sexta-feira, 18 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6611: Memória dos lugares (83): Mata de Cassum, na região fronteiriça de Susana / Senegal, de triste memória para o pessoal da CCAV 2538, comandada pelo Cap Cav Luís Vilar (Nuno Rubim)


Guiné > Região de Cacheu > Susana > Carta 1/50000 > Pormenor: a mata de Cassum, a norte da estrada Susana - São Domingos, na fronteira com o Senegal.




Excerto do Perintrep nº 08/70, com referência à Op Cassum, e às baixas sofridas pelas NT (CCAV 2538, comandada pelo Cap Cav Luís Rei Vilar).


Infogravuras: © Nuno Rubim (2010). Direitos reservados


1. Mensagem de Nuno Rubim, Cor Art Ref, e especialista em história militar da guerra colonial na Guiné, com data de 14 do corrente:

Caro Luís:

Tendo ido ao blogue ler a última parte do estudo do Cor Morais da Silva (a única que me faltava ), li, como não podia deixar de ser, o poste sobre o desditoso Cap Cav Luís Rei Vilar.

Fui pois procurar no dados que já tenho e passo a facultá-los:

(i) A CCav 2538 pertencia ao BCav 2876, que tem História da Unidade no A.H.M. ( Caixa nº 126 - 2ª Div / 4º Sec ).

(ii) No Perintrep nº 08/70 encontrei menção à operação Cassum, como podes ver pelo anexo.

(iii) Junto também mapa da zona da Mata de Cassum , que se estende para lá da fronteira com o Senegal, retirada da nossa Carta Militar da Guiné, folha de Susana, tendo acrescentado as coordenadas geográficas.


2. Comentário de L.G.:

Obrigado, Nuno. Apesar dos teus afazeres de incansável, dedicado, apaixonado, patriótico e competentíssimo investigador da guerra colonial da Guiné (entre outre outros tópicos da nossa história militar, pouco ou mal conhecidos), ainda tens tempo (e pachorra...) para acompanhares a nossa produção bloguística... Sei que és muito exigente e selectivo, e que nem tudo o que se publica,  te interessa... É normal, todos temos interesses diferentes, embora muitas vezes complementares. Mas mesmo assim consegues estar atento ao essencial.

A morte do teu e nosso camarada Cap Cav Luís Rei Vilar, durante muito encoberta pelo manto diáfano do mistério, da fantasia e da especulação, não é um fait-divers,é mais um - entre muitos - episódios dolorosos desta guerra.

 Segundo o Perintrep (acrónimo de Periodic Intelligence Report, termo  inglês usado pelas forças da NATO), a morte do Comandante da CCAV 2538 dá-se quase três depois de o guia das NT ter accionado uma mina A/P e quando, por volta das 14h30,   se  montava a necessária segurança à evacuação do ferido...Recorde-se que nesse dia o nosso camarada e amigo, Jorge Félix,  Alf Mil Pil Heli AL III, fez um transporte de evacução (TEVS) da zona operacional (ZOPS) de Susana, para Bissau (BS), com 4 aterragens...

A família Vilar vai, seguramente, ficar-te grata pela tua generosidade, disponibilizando ao nosso blogue os elementos informativos que nos ajudam a esclarecer melhor o contexto em que ocorreram as nossas baixas, no decurso da Op Cassum, no dia 18 de Fevereiro de 1970. Ela manda-te uma palavra de reconhecimento e agradecimento.

Sem comentários: