quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6521: Em busca de... (135): Carlos Miguel (Fininho), ex-Fur Mil da CCAÇ 5, procura fotos suas do tempo de Guiné: Canjadude, Nova Lamego, Bafatá, Bissau (José Corceiro)

1. Mensagem de José Corceiro (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), dirigida ao nosso blogue, com pedido de publicação:


Estimados tertulianos:

O nosso camarada Carlos Miguel Bugalho Artur, actor, figura pública, conhecido como “O FININHO”,  fez a sua comissão na Guiné nos anos 1968 e 1969 e pediu-me para divulgar o seguinte:

Está-se a fazer um estudo Biográfico da vida do artista e precisa de fotos, do período que esteve na Guiné. Tinha dois álbuns com fotografias da sua passagem pela Guerra, que guardava carinhosamente, mas já há uns anos que lhe desapareceram durante uma mudança de residência, pelo que neste momento não tem uma única foto desse período da sua vida.

Na Guiné esteve em >
Canjadude nos Gatos Pretos, mas também esteve algum tempo em Nova Lamego, em Bafatá, em Bissau e mais outros locais que visitou, que não pode precisar.

Eu apelo, aos tertulianos ou leitores do Blogue, que tenham alguma foto do Carlos Miguel, caso queiram fazer o carinho e especial favor, de as enviar para o meu endereço, para que eu lhas faça chegar.




Em meu poder já existe esta foto, tirada na secretaria da CCAÇ 5, em Canjadude, conjunto formado, da direita para a esquerda: Furriéis Cabrita; Gil, de pé; Carlos Miguel e Borges, que coexistiram comigo em Canjadude.

Grato pela atenção dispensada.
Um abraço
José Corceiro
__________

Nota do editor:
(*) Vd. poste de 17 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6412: José Corceiro na CCAÇ 5 (11): Boas recordações de militares da CCAÇ 5, Canjadude - O Tripa

Vd. último poste da série de 26 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6476: Em busca de... (134): Procuro notícias do pessoal de todas as Unidades que passaram por Bedanda (Vasco Santos)

6 comentários:

Fernando Gouveia disse...

Infelismente não tenho foto alguma do Carlos Miguel, embora tenha convivido com ele, em Julho ou Agosto de 1968, no Comando de Agrupamento em Bafata. Foi ele que me ensinou a jogar "ori" (ou iuri). Pouco tempo estivemos juntos.

Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Não compreendo como podia o Carlos Miguel estar na secretaria da CCAÇ 5 quando, que me lembre,ele estava na secretaria do C.Agrp. 1980 com o Alferes Ribeiro.

José Marcelino Martins disse...

Caro "Anónimo"

Como as comissões eram de 2 anos, o Carlos Miguel esteve, pelas suas palavras, no Com. Agrupamento 1980 [que embarcou em Lisboa em 1 de Fevereiro de 1967 e regressou em 19 de Novembro de 1967].

Como a comissão do Carlos Miguel ocorreu entre 1968 e 1969, não só é possivel como é a realidade.

É pena não dispor dos dados que compilei sobre a CCaç 5, para fornecer datas.

Cordialmente

Anónimo disse...

Sr.José Marcelino Martins:
Estou a fazer uma coisa que durante estes anos todos procurei não lembrar (feitios) e comentei, (só agora tive oportunidade de ver "estas coisas da Net"),embora não seja de interesse relevante,porque achei estranho o C.M. estar em CCAÇ 5 em 68 ? se embarcou em 19NOV68 (por lapso escreveu 19NOV67 como regresso). Ou tudo isto foi um sonho ou já tenho a cabeça toda baralhada. É que eu estive na secretaria do C.Agrup.1980 com o Alferes Ribeiro que referi e o Carlos Miguel. Sendo que durante o tempo que estive com ele era um anti-militarista penso que pode ter acontecido algo para posterior comissão.
Abraço

julio benavente disse...

Caros camaradas,felizmente tive o prazer de estar em Bafata em 1968 com o amigo Carlos Miguel,era-mos ambos furrieis milicianos,embora ele estivesse colocado no aquartelamento e eu na CCS do BCAV1905.Convivemos varias vezes e fizemos juntos tambem accoes de psico social.Penso que ele era mais antigo do que eu portanto deve ter regressado antes de mim,mas nao tenho a certeza,eu regressei em Novembro de 1968.Infelizmente nao tenho fotos com ele.Um abraco a todos vos.

Unknown disse...

Camaradas, o Carlos Miguel foi mobilizado para a Guiné no Comando de Agrupamento 1980 que embarcou em janeiro de 1967 para a Guiné do qual ele pertencia, mas por motivos do qual eu desconheço ou já não me lembro passou a rendição individual e foi transferido para um local que eu desconheço. Eu digo tudo isto porque eu estave com ele no dito Comd. Agrup. 1980, sitiado em Bafatá.Em relação a fotos já estive a procurar mas não tenho nenhuma dele mas aqui no Blogger: Luís Graça existe pelo menos uma enviada pelo camarada Amaro de Oliveira António. Abraço camaradas.