sexta-feira, 7 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6332: O Spínola que eu conheci (18): O COMCHEFE de visita a Galomaro (António Tavares)



1. Mensagem de António Tavares* (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), com data de 3 de Maio de 2010:

Caro Vinhal,
O General António Sebastião Ribeiro de Spínola foi o Comandante-Chefe que conheci durante os 23 meses passados nas matas do Leste da Guiné.

Conheci-o, em 2 de Maio de 1970, - há 40 Anos -, em Brá, nas cerimónias de apresentação do BCaç 2912, no discurso de apresentação disse que os nossos Soldados eram os melhores do mundo, mas não tinham comandos à altura deles!

Brá > 2 de Maio de 1970 > Recepção ao BCAÇ 2912

Infelizmente, passados 17 meses, numa das rotineiras patrulhas nocturnas, auto transportado, pelas Tabancas em A/D, da área da CCS, caímos numa emboscada, perto do quartel, em Bangacia/Duas Fontes, com cinco mortes e vários feridos.

Em Galomaro foi visitar as obras do aquartelamento e saiu de lá satisfeito porquanto os homens do BEng 447, sob o comando de um Furriel Miliciano, actual dono de uma importante construtora do nosso País, estavam a interpretar bem as suas directivas e as obras propriamente ditas a decorrer em bom ritmo.

A fotografia anexa é testemunha da ocorrência como revela as caras risonhas do Oficial de Dia, o cabo-verdiano ex-Alf Mil António Delgado e do Comandante do Batalhão.

Galomaro > Visita do General Spínola às obras

Certo dia apareceu em Galomaro de surpresa - (?) - dirigindo-se de imediato ao refeitório das Praças porquanto tinha recebido uma carta de um Soldado a denunciar as más refeições.

Comandos atrapalhados porque o General Spínola perguntava às Praças se era verdade o que lhe tinham escrito sobre as refeições. Quase todos vacilavam na resposta… Um Soldado mais destemido respondeu que sim… naquele dia o rancho era melhor porque sabiam que o meu General vinha cá! De imediato o 2.º Comandante tentou emendar o Soldado dizendo que estava enganado porque ninguém sabia da vinda do nosso General…

Não houve consequências com esta inesperada - (?) - visita porquanto naquele dia a refeição era boa! Tínhamos recebido no dia anterior reabastecimento fresco.

O Capitão, Major e Comandante passaram a ir diariamente à cozinha… Durante uns tempos as refeições melhoraram… Acabando por decaírem na qualidade e quantidade.

Quanto a outras visitas aos aquartelamentos das CCaç 2699, CCaç 2700 e CCaç 2701, tive conhecimento e recordo algumas das descrições de outros ex-camaradas de Cancolim, Dulombi e Saltinho.

Lembro um Furriel Miliciano que estava destacado numa das tabancas em A/D, de Cancolim e rechaçou sozinho um ataque do IN… a recompensa foi o Gen. Spínola tê-lo transferido, quase no fim da comissão, para outra região de piores condições de guerra.

O Batalhão partiu, em 23-03-1972, nos aviões da TAM, e o heróico Furriel Miliciano permaneceu na Guiné… era um dos atributos do COM-CHEFE mudar facilmente de zona de acção qualquer patente de militar inclusive levá-los consigo no Heli.

Em 1971/72 na zona de acção da CCaç 2699 - Cancolim - o IN fez o primeiro ataque a Bafatá com foguetões… felizmente sem qualquer acerto… os nossos operacionais encontraram a rampa de lançamento!

O IN tinha-se virado para aquela zona de acção do Cossé! Era o começo do pesadelo para as nossas tropas! O início do que aí vinha de mau, na guerra de guerrilha, para os nossos camaradas do BCaç 3872, que ficaram com a responsabilidade daquela zona do Leste da Guiné.

Numa das minhas idas a Bambandinca vi, ao longe, o General Spínola com o seu séquito.
Sei que não foi no dia em que substituiu o comandante do BArt 2917 porque eu nesse dia estava em Galomaro.

Na despedida do BCaç 2912, no Comoré, recebemos os agradecimentos, da praxe, do GEN. SPÍNOLA, SEXA O COMCHEFE!

Estas foram as ocasiões que vi, ao perto ou ao longe, o Gen.Spínola, ComChefe da Guiné.

HOMEM que admirei… até pelo medo e respeito que os ex-combatentes tinham por aquele ILUSTRE MILITAR!

Um abraço
António Tavares
Ex-Fur Mil SAM
Foz do Douro, 02 de Maio de 2010

O BCAÇ 2912 no Leste da Guiné, em Galomaro, Cancolim, Dulombi e Saltinho
__________

Notaa de CV:

(*) Vd, poste de 29 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6274: O cruzeiro das nossas vidas (16): Uma viagem calma no Carvalho Araújo a caminho da Guiné (António Tavares)

Vd. último poste da série de 6 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6327: O Spínola que eu conheci (17): A visita de inspecção ao Xitole e às tabancas em autodefesa de Sinchã Madiu, Cambesse e Tangali em 16 de Novembro de 1970 (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)

Sem comentários: