terça-feira, 20 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6768: Ser solidário (81): A água já corre em Amindara (José Teixeira)

A ÁGUA JÁ CORRE EM AMINDARA


OBRIGADO a todos que colaboraram neste projecto.

 

Foram bastantes, os camaradas que corresponderam ao apelo – SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU.

Num tempo em que o mundo e, particularmente o nosso País atravessam uma terrível crise económico-financeira, o apelo foi ouvido. Ecoou bem fundo nos corações dos combatentes da Guiné nos anos sessenta e setenta, não esquecendo outros amigos da Guiné-Bissau que quiseram contribuir.

Em apenas alguns meses conseguimos o capital necessário para abrir o poço e montar todo o equipamento necessário para que a água subisse à superfície da profundeza de 18 metros para o bem-estar dos habitantes da tabanca de Amindara.

Creio que devemos sentirmo-nos em festa tal como a população de Amindara.
Aqueles que contribuíram, sentem com certeza que com a sua pequena ou grande oferta (dependendo da capacidade financeira de cada um) contribuíram para a construção de um mundo melhor, naquela pequenina parcela de terra na Guiné-Bissau.

O melhor agradecimento que a Tabanca Pequena - Grupo de Amigos da Guiné-Bissau, ONG, pode sentir à distância de mais de cinco mil quilómetros, foi a expressão de alegria e felicidade dos habitantes de Amindara.

Certos de que estamos a expressar os sentimentos da população Amindarense, queremos expressar a todos quantos contribuíram o nosso MUITO OBRIGADO.

Queremos expressar também os nossos agradecimentos à AD- Acção para o Desenvolvimento na pessoa do querido amigo Carlos Schwarz (Pepito) e a todos quantos colaboraram na obra sobre a sua orientação técnica.

José Teixeira
20JUL2010

A alegria das mulheres
__________

Nota de CV:

Vd. poste de 14 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6729: Ser solidário (80): Região de Tombali, sector de Bedanda, Cantanhez: Amindara em Festa, com a inauguração do 1º poço comunitário (Pepito / José Teixeira)

10 comentários:

Luís Graça disse...

Zé:

O nosso amigo Pepito chegou domingo, a Portugal. Todos os anos nos encontramos em S. Martinho do Porto, na sua casa de verão. Com a matriarca da família, a Dra. Clara Schwarz, a Isabel, os filhos, as netas... E os amigos: o Pepito é um homem cuja morança está sempre cheia, seja em Bissau, seja em Portugal... Este ano gostava de te encontrar lá...

Para já, e nestes próximos dias, o Pepito anda numa "roda de vida", cuidando dos seus projectos, negociando com os seus parceiros, prestando contas, cooptando novos recursos... Mas uma das pessoas de quem falámos foi de ti. E o que me disse, a teu respeito, deixou-me sensibilizado e vaidoso:
- É um nome grande, que já ecoa pelas matas do Cantanhez, um português generoso e solidário que é respeitado e admirado pela população local e por todos nós, na AD...

Zé: não bastam as ideias, os projectos, os recursos... É preciso liderança, capacidade de mobilização, organização, comunicação, empatia, persistência, ética... E todas essas qualidades tu tens...

Estamos orgulhosos de ti, estamos orgulhosos do papel que está a ser desempenhado pela da Tabanca Pequena,pelas formiguinhas da Tabanca Pequena, sob a afável e discreta batuta do Álvaro Basto, estamos orgulhosos dos demais camaradas das outras tabancas...

Agora para se reunir 20, 30 ou 40 mil euros, e abrir os 9 restantes novos poços, tens que subir de patamar, utilizar outras estratégicas, explorar as redes sociais (por exemplo, o Face Book: dá uma palavrinha à Alice, que já se mexe bem no Face Book, não é o meu forte, mas temos que explorar as suas potencialidades). Sem, esquecer o nosso blogue, pois claro...

Obrigado pelas fotos: é visível a felicidade da população local de Amindara face ao "milagre da água"... Claro que não há milagre(s): há trabalho, trabalho, trabalho, competência, empenhamento, talento, transpiração, transpiração, transpiração... De muita gente, com a AD e a população local envolvidas... E há o Zé, que pode fazer a pequena diferença. Há o nosso Zé, o "Esquilo Sorridente"...

Luís Graça disse...

Zé (e Pepito):

Agora vamos às perguntas práticas, chatas, pragmáticas e quiçá cínicas... que os "doadores" (detesto a palavra, mas não me ocorre outra de momento...) gostam de (e teimam em) fazer: quem faz a manutenção dos equipamentos, quem zela pela sua funcionalidade, quem vela pela sua segurança... Todos e nenhuns ? ... Daqui a um ano queremos voltar a ver essas caras de "esquilos sorridentes", que ti, Zé, e tu, Pepito, estás/estão a "produzir em série" pelo Cantanhez...

Zé Teixeira disse...

Luís.
Não te esqueças que a AD do nosso amigo Pepito está no projecto.
A manutenção está a cargo da AD que também dinamizou a população local com uma mindjer garandi à frente para garantir a continuidade do projecto inclusive a criação de hortinhas de verduras, como aconteceu em Cabedu.
Mesmo que o sistema eléctrico falhe, pelo menos têm água tirada a balde.

Carlos Nery disse...

Camarada Zé Teixeira,
Só posso confessar-me rendido!
Mostrei as fotos a minha mulher que ficou, também, encantada. O que posso eu fazer para ajudar? Dentro das minhas possibilidades, conta comigo. Tu pareces querer dizer: menos "paleio" e mais obras... Aceito, pela minha parte, a crítica implícita... Mas também é preciso contar, não é? Um enorme abraço. Carlos Nery

Zé Teixeira disse...

Caríssimo amigo Carlos.
Não tenho o direito de criticar ninguém. Tenho sim a obrigação de tentar deixar o mundo um pouco melhor.
Agora estou empenhado em abrir um poço em Mejo, local que tu sabes bem onde fica
Para colaborares basta fazeres um depósito com o que puderes na conta do M.G 0036008699100057222.24 e fazer passar aos teus amigos.

Abraço fraterno

Juvenal Amado disse...

Caro José

Continuas um combatente.
Nestes combates, vais ganhando a guerra contra a indiferênça e incompreenção.
Pelo que de ti conheço é o teu sangue e a tua alegria, que corre para os alguidares das mulheres grandes e bajudas.
No sorriso delas vejo o teu.
Não é um sorriso de quem espera medalhas, nem grandes discursos, é um sorriso a quem lhe basta dizer, olha que lindo o que foi feito.
Alimentas a tua força do que dás aos outros.
Só posso dizer que me orgulho de te conhecer e se houvesse um lugar de honra no blogue, tu serias sem duvida nenhuma, um dos que lá teria lugar permanente por pleno direito.
Um lugar de honra no coração daquela gente já tens de certeza.
Um abraço e obrigado

Juvenal Amado

Hélder Valério disse...

Caro Zé Teixeira

Fico bastante feliz por ver a alegria de quem beneficia da concretização desse primeiro passo, indispensável para provar o êxito da iniciativa e encorajar a novas realizações.

Fico contente por te ter como camarada da Guiné, pois esse enorme coração solidário tem sido a 'alma mater' mais visível destas iniciativas e vê-se que não te deixas deslumbrar com os pequenos ganhos e queres mais e melhor.

De forma serena colocas a questão: ficamos acomodados com isto? acham que chega? não querem continuar?
Certamente que sim!
Mas, como escreve o Luís, talvez se deva, partindo desta concretização e do seu êxito (e consistência) procurar também outras vias, até talvez institucionais.

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caríssimo,
"Mais obra e menos conversa", dizia-se antigamente. Agora, conversa-se, reposa-se o assunto conversado, e nem é preciso apresentar novas ideias. Vivemos no período da palheta.
Os políticos conversam...; a malta descontente conversa... mas não se vê obra.
Por teres tido a capacidade para contrariar os vícios, e por teres concitado os melhores na concretização do sonho de muita gente pobre, envio-te um abraço de admiração.
Parabéns!
JD

Zé Teixeira disse...

Meus amigos.
Por favor não se esqueçam que eu apenas faço parte de uma dedicada equipa que vive este projecto, o anima e lhe dá força.

Carlos Nery disse...

Vou fazê-lo, depois te digo. Um abraço CNery