domingo, 18 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6759: Controvérsias (97): Ainda... muito a tempo (José Belo)

1. Mensagem de José Belo (*), ex Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, a viver na Suécia, com data de 17 de Julho de 2010:

Caro Amigo e Camarada
Antes "d'abalada" aqui envio algumas considerações aos comentários pessoalizados que recebi, e que em nada vieram contribuir, infelizmente para o interessante, e oportuno, assunto em debate.

"Por respeito aos Editores, e aos camaradas que constituem, ou seguem o blog de Luís Graça e Camaradas da Guiné, sinto necessidade de apresentar algumas considerações quanto a comentários "pessoalizados" que me foram, mais uma vez, dirigidos.

Ao escrever... apresentar algumas considerações... não vou, de modo algum, estabelecer um diálogo, que seria inapropriado para com valores e parâmetros que tão bem servem este fórum.

Tendo um camarada apresentado muito válidas e oportunas sugestões sobre uma futura Organização de Ex-Combatentes, procurei, dentro dos limites óbvios da minha posição geográfica, documentação avaliável que permitisse debater o assunto, com base em experiências passadas, como seria exemplo o Congresso dos Combatentes de 1973.

Ao apresentar este exemplo tive o cuidado de salientar ter o Congresso sido realizado noutros "tempos" e realidades, tanto políticas como o importante facto de, então, a guerra ainda continuar.

Um senhor, aparentemente também interessado pelo assunto, apresentou vastas transcrições de documentos ao seu dispor que vieram contribuir para esclarecimentos quanto ao assunto em debate.

O que se torna, MAIS UMA VEZ, estranho, é a necessidade "patológica" deste senhor de acompanhar a documentação, e ideias, que apresenta, com ataques pessoais em termos caserneiros, acompanhados sempre de insinuações baratas e análises valorativas de "apadrinhamentos", "controleiros" e "vencedores".

Compreendo, (não fora casado com médica psiquiatra), que as arrogâncias gratuitas têm sempre bases em frustrações e recalcamentos vastos. Talvez de... "não haver sido?"

Tais personagens, habituadas durante muitas décadas aos exclusivos do Patriotismo, da História, e das verdades, continuam, aparentemente, a sentir sérias dificuldades em aceitar, na ausência do conveniente apoio de polícia política violenta, terem sido convidados pelos Democratas de Abril a sentarem-se à mesma mesa (não de monólogos, mas de diálogos) com o tal "Povoléu" que tanto desprezam, esquecendo que, eles, os senhores, e o tal "Povoléu", mais não são que... Portugueses!

E, ao escrever "sentarem-se à mesma mesa", sinto que não podem, nem devem, acusar os Democratas pelo facto de, em vez de se SENTAREM, terem-se colocado imediatamente... DE CÓCORAS!

São documentos como o vídeo do tocador de harmónica do Guileje apresentado em P675, que acabam por ficar "Arquivados", muito especialmente nos nossos corações, e são bem representativos do que é a Tabanca Grande e os seus fins.

Um abraço amigo.
Estocolmo 17 de Julho de 2010
__________

Notas de CV:

Vd. poste de 14 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6738: Da Suécia com saudade (24): A difícil procura da unidade dos antigos combatentes (José Belo)

Vd. último poste da série de 14 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6730: Controvérsias (95): Não me move, nem alimento, qualquer querela QP-Milicianos (José Manuel M. Dinis)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro José Belo

Comento apenas para te desejar umas boas férias.
Aproveita para retemperar forças pois ainda estás em muito boa forma para participar em jogos, sejam lá eles os que forem.
E, embora já não alinhes pelos júniores, podes sempre jogar com os séniores...

Além do mais quero também referir que apreciei a forma elevada como tens participado em intervenções e comentários que vão surgindo.

Abraço
Hélder S.