facto de muitas vezes ter ouvido, em Tavira e mesmo na Ilha Terceira e em Santa Margarida, que o que nos ensinavam tinha pouca praticabilidade no teatro da guerra. Nada melhor que a imagem para satisfazer a minha curiosidade, e ali era possível observá-la a diferentes níveis.

O 4.° GComb era comandado pelo Alf Mil Francisco João Magalhães (Brunhoso, Mogadouro).
1.ª Secção - Fur Mil Manuel Lopes Daniel (A-dos-Cunhados) - Met GM42 e Mort 60
2. ª Secção - Fur Mil José A. S. Câmara (Fazenda, Lajes, Flores) - Met HK21 e Dilagramas
3.ª Secção - Luís José Vargem Pinto (Norinha, Silves) - Lança-Granadas e Dilagramas


A força da CCaç 2791, uma unidade de infantaria, era a menos apetrechada em armamento, e a que melhor se podía comparar com a CCaç 3327. O seu armamento era o normal de uma companhia de infantaria, sendo a G3 a arma mais utilizada; o dilagrama e o instalazer davam cobertura à falta de lança-granadas. Já os Comandos primavam pelo uso de armamento apreendido aos turras (uso do palavreado de então e seria descabido usar outra linguagem neste escrito). Os Fuzileiros Especiais faziam das MG42 o seu armamento por excelência, e era evidente que se armavam para a luta curta ou de corpo a corpo, tal era a profusão de granadas de mão e punhais que carregavam. Os pára-quedistas, com as suas G3 de coronha rebatível, impressionavam pela forma como fardavam e pela disciplina, ao ponto de, ainda hoje, estar sem saber se eles se preparavam para a guerra ou para uma cerimónia em parada.

Das minhas observações o que mais me chamou a atenção, como sendo diferente do que aprendera na recruta e especialidade, foi a forma rápida e firme como todas aquelas forças penetravam e davam início à sua progressão na mata. Eram tropas experientes, calejadas pelo sofrimento de muitas emboscadas, assaltos, rebentamento de minas e mortes.

Com essas pequenas observações, fui-me preparando para a minha grande primeira saída, que teria lugar pelas 11 horas do Sábado de Aleluia, em 1971.

Apesar de todos os cuidados que foram tomados para essa saída, a dois grupos de combate, foi cometido um erro tremendo, um erro de periquitos que poderia ter tido consequências catastróficas.

Encarei os meus homens para os últimos conselhos. E tremi!

A 2.ª Secção do 4.° GComb. Da esquerda para direita, na frente: Cabo José Leonardes (Topo, S. Jorge), Cabo António F. Silva (Chão Frio, P. Almoxarife, Faia), Magno Silva (Guadalupe, Graciosa), José F. Serpa (Ponte, Fajã Grande, Flores), Emanuel A. Cardoso da Silva (Castelo Branco, Faial). Pela mesma ordem, em pé: José Ramiro Serpa (Costa, Lajedo, Flores), João Lourenço A. Ventura (Fajãnzinha, Flores), José A. S. Câmara , Cmdt de Secção (Fazenda, Lajes, Flores), António Silvestre Júnior (Urzelina, S. Jorge), José Cristiano Arruda Massa (Arrifes, S. Miguel)

Sim, pela primeira vez tremi com medo. Não da guerra, mas da morte possível. Não da minha, mas de um daqueles moços tão meninos quanto eu. Foi por esse medo horroroso de poder vir a perder um soldado para a morte, que comecei a tomar a consciência que o possível sucesso dos meus homens, a sobrevivência, seria tanto maior quanto maior fosse o grau de disciplina baseada no respeito, na lealdade, na camaradagem e na amizade entre todos nós. O reconhecimento colectivo dos poderes de cada um desses predicados não era mais que o perfeito reconhecimento consciente entre comandos e comandados. Essa foi a minha mensagem.

Na minha Secção sempre houve esse reconhecimento, razão pela qual, ainda hoje, sinto um respeito enorme por aqueles meninos que tive o previlégio de comandar.

José Câmara em patrulha na Mata dos Madeiros. Também se reconhece o Cabo José Leonardes.

Demos início à nossa saída. Rapidamente entrámos na mata em direcção à antiga estrada Teixeira Pinto-Cacheu. Ao longo daquela estrada, procurámos por vestígios de infiltração IN de ou para a Mata do Balenguerez.

A meio da tarde demos algum descanso às pernas, confortámos o estômago com a ração de combate, a terceira em cinco dias, e aguardámos pelo fim da tarde, altura em que reiniciámos o nosso patrulhamento, ao mesmo tempo que procurávamos um lugar apropriado, junto da estrada velha, para embuscar durante a noite.

Cada Secção era responsável por manter dois sentinelas em alerta constante. Por princípio e consciência integrei-me na rotação, muito contra a vontade dos soldados da minha Secção que disseram não ser necessário.

Com o raiar dos primeiros alvores da manhã levantámos a emboscada e demos início ao patrulhamento matinal, ao mesmo tempo que nos aproximávamos do acampamento, onde deveríamos entrar cerca das 08:00 Horas.

De tanto andar sem encontrarmos o acampamento, apercebemo-nos que estavamos perdidos. A mata densa e difícil não deixava perceber onde estávamos. Tínhamos a consciência que tínhamos passsado à cabeça da estrada, e inflitrado a zona de acção da outra força de intervenção. Para além disso, também nos apercebemos que tínhamos cometido outro erro grave, um erro de periquito: a bússola e o mapa com os pontos de apoio e reconhecimento tinham ficado no acampamento. Este foi alertado via rádio.

Retrocedemos em direcção à antiga estrada, pedindo ao Sagrado Coração de Maria que não déssemos de caras com a outra força de intervenção. As consequências poderiam ser desastrosas.

José Câmara numa das suas visitas habituais, fosse à partida ou à chegada da mata. Este pequeno recanto da Mata dos Madeiros era, em boa verdade, o único lugar que transpirava paz.

De novo na estrada velha, obliquámos à direita e entrámos no acampamento cerca de quatro horas mais tarde que o previsto. A nossa entrada foi saudada com um grande insulto: o piar dos outros dois grupos de combate que aguardavama nossa chegada para sairem. E tinham todo o direito. Já podiam considerar-se velhinhos, a avaliar por esta ser a sua segunda saída...

A 13 de Abril de 1971 escrevi à minha madrinha de guerra. Fiz uma pequena referência sobre este assunto:

... A Vida é durinha por aqui; pelo menos para mim, que já não estava habituado a trabalhos forçados. Saio de dois em dois dias para o mato.

No Sábado de Aleluia saí às 11 horas e regressei no Domingo de Páscoa.

Andámos quatro horas perdidos; foi o nosso FOLAR DE PÁSCOA. Mas tudo acabou em bem.

O resto do dia foi bom. Tivemos “jantarada especial"...


Foi um folar de Páscoa diferente. Para não esquecer. Mas houve mais.

O nosso Domingo de Páscoa de 1971 acabaria com uma cerimónia de casamento em plena Mata dos Madeiros.

José Câmara
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5979: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (14): O acampamento na Mata dos Madeiros: um buraco no meio do nada

5 comentários:

rui esteves disse...

Olá José Câmara,
Mais um post teu com um episódio que desconhecia. E isto apesar de estar lá também metido, só que na minha guerra da saúde.
Lembro-me do domingo de Páscoa de 1971, na mata dos Madeiros, todos a almoçar na messe improvisada numa barraca de folhas de palmeira, a luz do sol filtrada pelas folhas a aparecer aqui e ali.
Como de costume, um calor desgraçado.
Abraço do
Rui Esteves

Jorge Fontinha disse...

Fiel como sempre aos pequenos pormenores.Fico com alguma "inveja" da tua memória.
É rigorosamente verdade o que afirmas sobre a CCAÇ-2791.Um dos sucessos desta Companhia e nomeadamente do seu 4ºGrupo de Combate, foi certamente o teu conterrâneo Furriel Miliciano Chaves "O NOSSO OBELIX", não só com a sua tradicional racionalidade como também com a cumplicidade entre nós!

Aquele abraço.
Jorge Fontinha

Unknown disse...

Se me permitem vou fazer uma pequena correcção ao que escreveu o Ex-Furriel José Câmara da companhia de CCAÇ 3327.
No seu comentário o Srº José Câmara diz que nos Pára-quedistas não havia açoreanos. Como Pára-quedista que fui posso dizer que havia açoreanos, não eram muitos, mas havia.
Mais à frente no mesmo texto o Srº José Câmara escreve "OS pÁRA-QUEDISTAS COM AS SUAS G3 DE CORONHA RABATIVEL IMPRESSIONAVAM PELA FORMA COMO FARDAVAM E PELA DISCIPLINA AO PONTO DE AINDA HOJE ESTAR SEM SABER SE ELES SE PREPARAVAM PARA A GUERRA OU PARA UMA CERIMONIA EM PARADA" É verdade Srº José Câmara e isso deve-se à disciplina rígida, dura que nós tinha-mos. Não era exebicionismo.Posso dizer-lhe que tenho lido muito sobre a guerra ultramarina de diversos autores e alguns dizem que a certa altura as nossas tropas estavam desmoralizadas e não obedeciam aos seus superiores,os únicos que obedeciam eram os Pára-quedistas.Aqui já pode ver como nós obedecia-mos aos nossos superiores, isso deve-se à disciplina e à forma como fomos treinados.Quando andava-mos na instrução, que não era nada fácil, em especial o curso de pára-quedismo e nos queixava-mos aos nossos instrutores a resposta era INSTRUÇÃO DURA, COMBATE FÁCIL.Era este o lema e a isso se deve o nosso êxito nos confrontos com o IN. Nós não éramos melhores do que A ou B éramos assim, foi para ser assim que nos treinaram.Ainda hoje os Pára-quedistas são uma grande família e aproveito para convidar o SrºJosé Câmara para ir no dia 23 de Maio a Tancos ao Ex.Regimento de Caçadores Pára-quedistas e ver as centenas de ex.páras que lá se juntam para confraternizar e matar saudades de outros tempos.Pode almoçar na messe que não paga nada ou pode optar por se juntar a qualquer grupo de Para-quedistas e almoçar com eles que será bem vindo.Não sei se lá vou no dia 23 de Maio, tudo depende do meu trabalho se estiver disponível vou e aproveitava conhecer o Srº José Câmara pessoalmente.
Um abraço,
HOSS01010101

Carlos Vinhal disse...

Caros camaradas
Partilho da opinião do José Câmara, pois sempre achei os páras uma tropa muito disciplinada.
Estiveram connosco em Mansabá aquando da construção do troço da estarada Bironque/Farim e fiquei com a melhor das impressões daqueles camaradas. Operacionalmente eram excelentes e no aprumo irrepreensíveis. Pareciam na verdade prontos para qualquer desfile, porque mesmo em descanso primavam por usar um fardamento impecável. Sempre a tradicional t-shirt, calças camufladas e o cinturão. Barba feita ou cuidada e comportamento civilizado.

Logo, camarada Sílvio Fagundes parabéns por pertencer à família dos Pára-quedistas de que muito se orgulhará certamente.

Vinhal

Anónimo disse...

