domingo, 18 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6182: Em busca de... (125): Camaradas do ex-Fur Mil Inf João José Viana Dias de Azevedo da CCAÇ 2658/BCAÇ 2905 (João Azevedo)

1. Mensagem de João Azevedo com data de 8 de Abril, dirigida ao nosso Blogue:

Boa tarde,
Chamo-me João Azevedo e sou filho de um antigo combatente na Guiné pertencente ao Bat Caç 2905, tendo estado na Guiné entre os anos de 1970 e 1972 sensivelmente.
Vi o seu blog na internet e verifiquei que o nome do meu pai não aparece nas listagens de antigos combatentes.

O nome do meu pai é igualmente João Azevedo (João José Viana Dias de Azevedo) e é natural de Viana do Castelo. Infelizmente o meu pai faleceu em 2002 vítima de um cancro e se fosse vivo teria 62 anos. Faleceu longe da família e por esse motivo, fiquei com poucas recordações (fotográficas antigas) dele.

Recordo-me de ver fotos do tempo da Guiné dele e dos seus camaradas, mas agora isso tudo está perdido, pelo motivo que referi.
Nesse sentido, gostaria de saber se me poderia ajudar a encontrar camaradas de meu pai que possuíssem fotos em que ele aparecesse para poder ficar com algum registo fotográfico dele desse período marcante da sua vida.

Junto envio uma foto de meu pai com a idade de 20 anos aproximadamente, correspondente ao período em que estaria na Guiné para ajudar a identificá-lo. Sei também que ele, até 2001 foi aos encontros anuais de antigos combatentes do batalhão, por isso creio que algum camarada o poderá identificar e quem sabe ajudar-me no meu pedido.

Fico a aguardar feedback de sua parte
Atenciosamente
João Azevedo
jjrazevedo@hotmail.com


2. Mensagem resposta enviada ao nosso amigo João:

Caro João
Os nossos cumprimentos
Ajudava muito se soubesse o Posto e Especialidade de seu pai, assim como a que Companhia ele pertenceu.
Temos na nossa tertúlia três camaradas de Batalhão de seu pai, mas que se forem de outras Companhias poderão ou não lembrar-se dele.

Para ajudar, o Batalhão de Caçadores 2905 era composto pelas Companhias operacionais 2658; 2659 e 2660. Ainda por uma CCS, Companhia de Comando e Serviços.

Se o seu pai foi Atirador pertenceu a uma das Companhias operacionais, mas se tinha outra Especialidade, tal como, Condutor, Transmissões, Enfermeiro, Mecânico, etc, pertendeu à CCS.

Espero mais pormenores, se os tiver.

Um abraço de
Carlos Vinhal


3. Nova mensagem de João Azevedo:

Boa noite Sr. Carlos Vinhal,
Desde já o meu obrigado pela prontidão na resposta ao meu email.
Infelizmente sei pouco acerca da vida militar de meu pai. Sei apenas que o seu posto era furriel e penso que a especialidade era minas e armadilhas. O meu Pai na recruta esteve em Tavira e na escola prática de sargentos em Mafra. Não sei se isso ajuda na identificação também.

Ao nível da sua actuação na Guiné, sei da situação que levou ele a receber um alto louvor em combate (passado e confirmado desde o comandante de batalhão até ao chefe maior das forças armadas da altura, o que me permite p. ex: ao abrigo do dec lei 358/70 de 29 de Julho, ficar isento do pagamento de propinas), que segundo, do que me recordo de ter lido na caderneta militar, "por ter mostrado frieza em combate, pela reorganização do pelotão e prestado auxílio aos feridos".

Nesse "evento", se não estou em erro, o meu pai teria mais ou menos 2 semanas de Guiné, o alferes comandante do pelotão sucumbiu ferido mortalmente, tendo morrido nos braços do meu pai (relato do meu pai, que referiu que tentou estancar a ferida no peito).

O meu pai tinha como arma uma HK e debaixo de fogo (a situação foi uma emboscada) disparou a arma até esta se ter encravado. Arranjou a avaria e a arma de novo quebrou. Ele referiu-me que ao lado dele, um camarada chorava compulsivamente incapaz de reagir. O meu pai esbofeteou-o para o chamar à razão, reorganizou o pelotão, e prestou socorro médico como pode.

Estando a situação "mais aliviada" deslocou-se ao aquartelamento, trouxe um veículo com o qual providenciou a retirada dos feridos e fez ainda batida à zona. Por isto foi então condecorado.

Sei ainda que foi ferido por duas vezes ao longo da campanha militar tendo ficado internado dessas duas ocorrências.

Não sei se estes acontecimentos ajudam na identificação por parte de algum camarada dele. Agradecia sinceramente tudo aquilo que me conseguissem facultar.

Atenciosamente
João Azevedo


4. Segunda mensagem enviada ao João:

Caro João
Fiz umas pesquisas, e do Batalhão de seu pai encontrei a morte em combate de um Alferes da CCAÇ 2658. Isto no dia 16 de Maio de 1970. Se for esta a situação que me descobre, o seu pai pertencia a esta Companhia.

Vou estar ausente uns dias, mas para a próxima semana vou publicar as suas duas mensagens e vou identificar o senhor seu pai como tendo sido Fur Mil da CCAÇ 2658/BCAÇ 2905.

Julgo que o João está enganado quanto ao local onde o seu pai terá feito a Especilalidade porque a Escola Prática de Infantaria era destinada à formação de Oficiais. Só se ele foi lá tirar algum Curso especial. Eu também fui Furriel, fiz a Recruta nas Caldas e a Especialidade na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas. Depois fiz também o curso de Minas e Armadilhas, na Escola Prática de Engenharia em Tancos, provavelmente a seguir ao seu pai, porque eu fui para a Guiné em 13 de Abril de 1970 e o seu pai em Janeiro. Isto são pormenores.

Depois informo-o daquilo que fizer.

Receba um abraço
Carlos Vinhal


5. Comentário de CV:

Caros cmaradas, tudo leva a crer que estamos à procura dos companheiros de João José Viana Dias de Azevedo, ex-Fur Mil At Inf com o curso de Minas e Armadilhas tirado na EPE de Tancos. Pertenceu quase de certeza à CCAÇ 2658/BCAÇ 2905 que esteve na Guiné entre Janeiro de 1970 e Dezembro de 1971.

A CCAÇ 2658 andou por Teixeira Pinto, Bachile, Nhamate, Galomaro, Paúnca, entre outros destacamentos. Foi comandada pelo Cap Mil Hermenegildo Gomes Ribeiro.

Com respeito ao acontecimento referido pelo João, em que o seu pai se terá distinguido por actos de bravura, coragem e determinação, encontrei no 8.º Volume, Mortos em Campanha, da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África, Tomo II - Guiné - Livro 1, encontrei 5 mortos em combate, causados ao que julgo por ataque IN a uma emboscada a uma coluna auto no itinerário Nhamate-Binar, no dia 16 de Maio de 1970.

A identificação dos mortos é a seguinte:

António Fernandes Peixoto, Soldado Atirador de S. Romão de Arões - Fafe
António Marques Francisco, Soldado Atirador de São Miguel do Mato - Vouzela
David Miranda Casanova, Soldado Atirador de São Miguel da Carreira - Barcelos
José Andrade de Brito, Soldado Atirador de Sanfins - Paços de Ferreira
José Manuel Godinho Pinto, Alf Mil Inf de Reguengos de Mansaraz

Pede-se aos camaradas da CCAÇ 2658 que tenham fotos antigas e mais actuais do nosso camarada ex-Fur Mil João José Azevedo, uma vez que ele participava dos Encontros da Unidade, o favor de contactarem o seu filho, dando assim a alegria de ficar a conhecer o passado de seu pai.

Desde já o nosso reconhecmento
CV
__________

Notas de CV:

Sobre este assunto vd. poste de 9 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6134: Em busca de... (122): Procuro informações sobre meu pai: João José Viana Dias de Azevedo, do BCAÇ 2905 (João Azevedo)

Vd. último poste da série de 16 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6165: Em busca de... (124): Procura-se o pedreiro Amaral que pertenceu à CCAÇ 2791 (António Bastos)

2 comentários:

Anónimo disse...

Apenas uma achega inconsequente relativamente ao objectivo do post. O João Azevedo pode não estar totalmente enganado, na recruta de Setembro de 1966 houve uma companhia de instruendos milicianos em Mafra, dela fez parte, alem de mim, três ou quatro elementos do conjunto João Paulo enquanto os restantes elementos pertenceram a uma outra companhia do COM, meia dúzia de passos ao lado. Sem grandes certezas, penso que houve outras recrutas do CSM em Mafra, antes e depois de 66.
Um abraço,
A. Brandão

je tsongkhapa disse...

Alguem neste blogue, procura fotografias do alferes josé manuel godinho pinto, nao consegui perceber quem pertende as fotos., eu sou sobrinho de josé manuel e tenho em meu poder um album muito vasto com fotos do meu tio e de outros camaradas da mesma companhia! fica o meu contacto: zekabalao@gmail.com
cumprimentos e estou ao dispor