segunda-feira, 17 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6412: José Corceiro na CCAÇ 5 (11): Boas recordações de militares da CCAÇ 5, Canjadude - O Tripa


1. Mensagem de José Corceiro* (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 11 de Maio de 2010:

Amigos Luís Graça, Carlos Vinhal, J. Magalhães.
Grato pela atenção, que possa ser dada à recordação dum militar da CCAÇ. 5, que era Nativo, O “Tripa”.

Um abraço
José Corceiro



José Corceiro na CCAÇ 5 (11)

BOAS RECORDAÇÕES DE MILITARES DA CCAÇ 5, CANJADUDE


Há de facto memórias que povoam o nosso consciente adormecido, que ao serem estimuladas, desencadeiam nas nossas lembranças, processos de regressão às nossas vivências na Guiné, e nos trazem à mente acontecimentos que recordamos carinhosamente com saudade, (sentimentos de afectividade) ainda que com dubiedade… pois no mesmo local também foram vividos momentos angustiantes e com legítima revolta.

Quando cheguei à CCAÇ 5, Canjadude, (rendição individual, Companhia de Nativos) o dia 13 de Junho de 1969, ganhei logo a estima, (quase que poderei dizer que houve empatia mutua), de um militar nativo, que sem me conhecer, se dirige a mim respeitosamente, mas com galhofice, mais ou menos nos seguintes termos:

- Bu tchiga na és Canjadude cá eh periquito bu sibi dirito salta nha mi ombro (acabas de chegar a Canjadude, ainda és periquito, salta no meu ombro).

Foi mais ou menos isto que disse, mas ao confrontar-se com a minha expressão facial a denotar ignorância, perante tal monólogo e estranhar a minha reacção de acanhamento e silêncio, rematou logo de seguida:

- Nosso Cabo, apresenta-se o teu “Alferum Tripa” um soldado às tuas ordens!

Entabulámos diálogo e constato, logo ali, que o “Tripa”, como ele dizia ser o seu nome, falava razoavelmente bem português e gostava de cerveja e particularmente de vinho. Sabia o seu nome verdadeiro, que já não me lembro, pois todos o chamávamos por “Alferum Tripa”e em idade devia estar próximo dos 27, 28 anos.

FOTO 1 > Corceiro e o “Tripa”. Quando cheguei a Canjadude, na parada, são visíveis atrás de nós duas “Tabancas”, sendo uma armazém de material e a outra o posto clínico, posteriormente desapareceram.

O “Tripa”, era único, distinto de todos os militares Nativos da CCAÇ 5, com o seu comportamento e características, “sui generis”. Tinha uma postura singular perante as adversidades da vida, que não é muito comum no ser humano, assim como era ímpar a conduta de comunhão social, que ele cultivava com todos os militares, quer com os Nativos, quer com os Metropolitanos, com os quais ele preferia relacionar-se e no seio dos quais era estimado. Muitas vezes ficava-me a dúvida, se alguns militares Nativos o ignoravam e marginalizavam, afastando-o da sua convivência, ou se era ele que voluntariamente se excluía desses relacionamentos. Era um homem que aparentemente não manifestava conflitos nem distúrbios psíquicos (parecia não haver exigências internas contrárias) e as desavenças interpessoais que surgiam do relacionamento com os elementos do meio circundante, sabia contorná-las com dose bem aferida de humor e, às vezes até com diplomacia.

O ”Tripa”, aparentava ter o dom e a bem-fadada sina, de estar sempre em paz com a vida que vivia, despreocupado, sem exigências, sempre alegre e a rir, ar brincalhão, disponível para socorrer o seu próximo, sempre interesseiro quando a migalha fosse alguma sorvedura de bebida alcoólica. Tinha sempre na ponta da língua, reposta enquadrada com humor, hilaridade e correcção, para dar troco às questões de controvérsia com as quais era confrontado, no dia-a-dia, sem nunca distinguir cor de pele, divisa ou galão, a todos respondia com descontracção, a mesma espontaneidade e contenção, sendo parcimonioso quando o momento o aconselhava. Era de etnia Papel, vivia sem família nenhuma em Canjadude, embora dissesse que tinha mulheres e filhos.

Conforme a circunstância, por vezes arranchava-se no Aquartelamento, outras vezes não, agia segundo as conveniências do momento e, qualquer toca ou terreiro eram para ele um palácio.

FOTO 2 > Fui dar com o “Tripa” a cozinhar em Nova Lamego, à sombra do”Poidão”. Um “Chalé” de cinco estrelas, visto ser um lugar sagrado dos Nativos.

Não tinha a mínima réstia de complexo devido à cor da sua pele, mais lhe servindo a mesma, para fazer humor e chacota. Segundo dizia, trabalhou desde criança até ingressar no Exército, como estivador no Porto de Bissau onde se instruiu e tirou o curso da escola da vida, a carregar e descarregar barcos. Não sabia ler, e tinha uma imaginação fértil.

FOTO 3 > O Costa, Operador Cripto, que ao terminar a comissão ficou a viver em Nova Lamego, a escrever uma carta do “Tripa”.

Logo nos meus primeiros dias de estadia em Canjadude, o “Tripa”, muito convicto, com um ar de ingenuidade, mas apresentando-se seguro que está a convencer o mundo inteiro, diz-me:

- Nosso cabo, (era assim que ele me tratava) quando eu nasci a minha pele era completamente branca, só ficou preta já eu tinha 18 anos. Eu tive um acidente de trabalho quando estava a ser construída a auto-estrada entre Lisboa e Vila Franca de Xira, eu era o responsável pelo aquecimento dos bidões de alcatrão, e num descuido meu, caí para dentro dum bidão cheio, ficando unicamente por cobrir de alcatrão, as plantas dos meus pés, essa a razão porque ainda hoje são brancas. Foi após este acaso na minha vida e, para melhor ambientar o meu corpo, que ficou com a pele que o cobre toda negra, que resolvi imigrar para a Guiné, onde me tenho dado muito bem.

Noutra altura, digo eu para o “Tripa”:

- Tu tens as mulheres em Bissau, não seria mais prático que elas estivessem aqui a viver contigo na Tabanca?

Resposta imediata dele, como se estivesse à espera da minha observação:

- Isso é que nunca, eu assim vou-me servindo com as mulheres de todos e ninguém vê, nem mesmo Alá, porque eu fico de costas. Quando o nosso cabo quiser bajuda, é só dizer…

Eu ainda o tentei convencer que ele estava vulnerável e exposto à mesma fragilidade, por não estar a dar assistência e companheirismo às esposas, como devia, mas ele argumentou que a água lavava tudo, só não limpava o alcatrão da pele dele, porque se tinha demorado a banhar-se após ter caído para o bidão.

FOTO 4 > Foto que tirei ao “Tripa” numa operação no mato.

Muitas vezes, em saídas para o mato, em que eu ia e por coincidência também saia o Grupo de Combate em que o “Tripa” estava integrado, ele disponibilizava-se para me levar algum material, para me aliviar o peso e, algumas vezes oferecia-se para me transportar no pescoço dele, para passar ribeiros duma margem para a outra, (na época das chuvas) pois ele tinha de altura mais de 1,80m, e era uma maneira de eu passar sem molhar os pés. O interesse dele por estes préstimos, era a esperança que eu lhe pagasse uma cerveja ou lhe desse o copo de vinho das refeições, que ele adorava e eu raramente bebia, porque o “vinho” eram mais poses do que água e, sempre que eu não trocava o vinho pela fruta a outro camarada (porque não havia fruta) ele lá estava às horas das refeições, para poder apanhar alguma gota de vinho, o que lá ia acontecendo, ou de um, ou de outro militar.

Há uma ocasião em que o “Tripa”, se prontificou a lançar-se numa aventura irreflectida e perigosa, só para beneficiar de mais uns copitos de vinho. A culpa para esta atitude irresponsável, não foi tanto só do “Tripa”, ele acima de tudo quis ser prestável. Após a chegada de uma operação do mato, ao conferir-se o material de Transmissões, verificou-se que faltava um emissor/receptor - AVP1 (Banana). O nosso amigo Nora, de Transmissões, que tinha saído na operação, quando chegou ao aquartelamento e se contabilizou o material que se usou, verificou-se que faltava um AVP1. Entretanto, o Nora, lembrou-se onde tinha deixado, por esquecimento o aparelho, a cerca de sete ou oito quilómetros de distância de Canjadude, para os lados do Cheche. Não se deu conhecimento do facto, a não ser a uns quatro ou cinco elementos da nossa Secção. Posto isto, alguém sugeriu que a solução do problema podia estar nas mãos do “Tripa”, visto que ele estava no momento e no local onde se deixou por esquecimento o aparelho.

Ao tentar um esclarecimento junto do “Tripa”, este disponibilizou-se de imediato para recuperar o aparelho e, insensatamente a sugestão dele foi aceite. Vai daí, o nosso amigo, camuflado de caçador incógnito, lançou-se, quase ao anoitecer, à aventura da reconquista do AVP1. A missão foi cumprida com alto grau de eficiência e, pouco mais passaram de três horas, após o início da aventura, já o “Tripa” dava sinais de satisfação, com o seu troféu de caça embandeirado e a reclamar o prémio da merecida recompensa.

Seja-me permitido que inclua neste artigo, com a devida vénia, uma passagem do “Poste 5987”, cujo artigo foi enviado pelo nosso amigo José Martins, em que o Sr. Coronel, Pacífico dos Reis, a determinada altura diz o seguinte:

“ Certa vez, [Em Canjadude] quando fazia a minha ronda nocturna senti um ruído, como que um gorgolejar, atrás de uma porta. Afastei-a e encontrei sentado no chão um militar africano bebericando uma cerveja. Não resisti e perguntei-lhe porque estava a beber sendo ele islamizado. Depois de se pôr em sentido, dum salto, a resposta veio célere: - “Meu capitão, Alá não me vê atrás da porta”.”

A personagem deste episódio foi o “Tripa”, que estava a beber uma cerveja no Refeitório das Praças e apercebeu-se, pelos orifícios da parede (esteira de bambu) que o Sr. Capitão se estava a dirigir para aquele local. O “Tripa” aproveitando a porta de ligação que existia entre o Refeitório e a Caserna, refugiou-se nesta, onde o Sr. Capitão o encontrou e questionou. Eu estava em Canjadude, na época do acontecimento.

FOTO 5 > O “Tripa” no refeitório, durante a noite, à espera da hora para o render das sentinelas. Vê-se atrás, a porta da caserna onde se refugiou e, o Sr. Capitão, Pacífico dos Reis, o apanhou a beber a cerveja.

O dia 27 de Outubro de 1969, houve coluna de reabastecimento a Nova Lamego, foi muito azarada, pois no regresso tiveram nove furos nos pneus das viaturas. O “Tripa”, que também ia na coluna, caiu duma viatura em andamento. Ficou muito mal tratado, pois fracturou três ou quatro costelas, sofreu escoriações por todo o corpo, contusões e edemas nos membros, e um ou outro ferimento mais profundo. Mesmo no estado lastimável em que se encontrava, todo empanado, não perdia a oportunidade e boa disposição e dizia, que se tinha acidentado, num momento menos feliz da sua vida, porque Alá fechou os olhos e ia adormecendo, de forma que não pôde ampará-lo e protegê-lo, na queda.

O “Tripa”, é um dos muitos militares Nativos que me despertam saudades, estou a enveredar esforços no sentido de o poder descobrir, caso ainda seja vivo, pois já localizei dois Gatos Pretos em Bissau e já tenho algumas fotos recentes de Canjadude.

Para todos um abraço
José Corceiro

Foto 6 > Dia 3 de Março de 1970, houve uma grande operação no mato, ficando pouco pessoal no Aquartelamento. Tive que fazer serviço durante a noite, para acompanhar a distribuição dos homens de sentinela, (homens das fotos) pelos postos de vigia. Da direita para a esquerda: Jorge, Saldanha, “Tripa”, Romano e (?).

Foto 7 > Da direita para a esquerda: “Tripa”, Saldanha, Romano e (?).
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6320: José Corceiro na CCAÇ 5 (10): Dia de Fanado em Canjadude

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro José Corceiro

Esse teu "Tripa" era de facto um homem com muita sabedoria da vida.
Um caso notável, sem dúvida.
Abraço
Hélder S.

José Marcelino Martins disse...

Vou organizar a listagem dos africanos para se localizar o nome verdadeiro do "Tripa".
É um personagem de que me recordo vagamente.
Não era fã do Raul Solnado?

José Martins

Anónimo disse...

Amigo José Martins

Tanto quanto me lembro, não posso precisar qual o humorista que o “Tripa” apreciava, mas penso não estar enganado se disser que ele tinha aptidões circenses.

Um abraço

José Corceiro