segunda-feira, 12 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6721: Agenda Cultural (83 ): o grande Kimi Djabaté no Festival de Músicas do Mundo, FMM Sines, 30 de Julho, 6ª feira, às 18h00, no palco do Castelo Medieval de Sines

 
Capa do álbum Karam [Educação, em mandinga], de Kimi Djabaté. Julho de 2009. Editora: Cumbancha. Cortesia de Cumbancha



FMM Sines 2010 – Festival Músicas do Mundo, 12ª edição28, 29, 30 e 31 de Julho de 2010,  nos palcos do Castelo Medieval e da Praia Vasco da Gama, em pleno coração do centro histórico de Sines.

FMM Sines 2010 > 30 de Julho, 6ª feira, 18h00, no Castelo de Sines >  Kimi Djabaté (Guiné-Bissau), 

Excerto do Programa, com a devida vénia:

Um dos artistas emergentes do circuito das músicas do mundo, o cantor e guitarrista Kimi Djabaté representa a Guiné-Bissau na 1.ª divisão da música de tradição mandinga.

A música da África Ocidental, em particular a ligada à cultura mandinga e à prática dos “griots” [didjius], tem produzido alguns dos mais cultos e talentosos artistas do mundo.

Na nossa ignorância imperial, desconhecemos que a Guiné-Bissau se inscreve nessa tradição e tem músicos, como Kimi Djabaté, que rivalizam com os melhores do Mali, da Guiné Conacri ou do Senegal.


Nascido em 1975, [em Tabatô, a nordeste de Bafatá,], Kimi foi uma criança-prodígio estimulada por uma família de músicos profissionais. Começou a tocar o balafon (xilofone africano) com apenas três anos, seguindo-se a kora, percussões e a guitarra, em que é exímio.

A viver em Lisboa desde 1994, lança o seu primeiro disco, “Teriké”, em 2005 [bvd. capa à esquerda], mas é “Karam”, editado no ano passado pela Cumbancha, uma das maiores editoras de “world music”, que lhe dá exposição internacional e o torna uma das figuras emergentes do circuito.

Fundado na música mandinga, mas também interessado no gumbé, na morna, no jazz e nos blues, Kimi toca e canta a luta do povo africano nos palcos do mundo como o faziam os seus antepassados “griots” [djidius] nos terreiros das aldeias. Ouçamo-lo como merece.

http://www.myspace.com/kimidjabate
http://cumbancha.com/kimidjabate

Fonte:  FMM Sines - Festival de Músicas do Mundo (com a devida vénia...)

[ Revisão / fixação de texto / título / bold a cor: L.G.]
_______________

Nota de L.G.:

Vd último poste desta série >  3 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6671: Agenda cultural (82): Lançamento do CD "Ai Bissau!", do grupo Os Fidalgos, 2ª feira, 5, às 18h00, no Centro Cultural Português, em Bissau

Sem comentários: