sexta-feira, 4 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6530: O Nosso Livro de Visitas (89): O Alenquer, condutor, Pel Rec Fox 42 (Aldeia Formosa, Guileje, Ganturé, Sangonhá, Cacoca, 1962/64)



Guiné > Região de Tombali > Guileje > A Fox MG-36-24, que pertenceu aos Pipas, foi sendo sucessivamente rebaptizada: Bêbeda, Diabos do Texas... Segundo Nuno Rubim, "a matrícula da Fox é a mesma que consta numa fotografia tirada por elementos do PAIGC em Maio de 1973, quando ocuparam o quartel! Portanto a Bêbeda ( que vai ficar para a história, representada com essa mesma inscrição no diorama de Guileje ....) terá servido desde 1965 até 1973, integrada nos sucessivos Pel Rec Fox que por lá passaram"... A foto de cima foi gentilmente cedida pelo Teco (Alberto Pires), da CCAÇ 726. (*)


Foto: © Nuno Rubim (2007). Direitos reservados.


1. Comentário, com data de 1 do corrente,  ao Poste P5797:

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Guiné 63/74 - P5797: Grupo dos Amigos da Capela de...":


É de certo modo gratificante visitar este blogue, onde se podem recordar nomes de locais por demais conhecidos embora já se tenham passado quarenta e muitos anos.

Fala-se aqui em vários lados da localidade de Guileje, onde nós chegámos pela primeira vez em finais de 1963, vindos de Aldeia Formosa, e aí montámos o primeiro aquartelamento, seguindo-se depois Ganturé, Sangonhá, Cacoca,  etc...

Pertencendo ao Pelotão de Reconhecimento Fox 42, por esses locais andámos apoiando as tropas que se iam instalando ao longo desse percurso a caminho de Gadamael onde se encontrava, isolada por terra, uma Companhia de Caçadores.

Talvez mais tarde eu volte e conte algo do que presenciei na Guiné entre 1962 e 1964.

Fui condutor de uma Autometralhadora daquele Pelotão, era conhecido por O Alenquer, por ser natural daquele concelho embora habite em Amadora desde 1965.

2. Comentário de L.G.: 

Camarada Alenquer, obrigado por apareceres.  Na volta, a gente cá de te espera. És mesmo velhinho... Há pouca malta desse tempo e ainda para mais dos Pel Rec Fox. E muito menos ainda  do teu  42... Por dever de memória e sobretudo de camaradagem, aparece. Ficas desde já convidado a ingressar no nosso blogue... Um Alfa Bravo. Luís

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes de


9 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2090: Pelotões de Reconhecimento Fox em Guileje (Nuno Rubim)



1 comentário:

manuelmaia disse...

CARO ALENQUER,

UM GRANDE ABRAÇO DE BOAS VINDAS.
FALA-NOS DO GUILEDJE DO TEU TEMPO E DO CANTANHEZ DESSA ÉPOCA...
MANUEL MAIA