terça-feira, 1 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6513: Controvérsias (83): Urnas de chumbo, trocas e baldrocas, e o caso do António Jalibá Olivares Gomes, oficial dos Comandos Africanos, com duas campas (Nelson Herbert)

1. Mensagem de Nelson Herbert:

 Data: 1 de Junho de 2010 14:13
Assunto: As Urnas de Chumbo


Em caso do corpo ser levado pelo IN (houve casos), ou o militar ser feito prisioneiro, creio que se usava a expressão 'retido pelo IN' (*)...

Relativamente a esta "passagem" do poste,  recordo perfeitamente que sobre Jaliba Gomes, já aqui referenciado como tendo sido feito prisioneiro pelo PAIGC, no decorrer da Operacao Gema Opalina na região de Cobiana em Setembro de 1973 e que entretanto viria a falecer no período imediato à independência da Guiné, num incêndio envolvendo o seu taxi e um bidão-depósito de gasolina, era versão corrente a existência de duas campas daquele oficial dos comandos: uma no talhão militar e uma segunda, a do seu "verdadeiro" funeral, no talhão civil. 


A "estória" ficou conhecida na altura em Bissau, pela originalidade do mesmo (dizia-se) ter inclusive tido a oportunidade, com a entrada do PAIGC em Bissau, de visitar a sua própria sepultura no talhão militar.

Por conseguinte, a se confirmar esta versão dos factos, duas questões se impõem: terá o tenente Jaliba Gomes,entretanto feito prisioneiro pelo PAIGC, tal como descreve Amadu Bailo Djaló, no seu livro, sido alvo da simulação de um funeral, com direito a sepultura no talhão militar do Cemitério Municipal de Bissau ? E mais, que intuitos teriam movido a uma tal encenação ?

Sobre esta segunda indagação, assim em, surdina, alegava-se que entre a assumpção da passagem daquele tenente dos comandos para a "trincheira" inimiga , com todo o seu eventual cortejo de impactos a nível do moral dos seus companheiros de armas, era pois preferível uma segunda opção: neste caso a encenação de um funeral !

Será ?

Nelson Herbert
USA
_________________

Notas de L.G.:


(*) Vd. poste de 1 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6509: Controvérsias (81): As urnas de chumbo: "Os restos mortais do José António jazem finalmente na sua Terra Natal" (Alvorada, Lourinhã, 23/5/1965) (Luís Graça)


(**) Vd. poste de 13 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6382: (Ex)citações (56): Djaló, o teu irmão Braima morreu (Do Comandante do BCAÇ 3883, para o Alf Comando Graduado Amadu Djaló, em 25 de Setembro de 1973)




(...) Segundo nota do editor (Virgínio Briote) (p. 265), o irmão do Amadu morreu no decurso da Op Gema Opalina, na região de Cobiana (24 a 27 de Setembro de 1973). 

Um dos agrupamentos, com 40 homens, depois de helitransportado para a zona, caiu numa forte emboscada montada da mata para o tarrafo. As NT sofreram 3 mortos (Fur Quintino Rodrigues e Sold Lama Djaló e Sold Braima Djaló, irmão do Amadu) e 7 desaparecidos (Ten Jalibá Gomes, 1º Cabo Albino Tuna e Sold Ali Jamanca, Braima Turé, Vicente Djata, Demba Só e Eusébio Fodé Bamba). 

Destes desaparecidos soube-se, dias depois, que 4 tinham sido aprisionados pelo PAIGC, incluindo o Ten Jalibá Gomes que foi levado para Conacri, passando a partir de então a colaborar com o PAIGC até à independência. O Sold Braima Turé conseguiu evadir-se, tendo-se apresentado em Bigene em 11 de Outubro de 1973.

Com os vencimentos atrasados que o Exército lhe pagou, o Jaliba Gomes (***) comprou depois um táxi. Morreu em Bissau, de acidente com o táxi, que se incendiou:  foi vítima de graves queimaduras quando, ao transportar um jericã com gasolina, passava ao lado de um fogareiro.

(***) De acordo com a lista de Condecorações Atribuídas por Feitos em Campanha, Guiné, 1963-1974, publicada no sítio Guerra do Ultramar: Angola, Guiné, Moçambique, criada e mantida pelo nosso camarada António Pires, o António Jalibá Olivares Gomes, tenente graduado Inf, Comando, 3ª C / BCA, por feitos em campanha, em 3 de Maio de 1973, tinha recebido  a Cruz de Guerra  de 3ª Classe, atribuída em OE/18/IIª/73, tomo VII, p. 365. Tinha sido também  condecorado em 1971, como Alferes Comando Graduado...

Sem comentários: