quinta-feira, 22 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6209: Eu, capitão miliciano, me confesso (3): Falando de patacão... (Jorge Picado)

1. Comentário, de 21 do corrente, assinado pelo Jorge Picado,  ao poste P6177 (*)

Camaradas:

Por motivos vários só hoje cheguei aqui, mas mais vale tarde do que nunca.
Também eu andei pelos "Casões Militares, de Lisboa e Porto",  a comprar o enxoval, desde Agosto de 1969, por causa da chamada para o CPC e depois a completá-lo nos finais de Janeiro de 1970, quando já tinha o Bilhete para as "férias" marcado.

Não sei se comprei a pronto,  se a prestações.

Agora aí vai um apontamento que resistiu ao tempo, referente ao mês de Junho [de 1970]:

Total Abonos 13900$00

Total descontos 8967$00

A receber 4932$00.

Nos abonos estão incluidos 4000$00, relativos aos abonos de família (já tinha os 4 filhos), de Março,  Abril, Maio e Junho.

Vencimentos a receber em Agosto em virtude do aumento:

Março-Julho  [1970] 10500$00

Fev 1326$00

-----------------------

Total 11826$00

Desc. Cx Geral Aposentações -710$00

I. Selo -12$00

-----------------------

A receber  (líquido) 11104$00

Recordo-me que devo ter guardado "religiosamente" os recibos, porque se regressasse, como felizmente regressei, tinha depois de estar documentado para se algo de anormal acontecesse nos meus descontos para a Caixa Geral de Aposentações, como realmente aconteceu.

Quando esse problema ficou resolvido, então sim, destrui-os.

Abraços

Jorge Picado

ex-Cap Mil
 (Hoje faço este aditamento para calcularem os proventos dos 3 galões estreitos) (**)
_____________

Notas de L.G.:
(**) Vd. postes da série:

3 comentários:

Anónimo disse...

Jorge Picado

Aqui está a resposta a tu andares tantas vezes em "viagens" e "rescepcões" VIP por aquelas terras de saudade!!Quem podia... podia!!

Pelo que me toca,o "grabeto" que lá recebia,ficava-se quase todo pelo bar e às vezes não chegava !!!

Mas o que ficava na metrópole deu para comprar o meu carrito FIAT 128 em segunda mão quase novo (38 contos)e com direito a 2 pneus novos!!! Era o SO-14-28 de boas memórias!!!_

Meses depois,numa noite que passei por Grandola(Vila Morena),à conversa num café vendi-o por 52 contos ao José do Ó e fui à boleia para Lisboa!!

Neste "amor" conheci quase todos os cantinhos do meu Portugal!

Um abraço
Luis Faria

Torcato Mendonca disse...

Oh capitão isso era uma fortuna...ainda te queixas camarada!? Eu, antes de embarcar fui ao casão militar e comprei a mala mais feia que lá havia, cinzenta, meio de plástico e outros materiais, enchi a dita com as roupas constantes na lista, creio que paguei ou foi-me descontado. Um ou dois dias depois cheguei a casa e uma costureira aconchegou-me a roupagem ao corpo...tudo já se foi, até eu estou indo...a mala ainda vive no sotão.Feia de meter medo mas firme!
Quanto ao dinheiro de um alferes há um caso a considerar: antes de Spínola eram para aí cinco e tal,na época do general aumentou para seis e muito...mas onde gastar? A gente do mato claro...na véspera de embarcar ou antevéspera o 1ºentregou-me vinte e tal contos ...sacana.O Zé soldado eram para aí mil e tal e os picadors a quinze paus o dia...sacanas. Vá lá que corria algum por fora...e uma queca?? Conforme...conforme...
Abraços Torcato

Jorge Fontinha disse...

5 280$00,era o pecúlio dum furriel miliciano.Como a minha companhia enquanto estávamos a aguardar embarque, esteve algum tempo aquartelada, num quartel desactivado, algures entre Paço D'Arcos e Oeiras «Espargal», estávamos na LINHA DE CASCAIS.
Lembro-me que nos adiantaram algum, cerca de 7 contos e de imediato fomos para a mariscada para Cascais. Ao que me recorda, O Faria, o Chaves e o Almeida, foram o grupo.Foi das maiores mariscadas que me lembro de ter saboreado. Ainda assim, o exército até pagava mais ou menos...
Aquele abraço.

JORGE FONTINHA