domingo, 21 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6034: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (13): Perigo, mina na estrada Bissorã-Olossato

1. Outra nota solta do nosso camarada Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), enviada em mensagem do dia 16 de Março de 2010.


NOTAS SOLTAS DA CART 643 (13)

Atenção, mina na estrada Bissorã-Olossato


Estávamos nos primeiros meses de 1965, o quotidiano da Cart 643 era sempre igual para os não operacionais, mas no final de um destes dias, o comandante de companhia, Cap Ricardo Silveira mobilizou extraordináriamente o condutor Benjamim Salgado, Substiken de alcunha, e o seu Unimog, viatura que servia habitualmente a cozinha no transporte de géneros, à ordem do Furriel Vaguemestre Massano (falecido).

Pelo fim da noite sairam para o Olossato dois pelotões, como reforço da guarnição local por alguns dias, e no meio da coluna ia o citado Unimog carregado com géneros alimentícios para esse período.

Eram cerca de 21,00 horas, passados uns 3 quilómetros, deflagrou uma mina anticarro, precisamente na terceira viatura conduzida pelo Benjamim Salgado, onde o Fur Massano ocupava o lugar ao lado do condutor.

Por sua vez a mina fez explodir os dois depósitos de gasolina, o Fur Massano é cuspido com a explosão e sofre queimaduras ligeiras nas mãos e rosto, mas o condutor sai da viatura bastante queimado, em virtude de ter de sair pelo lado contrário. O Unimog por não ser operacional usava as portas de origem e a do lado dele não abriu, pelo que ele saiu a arder pela do lado contrário numa verdadeira tocha humana.

Com uma cena desta natureza, a coluna não seguiu o trajecto inicialmente previsto, voltando para Bissorã para socorro dos feridos.
O Substiken apresentava queimaduras extensas no peito e pescoço, braços e mãos, com certa gravidade. Foi socorrido pelo médico da companhia Dr Lourenço, Furriel Enfermeiro Peixoto (falecido), Cabos Enfermeiros e alguns voluntários, entre os quais eu mesmo.

Durou até de manhã o nosso acompanhamento, até que chegou o heli para o transportar para o HM241, donde por sua vez, devido à gravidade do seu estado, foi transferido para o HMP de Lisboa.

Unimog destruido pela mina. A viatura incendiou do que resultaram 2 feridos, o condutor (natural de Barcelos), que tinha a alcunha de Substikem, (grave), e o Fur Mil Vaguemestre Massano, (ligeiro). Este último já faleceu.

Nunca mais soubemos dele, até que há dois anos apareceu no 28.º Encontro Anual da Associação de Amizade do Bart 645 - Aguias Negras, isto passados 43 anos, sendo uma grande alegria para todos nós, uma vez ele era um moço extraordinário no convívio diário e muito bem formado.

Mas voltando à saida frustrada, como é que o IN soube da nossa saída e quem colocou a mina, se a ordem foi-nos comunicada muito pouco tempo antes?

A incógnita e o pensamento não nos largava, tínhamos de "vingar" o nosso amigo. Até que um dia num interrogatório a um comerciante dono de uma "tasca", o célebre Papa, suspeito de ser informador do PAIGC, o que se veio a confirmar, contou como foi.

O posto de socorros militar era composto por uma sala que fazia parte do edifício que era também enfermaria civil. Essa sala tinha uma pequena janela interior, chamada janela de bandeira, ou basculante, que estava sempre aberta, assim quem estava do lado civil ouvia todas as nossas conversas, uma falta nossa. Nesse dia o enfermeiro civil, natural da Guiné, escutou a ordem com pormenores, dada a um cabo enfermeiro para se preparar.

Saiu, foi a casa, pegou na bicicleta e num saco de pano com a mina, indo colocá-la na estrada pouco tempo antes da nossa saída.

Claro que levou meses a ser descoberto o enigma, mas se o Sargento Miliciano Hipólito ainda fosse vivo, iria contar para nós o que aconteceu depois.

Todos os elementos da Cart 643 respiraram de alívio, o nosso amigo Substiken estava vingado.

RC
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5995: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (12): Galinhas bem temperadas

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