segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6838: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (14): Buba, Operação Larga Passada

1. Mensagem de Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 8 de Agosto de 2010:

Camarada e Amigo Carlos Vinhal,
Saudações guinéuas “corpi di bó jámetum.”

Da História da Unidade CCaç 2381 “Os Maiorais,” relativamente aquando colocada em Buba, Região de Quinara, e onde constam os factos mais importantes das actividades e ocorrências, no período que mediou de 04/Janeiro/69 a 01/Maio/69. A partir desta data fora fraccionada em três Destacamentos, em que o Comando da Companhia + 02 GRCOMB deslocaram-se para Empada, permanecendo 01 GRCOMB, Destacamento “Alfa,” que dirigiu-se para Mampatá e 01 GRCOMB, Destacamento “Bravo,” continuando em Buba e ficando adido à CCaç 2382 até à missão desta no local.

Conforme digitalização extraída de parte da História da Unidade, embora de pouca qualidade foi a possível, podendo estas páginas serem trabalhadas pelo co-editor a fim de ser possível a leitura.

Conjugando o tempo antes mencionado com outro seguido e findo em 03 de Dezembro/69, nesta data deu-se o regresso definitivo dos 02 GRCOMB a Empada e reunindo-se a Companhia pela primeira vez desde que fora para o Sul da Guiné.

Clicar nas imagens para as ampliar

Posteriormente o Destacamento “Alfa” voltara a Buba e agrupando-se ao Destacamento “Bravo.” Conquanto do período de 01 de Junho/69 a 03 de Dezembro/69, não consta relatório das actividades destes 02 GRCOMB e provavelmente devido a estarem a dar apoio a outras Unidades Militares, onde esses registos contam como somente fazendo parte destas.

Com cordiais cumprimentos “mantenhas,
Arménio Estorninho
Ex-1.º Cabo Mec. Auto Rodas
CCaç 2381 “Os Maiorais de Empada”
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 29 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6655: Convívios (173): 10 de Junho de 2010 (Arménio Estorninho)

Vd. último poste da série de 5 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6538: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (13): Três acontecimentos com impacto na Guiné - Março/Abril de 1970

4 comentários:

Carlos Nery disse...

Talvez venha a tentar historiar o que foi a abertura da Estrada Nova Buba/Mampatá. Envolveu muitas unidades, haverá que recolher muito material se quisermos ser objectivos. Contudo em 31MAI69 estava-se ainda longe da decisão de desistir da sua utilização.
Assim, em 04JUN69 era deslocado para Buba o CAOP. Pretendia-se prosseguir com os trabalhos de compactação e de desmatagem tendo sido decidido utilizar 1500 desmatadores da zona de Bissau. Por outro lado queria-se colocar em Aldeia Formosa a maquinaria da Tecnil para aumentar a pista de aviação. Os desmatadores chegaram a Buba em 11JUN69 e em 19JUN69 realizam-se duas colunas pelo itinerário que passava por Nhala. A segunda, passando pelo rodado fresco da primeira coloca a maquinaria em Aldeia em boas condições. Assim mesmo, a primeira foi emboscada e a segunda flagelada
à distância. Iniciaram-se então os trabalhos de desmatagem em duas frentes (Mampatá e Buba). Porém, perante o mal-estar sentido pelas populações deslocadas foi decidido suspender os trabalhos de desmatagem. O CAOP abandona Buba em 28JUN69. É melhorado o antigo itinerário Buba/Nhala ficando a Estrada Nova a aguardar melhor oportunidade. Nhala passa a ser sede de companhia sendo ocupado pela CCaç 2464. Após 14 meses de comissão a CCaç 2382 estava junta pela primeira vez em Buba.
Porém, só em 31AGO69 é que se tornou evidente que todo o esforço empregue na abertura da Estrada Nova tinha sido em vão. A coluna Buba/Aldeia Formosa, realizada pela CArt 2414, fica atascada junto do cruzamento para Sinchã Cherno sendo obrigada a regressar a Buba na quase totalidade. A bonita e larga Estrada Nova, alisada e compactada de fresco, passava por terreno que não tinha a solidez necessária para ser utilizado no tempo das chuvas! Foi esta a razão do seu abandono e não a acção do inimigo que, aliás, foi dura e persistente.

Anónimo disse...

Louvo a C.Cac-2381 pela sua actuacao no sub-sector de Empada,o qual manteve devidamente controlado pela persistente tenacidade do seu Comandante.E nao é de estranhar o valioso contributo que deu á luta por uma Guiné Melhor,no período em que esteve dependente do B-Cac 2892,uma vez que antes disso,sempre demonstrou nas inúmeras accoes em que esteve empenhada,desde o início da Comissao na Província,em 6 de Maio de 1968,possuir em alto grau espírito de missao. Tendo actuado no Norte da Guiné e depois na zona Sul,na maioria dos subsectores do "S-2" e em Gandembel,evidenciou através dos seus valiosos combatentes,sacrifício,coragem e muita abnegacao em todas as missoes em que foi incumbida. Por tudo isto e na hora da sua partida para a Metrópole,bem merecem Oficiais,Sargentos e Pracas da CCAC-2381,serem lembrados como exemplo,aos Camaradas que depois deles continuam a luta pela causa comum. OS n-37 de 11 Fev/70 do BCac-2892.

Anónimo disse...

Camarada e amigo Carlos Nery, sobre o V/exposto somente tenho conhecimento presencial até aos primeiros dias do mês de Maio/69. Considero que dá uma boa achega ao meu apresentado, comentando as actividades e acções das Unidades intervenientes na abertura da nova estrada de Buba-Manpatá (1969).
No entanto não se terá apercebido que em 01/05/69, aquando a C.Caç.2381 fora deslocada para Empada e a fim de assumir o Comando desse Subsector, contudo ficaram (2GRCOMB) que reforçaram as Unidades de Mampatá e de Buba. Aqui por conseguinte estava a C.Caç.2382 e sendo V. o Comandante, obviamente que deverá ter referências desses (2GRCOMB) da C.Caç.2381 e gratos ficariamos pela sua cedência.

Do V/exposto também ficou-me uma dúvida "após 14 meses de comissão a C.Caç 2382 estava junta pela 1ª vez em Buba," se bem me lembro embora passados 42 anos (26/07/68 e aquando a C.Caç.2381 fora colocada em Aldeia Formosa (após os acontecimentos de Catambane) por troca com a C.Caç.2382 e esta fora colocada em Buba permanacendo no seu todo até 10/03/69.
Na execução dos trabalhos na variante da nova estrada de Buba-Samba Sambáli, o Caterpllar D-7 do BENG acionara uma mina e imobilizando a máquina. Então por esse motivo no dia seguinte a 11 de Março/69 é que parte da C.Caç. 2381 (estando eu incluído), da C.Caç.2382 e da C.Caç.2317 instalaram-se em Samba Sambáli-Nhala.
Se estiver errado peço para ser esclarecido.

Com um abraço amigo
Arménio Estorninho

Carlos Nery disse...

Bom amigo Estorninho, eu tenho na minha posse muita documentação relacionada, sobretudo, com a comissão da CCaç 2382 na Guiné. As referências a outrs unidades tenho algumas mas não são completas. Penso que só consultando os arquivos e relatórios da resonsabilidade do COSAF e depois do COP4 é que seria possível efectuar uma reconstituição do papel das diversas unidades nessa época e nessa zona. Mas não faço segredo de nada e posso mostrar toda a documentação em meu poder, em Alfragide ou no Norte onde devo estar nos primeiros dias de Setembro.
Só mais um esclarecimento, quando abandonámos o Forreá, mantivemos um destacamento em Nhala. Portanto, em Buba, só se apresentou em 12AGO68 a CCaç 2382(-) constituída pelo comando e três GCombs.
Da missão atribuída à companhia pelo BCaç 2834 (s/DOP "Grito de Guerra") destaco:
"Impede ou no mínimo dificulta ao máximo os movimentos IN no eixo BATAEL SILÁ-GALO BOLOLA-BUBA TOMBÓ-INJASSANE.
Garante a liberdade de movimentos no itinerário BUBA-ALDEIA FORMOSA dentro do seu sector.
Assegura a defesa eficiente de Nhala, o seu eventual socorro, em caso de necessidade e a capacidade de reacção oportuna".
Posso afirmar que todos estes objectivos foram atingidos pela unidade sob o meu comando.