quarta-feira, 7 de julho de 2010

Guiné 63/74 – P6685: Histórias do Eduardo Campos (14): O que aconteceu à “minha” Nhacra?

1. O nosso camarada Eduardo Ferreira Campos, ex-1º Cabo Trms da CCAÇ 4540, Cumeré, Bigene, Cadique, Cufar e Nhacra, 1972/74, enviou-nos a 3ª parte da narração da sua ainda fresquinha viagem à Guiné.

CAÇ 4540 – 72/74 – SOMOS UM CASO SÉRIO

O que aconteceu à “minha” Nhacra?
Quando decidi efectuar a viagem, disse à minha família em que circunstâncias o ia fazer, acabando por me juntar a esta “expedição” à volta da Guiné. O “Capitão” Zé Rodrigues e os restantes marinheiros, que, só por si, eram a garantia de uma viagem de sucesso.

O que eu não esperava era que ao grupo se viessem juntar mais três nobres marinheiros: o Fernando Henriques, o Petiz e o Vilar.

Embora os três compreendessem e falassem português bastante bem, era-nos muito difícil saber, através deles, o que pretendiam, facto este proveniente, em parte creio eu, de lhes ser muito difícil interpretar o nosso tom irónico, brincalhão e de boa disposição que foi patente, nas nossas conversas, no dia-a-dia.

Seja-me pois permitido aqui exprimir toda a minha gratidão, pelas muitas e boas gargalhadas que me proporcionaram.

Tinha a perfeita consciência que no meu regresso á Guine, nem tudo o que iria encontrar seria do meu inteiro agrado, mas também estava longe de imaginar o avançado estado de degradação, de muitas infra-estruturas, que no passado conheci no seu melhor aspecto.

Todos sabemos que estou a falar de um país pobre, onde os recursos mais básicos não existem sequer para a sobrevivência dos seus povos, mas mesmo reconhecendo este facto, sinto uma certa revolta, pelo que fui encontrar em Nhacra.

Para quem viveu num aquartelamento que durante 10 meses foi a sua casa, e que bela era ela, julgo não exagerar que foi dos aquartelamentos mais bonitos que vi na Guiné.

Por momentos pensei que estava em Nagasaki ou em Hiroshima, o que aconteceu à minha Nhacra?

Um agradecimento pela simpatia e gentileza do Administrador de Nhacra, pela forma como nos recebeu e autorizou a tirar algumas fotos, tendo ao mesmo tempo lamentado o estado de destruição daquele espaço.

Nhacra – Antiga Capela

Nhacra – Antiga Enfermaria

Nhacra – Antigo bar dos praças?

Nhacra – Antigo edifício do comando

Nhacra – (?)
Nhacra - (?) Nhacra - (?)
Nhacra - (?)
Nhacra - (?)

Nhacra – Entrada da porta de armas
Nhacra – casa do administrador

Nhacra – Carvalho –Eu –Administrador – Capela – Carminda

Um abraço Amigo,
Eduardo Campos
1º Cabo Telegrafista da CCAÇ 4540

Fotos: © Eduardo Campos (2009). Direitos reservados.
___________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

24 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 – P6461: Histórias do Eduardo Campos (13): Língua Portuguesa na Guiné: Em Perigo?

5 comentários:

Anónimo disse...

Numa das fotos mostra o que resta de um chafariz hexagonal com a indicação em cada um dos seis lados e na respectiva direcção o nome das localidades próximas de Nhacra. Este Chafariz ficava na parada do aquartelamento.

Vasco Ferreira

Anónimo disse...

Não dá para acreditar.
Cheguei a Nhacra em 28 de Outubro de 1969. Distribuimo-nos (CCAÇ 2615), por Nhacra, Cumeré, Safim, João Landim e Dugal.
Ficámos menos de dois meses e seguimos para Quebo.
Aquela enfermaria(?) da foto foi o meu PT (posto de trabalho).
Por estas e por outras, eu ainda não fui à Guiné.
Provavelmente não irei.

Manuel Amaro

cancela disse...

Ó Campos.Lá diz o ditado que mais vale F....o homem que lhe trocarem o nome CANCELA e nao Capela.

Para o proximo encontro vais paga-las

Um abraço Capel... nao Cancela

manuel quelhas disse...

Caro Eduardo,
Ainda bem foste à Guiné ver com os teus próprios olhos aquilo que eles não queriam ver. Tenho a certeza de que viete de lá feliz. Não importa como as coisas estão, importa é que voltaste a colocar os pés naquela terra onde deixamos parte de nós. sei também que foste reconhecido quase 40 anos depois. Como isso te deve ter deixado feliz, só por isso valeu a pena.
Quem me dera a mim poder lá ir.
Um Abraço do tamanho do atlântico.
Manuel Quelhas
Mansabá

F. Ruas Mendes disse...

Camaradas amigos.
Foi com alguma emoção que hoje vi fotografias de contemporaneos em Nhacra. Os camaradas das Comp- Gringos do Guilege e Somos um caso Sério.
Estou certo recordam o Pel. Mort. 4581 ali estacionado.
Para todos um forte abraço
Fur. Mil Mendes
Pel Mort 4581.