quarta-feira, 31 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6082: Os nossos regressos (20): A impressionante chegada a Figo Maduro na noite de 22 de Março de 1972 (António Tavares)

1. Mensagem de António Tavares* (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72, com data de 23 de Março de 2010:

Caro Vinhal,
Em 22 de Março de 2010 fez 38 anos que a CCS/BCAÇ 2912, chegou, pelas 21HOO, ao Aeroporto Militar de Figo Maduro em Lisboa.

Foi impressionante a chegada… ouvir o barulho, o bater nos enormes vidros e os gritos dos familiares quando nos viram passar dentro do Aeroporto… parecia que os ditos vidros caíam em cima de nós, abafando-nos… um pouco mais tarde é que houve os contactos físicos.

Não sei qual o ruído mais ensurdecedor, se o da nossa partida de barco, em 25-04-1970, ou o da chegada… retenho ambos na minha memória visual e auditiva.

Estava habituado a presenciar partidas e chegadas de batalhões ao RAP2 - actual RA5 -, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia… aquelas ruas circundantes ao quartel e a estação ferroviária das Devesas pareciam um mar de gente aflita a gritar aos seus familiares!

Era diferente… era a minha chegada sozinho, aliás como aconteceu a tantos outros ex-camaradas!

Cumpridas as formalidades militares e após o recebimento do documento em anexo - folha A5 - seguimos a nossa vida… o mágico papel… a tão esperada vida civil.

Começava o abandono dos governantes aos ex-combatentes civis do meu Batalhão.

Já tínhamos servido e muitíssimo bem a Pátria! Todos com mazelas, umas maiores do que outras, da guerra de guerrilha vivida em 1970/72 nas matas do Leste da Guiné.

Recordo que fiz a viagem para o Porto - Campanhã - no lento comboio correio, que partiu de Santa Apolónia às 24H00. Circulou cheio de tropas e cada um ficava pelas paragens mais próximas da sua terra. Abraços e boa sorte desejavam uns aos outros na despedida.

No 1.º Convívio da CCS/BCAÇ 2912, em Paços de Ferreira, no dia 25 de Junho de 1994, já quase ninguém se conhecia decorridos 22 anos!

Passados 37 anos encontrei na Tabanca Grande - P4573 - o Vasco Joaquim, que andava à procura de ex-camaradas da CCS conforme o seu P3124.

Chegámos a Campanhã às 08H00 de 23-03-1972, uma viagem de oito horas.

Em Campanhã havia poucos transportes pelo que tivemos de juntar - 4 - e andar de táxi a distribuir os camaradas pelas suas residências; um ficou para a última paragem neste caso eu na minha ansiada Foz do Douro, onde cheguei pelas 08H30 à minha habitação e revi os meus saudosos PAIS!

A viagem, de avião Boeing 707 – 320, dos aeroportos de Bissalanca - (BA12) - a Figo Maduro demorou quatro horas!

O nosso Batalhão foi das primeiras tropas a utilizar os meios aéreos da TAM-FAP.

Havia dois aviões Boeing 707-320 para transporte das tropas, cada qual com a sua rota, leia-se Guiné - (BA12) e Luanda - (BA9)… mais tarde Beira - (BA10) em Moçambique.

Eram iguais aos aviões civis -TAP - , diferentes na cor e na tripulação, que eram homens, simpaticíssimos militares da FAP, fardados de azul claro.

A título de curiosidade refiro que as negociações para a compra dos iniciais dois Boeing 707-320 começaram em Outubro de 1970 entre os Presidentes Richard Nixon e o Prof. Marcello Caetano. Os E.U.A. avalizaram parte do custo destes aviões e financiaram uma outra.

Uma história familiar a milhares de jovens que deram os seus melhores anos de vida, dos 19 aos 23 anos, na maioria, ao serviço da Pátria.

Um abraço do,
António Tavares
Ex-Fur Mil SAM
Foz do Douro, 23-03-2010
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 7 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5943: Notas de leitura (75): Missão na Guiné e Os Lusíadas (António Tavares)

Vd. último poste de 9 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5435: Os nossos regressos (19): Dia 4 de Dezembro de 1969, já lá vão 40 anos (Torcato Mendonça)