Camaradas,
Agradeça-vos os comentários. A minha memória é como uma manta de retalhos. O Esteves lá vai sonseguindo "cozer" umas coisinhas. Afinal era a especialidade dele.
O Amigo Vinhal, sempre atento, conseguiu mais uma terraplanagem, onde todos podemos saltar em paz e harmonia.
HOSS,
Li, com agrado, o cometário que escreveu ao meu último Post. A forma como fala da sua dama, só confirma aquilo que à muito tempo eu sabia: o espírito de corpo entre os paraquedistas, sem ser melhor ou pior que o de outras forças, era e é diferente e perdura para além do tempo normal de serviço.
Honra vos seja feita, e a todas aquelas forças que conseguem ser diferentes pela positiva.
Ontem, 19 de Março, e ainda antes de ler o seu comentário, em conversa com o Jorge Sousa, ex-fuzileiro do Dest#13, ele disse-me que a companhia de paraquedistas que estava em Teixeira Pinto, e que o meu texto refere, tinha açorianos. Entretanto esqueceu os seus nomes.
No meu texto estava apenas a referir-me àquela companhia. O Jorge disse-me que os paraquedistas quando entravam em serviç, esqueciam-se de tudo à sua volta, para se concentrarem na sua missão. Por estas palavras compreendi porque é que não descobrimos açorieanos naquela companhia. Aquela companhia chegava junto do nosso acampamento, e de imediato entrava na mata. Nunca parava para conversarem connosco. Daí o meu lapso.
O Capitão Cordeiro, irmão do nosso camarada Carlos Cordeiro, foi certamente um dos açorianos que terá ido mais longe ne hierarquia dos paraquedistas. Ele, ao honrar a arma que abraçou, também honrou a região que o viu nascer. Certamente houve outros açorianos que, igualmente, se distinguiram ao serviço daquela arma e da Pátria.
E já agora confirma que era a 122 que estava em Teixeira Pinto(Abril, Maio, Junho, Julho de 1971)?
O Hoss pertenceu a essa companhia?
Senti no seu comentário um pouco de mágoa pela forma como eu observei os paraquedistas na Mata dos Madeiros. Se o magoei peço-lhe desculpa. A minha intenção foi boa.
Eu reconheço que podia ter ido um pouco mais longe, e ter sido mais incisivo.
Farda completa, boina verde, lenço no pescoço, botas a luzir...os paraquedistas eram um espectáculo no meio daquela miséria toda, que era a Mata dos Madeiros. Daí a minha observação(que teria sido melhor assim): os paraquedistas íam para a guerra com o mesmo cuidado e disciplina com que se preparavam para uma cerimónia em parada.
Mas a melhor homenagem que eu poderia ter feito aos paraquedistas, e a todas as forças que se afirmavam pelo mesmo diapasão, é aquele parágrafo onde afirmo, e que passou a ser o lema de toda a minha actividade na Guiné, o seguinte:
"....a sobrevivência, seria tanto maior quanto maior fosse o grau de disciplina baseada no respeito, na lealdade, na camaradagem e na amizade entre todos nós. O reconhecimento colectivo dos poderes de cada um desses predicados não era mais que o perfeito reconhecimento consciente entre comandos e comandados."
Quanto ao seu convite, para estar presente em Tancos, pode ter a certeza que o aceitaria com muito gosto, não fora o facto de viver nos Estados Unidos da América desde 1973. Por esse mesmo facto também lhe peço que compreenda que, aqui e ali, falho no que escrevo. Quero-lhe assegurar que os meus erros acontecem porque não sei fazer melhor, nunca por maldade ou por desrespeito para com os camaradas ou para as forças que combateram na Guiné, quiçá nas ex-províncias ultramarinas.
No entanto fica marcado o encontro para um dia, se Deus quizer. Terei imenso prazer em dar-lhe um abraço.
Muitos anos depois da guerra terminar, fui encontrando os meus camaradas de secção. Todos eles me trataram por Sr. ou por Furriel. Pedi-lhes que me tratassem pelo meu nome: José!
Hoje peço ao Hoss que faça o mesmo, e me trate por José. Eu acredito que o respeito passa pela forma como sentimos os outros.
O Hoss, com o seu comentário, conquistou um admirador e o meu respeito.
Como dizíamos nos Açores: haja saúde (para si e para os seus entes queridos).
Um abraço amigo,

José Câmara