domingo, 18 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6177: Adiantamentos e Prestações O.G.F.E. (António Tavares)

1. Mensagem de António Tavares* (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72, com data de 8 de Abril de 2010:

Caro Vinhal,
Os artistas de fotografias dizem que num retrato o primeiro olhar é para a cara e depois para pequenos pormenores…

Nesta foto, que foi das primeiras tiradas em Galomaro, os pormenores era o bigode e o camuflado ainda novo em folha!
Não tinha ido à mão das nossas queridas lavadeiras… bajudas de preferência! Bem depressa estragavam a nossa roupa.

Camuflado comprado a prestações nas O.G.F.E., Sucursal do Porto, na Rua da Boavista 216.

A compra de roupas, gasolina e produtos dos ex-supermercados da MM - especialistas em massas, farinhas, bolachas -, a prestações era um privilégio dos Oficiais e Sargentos.

Comiam, bebiam, vestiam-se e ao fim do mês lá aparecia uma pequena importância a pagar aquilo que já tinha sido gasto no tempo. Enfim… regras em uso...

Enquanto tive esse privilégio também comprei alguns artigos militares a crédito… e a pronto pagamento vestuário civil… recordo um casaco de antílope!

Os artigos em pele eram muito cobiçados porque havia/há uma grande diferença de preços e qualidade em relação ao comércio tradicional.

As O.G.F.E. ou CASÃO MILITAR tinham/têm dos melhores artigos do mercado nacional!

Tinham um senão… eram muitos os Galões e Estrelas que por lá se viam!

Outra vantagem (?) - era deixar de pagar as prestações em divida em caso de morte do militar… como o meu destino era a Guiné aproveitei a regalia… comprei o equipamento necessário ao militar mobilizado… comecei a descontar a despesa em Junho de 1970.

Feitas as contas, à moda do Porto, o total foi descontado em 11 prestações.

Não recordo como aceitei a sugestão… o certo é que aprovei tal convite!

O macabro conselho tem a sua graça decorridos 40 Anos!

Felizmente tive alguém - (leia-se: um Deus) - que se interessou pela minha pessoa durante os 23 meses passados nas matas da Guiné… naquela brutal guerra!

Além das ditas prestações descontavam o valor da minha Pensão. O que recebia, na Guiné, era superior à média do Pré dos Praças e abaixo do Vencimento Base - 3.800$00 - dos Alferes Milicianos.

O pessoal do Quadro Permanente recebia quase o dobro dos Milicianos.

Os Praças recebiam o Pré, os Oficiais e Sargentos o Vencimento!

O meu Pai ia mensalmente ao Quartel do RI 6, na Senhora da Hora, Porto, levantar a minha Pensão.
Os Pais… sempre disponíveis para ajudar os seus filhos!

Era custosa aquela deslocação quer no aspecto psicológico quer a viagem propriamente dita porquanto ao tempo - 1970/72 - não havia muitos transportes para aquele quartel!

Quem conhece o RI6 facilmente imaginará as dificuldades no trajecto.

Dos 21 Boletins de Vencimentos, que guardo religiosamente, publico o do mês de Abril de 1971 porque confirma tudo o que acima escrevi e porquanto foram os últimos Valores dos Descontos dos Adiantamentos e das ditas Prestações.

Recordem os diversos Abonos: - Vencimento Base ou Pré e Read.; Vencim. Complementar; Subvenção Campanha; Gratificação Isolamento; Gratificação de Serviço; Alimentação; Subsídio Renda de Casa; Abono Família; Ajudas de Custo e Grat.: Rep .Acum. ou F. Esp.

Abonos não faltavam… para alguns!

Escrevo propositadamente os valores na antiga moeda: - Escudo em Portugal Continental; Pesos na Guiné.

Em 1970/72 o Escudo valia mais 10% do que o Peso, ou seja, trocávamos uma nota de 500$00 Escudos por 550$00 Pesos.

Lembremos que 200,482 Escudos equivalem a 1€.

Os manuais: - I e II Caderno do Soldado (Folheto da 1.ª Rep/EME) dizem:

A Pensão de Família era diferente da Subvenção de Família, esta destinada às famílias das Praças que obedecessem a umas certas condições, digo eu, de miséria….

A Pensão de Família podia ir até 2/3 do vencimento no Ultramar, incluindo abonos especiais que lhe possa vir a ser concedidos a título transitório.

Tinha início a partir do mês seguinte àquele em que o militar embarcava para o Ultramar.

Todo o militar nomeado para serviço no Ultramar e por conta do seu vencimento podia estabelecer a pensão.

A pensão é estabelecida mediante simples declaração do interessado, feita em papel de 35 linhas e à máquina e apenas em original.

O quantitativo e o beneficiário podem ser alterados por simples declaração, tudo se passando como se tratasse de uma nova pensão.

Esta é uma história real escrita por um dos muitos milhares de ex-combatentes… diferente nas pessoas, quantitativos e patentes… Histórias sempre associadas à guerra de guerrilha vivida e sofrida, de 1963 a 1974, na mártir Guiné.

Este escrito teve entre outras vantagens o recordar o valor total recebido durante a Comissão no Ultramar… a Guiné Portuguesa, como se dizia!

Clicar para ampliar a imagem

Um abraço do
António Tavares
Ex-Fur Mil SAM
Foz do Douro, 08 de Abril de 2010
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 31 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6082: Os nossos regressos (20): A impressionante chegada a Figo Maduro na noite de 22 de Março de 1972 (António Tavares)

11 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabens pela tua estória, especialmente pelo teu recibo, que eu vi nenhum, não se era papel de jornal, folha de palmeira ou de mangueiro era receber e gastar o necessário.
Um forte abraço

Fernando Chapouto
Ex Furr. Milic.O.P.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Camarada

Bela recordação que nos trazes, pois o teu relato histórico é um pouco o de todos nós. Nesse tempo, só faltou debitarem-nos as munições e a G3. Em Lisboa era no velho Casarão Militar que iamos adquirir o fardamento, lá para os lados de S. Vicente onde se faz a famosa feira da ladra.
A tua descrição do vencimento é um hino á descreminação daquele tempo e a publicação do recibo de vencimento julgo ser um inédito que poucos o podem exebir.


Um abraço


Mário Pinto

Unknown disse...

Caro Amigo António Tavares

Pelo recibo presente o meu amigo ganhava só em subvenção de campanha
mais do que eu ganhava de pré durante todo o tempo que estive na Guiné como 1º cabo aux. enfermagem. Desse pré tinha obrigatóriamente de deixar metade na metrópole para sustentar 2 filhos que cá deixei. Quando a minha esposa foi solicitar auxílio ao Famigerado Movimento Nacional Feminino a resposta que levou é que fosse trabalhar (para pagar à ama que ficasse a tomar conta das crianças).Quanto a transportes para que morava na Foz, e não sei se o seu pai morava, ainda tinha o 88 que passava junto ao RI6. E quem morava no Bonfim? tinha que apanhar um eléctrico até ao Bolhão e depois apanhar o 6 até ao Monte dos Burgos e descer a Circunvalação até ao RI6 a pé. Isto em 66/68. Quanto à M.M os supermercados já fecharam à muitos
anos e quanto a Oficinas julgo que a do Porto encerrou.Pelo menos fizeram uma coisa boa. Ofereceram a mão de obra gratuita para fazerem as fardas dos Bombeiros Voluntários do Porto em 74/75.
Armandino Alves

rmcardoso1941@gmail.com disse...

Caro camarada Antonio Tavares
Essa de descontar o fardamento de facto não lembrava o Camões, mas o tempo vai passando e vamo-nos esqueçendo, somos feitos desta massa.
E ainda hoje os policias se queixam de ter de pagar alguns artigos de uso em serviço, nós sem querer tinhamos que pagar para ir para a guerra, como se fosse de nossa vontade, tinhamos de engolir, mas agora os tempos são outros e como é possivel os policiais irem nesta treta, façam barulho, abandonem os lugares de vigia aos politicos, para eles sentirem o c. apertado, então assim pode ser que haja volta, o que isto está a precisar é de barulho, nisto e noutras coisas.
Um abraço Rogerio

Carlos Vinhal disse...

Caros camaradas
Como portuguesinhos que somos, gostamos de nos queixar de tudo e de todos.
Convém aqui referir o que o António Tavares não disse, que os sargentos e oficiais recebiam um adiantamento para comprar o fardamento. No caso dos sargentos, há época, era de cerca de 3.600$00.Essa importância era descontada posteriormente em 11 prestações mensais, nada que não se pudesse suportar. Quem comprou casacos de pele, botas de montar, blusão de cabedal e chapéu de pala, claro que teve de suportar as despesas. Para o fardamento normal o dinheiro dava.
Porque gosto de tudo direitinho, o meu primeiro ordenado da Guiné em Junho, com efeitos retroactivos a Abril foi o seguinte:

Abonos
Venc. base 3.900$00+Venc Compl 4.440$00+Subv campanha 1.628$00+Gratif de isolamento 858$00+Ajudas de custo 144$00 = 10.970$00

Descontos
Adiantamentos 630$00+Pensão 6.400$00.

Recebi limpinhos como água, 3.929$00, que convenhamos, para a época, era uma quantia simpática.

Nos meses normais, já com um aumento de vencimento base, os Abonos eram pela mesma ordem: 2.600$00+1.800$00+880$00 = 5.280$00

Descontos:
Adiantamento 300$00+OGFLisboa 104$00+Pensão 3950$00 = 4359$30

Ficavam para gastos 920$70.

Quando se acabaram as dívidas ficavam para gastos 1.324$70

Comparada a nossa situação económico-financeira com a dos Soldados e Cabos, por amor de Deus, se nos lamentamos, que hão-de dizer eles.

Abraços
Vinhal

Carlos Vinhal disse...

Camaradas
Já agora um aditamento.
Eu descontava o máximo para a metrópole, os tais 3.950$00, chamados de Pensão. Claro que o dinheiro com que ficava não chegava para as encomendas, mas de vez em quando pedia para casa valores declarados, em escudos, que transformados em pesos davam mais 10% como o Tavares já referiu.

Ab
Vinhal

Anónimo disse...

Agora estou um pouco baralhado. Pergunto eu, mesmo com o adiantamento não tinhamos de o pagar em 11 prestações? No meu caso como foi em 1963, ou seja á quase meio século, muito coisa me pode passar. Lembro-me que recebia no total 3.600.00, deixava como pensão para a minha mulher 2.600.00, isto foi em 64/65.Os praças era uma miséria, na altura tenho a impressão que os soldados recebiam á volta de mil e poucos escudos.
RC

Unknown disse...

Caros Camaradas

Eu não tenho bem a certeza, pois não sou da categoria dos Sargentos ou Oficiais, mas pelo que ouvia dizer, isto em 65/66 os Furriéis tinham que pagar a Farda nº 1 que era a farda das Paradas e saídas para fora do quartel. As fardas de trabalho eram fornecidas pelo exército.Mas esses ainda tinham recibos onde podiam consultar os descontos. E os Cabos e Praças ?
Esses nem sequer sabiam quanto era o ordenado nem para que descontavam.No dia do pré o Sargento sentava-se atrás de uma mesa com o caderno de pagamentos, chamava o nome do soldado que avançava batia a pala e ele estendia-lhe o dinheiro e punha um
visto à frente do nome.(Na recruta
no 1º mês recebi $30- Três Tostões e n0 2º $80-oito tostões e bico calado. Sabiam que quando um soldado vinha a casa a fim de semana descontava mais para o rancho do que se comesse lá. E quem é que se governava com isto. Os soldados não eram.
Quanto ao Camarada RC deve estar confundido pois nem em 66-67-68 os Cabos recebiam isso. O Ordenado de um Cabo na Guiné era de 810$00 e se fosse da Especialidade de Enfermagem. Transmissões e salvo erro Mecânico tinha a acrescentar um prémio de 150$00.Por isso a miséria ainda era maior

Armandino Alves

Juvenal Amado disse...

Caros camaradas

Eu era 1º cabo condutor e se não estou em erro recebia 960 pesos já com prémio de viatura.
Mas se me recordo nós éramos obrigados a deixar uma parte do pré cá.
Não sei qual a percentagem.
Só me lembro que comprava tabaco para o mês inteiro, bebia umas cervejas e quando ia a Bafatá acabava com o resto.

Em algumas companhias era permitido comprar a crédito na cantina dos praças até um certo valor, coisa que não acontecia em Galomaro por não ser permitido.

O restaurante do Libanês viu-me muitas vezes entrar direito e sair torto .

Um abraço
Juvenal Amado

Carlos Vinhal disse...

Camaradas
Parece que não me fiz perceber.
Eu não disse que não se pagava o enxoval. Só quis dizer que não tínhamos de desembolsar na hora o nosso dinheiro, nem ficar a dever às OGF ou MM. Também quis dizer que o subsídio bem gerido dava para comprar o necessário.
Eu por exemplo fiquei (paguei o valor residual) de um par de botas de cabedal, duas camisas, gravata, blusão, divisas, fardas n.º 2 e 3, entre outras coisas. Comprei para levar dois pares de botas de lona, duas fardas camufladas, divisas de furriel, camisas de manga curta, pano para fazer umas calças e uns calções para a farda n.º 2, meias altas, sacos de lona para transporte de coisas pessoais e sei lá que mais. Fui ainda ao Costa Braga da Rua de Santo António e comprei uma boina à maneira. Depois disto tudo acho que ainda me sobrou dinheiro.

Quanto à farda n.º 1 era só obrigatória para o pessoal do Q.P. Nós, para tirarmos a foto para o BI íamos a um alfaiate e alugávamos o casaco e o boné. Nada mais fácil.

Um abraço
Vinhal

Anónimo disse...

Camaradas
Por motivos vários só hoje cheguei aqui, mas mais vale tarde do que nunca.

Também eu andei pelos "Casões Militares, de Lisboa e Porto" a comprar o enxoval, desde Agosto de 1969, por causa da chamada para o CPC e depois a completá-lo nos finais de Janeiro de 1970, quando já tinha o Bilhete para as "férias" marcado.
Não sei se comprei a pronto se a prestações.

Agora aí vai um apontamento que resistiu ao tempo, referente ao mês de Junho:
"Total Abonos 13900$00
Total descontos 8967$00
A receber 4932$00

Nos abonos estão incluidos 4000$00relativos aos abonos de família (já tinha os 4 filhos) de Março Abril, Maio,Junho.
Vencimentos a receber em Agosto em virtude do aumento
Março-Julho 10500$00
Fev. 1326$00
-----------------------
11826$00
Desc. Cx G Apos -710$00
I. Selo -12$00
-----------------------
A receber 11104$00

Recordo-me que devo ter guardado "religiosamente" os recibos, porque se regressásse, como felizmente regressei, tinha depois de estar documentado para se algo de anormal acontecesse nos meus descontos para a Caixa Geral de Aposentações, como realmente aconteceu.
Quando esse problema ficou resolvido, então sim, destrui-os.

Abraços
Jorge Picado
ex-Cap Mil (Hoje faço este aditamento para calcularem os proventos dos 3 galões estreitos)