segunda-feira, 5 de abril de 2010

Guiné 63/74 – P6107: Memória dos lugares (77): Jumbembem 1973/74 (Fernando Araújo, ex-Fur Mil da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512)

1. O nosso Camarada Fernando Araújo* (ex-Fur Mil da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74), que se “apresentou ao serviço” nesta tertúlia, no poste P6098, enviou-nos a segunda mensagem, com mais fotos da sua “maravilhosa” estadia em Jumbembem, com data de 5 de Abril de 2010:

Camaradas e Amigos,

Começo esta mensagem agradecendo as boas-vindas que me foram dirigidas pelos Camaradas José Corceiro, Luís Faria, Manuel Marinho (meu Camarada da 1ª CCAÇ, do meu BCAÇ 4512 que esteve em Nema/Farim e Caetano que ainda se lembra da problemática e dantesca ponte de Lamel.

Tal como disse na primeira mensagem andei envolvido, com o meu pelotão, numa coluna a Guidage, acção esta que decorreu imediatamente antes da execução no terreno da famosa e mortífera operação Ametista Real e numa terrível emboscada em Lamel (região situada entre Jumbembem e Farim), acções estas de que vos darei a minha visão pessoal dos factos brevemente.

A presente mensagem é ainda dedicada ao aquartelamento de Jumbembem, alguns aspectos locais do aquartelamento e de hábitos e usos da população local, de que disponho algumas fotografias.
Foto 16 > Jumbembem > 1973 > Os furriéis da 2ª Companhia. Em cima, da esquerda para a direita: Assunção, Ribeiro, Baía, Gameiro, Araújo, Duarte, Gil e Machado. Em baixo, da esquerda para a direita: Pereira, Aires, Cunha, Sandy (o faxina civil), Ferreira e Tavares
Foto 17 > Jumbembem > 1973 > O espaldão do Obus de 10,5 cm, que veio substituir o Obus de 14 cm. Passei aqui inúmeras horas a treinar Karaté
Foto 18 > Jumbembem > 1974 > JUN12, à porta do meu quarto, com a nossa mascote o Boy. Ao fundo vê-se o posto nº 2 (saída para a picada de Cuntima)
Foto 19 > Jumbembem > 1973 > A escrever uma carta no meu quarto
Foto 20 > Jumbembem > 1974 > No meu quarto observando o meu álbum de fotografias e, como não podia deixar de ser, a minha namorada Rosa Maria
Foto 21 > Jumbembem > 1974 > O meu quarto depois de renovado e assim bem mais confortável
Foto 22 > Jumbembem > 1973 > Um Baga-Baga (morro de lama seca construído por formigas brancas), com uns 3 metros de altura
Foto 23 > Jumbembem > 1973 > Um dia de Sargento de Dia à Companhia
Foto 24 > Jumbembem > 1974 > ABR15, aspecto da próspera e bem tratada horta da Companhia
Foto 25 > Jumbembem > 1973 > O tanque de armazenamento de água, que servia para regar a horta e de piscina onde o pessoal ia dar uns mergulhos
Foto 26 > Jumbembem > 1973. No meu quarto com o Sandy (o empregado responsável por nos fazer as camas, limpar, varrer e arrumar os tarecos)
Foto 27 > Jumbembem > 1974 > FEV28, à conversa com um djubi
Foto 28 > Jumbembem > 1973 > ABR29, na tabanca pisando o Coconote dentro do pilão, com o meu Camarada Gil
Foto 29 > Jumbembem > 1973 > Uma fase de luta tradicional entre nativos locais
Foto 30 > Jumbembem > 1973 > Fase mais acesa de uma luta tradicional entre nativos locais
Um abraço,
Fernando Araújo
Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512

Fotos: © Fernando Araújo (2009). Direitos reservados.
_____________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Fernando.
Não calculas a satisfação que sinto ao ler algo,que diga respeito á nossa zona de ação.Já lá vão 38 anos,mas aquela foto á saída de jubembém a caminho de Cuntima,diz-me muito,porque? Era como entrar novamento no inferno.Apenas 17 quilometros nos separavam, mas a nossa tábua de salvaçáo tinha ficado. Um abraço.
Caetano 71/72.

Anónimo disse...

Caro Fernando Araújo

Sensibilizou-me o teu agradecimento… mas, o que realmente me despertou uma réstia de inveja, foram as tuas instalações, com “criado” de quarto e tudo, um pequeno luxo! E a improvisação da “piscina” com utilidade dupla, brilhante ideia!
Desejei ter uma horta, em Canjadude, como esta vossa, que parece estar um mimo, tínhamos condições para isso, mas nunca a tivemos, embora tivesse havido uma retraída tentativa para a amanhar. Esta vossa parece estar bem organizada.
Parabéns pela reportagem fotográfica.
Um abraço

José Corceiro

Anónimo disse...

Caro camarada Fernando Araújo.

Calcorreamos muitas vezes os mesmos trilhos, especialmente as “visitas” ao corredor de Lamel, mas do teu aquartelamento, que me lembre, só aí estive uma vez quando fomos a Canjambari para efectuar a retirada da Ccaç. 4143 que foi para Chugué em Março de 73,( Comp. onde eu tinha dois amigos) que a tua Comp. ocupou com um GrComb. mais um da 3ª do nosso Batal.

É um prazer reviver sítios onde se passou bons e maus bocados.

Um abraço

Manuel Marinho

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

FERNADO SE VERES ESTA MENSAGEM ENTRA EM CONTACTO COMIGO POIS TENHO UM GRANDE AMIGO QUE FOI FURRIEL SAPADOR DA 4512 É O NETO DOS SANTOS.
amilcarjventura@gmail.com

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA

Unknown disse...

Foi a Companhia Cav. 488 que transformou o que restava de uma serração numa espécie de aquartelamento, fomos para aí parar depois do regresso da ilha do Como,no princípio de Janeiro de 64 (operação Tridente). O Bat. 490 com as Companhias 487, 488, 489 e CCS. Ficámos a controlar de Cuntima,Jumbembem (Canjambari que não tinha aquartelamento, era um osso danado de roer) e Farim onde estava o comando)
Quando mandaram para lá Jumbembem um furriel para cumprir uma pena por castigo, interrogámos-nos que mal tínhamos nós feito para tomar um xarope de alguns 14 meses, para se ir a Farim levamos dois grupos de combate e eram deixados ao longo do percurso para ficarmos seguros de minas pois já tínhamos um parque jeitoso de viaturas minadas naquele percurso, no regresso recolhia-se todo o pessoal e se algum fosse atacado com ficávamos ligados á vista, corríamos em seu auxílio, na altura das chuvas as "estradas"viravam rios... bom fico-me por aqui, esta foi uma pequena fotografia de jumbembem em 64.
Um abraço a todos de Julio Santos (ex-furriel)

Anónimo disse...

Sou o ex-furriel Tavares que o amigo Araújo, colega de quartel em Jumbembem publica acima. Um grande abraço para todos os que andaram por aqueles lados e votos de boa saúde. Um abraço especial para os meus camaradas da foto e para os que já partiram que estejam na graça de Deus.