segunda-feira, 14 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6593: Estudos (1): Guerra de África - O QP e o Comando das Companhias de Combate (António Carlos Morais da Silva, Cor Art Ref) (V Parte)



Luís Marcelino, um dos poucos ex-capitães milicianos que, até á data, fazem parte da nossa comunidade virtual e nos dão a honra da sua participação (activa) no blogue. Acredito que, para a grande maioria dos oficiais (quer do QP quer milicianos), não seja fácil dar a cara e o nome. Mas, como gostamos de lembrar com frequência, a nossa Tabanca Grande não tem portas nem janelas, cavalos de frisa, valas, arame farpado, fossas, minas e armadilhas... Este blogue está aberto a todos os combatentes da Guiné, qualquer que tenha sido o seu posto na época, ou até o lado em que combateram, desde que estejam dispostos a partilhar histórias e memórias, e aceitar as nossas regras do jogo...

O Luís Marcelino foi o Comandante da CART 6250, Mampatá, 1972/74.  Espero poder dar-lhe um abraço no nosso V Encontro Nacional, no próximo dia 26, em Monte Real. Eis como ele próprio fez a sua apresentação, aquando da sua entrada para a nossa Tabanca Grande, em 6 de Junho de 2009:

(...) "Sou Luís Marcelino, a viver em Leiria. Fiz o meu serviço militar, entre Janeiro de 1971 e Agosto de 1974. No primeiro Trimestre de 1972, em Vila Nova de Gaia, foi formada a CART 6250 que comandei,  ali fazendo a preparação para a comissão na Guiné. Em Junho desse ano, partimos para a grande aventura, que terminou em Agosto de 1974.

"Fizemos o treino Operacional em Bolama, durante cerca de um mês, findo o qual partimos para Mampatá, em rendição de uma Companhia de Infantaria. A nossa Companhia era independente e estava adida ao Batalhão sediado em Aldeia Formosa, a cerca de 7 Kms de Mampatá.

"Após o regresso da Guiné entrei para a GNR, onde prestei serviço em Leiria, Évora, Santarém e Lisboa. Estou actualmente aposentado" (...).

Foto: © Luís Marcelino (2009). Direitos reservados.

































































Publicação da 5ª (e penúltima) parte do estudo do Cor Art Ref António Carlos Morais da Silva, professor do ensino superior universitário, antigo docente da Academia Militar, do Instituto Superior de Gestão e da Universidade Autónoma de Lisboa. O autor é especialista em Investigação Operacional. Também passou pelo TO da Guiné como oficial do QP.

O Morais da Silva teve a gentileza de facultar ao nosso blogue, em pdf e em word, um exemplar do seu estudo, de 33 pp., sobre a "Guerra de África - O QP e o Comando das Companhias de Combate" (2ª versão Maio de 2010). A 1ª versão (Março de 2010), de 30 pp., circulou internamente, na nossa Tabanca Grande, através da nossa rede de emails. A 2ª versão, aumentada e actualizada, também irá ser distribuída por email.

Este estudo chega agora  a um público mais vasto, através do nosso blogue (*).

A existência de um elevado número de gráficos e quadros obrigou-nos a digitalizar todo o relatório , sob a forma de imagens, por partes. Esta é a V  parte, correspondente às pp. 22-29.

Por sua vez, o nosso camarada Jorge Canhão (ex-Fur Mil da 3ª Companhia do BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74, foto à esquerda) encarregou-se da morosa tarefa da digitalização do relatório, folha a folha. Aqui fica a expressão do nosso agradecimento público, pelo empenho e pela competência com que levou a cabo a digitalização do documento.

________________

Nota  de L.G.: 

(*) Vd. postes anteriores:


6 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6541: Estudos (1): Guerra de África - O QP e o Comando das Companhias de Combate (António Carlos Morais da Silva, Cor Art Ref) (II Parte)

8 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6560: Estudos (1): Guerra de África - O QP e o Comando das Companhias de Combate (António Carlos Morais da Silva, Cor Art Ref) (III Parte)


Sem comentários: