terça-feira, 8 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6557: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (5): A zona de acção do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e os seus principais aglomerados populacionais (Benjamim Durães)




Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > BART 2917 (1970/72) > Forças da CCAÇ 12, a descansar na Ponte dos Fulas (sobre o Rio Pulom), por ocasião de uma coluna logística Bambadinca - Xitole (Xitole era a unidade de quadrícula, do Sector L1, mais a sul; era a sede da CART 2716).

Foto: © Arlindo T. Roda (2010). Direitos reservados



 Guíné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Brasão (à esquerda)

Fonte: História do Batalhão de Artilharia nº 2917 - De 15 de Novembro de 1969 a 15 de Março de 1972. (Versão em texto processado por Benjamim Durães)

[Continuação da publicação de excertos do Cap II da História do BART 2917, Bambadinca, 1970/72 - Documento classificado como "reservado" - , segundo versão policopiada gentilmente cedida ao nosso blogue pelo ex-Fur Mil Trms Inf, José Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72, membro da nossa Tabanca Grande; cotejada igualmente com a versão, em suporte digital, corrigida e melhorada pelo Benjamim Durães; é um excerto desta última versão que se publica aqui hoje] (*)


HISTÓRIA DO BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) > CAP II > ACTIVIDADE NO TERRITÓRIO OPERACIONAL DA GUINÉ


SITUAÇÃO GERAL

1.a. - TERRENO

1) – DEFINIÇÃO DA ZONA DE ACÇÃO (Z.A.)

- MAMBONCÓ (9A8-35);             - MAMBONCÓ (9G0-55);                 - RIO MANCURRE;
- RIO GAMBIEL;                               - RIO GEBA;                                          - RIO ULUNGUALAON;
- RIO BIFI;                                         - RIO SANDOFARA;                             - RIO CAMPORE (até nascente);
- RIO CUSSONCONE;                      - RIO SUMPOI;                                      - RIO COLUFE;
- RIO XANCARA;                              - RIO SANAU;                                       - RIO BILANCA;
- RIO CAMPARA;                             - RIO NHANUMOIEL;                           - RIO CHANCA;
- RIO CARANGOLI;                          - RIO BANTANCUSSÁ;                        - RIO PULON (T);
- BISSAMALI;                                   - RIO CHACONA;                                  - RIO MANCHAU;
- RIO CANCANTE (T);                - MADINA TABAGE (T);                - TENDITO (T) ;
- NHANDOFÓ (T);                    - GUNTI;                                                 - XITOLE (8I2-47);
- RIO CORUBAL (até) FULACUNDA (9F5-72)                            - RIO BARA;
- DOULO;                                          - MAMBONCÓ (7C1-88);                 - MEREDIANO 50345;
- MAMBOCÓ (8C1-25) – Limite Administrativo;   - MAMBOCÓ (8G4-45) – Limite Administrativo; e,
- MAMBOCÓ (9A8-35).

2) – RELEVO E HIDROGRAFIA

- A característica geral da área do Batalhão é a planície, onde correm muitos rios cavados num planalto de 40 metros de altitude.
- A rede hidrográfica encontra-se orientada para os RIOS COLUFE, GEBA, e CORUBAL, verificando-se, na época das chuvas e nos baixos cursos destes dois últimos, o nivelamento das águas dos rios e das bolanhas, durante a preia-mar.
- Na época seca, com excepção dos RIOS GEBA, CORUBAL, COLUFE, GAMBIEL e UDUNDUMA, todos os restantes são transponíveis a vau.
- Na época das chuvas, todos os rios do sector são praticamente intransponíveis a vau.
- Os RIOS GEBA e CORUBAL, estão sujeitos à influência das marés. Na previsão de marés ao longo do canal do GEBA, são de admitir diferenças até cerca de 50 minutos em tempo e até meio metro, em alturas de água.
- O retardo do estofo da corrente da maré atinge, por vezes, uma hora e trinta minutos.
- Para montante de PORTE GOLE, no canal do RIO GEBA, forma-se o MACARÉU.
- No XITOLE (Rio Corubal) e em BAMBADINCA (Rio Geba) o MACARÉU ocorre, respectivamente, cerca de oito horas e trinta minutos e de sete horas e vinte minutos depois da hora da baixa-mar em CAIÓ.

3) - VEGETAÇÃO

- Nas bolanhas não cultivadas, o capim na época das chuvas atinge grande altura camuflando facilmente das vistas os possíveis movimentos do IN e dificultando os movimentos e a orientação das NT.
- Durante a época seca (a partir de Dezembro), as bolanhas apresentam-se queimadas não oferecendo qualquer protecção.
- Na área definida pelos RIO GEBA e RIO CORUBAL e a estrada BAMBADINCA / XITOLE, fora das bolanhas, o revestimento é de natureza florestal com palmares cerrados, nomeadamente nas nascentes dos rios. Na parte restante do SECTOR a vegetação é tipo savana com núcleos de floresta muito espalhada, dos quais o mais importante é o de CANDAMÃ.

4) – NATUREZA DO SOLO

- Nas bacias hidrográficas dos RIO GEBA e do RIO CORUBAL existem os solos das bolanhas e lalas, nem sempre propícios à agricultura.  Imediatamente a seguir a estes existem aqueles a que podemos chamar “ricos” onde é possível a cultura de quase toda a espécie de vegetais e fruta.
- No interior do SECTOR, o solo é argilo-arenoso tendo por baixo uma couraça de laterite que em certas zonas aparece à superfície.

5) - COMUNICAÇÕES

- Durante a época seca é possível a circulação de viaturas em todas as vias de comunicação do SECTOR.
- Na época das chuvas, com excepção das estradas BAMBADINCA-BAFATÁ e BAMBADINCA-XIME, a circulação em todas as outras, torna-se difícil, chegando mesmo a ser impossível em algumas delas.
- Dos rios do SECTOR só o RIO GEGA durante todo o seu percurso no SECTOR, e o RIO CORUBAL para jusante dos rápidos de CUSSELINTA, são navegáveis por barcos de médio calado, embora os barcos militares deste calado ”LDG” se desloquem apenas até ao XIME.
- No entanto como as margens do RIO CORUBAL são na sua quase total extensão dominadas pelo IN, só no RIO GEBA se verifica tal facto.
- As principais vias de comunicação terrestres são:
as ESTRADAS de
- BAMBADINCA / BAFATÁ;
- BAMBADINCA / MANSAMBO / XITOLE / SALTINHO, e,
- BAMBADINCA/XIME, encontrando-se presentemente, a primeira e a última alcatroadas.

6) – PISTAS DE ATERRAGEM E HELIPORTOS

- Existem duas pistas de aterragem, uma em BAMBADINCA e outra no XITOLE, ambas de terra batida, só permitindo a aterragem a aviões do tipo ”DO”.
- Estão em curso diligências para que a pista de BAMBADINCA seja adaptada para ”DAKOTA” e ”T-6”.
- Existem ainda heliportos em BAMBADINCA, MANSAMBO, XIME, XITOLE, PONTE DO RIO PULON, ENXALÉ, MISSIRÁ, FÁ e NHABIJÕES.

7) - PORTOS

-Os dois portos com importância para o SECTOR LESTE, são: o de BAMBADINCA e o do XIME.
- O Porto de BAMBADINCA é de extraordinária importância pois é através dele que é reabastecido todo o SECTOR LESTE.
- Ultimamente todo o tráfego pesado tem sido feito através do porto do XIME, embora este não esteja apetrechado com guindaste e rampa de abicagem, o que torna difícil as operações de carga e descarga.
- Com influência na manobra dentro do quadro do Batalhão situam-se ainda:
o porto de ENXALÉ (só utilizável na época seca), os portos de GÃ GEMEOS, o Porto Velho do ENXALÉ, FÁ PORTO e MATO CÃO.

b) – AGLOMERADOS POPULACIONAIS

1) – Povoações com valor no quadro económico da Província

- BAMBADINCA

- Sede do Posto Administrativo do mesmo nome e Sede do Comando de Batalhão.
Tem 1.440 habitantes recenseados, dispõe de um Porto que constitui ainda a principal fonte de escoamento dos produtos das circunscrições de BAFATÁ e GABU (mancara, madeira e coconote e artigos de artesanato) e de entrada de quase todos os reabastecimentos para as tropas do SECTOR LESTE.
Dispõe de sete lojas comerciais e tem tendências para aumentar o seu comércio e importância.

- XIME

- Sede da CART 2715, com uma população avaliada em 250 habitantes, dispondo de um Porto por onde é já manuseada toda a carga muito pesada de e para o SECTOR LESTE e que se prevê, quando apetrechado venha a absorver quase toda a carga hoje manuseada pelos Portos de BAMBADINCA e BAFATÁ.
- O desenvolvimento do Porto acarretará um surto de desenvolvimento e progresso para a População.

- XITOLE

- Sede do Posto Administrativo do mesmo nome, Sede da CART 2716, com uma população normal de 300 habitantes, dispõe de 3 lojas comerciais em funcionamento. Sofreu forte repressão na sua importância comercial (principais fontes de riqueza coconoto e madeira), com a guerra.
- A construir-se a Estrada AMEDALAI-XITOLE a sua importância será muito aumentada.

2) – POVOAÇÕES SOBRE CONTROLO DAS NOSSAS TROPAS (NT), COM VALOR NO
QUADRO DA MANOBRA DO SECTOR

a) Pela sua localização (armada em AUTO DEFESA (A/D) ou colaborantes na defesa) constituem a linha de contenção de subversão.

- MISSIRÁ
- Colaborante na defesa, Sede de Regulado do CUOR, dispõe de 165 habitantes recenseados.
- FINETE
- Colaborante na defesa, dispõe de 56 habitantes.
- ENXALÉ
- Colaborante na defesa dispõe de 300 habitantes e de uma loja comercial.
- AMEDALAI
- Colaborante na defesa, dispõe de 160 habitantes.
- TAIBATÁ
- Colaborante na defesa, Sede de Regulado do XIME, dispõe de 228 habitantes recenseados.
- DAMBA TACÓ
- Colaborante na defesa, dispõe de 234 habitantes.
- SAMBA JULI
- Em Auto Defesa, dispõe de 127 habitantes.
 - SINCHÃ MAMAJÃ
- Em Auto Defesa, dispõe de 119 habitantes.
- SANSANCUTÁ
- Em Auto Defesa, dispõe de 55 habitantes.
- DEMBATACOBÁ
- Em Auto Defesa, dispõe de 168 habitantes.
- AFIÁ
- Colaborante na defesa, dispõe de 195 habitantes.
- CANDAMÃ
- Colaborante na defesa, Sede do Regulado do CORUBAL, com 204 habitantes.
- CAMBESSÉ
- Em Auto Defesa, dispõe de 174 habitantes.
- SINCHÃ MADIU
- Em Auto Defesa, dispõe de 120 habitantes.
- TANGALI
- Em Auto Defesa, dispõe de 146 habitantes.
- MANSAMBO
- Sede da CART 2714, dispões apenas dos assalariados normais da Companhia e de seus familiares.

b)Por constituírem pólo de atracção da população

- REORDENAMENTO DE NHABIJÕES                 1.579 pessoas
- BANTAJÃ ASÁ                                                     222 pessoas
- BANTAJÃ MANDINGA                                           286 pessoas
- BIANA                                                                   166 pessoas
- BISSAQUE                                                           189 pessoas
- BRICAMA                                                              320 pessoas
- CANFATE                                                             150 pessoas
- GANHOMA                                                            242 pessoas
- IERO NHAPA                                                        194 pessoas
- JANA                                                                    436 pessoas
- MERO                                                                   456 pessoas
- META NHANCANI                                                152 pessoas
- QUEROANE                                                          156 pessoas
- SANTA HELENA                                                    571 pessoas
- SARÉ ADÉ                                                            166 pessoas
- SARÉ BAMBÉ                                                       183 pessoas
- SARÉ IERO                                                           302 pessoas
- SIBICROTO                                                           231 pessoas
- TENCNAN                                                             337 pessoas
- UAGE FULA                                                          194 pessoas

c)Com mais de 150 habitantes e não incluídas nas anteriores

- FÁ MANDINGA
- Centro de Instrução de Companhias de “COMANDOS AFRICANOS”, com 318 habitantes
- MADINA BONGO
- Sede do Regulado de BADORA, com 170 habitantes


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