sexta-feira, 23 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6230: O 6º aniversário do nosso blogue (25): Sonho inverosímil (Mário G. R. Pinto)


1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), também escreveu sobre os 6 aninhos do blogue:

SONHO INVEROSÍMIL

Esta noite sonhei com a minha juventude, já longínqua, especialmente nos dois longos anos esforçados nas matas da Guiné.
No sonho revivi todo aquele tempo e nas terríveis e aguerridas sequelas, manchadas pelo sangue desperdiçado em ambos os lados numa contenda, e no seu fim, para mim previsível.
Vi-me transportado num sonho par junto das gentes daquela terra, que me habituei a conhecer e a conviver por força das circunstâncias.
Vi os sorrisos das crianças, deambulando á nossa volta, saltitando sorridentes, alegres e solicitando-me algo para o conforto das suas meninices.
Vi as bajudas do meu tempo, em Mampatá, de peitinhos firmes, provocando pura e ingenuamente os mais profundos e íntimos desejos lascivos dos nossos jovens militares.
Sonhei com os homens e mulheres grandes da tabanca, que já cá não estão para nos contarem histórias e “partirem” conversa como era um dos seus costumes e daqueles que eu mais apreciava.
Revivi na minha memória toda aquela tabanca, mata, trilhos, carreiros, estradas, bolanhas, rios, povoações e, enfim, tudo que por lá calcorreei.
De repente o sonho mudou de cenário e surgiram-me imagens de uma terra florescente, onde os putos que outrora conheci viviam hoje, já homens feitos, uma vida diferente, plena de prosperidade, saudável e com elevados graus de instrução.
Uma comunidade aberta ao pluralismo, onde os grupos étnicos se entendiam em franca, profícua e amena convivência.
Sonhei com uma Guiné-Bissau, explorando bem e cuidadamente os seus fracos recursos territoriais. Com os seus naturais trabalhando activamente as terras e bolanhas, semeando os produtos necessários à sua sobrevivência.
Vi os Guineenses pescando naquele mar rico, arrancando das suas águas o proveito do seu labor.
Vi as paradisíacas praias dos Bijagós tornarem-se em centros turísticos convidativos, atractivos e maravilhosos.
Estava extasiado neste meu sonho, com um sorriso enorme de felicidade, flutuando neste irreal e inverosímil sonho.
Acordei e olhei para um, e outro lado, e logo constatei que não me encontrava na Guiné. Nem a realidade, infelizmente, era aquela que eu tinha acabado sonhado. Antes pelo contrário está muito longe de se aproximar sequer do meu lindo sonho.
Um povo que, acabada a luta contra os portugueses, acreditou num seu futuro bem melhor e com um destino final mais feliz e realizador que o seu grave estado actual.


Ainda a matutar no sonho abri o meu computador, como o faço habitualmente, e, foi neste espaço cibernético, que em boa hora encontrei o blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”, que nos tem permitido descarregar as nossas memórias e conviver com Camaradas, que nos vão contando as suas histórias e experiências, sempre com o sonho que é possível, que é o de um dia verem uma "GUINÉ MELHOR".

Parabéns aos Editores, Camaradas e Amigo desta grande obra do Luís Graça e que este 6º Aniversário se converta num hino de Fraternidade e Amizade, proliferando pelas várias tabancas de Norte a Sul do nosso país.

Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art da CART 2519

____________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

23 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6229: O 6º aniversário do nosso blogue (24): No aniversário do Blogue, homenagem à Guiné (Conceição Salgado)

Sem comentários: