sexta-feira, 4 de junho de 2010

Guiné 63/74 – P6533: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (23): You made my day. Encontrei o Xico (Nelson Herbert)

1. Em mensagem do dia 6 de Maio de 2010, o nosso amigo e membro da nossa Tabanca Grande, Nelson Herbert*, jornalista guineense a trabalhar e a viver na América, apresentava o seguinte pedido que deu origem ao Poste 6345** de 8 de Maio:

Já que nisso de "perdidos e achados", no bom sentido é claro, o blogue tem sido profícuo, a vez desta é minha! E o propósito é o de tentar localizar três velhos amigos, referências da minha infância na Guiné.

Quanto aos dois primeiros, ignoro pois a respectiva graduação na altura. São gémeos de nome de baptismo Mário e Chico (Francisco, obviamente). Foram meus vizinhos na antiga Rua Engenheiro Sá Carneiro, a mesma da messe dos sargentos da Força Aérea e do famoso Cabaret ou Boite Chez Toi... Também a rua dos Serviços Metereológicos!

Bissau > Vista dos Serviços Metereológicos

Desconheço se terão estado numa outra "Frente" [de guerra], conheci-os pois em Bissau e ambos habitavam um quarto alugado numa residência mesmo em frente da Messe dos Sargentos.

De tal forma afectos aos vizinhos e à minha familia em particular, ainda me recordo de, nos anos 70 (72/73), a familia toda, na altura de férias em Lisboa, ter sido presenteada com uma visita dos irmãos gémeos (na altura já com a comissão militar concluída na Guiné), acompanhados pela respectiva mãe...que no fundo quis conhecer a família africana que tanto afecto tinha dedicado aos filhos na Guiné. Um gesto simpático de gente nobre!

Foi pois a última vez que os vi... tinha eu uns 10/11 anos! E, como devem calcular volvidos todos esses anos, nunca é demais reaver o requinte de amizades do género... Para que no mínimo se fique a saber ... que nem tudo o tempo levou !

Mas a propósito deste par de gémeos e relativamente ao que vou apelidar aqui de "critérios de chamada à tropa", uma dúvida andou por todos estes anos "apipocando-me" a mente. Tal qual a experiência do Private Ryan [, referência ao filme Saving Private Ryan, de Spielberg, 1998] como é que funcionavam as coisas, quando tal "dever" se via confrontado com casos de irmãos, (neste caso, por sinal gémeos), em idade de incorporação militar ? "Apanhavam" todos pela mesma bitola, como foi o caso ?

A terceira figura de referência incontornável da minha infância foi, por sinal, um dos meus ídolos da arte de jogar a bola. Militar e futebolista da UDIB, destacou-se na arte da marcação de cantos directos... ao golo ! Era quase que infalível, quando Lino (assim o ficámos a conhecer) era chamado a bater tais lances de bola parada, como soi hoje dizer-se na gíria desportiva !

Meu vizinho nos anos 70, nos tempos livres sempre arranjava tempo para organizar e orientar o time da meninada do meu bairro. Terminada a comissão militar, ainda chegou a ser futebolista profissional em Portugal. Integrou, com Lemos (ex-futebolista do Futebol Clube do Porto, então em comissão militar na Guiné) a celebre selecção da Provincia da Guiné, na altura reforçada por militares da então "Metrópole" que se bateu, sem complexos com a então equipa principal do Futebol Clube de Porto, do peruano Teófilo Cubilas, Rudolfo e Rolando !

Estarão porventura estas três personalidades navegando pelo blogue ou porventura alguém que saiba do paradeiro dos mesmos ?

Mantenhas
Nelson Herbert
USA


2. No dia 29 de Maio de 2010, chegou até nós esta mensagem:

Estimado camarada,
No passado dia 8 estive, pela primeira vez, num almoço no Cartaxo, com camaradas da Guiné.
Lá encontrei o Hélder Sousa que me deu a conhecer o vosso blog. Ao chegar a casa, dei uma vista de olhos e qual não foi o meu espanto quando encontro um puto de 11 anos, hoje feito homem - Nelson Herbert nos Estados Unidos - à procura de dois gémeos - Xico e Mário - que eram amigos dos pais em 70-72... etc, etc...

Pois é, eu sou o Xico!!!!!!

Já fiz um comentário à notícia mas como não percebo nada de informática, receio que ele não tenha recebido nada.
Será possível facultar-me o endereço dele ou fazer-lhe chegar o meu para melhor contactarmos?! Aliás o da minha mulher.

Ficar-lhe-ei muito grato e aproveito para o cumprimentar por este trabalho, proporcionando a tantos camaradas reviver momentos agradáveis. Nem tudo foi mau naquela guerra, sobretudo as recordações de amizades julgadas perdidas ou esquecidas, vêm ao de cima com muita estima e carinho.

Com os meus cumprimentos
Francisco Soares


3. No dia 30, Luís Graça endereçou esta pequena (grande) mensagem a Nelson Herbert:

Nelson:
Aqui tens o Xico!...
Como vês, o mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande!
Mata as saudades todas!


4. Final feliz

No dia 31 de Maio Nelson Herbert dirigia-se assim ao nosso Editor Luís Graça:
Meu Caro Luís
É mesmo... o mundo é pequeno e o nosso blogue é grande!

Por estranho que pareça, celebra-se hoje por estas minhas bandas o Memorial Day... que nada mais é do que o dia de homenagem aos veteranos de todas as guerras em que os americanos estiveram envolvidos. E como sabes não foram poucas.

Coincidência ou não, estive hoje todo o dia fora, rodeado pela familia, num passeio pela aprazível capital americana, Washington DC, a acompanhar a comemoração desta data histórica para os americanos.

É pois um dia em que os veteranos das distintas guerras "americanas" se reunem para homenagear os amigos e companheiros tombados em combate, em cerimónias imbuídas de um simbolismo indescritivel.

E como deve imaginar, rituais que nos remetem a instantâneos flashback... da memória, a guerra na Guiné da minha infância!

E não é que chego a casa e sou surpreendido por essa agradável reaparição deste veterano da nossa outra guerra... a da Guiné... Um velho amigo da família, com quem entrarei em contacto de imediato...

You made my day!
Thanks!

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6468: Em bom português nos entendemos (8): Francofonia 'versus' lusofonia ? Não, o problema é outro: Haja mais Estado, mais Governo! (Nelson Herbert)

(**) Vd. poste de 8 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6345: Em busca de ... (130): Três militares, três velhos amigos do meu tempo de infância, em Bissau: os gémeos Mário e Chico e o futebolista Lino (Nelson Herbert, filho de Armando Duarte Lopes, atleta da UDIB)

Vd. último poste da série de 2 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 – P6518: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (23): Notícias do Eduardo Luís de Bernarda (José Marcelino Martins)

Sem comentários: