quarta-feira, 16 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6603: Convívios (254): Uma almoçarada muito alegre, divertida, de confraternização e alta camaradagem (Benvindo Gonçalves)

1. O nosso Camarada Benvindo Gonçalves, ex-Fur Mil Trms da CART 6250/72, Mampatá, 1974, enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 2 de Junho de 2010:
Camaradas,
Quanto mais vejo publicados artigos sobre a Guiné e leio os correspondentes comentários, mais me aguça o apetite e me impele a escrever qualquer coisa.
Histórias que não sendo propriamente "Best-Sellers", nos ajudam a relembrar a juventude, os anos dourados e o tempo que passou sem que lhe déssemos a devida importância.
Quando olho para trás, torna-se difícil entender como se passaram 34 Anos sem notícias daquela terra, dos camaradas e dos bons e maus momentos.
Não sendo de modo algum um saudosista e muito menos um homem de paixão por fardas ou pela vida militar, não é também um tempo que renegue, mas sim uma passagem da vida de que me orgulho, que trouxe ensinamentos e me ajudou na formação enquanto ser humano.
Já há muito tempo comentava com a minha família o facto de ver nos jornais tantos anúncios e avisos de confraternização de Companhias que passaram por terras africanas e nunca ter apanhado qualquer mensagem da CART 6250 de MAMPATÁ.
Era um estigma que me acompanhava, e que pretendia um dia ver ultrapassado, pelo que o receber informações sobre os amigos dessa data, era como que uma meta que teimava em não cortar.
Foi por isso, com muita satisfação pessoal que por um simples pedido na INTERNET, este mundo global ao alcance dos dedos das mãos e de uns simples cliques, nos permite aceder com facilidade e naturalidade a um mundo repleto de notícias, encontros e desencontros e sempre disponível.
Daí a começar a receber mensagens, foi um pequeníssimo passo, algumas até de camaradas que não sendo da minha companhia e por conseguinte não me conhecerem, conseguiram o " MILAGRE " (com o devido respeito), de me facultarem dados e contactos que me colocaram na linha do que há muito procurava.
Deu-se portanto início a contactos telefónicos, mensagens, troca de e-mails, etc., etc., fazendo com que hoje não passe um único dia sem que consulte de manhã e ao fim do dia as novidades dos BLOGUES que nos unem e nos fazem recordar tempos idos, sinal que também nós atravessámos os tempos e continuamos a manter acesa a chama daquela época e o sentir do cheiro daquelas terras.
Como já tinha escrito anteriormente e inclusivamente prometido a alguns camaradas que me deslocaria numa 4ª feira ao MILHO REI em Matosinhos, a Grande Tabanca de convívio de todo o pessoal da Guiné, lá me desloquei no passado dia 26 de MAIO do corrente ano.
Previamente combinado, saí de Lisboa nesse dia por volta das 08h30 da manhã e passei por Fátima para apanhar, vulgo dar boleia, ao camarada Zé Pedro, que mora em Porto de Mós, também ele ansioso por matar saudades, mas que por vários motivos foi sempre adiando a ida ao Milho Rei.
Foi uma almoçarada muito alegre, divertida, de confraternização e alta camaradagem, com muito respeito por todos e num espírito de amplo e salutar matar de saudades, de que junto algumas fotografias elucidativas desse bom momento.
Levei comigo os exemplares dos Jornais a que já fiz referência em anterior artigo, sendo muito apreciados, tendo-me sido pedido por muitos dos presentes que encetasse esforços para uma eventual digitalização de todas as páginas dessas recordações, permitindo assim a sua partilha por todos os leitores e seguidores das crónicas no site do grande Luís Graça.
Tive o grato prazer de rever o Carvalho, o Zé Manuel Lopes e o Zé Alves, mais conhecido por Leça, tendo desde logo sido convidado a estar presente no encontro do pessoal da CART 6250 de MAMPATÁ, que se vai realizar a 10 de Julho próximo em Paços de Ferreira.
É mais que certo que só um motivo de força maior me impedirá de estar presente e rever os camaradas que agora não encontrei, sabendo desde já que se alguns não se lembrarão de mim, outros há que já me transmitiram por recados, a vontade de me abraçarem.
O regresso a Lisboa, deu-se por volta das 15h30 com passagem por Porto de Mós para deixar o Zé Pedro, tendo aí nós ficado à conversa durante mais um tempinho, seguindo viagem até Carnaxide com um até breve pessoal da Tabanca.
Aspecto geral da Tabanca de Matosinhos no dia 25 de Maio de 2010
O Zé Manuel Lopes, António Carvalho & Esposa
O António Pimentel e o Zé Alves (mais conhecido na Companhia pelo Leça)
Eu e o Zé Pedro
Grande Abraço,
Benvindo Gonçalves
Fur Mil Trms da CART 6250 (1974)
____________
Nota de M.R.:
Vd. último poste da série em:

Sem comentários: