domingo, 30 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6498: In memoriam (42): Condutor de Daimler, vítima mortal do rebentamento de uma mina anticarro a caminho de Cufar (Alcides Silva)

1. Mensagem de Alcides Silva (ex-1.º Cabo Estofador, CCS/BART 1913, Catió, 1967/69), com data de 28 de Maio de 2010:

Amigos,
Ao ler o comentário do Jorge Portojo fez-me recuar no tempo, quanto ao recordar nomes é um pouco difícil, mas existem momentos que nunca esquecem.

A situação que o Jorge refere do Condutor das Daimlers ter falecido num reabastecimento para Cufar, é uma das lembranças amargas, pois era um dos bons amigos e educado.

As coisas nesse dia correram mal para ele e para o 1.º Cabo Atirador que seguia sentado em cima da Daimler, com o alçapão aberto, o que foi a sua sorte, porque foi projectado, tendo apenas partido uma perna. Mesmo assim foi de rastos até à viatura para abrir a porta de emergência para retirar o camarada, mas já era tarde.

Com o rebentamento da mina, o Condutor bateu com a cabeça em cima, de forma que a morte foi imediata. Deste 1.º Cabo Atirador já não recordo o nome, mas recordo que também era um bom colega.

Envio uma fotografia do Condutor e de uma das Daimlers que ele conduzia.

Que esteja em paz.

Um abraço.
Alcides


__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 15 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6394: Tabanca Grande (219): Alcides Silva, ex-1º Cabo Estofador (e não ex-Sold Cond Auto...), CCS / BART 1913, Catió, 1967/69

Vd. último poste da série de 22 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6215: In memoriam (41): O Sem Sentido das Guerras - Relembrando António Ferreira (Mário Migueis)

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Alcides.
Foi isso mesmo que aconteceu. Também não me lembro do nome dele. A partir desse dia, as torres das Daimlers foram retiradas.
Um abraço para ti e extensivo à Tabanca

Unknown disse...

Caro Amigo Alcides

Quando a C.Caç. 1589 foi substituida
em Madina do Boé, já não me lembro se
entre Medina e o Cheche ou entre o Cheche e Nova Lamego, aconteceu precisamente o mesmo. A Daimler seguia ao lado da coluna e caíu numa
mina. O Cabo que ia sentado na torre voou e só sofreu ligeiras escoriações, enquanto o condutor teve morte instantânea com perda de massa encefálica. O problema não era da torre mas sim do não uso do capacete de protecção que o Condutor devia usar. Estes camaradas estavam a 5 dias de embarcar e ofereceram-se como voluntários para esta coluna. A velhice e o á vontade traíu-os.
Muitas das vezes os desastres aconteciam por culpa nossa.Facilitava-mos e pum, Isto passou-se em Fev/Março de 68.
Armandino Alves

José Marcelino Martins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Rebuscando e com a ajuda dos elementos que me enviou o sempre pronto a ajudar, Victor Condeço, os camaradas referidos pelo Alcides foram: Victor Manuel R. Lopes,morto e Paulo Abílio Freitas, ferido. Pertenciam ao Pel. Rec. Daimler 2045

Unknown disse...

Poderia ter referido no comentário anterior, que foi no dia 1 de Novembro de 1968.

José Marcelino Martins disse...

Não tomar em conta o meu comentário. Está errado.
É caso para ser removido.

José Martins

Carlos Vinhal disse...

O Comentário do camarada José Martins foi removido a seu pedido.
CV

Pereira disse...

O soldado Vitor Manuel Ribeiro Lopes Pertencia a minha freguesia ... AZUEIRA-MAFRA
abraço