domingo, 11 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6143: Parabéns a você (105): Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil de Heli Al III na BA 12, 1968/70 (Os editores)

»+» F*E*L*I*Z...A*N*I*V*E*R*S*Á*R*I*O «+«
1. Festeja hoje mais um aniversário o nosso Camarada Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil de Heli Al III na BA 12, Bissalanca, 1968/70.

2. Vamos recordar a sua apresentação neste blogue, que foi publicada no dia 27 de Fevereiro de 2008 no poste - P2587:
“Senhor Luis Graça:
A Guerra tirou-nos o sono...
Tropecei no seu Blogue.
Vi pouco, muito pouco, mas chegou para me inquietar.
No post de 3 de Janeiro de 2008, num jantar de 27 de Dezembro
2007 (1), ouvi falar de Gandembel e fui ver o mapa e a minha caderneta de voo.
Fui piloto de helicópteros Al III em 68/69/70 na Guiné.
Lá encontrei que no dia 19 de Outubro de 68 fiz um TGER (transporte geral) para Gandembel.
No dia 20 do mesmo mês um TEVS (transporte evacuação).
No dia 29 voltei lá para fazer outra evacuação.
Não sei se lá voltei, pois por vezes marcávamos ZOPS (zona operacional) em lugar do nome da localidade.
Esta semana deve ter sido mexida, já la vão uns anitos, mas recordo-me que não era fácil a vida de Gandembel.
Passados estes anos todos, não tenho palavras para lhe transmitir com me encontro... eufórico? pensativo? saúdoso? lamechas? com vontade de ter 20 anitos...
Será que os indivíduos que evacuei estão vivos?
A hora é tardia e os anos pesam.
Não sendo despropositado, gostava de dar um abraço a todos aqueles jovens que não conheço mas com quem vivi momentos que nos acompanham passados que já foram tantos anos.
Mantenham viva essas memórias, eu por cá, se puder darei uma ajuda.Voltarei, é tarde, muito tarde.
Jorge Félix (ex Alferes Miliciano Piloto Aviador)”
Foto de Alouette III

3. Como vem sendo habitual, sempre que me toca a mim – MR -, publicar estes postes aniversariantes, para melhor tentarmos avaliar o perfil do Jorge Félix, recorri mais uma vez à consulta do seu signo de zodíaco – Carneiro -, para nativos entre 21/03 e 20/04”, num site que se tem vindo a tornar muito popular nesta matéria e ao qual se tem acesso através do endereço: KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), que diz textualmente o seguinte:
Carneiro
21/03 a 20/04

Com os nativos de Carneiro e os que o têm com ascendente, a primeira impressão é a de uma pessoa egocêntrica e de um signo independente, assertivo e impulsivo.
Os Carneiros não perdem tempo e quando tomam uma decisão, agem sobre ela de forma habitualmente rápida.
São energéticos e excelentes lideres mas nem sempre o melhor «seguidor». São óptimos a iniciar as coisas mas deixam-nas frequentemente para um dos signos fixos acabar. Altamente competitivos, gostam de se colocar à prova constantemente.
Apesar de governados por Marte e bastante temperamentais, a fúria é passageira e são em regra acolhedores e inspiradores.
Apresentam qualidades como a coragem e lealdade mas também a impaciência e têm um forte sentido de individualidade. Atraem e realçam estas qualidades também nos outros e o dia de um nativo de Carneiro começa normalmente com um entusiástico estrondo. Aparentam uma certa ingenuidade, por confiarem e acreditarem que os outros são tão directos e honestos como eles.
Marte na primeira casa astrológica influência a personalidade de forma similar. A frase chave para nativos de Carneiro é «eu sou».
Com ascendente de Carneiro, as atracções viram-se para Balanças, governado na sétima casa, a dos parceiros.
Carneiro é um dos quatro signos Cardeais, por estar ligado à mudança de estação e do solstício, tendo como elemento o Fogo.
Anjo: O Arcanjo Cassiel é o protector dos nativos do Signo Carneiro. Cassiel é chamado Anjo Guerreiro e aqueles que nascem sob a sua influência são pessoas criativas, destemidas e determinadas.
Líderes natos, gostam de ocupar cargos de chefia e de desempenhar funções de elevada responsabilidade. Possuidores de um carisma e encanto naturais, são amados por todos e até mesmo as suas atitudes irreflectidas são perdoadas e encaradas como uma encantadora particularidade da sua personalidade.
O Arcanjo Cassiel desenvolve a coragem e a imaginação. Ajuda a moderar a ambição, o espírito de competição e o egocentrismo.

4. Independentemente das mensagens e comentários que os nossos Camaradas enviarem e colocarem, futuramente, no local reservado aos mesmos, neste poste, queremos em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca que por vários motivos não puderem enviar as suas mensagens, cantar-te a seguinte cantiguinha muito tradicional:
PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA,
HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS,
PARA O AMIGO JORGINHO,
UMA SALVA DE PALMAS!
E mais acrescentamos:
O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.
E mais te desejamos, que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos da Guiné te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás neste teu poste e no cantinho reservado aos comentários.
Estes são os mais sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas, que como tu, um dia, carregaram uma G3 por matas e bolanhas da Guiné.
Com montanhas de abraços fraternos

5. Comentário de L.G.:

Acabo de chegar, por volta das 21h, do Baixo Alentejo (estive ontem em Moura numa homenagem aos 29 mourenses mortos na guerra colonial, seguindo depois para Vila Verde de Ficalho onde fui passar as famosas festas de Nª Srª das Pazes). Vejo que o nosso co-editor Eduardo MR esteve aqui, no seu posto de sentinela, a "suprir", com galhardia, competência e sentido de oportunidade, duas importantes baixas, a minha e a do Carlos Vinhal que é o gestor da série Parabéns de Você.

Obrigado, Eduardo. Fico-te a dever mais este favor.

Jorge, o Eduardo salvou a honra da camarata ao sinalizar, devidamente, o teu dia de aniversário. Pelo menos no Portugal profundo, na margem esquerda do Guadiana, o tempo estava esplêndido, primaveril. Espero que um sol radioso tenha também iluminado os teus pensamentos de hoje e aquecido o teu coração, na Vila Nova de Gaia onde tu vives.

Ainda vou a tempo, espero, de te mandar um grande Alfa Bravo como prova do apreço e da alegria de te termos, aqui, connosco na Tabanca Grande. Se a memória me não falha, foste inclusive o primeiro piloto da FAP a aterrar no nosso blogue. Espero poder encontrar-te proximamente, quiçá a 26 de Junho, no nosso V Encontro, ou até mesmo antes, na Tabanca de Matosinhos.

Deixa-me recordar que em Moura estive com camaradas do nosso blogue, dois dos quais da FAP (o Miguel Pessoa e a Giselda), um da Marinha (o Pedro Lauret) e diversos do Exército , com destaque para o Zé Brás, eu próprio, o Francisco Godinho (da Comissão Organizadora) e o major general Manuel Monge, governador civil do distrito de Beja.
____________

Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

35 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Jorge
Quando se fala dos Al III, lembro-me sempre da inauguração do Monumento aos Combatentes em Belem que, quandos os helis desfilavam, foi a única vez em que todos, mas todos, bateram palmas, e isto porque vos consideravamos os "Anjos da Guarda".

Mas a verdadeira missão deste "comentário" é enviar-te um grande abraço e votos de que, no próximo ano, o volte a fazer.

Anónimo disse...

Caro amigo,

Um dia feliz, e que se repita por mais, muitos mais, com saude.

Um abraço de parabéns!

Mário Fitas

Anónimo disse...

Camarada, como ainda hoje me é reconfortante o barulho do héli... Bons serviços nos prestaram nas horas de aflição na Guiné longínqua, mas cada vez mais perto...
Hoje, apenas e só, um abraço de parabéns.

Vasco A.R. da Gama

Anónimo disse...

Caro Jorge,
Felizmente nunca precisei da ajuda dos helis. Mas sei que, dentro dos limites das regras do jogo de então, eles estiveram sempre no sítio onde eram necessários.

Eram pilotados por homens que, muitas vezes, puseram a sua vida em perigo para que outras fossem salvas.

Hoje, aqui tenho a oportunidade de cumprimentar um dos protagonistas.

Parabéns por mais um aniversário. Que se repita por muitos e bons anos com muita saúde, na companhia dos teus familiares e amigos.
José Câmara

Unknown disse...

Caro amigo Jorge Félix


Que esta data se repita por muitos e longos anos são os votos de

Armandino Alves

P A R A B È N S

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO JORGE FÉLIX
UMA GRANDE SALVA DE PALMAS.
JORGE QUE PASSES ESTE DIA COM MUITA FELICIDADE E ALEGRIA NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGOS E QUE ELE SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER DAQUI A UM ANO ESTAREI TE CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MIL. MECÂNICO AUTO DA 1ª. COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

admor disse...

Caro Jorge Félix,

Faço votos para que tenhas um feliz aniversário e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço do camarada e amigo,

Adriano Moreira - Cart.2412 "SEMPRE DIFERENTES" Bigene, Binta,Guidage e Barro.1968/70

Anónimo disse...

Parabéns.Saúde.Longa Vida.


Abraço.

Jorge Cabral

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada

Estava a ver que o Hélio não respondia ao plano de vôo, pois tardava em aparecer.

Parabens, e um feliz aniversário.


Um abraço


Mário Pinto

Miguel disse...

Caro Jorge
Regressado de uma viagem mas ainda a tempo de preparar a heli-colocação, envio-te duas ameixas de parabéns, desejando que possas comemorar este dia durante muitos anos, com saúde e cabeça fresca. Um abraço. Miguel Pessoa

MANUELMAIA disse...

CARO JORGE FÉLIX,


UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Caro Jorge Félix

Desejo que desfrutes o teu aniversário, na companhia dos que te são queridos, com tranquilidade, serenidade e união. Faço votos que os próximos, que sejam muitos e, gozados com os mesmos predicados, com alegria e muita saúde.

Parabéns, Felicidade.

Um abraço

José Corceiro

Hélder Valério disse...

Caro Jorge Félix

Muitos parabéns!
E para quando mais um daqueles teus trabalhos, que tanto nos agradaram?
Um abraço
Hélder S.

Manuel Reis disse...

Caro amigo Jorge Félix:

Muitos parábens pelo teu aniversário.
Um abraço.

Manuel Reis

João Carlos Silva disse...

Caro Jorge Félix,
Aqui "recebo" o ilustre representante dos "Canibais" nesta Tabanca, com um abraço de Parabéns por este aniversário e votos de que contes muitos mais, felizes e na companhia dos que te são queridos.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Antonio Graça de Abreu disse...

Parabéns, Jorge Félix.
Sempre voos mais altos, até um dia poderes aterrar o teu héli na paz suprema de uma nuvem, no Céu.
Abraço amigo,
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Amigo e Camarada Félix,
Quando fui à inspecção já tinha no pêlo, um curso de mecânico da escola Infante D. Henrique/Porto e 5 anos de experiência, desenhando e experimentando inúmeros engenhos mecânicos.
Assim, em 1972,com o meu 1,80 m de altura e 80 kg de peso, quando me perguntaram se tinha alguma preferência por uma arma, eu disse: "Qualquer uma."
Depois arrepiei-me, porque se me tivessem mandado para a FA, ia ser um problema.
Porquê?
Porque as aeronaves faziam-me, e ainda hoje me fazem, espécie!
Porquê?
Porque quando avariam nos céus, não ficam lá em cima paradas à espera que os mecânicos as vão lá consertar... eheheheheheh...
E depois acontece o que aconteceu ao nosso bom e estimado Amigo Miguel... pimba no malagueiro!
Um grande abraço neste teu Aniversário que desejo muito Feliz e cheio de tudo o que há de bom.
Magalhães Ribeiro

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Jorge Félix

Pela terra e pelo ar, nunca voltámos a cara ao que nos era pedido.

E de vós pessoal dos helicópteros, apenas obrigado, muito obrigado!

Um grande e camarigo abraço de parabéns pelo teu aniversário

José Nunes disse...

Camarada Jorge,muitas felicidades,e que a vida vá voando
com rumos por ti traçados,sempre aterrando em Bom heliporto, de estares junto dos que te são queridos.
Com Amizade

José disse...

Acabei de chegar aqui, venho Olosato
Guiné Bissau,e parece que cheguei em boa altura, aproveito para dar os parabéns ao aniversariante,comer uma talhada de de bolo, e brindar com uma taça de champanhe.
E agora no fim é que me apresento
o meu nome é José, sou um ex-combatente tive na Guiné de 67 a 69,e sempre em Monssoa.

um abraço,
José.

Anónimo disse...

Caro Jorge Félix.

Um grande abraço de parabéns, neste dia de festa que também é meu, votos para contarmos muitos mais com saúde.

Manuel Marinho

JD disse...

Para o Jorge Felix
Faço votos de muitas repetições, com saúde e alegrias.
J.Dinis

Anónimo disse...

Caro Amigo Jorge Félix

Ambos Jorge e coincidentes no dia de aniversário, ainda que com uma diferença de anos, aqui vão os meus desejos de muita saúde(para que chegues e ultrapassesos meus 73) e felicidades, que tenhas passado um bom dia na companhia de todos os que te são mais queridos, como aconteceu comigo.

Como um dos representantes desses "Anjos da Guarda", como estou copiando do comentário mesmo ao lado do José Martins, também te digo que era esse o sentimento que sentia quando por lá vagueei. Creio que já o mencionei num escrito sobre uma emboscada falhada de que escapei, que ao confrontar-me com o "estado em que deixaram a estrada" por onde tinha de passar, só fiquei verdadeiramente descansado quando senti o héli-canhão ás voltas e a dizer-nos que não via "estranhos" por perto.
Grande abraço
Jorge Picado

Torcato Mendonca disse...

PARABÉNS Meu Caro Jorge Félix

Muita saúde e óptima disposição para longos e felizes 11 de Abril a repetirem-se.

Jorge, permite isto, através de ti eu abraço também todos os homens dos Al III e da Força Aérea. Não imaginas o conforto que vocês nos davam. Ob. Camaradas.

Para ti o melhor do mundo e um abração, já tardio, neste dia de muitos mais ao longo dos anos.

Abraço do Torcato

Anónimo disse...

Caro Jorge Felix

Os meus parabens e que tenhas passado o teu dia como gostavas.Que o voltes a fazer por muitos mais e bons anos.A isso ergo o meu copo de tintol verde.

Um abraço
Luis Faria

Anónimo disse...

Grato por tudo. Liguei á pouco o PC e já li algumas mensagens e digo-vos que não é fácil....

Sente-se o aperto de como quem vai pela primeira vez para a Zops, só que há um pouco de alegria e nostalgia. Não é fácil ...

Quando passar o dia dos meus anos poderei agradecer doutro modo, mas hoje é o dia dos meus anos e tenho razões para ficar por aqui.

A todos um grande , grande abraço
Jorge Félix

Anónimo disse...

Caríssimo Jorge Félix

Abri agora a máquina e vi a notícia...
Dos homens dos helicópteros já tudo disseram os que me antecedem.
Hoje mesmo, depois do almoço, fomos sobrevoados, a baixa altitude, por um héli na zona de Palmela e senti o tal estremeção de sempre...de perigo e salvação:
«Em subida vertical
o cavalo-de-aço levou
um homem soltando ais...»

Um grande abraço e PARABENS!
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Caro Jorge Felix
Não tenho o prazer de te conhecer mas tenho o dever de te saudar neste dia especial.Muitos parabéns e votos de boa saúde. É do melhor que há como sabes.
Depois tenho o dever de gratidão para todos os pilotos de heli, que "delego" em ti.Estive em 1964-66 na Guiné, na zona de Binta-Farim,e muito ficámos a dever aos magníficos militares que davam apoio às tropas apeadas.Tenho até um poema que mete um heli e a evacuação do meu Comandante de Companhia.Mete um heli mas esqueceu-me então de referir o piloto. Com um abraço para ti espero "apagar" um pouco essa "falha" poética...
Espero que vás ao V Encontro para te dar um abraço de reconhecimento.
Até breve...assim o espero.
JERO

Cesar Dias disse...

Caro Jorge Félix

Já tarde, mas ainda no dia do teu aniversário, um abraço de parabens e muita saúde.
Obrigado pela ajuda do Lobo Mau.

César Dias

Anónimo disse...

Caro Jorge felix

Parabens pelo teu aniversário.

Que passes um dia feliz,e que se repita por muitos anos com saúde,na companhia de familia e amigos.

Um abraço

António Marques

Amsoares disse...

Caro Jorge Félix!

Feliz dia de aniversário, que o mesmo se repita por muitos e bons anos.

Forte abraço de PARABÉNS.

Artur Soares

Jorge Narciso disse...

Caro Jorge

Não sei quantas vezes nos sentámos juntos num Heli.
Aparelho com motor a jacto, que faz mover, solidariamente, dois rotores e que através de uma espantosa conjugação entre a mente e a mão humana, a mecânica, a electrónica, a aerodinamica e outras coisas mais:
VOA

E quando juntos voámos, fizemo-lo reciprocamente confiando às nossas competencias cruzadas, as próprias vidas.

Tu, neste (e noutros como eu) mecânico, que bastava dizer-te que o heli estava operacional para sem hesitação o pores em marcha.
Eu, que tambem sem pestanejar, me sentava ao lado do Piloto (e de outros como tu) e te acompanhava para onde fosse necessário, tantas vezes até... "ao fim do mundo".

Não resisti a "debitar" estas cumplices lembranças da nossa quase "meninice", antes de deixar-te aqui um Forte e sentido abraço de Parabens.

E que Viva o Félix, VIVA

Jorge Narciso

Anónimo disse...

Antes que soem as doze badaladas, cá vão os meus votos de felicidade para mais um dos nossos heróis das passarolas voadoras.
Feliz Aniversário!
Mário Migueis

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis compresse
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra prix
http://prezzoviagraitalia.net/ comprare viagra
http://precioviagraespana.net/ viagra precio