sexta-feira, 9 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6699: Parabéns a você (129): Viva o senhor professor Peixoto, membro do selectíssimo Clube dos SEXAS! (Luís Graça)



Monte Real, Palace Hotel, 26 de Junho de 2010. V Encontro Nacional do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné > Uma foto, muito feliz, do Manuel Carmelita, grande fotógrafo: o Joaquim e a Margarida, o nosso casalinho de professores de Penafiel, apanhados num belíssimo momento de descontracção e de ternura... O Joaquim é também habitué da Tabanca de Matosinhos, frequentada igualmente (e fotografada) pelo Manuel Carmelita. Hoje faz 61 anos. Está connosco há uma ano. A melhor prenda que lhe podíamos era encontrar gente da sua açoriana CART 3414, que andou por Bafatá e Saré Bacar (1971/73).


Fotos: © Manuel Carmelita / Carlos Vinhal  (2010). Direitos reservados


1.  Em 11 de Julho do ano passado, apresentava-se formalmente à Tabanca Grande o senhor professor Joaquim Carlos Rocha Peixoto, casado com outra senhora professora, Margarida Peixoto, um casal encantador que entretanto veio a tornar-se amigo e visita da nossa família no Norte (Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses).

A explicação é fácil: primeiro, o Joaquim foi Fur Mil Ap Inf, com o curso de Minas e Armadilhas, na CCAÇ 3414 (Bafatá e  Sare Bacar, 1971/73) (*), e andou lá minhas bandas da zona leste...  Depois, mora em Penafiel e é professor do ensino básico, 1º ciclo, tendo leccionado durante anos na Casa do Gaiato, em  Paços de Sousa. Aí o professor também foi aluno, recebeu lições grandes de vida, por que naquela instituição acolhem-se e educam-se meninos da rua, alguns dos quais com dramáticas histórias de abandono, violência, exclusão social...

O Joaquim ainda está no activo, enquanto a Margarida já se reformou. O Joaquim é um homem discreto, sensível, reservado. A Margarida é uma típica nortenha, de verbo fácil e a sensibilidade à flor da pele. Já tive o privilégio de estar com eles, na sua belíssima casa nessa belíssma terra, que é Penafiel da qual sabia pouco, no tempo da guerra colonial: era apenas, para mim, a capital do vinho verde (ah!, como bem sabia, o verdinho de Penafiel em Bambadinca!).

Hoje Penafiel, a dois passos do Porto,  é o coração da Rota do Românico do Vale do Sousa, uma região que merece uma prolongada visita não só pelas suas gentes, gastronomia e paisagens naturais como sobretudo pelo seu património edificado, e nomeadamente o Românico de Resistência, vasto, rico e único  (Sugestão de roteiro para visitar os 21 monumentos que compõem a Rota do Românico do Vale do Sousa: 4 mosteiros beneditinos, 10 igrejas, 1 ermida, 2 pontes, 2 torres e 2 monumentos funerários dos quais só existem 6 exemplares conhecidos em Portugal).

Por outro lado, a Margarida está ligada por laços afectivos à freguesia de Paredes de Viadores, no vizinho concelho de Marco de Canaveses, em cuja escola (a Escola de Passinhos / Foz) trabalhou um ano, o primeiro ano da sua vida como professora primária (como então se chamavam as nossas queridas professoras).

Margarida Peixoto, também natural de Penafiel (com 6 anos vividos em Angola, dos 10 aos 16, em plena guerra colonial), voltou a Paredes de Viadores, em 2009,  para reencontrar e homenagear os seus "meninos e meninas" da Escolinha de Passinhos / Foz, no já longínquo ano de 1972... Tinha acabado de sair do Magistério. Foi o seu primeiro ano de trabalho. Tinha cerca de três dezenas de alunos, de ambos os sexos, da 1ª à 4ª classe... Nunca mais se esquecerá deles, das suas caras, dos seus nomes, das suas histórias...

Conhecera a Alice por ocasião do IV Encontro Nacional do Nosso Blogue,  na Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria, em 20 de  Junho de 2009. Por um feliz acaso: apresentei-as por que eram da mesma região... Hoje são duas belas amigas. A Alice proporcionou logo a seguir, na sua casa,  nesse verão o reencontro da senhora professora com alguns dos seus antigos meninos e meninas... Eu e o Joaquim estivemos naturalmente presentes... Encantados. Foi um momento único, irrepetível. Como têm sido, para muitos de nós, alguns momentos aqui proporcionados pelo nosso blogue... De tal modo que já paga direitos de autor a frase  O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande. A que se deve acrescentar: Honni soit qui mal y pense  (sem pretensões nem maldade...).

Espero reencontrá-los, de novo, este mês, ou em Penafiel, ou em Candoz, Paredes de Viadores, na nossa casa e na festa da Senhora do Socorro, daqui a quinze dias. Mas antes disso temos que celebrar aqui a festa de anos do Joaquim, membro já do nosso selectivo Clube dos SEXAS.

Em meu nome, dos demais editores e do resto da Tabanca Grande, aqui fica aquele Alfa Bravo que já é marca distinta no tratatamento social entre os amigos e camaradas da Guiné que se reunem sob o frondoso poilão da Tabanca Grande.

Um Alfa Bravo muito especial, comprido, caloroso e largo, tão comprido como o Rio Geba, tão caloroso como o Rio Douro, tão largo como o Rio Tejo que é o rio da minha aldeia... Um beijinho ternurento da Alice para ti e para a Margarida. Esperamos revê-los em breve. Infelizmente, em Monte Real, como sempre, o tempo de convívio é como a areia da ampulheta...Foi bom mas foi curtíssimo... Resta-nos os reencontros em Penafiel, em  Candoz, no Blogue, no Facebook...

Joaquim, hoje não é dia de falar da tropa. Bebo um copo à tua longevidade e saúde. Faz o favor de continuares a ser feliz! Parabéns! Teu amigo e camarada,

Luís Graça

______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 11 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4667: Tabanca Grande (160): Joaquim Peixoto, ex-Fur Mil Inf MA da CCAÇ 3414 (Bafatá e Sare Bacar, 1971/73)

Vd. poste anterior desta série > 1 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6665: Parabéns a você (128): Mensagens para a Tertúlia (José Firmino / Manuel Maia)

12 comentários:

Anónimo disse...

Não te conheço pessoalmente Camarada.Pela foto vejo um homem de bem com a vida e, se me permites, uma mulher. Por isso:
Continua por longos anos a viver feliz, com saúde e o resto aparece.

Parabéns

Um abraço do Torcato

Carlos Vinhal disse...

Ao camarada Peixoto,
Homem do Norte, da boa terra de Penafiel da Senhora do Sameiro, deixo o meu abraço de felicitações por mais este aniversário.

Os desejos de um dia bem passado junto dos teus familiares.

O camarada
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Caro Peixoto

Um dia feliz,junto da esposa,restante família e amigos.

Que o repitas,por muitos anos,com saúde.

Um abraço de parabêns

António Marques

Anónimo disse...

No dia em que faço 66 anos desejo de todo o meu coração que tenhas um dia com tudo de bom , como o que eu quero para mim.

Muita saúde!

E agora de caranguejo para caranguejo (que ninguém nos ouve) não estará na hora de começarmos a andar menos de lado e mais para trás.

Um grande abraço e muitos parabens do camarada e amigo
Adriano Moreira - Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES"

Amsoares disse...

Caro Peixoto!

Que tenhas um bom dia de aniversário, com muita saúde, na companhia dos teus familiares e amigos.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Joaquim Mexia Alves disse...

meu caro camarigo Joaquim Peixoto

aqui te deixo o meu camarigo abraço de parabéns pelo dia de hoje.

Pelo que entendi no doa do Convívio, algo vos liga a Monte Real.

O mundo é pequeno!

que passes um grande dia é o que te desejo.

Anónimo disse...

Caro Joaquim Peixoto.

Votos de feliz aniversário na companhia de familiares e amigos, um dia feliz, e que contes muitos mais com saúde.

Um abraço de parabéns.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO JOAQUIM PEIXOTO
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ, JOAQUIM PEIXOTO QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS E TODOS ELES COM MUITA FELICIDADE E PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR AS TUAS SESSENTA E DUAS PRIMAVERAS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº. MECÂNICO AUTO DA 1ª. CCAV DO BCAV8323 BAJOCUNDA 73/74

Anónimo disse...

Amigão

Um feliz aniversário na companhia da Margarida e restantes familiares.

Um Abraço

Eduardo Campos

Cesar Dias disse...

Caro PEIXOTO

Apesar da hora, muitos parabens pelo dia de hoje e que haja muitos com bastante saúde e amigos também.
Um abraço amigo
César Dias

Anónimo disse...

Feliz Aniversário, votos para muitos muitos mais.Que tal para comemorar umas ameijoas á moda de Vieira de Leiria.
Vasco Ferreira

MANUELMAIA disse...

CARO PEIXOTO,

UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS.
FELICIDADES.
MANUELMAIA