domingo, 4 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6104: Parabéns a você (98): José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), ex-Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66) (Os Editores)


»»»» F*E*L*I*Z...A*N*I*V*E*R*S*Á*R*I*O ««««
1. Completa hoje o seu 70º aniversário o nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), que foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66).

2. O Jero foi convivado pelo Luís Graça a juntar-se a nós - Tabanca Grande -, em 14 de Julho, conforme se pode ver no seguinte extracto do poste P4686:

E-mail do Luís Graça, em 14 de Julho, para o José Eduardo:

Meu caro José Eduardo:

Deixa-me que te trate por tu, que é o tratamento (romano) entre pares e camaradas... És um homem de letras, como eu, e sobretudo um ex-combatente da Guiné, como eu... Obrigado pela gentileza do teu gesto. Terei muito em fazer uma recensão crítica do teu livro no nosso blogue e divulgá-lo... Os meus parabéns pela concretização da ideia de transformares o teu diário em livro. Estou muito curioso por lê-lo... até por que não há referências, no nosso blogue, à tua CCAÇ 675...

Gostaria, antes de mais, de convidar-te para ingressares na nossa Tabanca Grande, o lugar da blogosfera onde cabem todos os camaradas da Guiné. Se aceitares, é também uma honra para todos, dos mais velhinhos aos piras... Se és leitor do nosso blogue, sabes qual o nosso espírito o nosso objectivo: partilhar e contar histórias... Somos também um blogue de afectos, como podes ver pelos relatos do nosso último encontro, aí perto de ti, em Monte Real (...)

O José Eduardo respondeu, no mesmo dia, assim ao Luís Graça:

Meu caro Luís Graça

Sou hoje um homem feliz pelas tuas palavras. Pelo tratamento 'romano' e por sentir que estou a entrar para um grande clube... que leio e releio vezes sem conta.

Tenho muitas histórias da minha '675' e sinto uma obrigação especial a partir deste momento: tenho que preencher o vazio de mais de 40 anos.

Há no meu livro de memórias algumas páginas sobre o desastre do Pelotão de Morteiros 980, em 5 de Janeiro de 1965, que vos irá surpreender. E não só. Também sobre o Padre Gama, o Coronel Fernando Cavaleiro e do grande Capitão de Binta, Alípio Tomé Pinto.

Amanhã vai seguir o livro e logo que possível vou aparecer ao vivo para um apertado abraço.

Até sempre e...até breve.
José Eduardo Reis de Oliveira.

3. No dia 15 de Julho, já o Jero punha mãos à obra, e solicitando a sua adesão às tropas aqui perfiladas, enviou a sua primeira mensagem que deu origem ao poste P4690, dando início à narração das suas peripécias e as da sua CCAÇ 675, tendo cumprido 4 anos de serviço militar (1962/66).

Resta acrescentar que o Jero nasceu em 1940, em Alcobaça, onde segundo sabemos é mais conhecido que o bacalhau e muito estimado e respeitado pelos seus conterrâneos. É jornalista, sub-director do quinzenário regionalista O Alcoa, e autor de um livro, cujo título diz tudo: Golpes de Mão's - Memórias da Guiné, 2009 (*).

4. Como vem sendo habitual, sempre que me toca a mim – MR -, publicar estes postes aniversariantes, para melhor tentarmos avaliar o perfil do Jero, recorri mais uma vez à consulta do seu signo de zodíaco – Carneiro -, para nativos entre 21/03 e 20/04”, num site que se tem vindo a tornar muito popular nesta matéria e ao qual se tem acesso atarvés do endereço: KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), que diz textualmente o seguinte:

Carneiro
21/03 a 20/04

Com os nativos de Carneiro e os que o têm com ascendente, a primeira impressão é a de uma pessoa egocêntrica e de um signo independente, assertivo e impulsivo. Os Carneiros não perdem tempo e quando tomam uma decisão, agem sobre ela de forma habitualmente rápida.

São energéticos e excelentes lideres mas nem sempre o melhor «seguidor». São óptimos a iniciar as coisas mas deixam-nas frequentemente para um dos signos fixos acabar. Altamente competitivos, gostam de se colocar à prova constantemente.

Apesar de governados por Marte e bastante temperamentais, a fúria é passageira e são em regra acolhedores e inspiradores. Apresentam qualidades como a coragem e lealdade mas também a impaciência e têm um forte sentido de individualidade.

Atraem e realçam estas qualidades também nos outros e o dia de um nativo de Carneiro começa normalmente com um entusiástico estrondo. Aparentam uma certa ingenuidade, por confiarem e acreditarem que os outros são tão directos e honestos como eles. Marte na primeira casa astrológica influência a personalidade de forma similar.

A frase chave para nativos de Carneiro é «eu sou». Com ascendente de Carneiro, as atracções viram-se para Balanças, governado na sétima casa, a dos parceiros.

Carneiro é um dos quatro signos Cardeais, por estar ligado à mudança de estação e do solstício, tendo como elemento o Fogo.

Anjo: O Arcanjo Cassiel é o protector dos nativos do Signo Carneiro. Cassiel é chamado Anjo Guerreiro e aqueles que nascem sob a sua influência são pessoas criativas, destemidas e determinadas. Líderes natos, gostam de ocupar cargos de chefia e de desempenhar funções de elevada responsabilidade.

Possuidores de um carisma e encanto naturais, são amados por todos e até mesmo as suas atitudes irreflectidas são perdoadas e encaradas como uma encantadora particularidade da sua personalidade.

O Arcanjo Cassiel desenvolve a coragem e a imaginação. Ajuda a moderar a ambição, o espírito de competição e o egocentrismo.

5. Independentemente das mensagens e comentários que os nossos Camaradas enviarem e colocarem, futuramente, no local reservado aos mesmos, neste poste, queremos em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca que por vários motivos não puderem enviar as suas mensagens, cantar-te a seguinte cantiguinha muito tradicional:

PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA,

HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO JERINHO,
UMA SALVA DE PALMAS
!

E mais acrescentamos:

O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.
E mais te desejamos, que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos da Guiné te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás neste teu poste e no cantinho reservado aos comentários.

Estes são os mais sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas, que como tu, um dia, carregaram uma G3 por matas e bolanhas da Guiné.

Com montanhas de abraços fraternos
O Jero, acompanhado da sua querida esposa, no almoço da Tabanca do Centro, que decorreu em Monte Real, no passado dia 27 de Janeiro de 2010

40 comentários:

Anónimo disse...

Estimado José Eduardo

Reveste-se de singular importância, o dia do nosso aniversário, que representa na nossa vida o inicio da caminhada. Por isso, te desejo neste dia, especial para ti, muita saúde, paz e serenidade, para poderes continuar inconformado, mas sempre com a mesma esperança e boa disposição, imbuído na mesma luta, de denúncia de injustiças. Que sejas agraciado com tudo de bom, na companhia daqueles que tu amas, por muitos e felizes anos.

Muitos Parabéns e Felicidade.
Um abraço.

José Corceiro

Anónimo disse...

Caro José Eduardo.

Um abraço de parabéns neste dia que se deseja feliz na companhia de familiares e amigos com o desejo de ser repetido por longos anos com muita saúde.

Votos de Feliz dia de Páscoa

Manuel Marinho

Antonio Graça de Abreu disse...

Um forte abraço de parabéns, do homem da China (nem sempre!...) para o homem de Alcobaça, todos homens da Guiné e do mundo.
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Desde a zona de Colónia,na Alemanha,envio um forte abraço de amizade,desejando-te um dia pleno de alegria ,para que possas festejá-lo, junto de toda a tua família o melhor possível.
Gumerzindo Caetano da Silva

Anónimo disse...

Caros Editores e Amigos
Sei que não é da praxe estar a agradecer tão cedo – passam 20 minutos das 8 da manhã – mas além da simpatia das palavras quero agradecer o facto de me terem feito mais novo 10 anos! Com efeito já fiz 60 anos mas foi no ano 2.000.
Agora são 70 (setenta).
Ah pois é…nasci em 1940 e… é só fazer as contas…
Como diria um nosso(saudoso) ex-Primeiro Ministro que até nem tinha acabado o seu curso ao domingo.
Mais uma vez muito obrigado e até logo.
JERO

Anónimo disse...

SINCEROS VOTOS DE PARABÉNS! Um grande abraco!

Juvenal Amado disse...

Caro Jero

Um dia feliz junto dos teus e que ele se estenda por muitos e bons anos.

Muitos parabéns

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Caro José Eduardo

Um abraço de parabens por festejares o ,pelo que informas , septuagésimo ano de luta nesta vida.
Passa-o bem,com e como gostas.

Luis Faria

P.S.
Aproveito para te pedir que me informes do segredo da tua juventude ou o nome do teu fotografo!!!

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Jero :

Sessenta ou setenta, o que conta é o que vai na alma.
Tenho conhecido amigos que morreram muito cedo e gozaram bem a sua passagem cá pelo burgo, e conheço outros bem velhos que vivem (sobrevivem?)e já eram velhos aos trinta.
Mantem-te sempre assim e com saúde e memória de jovem
Um abraço do

J Carvalho
Pirata de Guileje.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada jero

Com muita estima e amizade te desejo Feliz aniversário e um grande abraço de parabens.


Mário Pinto

Antonio Marques disse...

Caro Jero

Parabens pelo teu aniversário,com um dia muito feliz,na companhia de familiares e amigos.

Um forte abraço.

António Marques-CCAÇ.12

José Marcelino Martins disse...

Há umas horas atrás ouvi repicar, festivamente, os sinos da minha cidade. Minha, porque é cá que eu vivo.

Não é habitual e fiquei um pouco surpreendido, comentando com a minha mulher:
- O sacristão ensandeceu!

Mas, há sempre um mas, fez-se luz no meu espirito, ou não fosse hoje o dia da LUZ.

- Calma, já sei. É o Zé Eduaardo que faz anos!

Então, velhos como somos, verás quando chegares à "nossa idade". erguemos a chavena de chá, e brindamos a um amigo que, por sinal, ainda não conhecemos pessoalmente.

Um grande abraço e bom dia de anos.

José Martins

Manuel Reis disse...

Caro amigo José Eduardo

Um feliz aniversário e que a data se repita por muitos e bons anos.

Parabéns!

Um abraço amigo

Manuel Reis

Anónimo disse...

Uma longa e feliz Vida!

Abraço.

Jorge Cabral

JD disse...

Meu Caro Jero,
Deixa-me subscrever a mensagem do José Corceiro que te assenta muito bem.
Faço votos de de que tenhas um dia feliz.
Um abraço, até quintq-feira.
J.Dinis

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro camarigo Jero

Que lindo dia para fazer anos!
Domingo de Páscoa!

Meu conterrâneo de Distrito, e vizinho de Concelho, para ti neste dia um grande e camarigo abraço de parabéns.

Realmente, como alguém diz mais acima, descobriste tu a fonte da juventude de Ponces de Leão?

E camarigos, não se esqueçam:
«Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar»

Unknown disse...

Caro Amigo JERO

Os meus sinceros parabéns pela passagem de mais um aniversário natalício. Goza-o bem na companhia de todos os que te são queridos

Armandino Alves

PS- Temos de oferecer um curso de matemática intensivo aos nossos Editores

Anónimo disse...

Caro José Eduardo

Te desejo um feliz ANIVERSÁRIO, cheio de alegria, junto dos que te são mais queridos, que o mesmo se repita por muitos e bons anos com paz e amor.

PARABÉNS

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Grande Jero, um gajo que nasceu em 1940 e faz hoje em 2010 sessenta anos, tal como refere o "cabeçalho" do post, tem de ser um especial.
Não só por isso, mas sobretudo pelo enorme prazer que tive ao juntar-te à minha lista de amigos, aqui vai, desde o meu Buarcos lindo, um abraço de amizade e simpatia do Vasco, com o desejo de um dia bem passado.

Vasco Augusto Rodrigues da Gama

Miguel disse...

Caro JERO
De Carneiro para Carneiro, uma grande marrada de parabéns!...
E que continuemos a encontrar-nos nos aniversários e convívios que se seguem.
Um abraço do Miguel Pessoa, a que se junta um beijinho da tua "colega" Giselda.

Anónimo disse...

PELO TEU ANIVERSÁRIO
E PELA VIDA QUE TENS
IREMOS SEMPRE BRINDAR
HÁ SAÚDE E PARABÉNS

JUNTOS IREMOS BRINDAR E COM O CHAMPANHE A SALTAR.
QUANDO TU APAGARES AS VELAS
NESTE TEU ANIVERSÁRIO
TEU OLHAR É UM ROSÁRIO
MAIS BONITO QUE AS ESTRELAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ JOSÉ EDUARDO, QUE TENHAS UM DIA DE MUITA FELICIDADE E ALEGRIA NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGOS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MIL. MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

Anónimo disse...

Querido JERO, velho amigo de há meia dúzia de meses: Estou longe da tua/nossa Estremadura... Mais exactamente em Porto Antigo, aí onde se reuniam os barcos rabelos antes de partirem para o Porto... O sítio é inspirador, vim cá almoçar com uns amigos de Lisboa... Mas gostaria bem de te ter cá também, muito em especial neste dia, 4 de Abril de 2010... Fazes 70 aninhos, e ao mesmo tempo é Domingo de Páscoa, o que aqui quer dizer festa, convivialidade, reunião de famílias e de amigos, festa como só o Norte sabe fazer, matança de anhos (cordeiros), foguetório, de manhã à noite (gastam-se dezenas e dezenas de milhares de euros...).

Não poderias ter escolhido melhor dia para festejar as tuas sete dezenas de primaveras!!!... Espero que o dia, em Alcobaça ou em Oeiras (ao pé dos teus...), seja esplenderoso, galvanizador, solarengo, quentinho, aconchegado, maravilhoso, luminoso, admirável...

Da minha parte, deixa-me só dizer-te que foste uma grande aquisição para a nossa Tabanca Grande. Estou-te grato pelo bom senso, bom gosto, humor, talento, sensibilidade, amizade e camaradagem que trouxeste, às carradas, que trouxeste ao nosso blogue... Um chicoração. Luis (vou dar um pessoa até à serra de Monmtemuor, ver a neve de ontem).

Anónimo disse...

Caro amigo Jero,

Que continues a ressuscitar por muitos e bons anos, e que não te importes que eu sirva de sacristão. Nem que seja só para ver o que fazes para te encontrares de tão bom aspecto.

Logo que possa, passarei lá por tua casa para saborearmos a Pinga da tua terra.É que a daqui está a ficar cara c'mo caraças, e tenho medo de ela apanhar água salgada pelo caminho.

Ah,...e se isto te pode servir de consolação, lembra-te que só juntas anos à tua uma vez de doze em doze meses. Nunca somes os anos dos outros senão estás lixado.

Amigo
Que encontres tudo o que há de bom na vida, sobretudo que gozes de muita saúde.

Um abraço,
José Câmara

admor disse...

Caro Jero,
Meu camarada, meu colega, meu amigo.
Votos de muitas felicidades, um dia bem passado e muita, muita saúde!
Depois das saudações as explicações.
Quando a minha companhia chegou a Binta Para render a Cart.1648 ainda tive o privilégio de estar 2 ou 3 dias na tua enfermaria, mas logo tive de seguir para Guidage por ter sido considerado operacionalmente mais importante do que Binta.
Assim, por termos estado na mesma zona, por termos sido furrieis enfermeiros e por gostar do que escreves deu-me o à vontade para o tratamento acima.
Mais uma vez, muitos parabéns e um grande abraço do camarigo "como diz o Mexia"

Adriano Moreira - Cart.2412 "SEMPRE DIFERENTES" Bigene, Binta, Guidage e Barro 1968/70.

MANUELMAIA disse...

CARO JERO,

SESSENTA,SETENTA E MAIS,
CONTINUA SEMPRE BEM.
P`RÓS OITENTA AGORA VAIS,
MAS PÕE JÁ MIRA P`RÓS CEM...

UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Agora em versos:

Meu querido e bom Amigo,
A quem dá gosto chamar irmão
É com prazer que te digo
Que conhecer-te é muito bom

Que mais te posso eu dizer
S’até na pressa de festejar
Nem contas soube fazer
E até 10 anos te fui descontar

Que os setenta t’assentem bem
E outros setenta possas durar
E que eu viva tantos também
P’ra longos anos te abraçar

Assim, hoje e sempre te desejo
Um feliz e alegre aniversário
E tudo do melhor neste festejo
Onde Deus me disse qu’é solidário

Que não falte saúde… nem NADA!
Nem a tua adorada família em redor
São os votos deste mano e Camarada
Muito além do Amigão… sim senhor!

Dedicatória do teu Irmão,
Eduardo José MR

Anónimo disse...

Agora em versos:

Meu querido e bom Amigo,
A quem dá gosto chamar irmão
É com prazer que te digo
Que conhecer-te é muito bom

Que mais te posso eu dizer
S’até na pressa de festejar
Nem contas soube fazer
E até 10 anos te fui descontar

Que os setenta t’assentem bem
E outros setenta possas durar
E que eu viva tantos também
P’ra longos anos te abraçar

Assim, hoje e sempre te desejo
Um feliz e alegre aniversário
E tudo do melhor neste festejo
Onde Deus me disse qu’é solidário

Que não falte saúde… nem NADA!
Nem a tua adorada família em redor
São os votos deste mano e Camarada
Muito além do Amigão… sim senhor!

Dedicatória do teu Irmão,
Eduardo José MR

Anónimo disse...

Parabéns caro JERO
Votos meus e de um camarada teu de nome Ataíde da tua CCaç 675, que é meu vizinho e só há pouco tempo soube que esteve na Guiné.
Um dia bem passado, feliz e com "manga di saúde".
Abraço
Luís Borrega

Hélder Valério disse...

Caro JERO

Como podes apreciar pelo texto que te fizeram e pelos comentários já enviados, os amigos correm o risco de te estragar com mimos...
Isso poderia ser assim se não fosses tu um homem de grande sensibilidade e de solidariedade mas também um homem frontal, com os pés bem assentes.
Da alegria que tenho em estimar a tua amizade não preciso de me repetir, já o fiz em comentários aos teus artigos e pessoalmente em encontros.
Por isso, hoje, aqui e agora, é só para te felicitar pelos teus 70 anos (tás a começar a ficar velhote, pá!) e a desejar que os possas repetir por mais uns quantos.
Parabéns!
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Meu ilustre amigo,

Felizmente vim ver as notícias, passava este dia sem que te desse os parabéns e te dissesse que vou beber um copo à nossa saúde, com o firme desejo que continues a escrever como só tu sabes, por muitos e longos anos e que eu possa fazer-te companhia lendo.

Um grande e forte abraço.
BSardinha

Anónimo disse...

Caros Amigos
Que grande família eu ganhei quando entrei para o blogue do nosso Luis Graça e Camaradas da Guiné!
Sinto o peito cheio de condecorações com as vossas mensagens.
Muito obrigado a todos.
Tenho tido a casa cheia de família e amigos e só agora consegui ler com alguma calma e tranquilidade,mas com muita emoção, todas as vossas mensagens.
Nunca antes tivera um dia de aniversário assim.
60+10 o aniversário mais "cheio" da minha vida.
Eternamente grato,
JERO
4 de Abril de 2010

Anónimo disse...

Caro José Eduardo

Ainda que tardiamente aqui vai o meu abraço de parabéns com os votos de muita saúde e se repita por longos anos.

Jorge Picado

Anónimo disse...

Tive um dia muito ocupado, mas penso que ainda vou a tempo para desejar um Feliz Aniversário ao José Eduardo.
Filomena

Anónimo disse...

Tive um dia muito ocupado, mas penso que ainda vou a tempo para desejar um Feliz Aniversário ao José Eduardo.
Filomena

Anónimo disse...

Tive um dia muito ocupado, mas penso que ainda vou a tempo para desejar um Feliz Aniversário ao José Eduardo.
Filomena

Anónimo disse...

Felicidades!
Um grande abraço,
Mário Migueis

Jorge Narciso disse...

Caro Jero

60 e 10 não se festejam todos os dias. E mais quando se continua jovem como tu.

Um forte abraço de Parabens

Jorge Narciso

Amsoares disse...

Caro JERO!

Parabéns pelo teu aniversário e que vás mantendo essa frescura fisica de verdadeiro atleta, por muitos anos e com saúde.

Forte abraço de PARABÉNS.

Artur Soares

Anónimo disse...

Caro JERO,

Parabéns!
Um ano de cada vez.
Um dia em cada ano.
Votos de muitas felicidades.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Jero,

Só a pouco entraei!

Um grande abraço do tamanho do velho Cumbijã.

Mário Fitas