segunda-feira, 7 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6552: Convívios (248): Encontro do pessoal da CCAÇ 2368, ocorrido no dia 30 de Maio de 2010 (Albino Silva)

1. Mensagem de Albino Silva* (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), com data de 2 de Junho de 2010:

Olá Carlos, e todos os Chefes da Tabanca Grande.
Sou o Albino Silva, e de novo a dar mais um bocado de trabalho, mas nesta altura do ano até entendo que será normal, olhando aos Convívios que se fazem por todo este País, e é precisamente por isso que eu aqui venho mais uma vez, para apresentar este trabalho relacionado com uma Companhia de meu Batalhão, a CCaç 2368, Feras.

Aproveito para informar toda a Tabanca que no dia 10 de Junho vai ser realizado, aqui em Fão, o Dia do Ex-Combatente, Organizado pela Junta de Freguesia de Fão. Será servido almoço pelo preço de 5 Euros para os ex-Combatentes, sendo grátis para as esposas.

Os interessados devem contactar a Junta de Freguesia através do telefone 253 982 143.
Venham todos.

Um grande Abraço para todos os Tertulianos.
Albino Silva


GRANDE RONCO da CCaç 2368 "FERAS"

30 de Maio


Foi esta a data escolhida pela Companhia de Caçadores, 2368 Feras, para comemorar 0s 40 Anos de regresso da Guiné.

Em 1968 todos nós em Batalhão embarcámos no dia 1 de Maio no navio Niassa, e dias depois chegaríamos à Guiné para cumprir a nossa missão, que viria a terminar em Abril de 1970, já lá vão 40 anos.

Já habituados a fazer Ronco todos os anos, este seria especial para os Feras pela data acima mencionada.

Em anos diferentes e não distantes, os Feras se juntavam sempre em grande número pelo que este julgava-se que aumentasse, para comemorar os 40 anos de nosso regresso, mas afinal foram ainda muitos menos a comparecerem na formatura junto à Caserna, pois muitos não responderam à chamada e estão em falta.

De alguns conhecemos o motivo, porque fomos contactados, mas de outros nada sabemos, pois
nada disseram. Sabemos ainda que há camaradas que nunca vieram, daí pensarmos que estão no estrangeiro, até porque há dias recebi um mail de Toronto (Canadá), de um camarada que para lá emigrou após a vinda da Guiné, e nunca teve por isso contacto com mais nenhum camarada. Teve sim a felicidade para ele e graças à internet de encontrar o site onde o Albino Silva, eu, apresenta trabalhos relacionados com o Batalhão, e por isso ver todos os Camaradas da sua Companhia e do BCaç 2845, muito embora sem conhecer ninguém, segundo ele, porque já são 40 anos.

É claro que há Feras em todos os recantos do mundo e por isso ser dificil estarem presentes nestes Roncos, que por vezes até desconhecem que os organizamos ano após ano. Também há quem saiba e não queiram aparecer.

Cada vez é mais dificil ter camaradas presentes, porque a idade vai avançando e os efeitos da mesma vão surgindo, incapacitando alguns de fazerem a viagem , e outros que por motivo de saúde também não podem vir e isso se compreende, mas creio que em qualquer dos casos deviam informar a Organização.

Nós queremos ajudar-te se estiveres doente. Na presença de todos nós poderás até melhorar e te sentires outro para enfrentares as dificuldades da vida. Sei que infelizmente há muitos camaradas a necessitar de Psicólogos e do apoio de todos nós, que também pensamos em ti, e sabemos que a presença de Camaradas é uma espécie de medicamento que tanto bem faz e nos faz esquecer um pouco a rotina do dia a dia. Sim porque estes encontros são saudáveis e transmitem alegria a todos, mesmo aos traumatizados e stressados daquela guerra vivida há 42 anos, pois procuramos sempre um incentivo e uma forma de te dar coragem e moral de que tanto necessitas, dando-te ainda a felicidade de estares presente entre nós Feras, Fortes e Altivos.

Há baixas na Companhia sim, pois recentemente faleceu o Capitão Sampaio Cerveira.

Lembras-te que o ano passado esteve entre nós e tudo parecia bem, mas de repente perdeu também ele esta batalha da vida.

Como ele outros mais, somos ex-combatentes mas não somos eternos.

A estes camaradas desaparecidos do combate, nós os recordaremos sempre e lhes prestaremos sentida homenagem mantendo-os assim entre nós até que a Companhia ou Batalhão seja todo excluído deste mundo onde tanto sofremos a partir dos nossos vinte anos, ao ver e a derramar sangue naquelas terras da Guiné já de si também com uma cor vermelhada.

A estes camaradas que agora estão dispensados de formar, nós os recordamos sempre, e tal como eles já o fizeram por outros, nós lhes guardamos um minuto de profundo silêncio.

Aos camaradas que simplesmente não querem fazer parte destas formaturas e que nunca vieram, só quero que saibam que esquecidos não estarão, nem na Companhia nem no
Pelotão, porque todos os anos perguntamos por vós, embora teimeis em não querer conviver com os vossos camaradas. Sei que é assim, até porque quando os Convívios são realizados a escassos metros de casa, mesmo assim não compareceis, e é porque certamente esquecesteis aqueles camaradas que se calhar por vezes repartiu convosco daquilo que também pouco tinha, como a água de seu cantil e a própria Ração de Combate, e por vezes até o moral e coragem vos deu.

Para ti Camarada, lembra-te que estamos todos contigo e que esperamos um dia ver-te aqui bem disposto, trocando uns abraços e contando um pouco da tua própria história. Assim verás e dirás que os encontros de camaradas que são saudáveis, como saudável era há 40 anos atrás.


PALAVRAS BONITAS

Ao longo da festa, foram muitos os camaradas que de microfone em punho usaram a palavra, e foram impecáveis, em tudo aquilo que nos disseram, o que aliás, já estamos habituados.
O que apreciei, foi o que nos disse o Matos Almeida, ex-Alf e ainda Moutinho dos Santos, o ex-Capitão da CCaç 2366 que veio expressamente trazer um abraço desde os Periquitos Atrevidos, até ás Feras, dedicando uma boa parte da tarde a todos os camaradas.

Sinceramente foi lindo o gesto, e é caso para dizer um Periquito Atrevido entre Feras.


AOS FERAS

Especialmente àqueles que estão espalhados pelo mundo, o nosso abraço.


LOUVOR

Quero aqui louvar todos os organizadores dos Roncos dos Feras, pelo esforço e dedicação que têm prestado ao longo dos anos, pois todos os Convívios por eles realizados têm tido sucesso, para bem da Companhia. Continuem.


LINDO

Que lindo é ver jovens nos nossos Convívios, quando estes estão atentos ao que vamos dizendo sobre o nosso passado na Guiné.

Creio que cada um vai confirmando aquilo que os pais já lhes disseram, quando lhes contam histórias vividas naquela Guerra.

É claro que nós dizemos a verdade, mas sei que muitos jovens gostam de nos ouvir, pois do nosso passado só nós falamos, e somente nós sabemos falar dele, pois ainda hoje vivemos isso.

Assim tenho falado com alguns que me afirmam que seus pais virão aos Convívios, porque eles próprios fazem questão de os trazer e isso é realmente muito lindo.

Neste ronco (festa) tive realmente um jovem casal que me disse isso mesmo, ou seja, que eles mesmo fazem questão de os trazer até junto de todos os camaradas.

Há dias, ou seja no dia 1 de Maio no convívio da CCaç 2367 Vampiros, havia um Sargento com a bonita idade de 83 anos, Luís Rafael dos Santos, que mostrou todo o interesse em participar na festa de sua Companhia realizada em Buarcos, pois tinha saudades dos camaradas que já não via há 41 Anos, porque veio mais cedo que nós um ano.

É claro que se achou incapaz de realizar a viagem desde o Laranjeiro (Almada), devido a sua idade e consequentemente cansaço, mas disse-me que adoraria vir ter com os camaradas, mas na impossibilidade, me pediu para falar dele a todos, e dar um grande abraço.

No dia seguinte, de novo me ligou, e então feliz, a confirmar três pessoas, seja para ele, sua esposa e sua filha, esta que vendo a vontade de seu pai em nos querer ver, se ofereceu em trazer seu pai ao nosso encontro.

Que lindo seu gesto minha senhora, seu pai era o homem mais feliz naquele Convívio, onde muito falou comigo alegremente.

Que lindo seria todos os filhos e agora até netos procedessem assim, porque nós já velhos e cansados adoramos.

A todos vós bons filhos e jovens, obrigado pela alegria que dais ao vosso pai, avô ou familiar e guarda bem para ti, que ele foi um grande combatente e que soube honrar a bandeira de Portugal.

Obrigado
__________


Louvores à CCAÇ 2368

Por despacho de 8 de Novembro de 1968 do Exmo. Comandante do Batalhão de Caçadores N.º 2851 é citada a CCAÇ 2368:

Teve este Batalhão sob o seu Comando Operacional para a Operação “Vamos Ver“, a CCAÇ 2368.
A forma altamente consciente da responsabilidade da missão com que actuou e, que se manteve intacta apesar de ter sido a subunidade que deparou com o mais forte contacto com o IN, sofrendo baixas, tornam a CCAÇ 2368, credora do apreço que com muita satisfação, este Comando manifesta.

( O.S. N.º 86 do BCAÇ 2851, de 8 de Novembro de 1968)
__________


Lovor ao 3.º Grupo de Combate da CCAÇ 2368

Por despacho de 9 de Maio de 1969 de Sua Ex.ª o Comandante Militar do CTIG é Louvado o 3.º Grupo de Combate/CCaç 2368 destacado em Bachile :

Pelo alto espírito de camaradagem com que efectuaram a evacuação de um Soldado Milícia gravemente ferido por acidente naquele Destacamento, ao ser verificada a impossibilidade de se efectuar a evacuação por meios aéreos, por ter caído a noite e a impossibilidade de Transmissões com a Sede, conscientes do risco que iam correr, uma vez que não tinha sido feita a picagem do itinerário e dada a gravidade do ferido, com total desprezo pelo perigo, meteram-se a caminho dignificando a sua farda, a bandeira e a Unidade a que pertencem, resultando deste acto uma materialização da acção psicológica na população e de uma igualdade de soldado metropolitano e milícia.

( O.S. N.º 24 de Junho de 1969 do CTIG )
__________

Albino Silva
Sold Maq N.º 011004/67
Ao vosso dispôr e do Bat Caç 2845
Ver Blogue do Convívio dos Feras em : batcac2845guineteixeirapinto.blogspot.com

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6370: Blogopoesia (72): Escondam-se que eles vêm aí (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 5 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6539: Convívios (162): Almoço convívio C.Caç.2381 e 2382, 01 de Maio de 2010 em Mira Daire (Arménio Estorninho)

Sem comentários: