sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6876: (Ex)citações (94): A maioria silenciosa do nosso blogue (Carlos Nery)

1. Comentário do Carlos Nery (ex-Cap Mil, Cmdt da CAÇ 2382, Buba, 1968/70, foto à esquerda, sentado, no dia da distribuição do patacão) ao poste P6869 (*):

Semana passada, ali num daqueles restaurantes do Largo de Carnide, ao pé do coreto, [em Lisboa,] ouço exclamar:
- Luís Graça & Camaradas da Guiné!

Era comigo, um amigo que não via já há uns anos, o Duarte Silva. Estudioso das coisas da Guiné, com obra publicada, conhece e lê o blogue mas, ao que julgo, não participa nele. Tive então a sensação de que, para além das "caras conhecidas", somos acompanhados por uma "maioria silenciosa", (expressão que uso num sentido diferente daquele que é usado, muitas vezes, em política, para invocar apoios que não se sabe se existem), maioria essa que devemos ter também em consideração.

Não adivinho o futuro mas daqui a umas dezenas de anos, quando já não estiver cá nenhum de nós, toda esta amálgama de testemunhos vai continuar a ser objecto de consulta, imagino.(Certamente estão tomadas as necessárias medidas de segurança deste material).

Em conclusão, penso que nos estamos a dirigir a um auditório muito vasto, no espaço e no tempo, de que nós, os que trocamos ideias uns com os outros, somos apenas a parte visível de um vasto icebergue...

Um grande abraço, Belo! Também eu, um pouco mais velho do que tu, gostaria de experimentar esse convívio na Lapónia! Mas a gente gosta de tanta coisa! O pior é o síndroma do DNA ("data de nascimento antiga", expressão mais elegante do que o estafado PDI)...
___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 19 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6869: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (26): Portugueses na Lapónia... sem distress (José Belo)

10 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Carlos Nery

É um facto que, de facto, o Blogue é seguido por muito mais gente que aquela que se encoraja a opinar, a deixar exprimir os seus sentimentos, em certa medida a expôr-se.
E fazem-no por muitas e variadas razões.
Seja porque não querem realmente revelar-se, ou porque acham que não têm nada a acrescentar, ou que não será relevante, ou que as histórias ou episódios que possam relatar não terão a carga do que contam os 'operacionais', ou porque 'isto' é coisa para 'intelectuais', ou, ou, ou.... tanta 'razão', tanto pretexto!

E há também os que acham isto perigoso...
Gente (pessoas...) a praticar a fraternidade? a solidariedade? a entreajuda? a cimentar afectos? Onde é que isso pode levar?
Óh meusz amigoszz, por este andar, qualquer dia, zz, aindam clamam por dignidade, por respeitozz..
Há que estar bem atento, corrigir por tudo e por nada, intrigar, zurzir na cabeça dos que se atrevem a ter opinião diferente da que eles querem que tenham...
São os inimigos do Blogue!

Há ainda, e também, um conjunto de pessoas que o seguem com interesse, onde vão colher idéias para os seus trabalhos, onde se inteiram do passado com vista a procurar pistas para o futuro.

Já agora, para se referir o avançar na idade, ou seja, do ganho de sabedoria (há até um ditado chinês que dia que 'um homem velho é quase sempre um homem sábio'), pode-se usar em vez do DNA (anglófano) o português ADN como sendo o "Afastamento da Data de Nascimento".

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Neste tao pouco pretensioso tempo de férias,e,na rude linguagem da caserna,porque nao o tao nosso (da Guiné)...."V.C.C."?...Vélhinhos como o "caral.."? Um abraco amigo.

Anónimo disse...

cara...ças
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Vem no Expresso último uma polémica sobre o escritor Lobo Antunes, que foi debatida há batante tempo neste blog.

Antº Rosinha

Anónimo disse...

Em ralação ao comentário do Hélder Valério, desculpem-me mas ele esqueceu a pessoas que comentam (eu por exemplo) e depois aparece alguém a perguntar, quem é? O que faz aqui? Esteve na Guiné? Como s isso fosse condição do blgue para se poder comentar, o que não é.
Felizmente que já existe muita gente, gente ainda muito nova que de quando em vez também espreitam este blogue.
Filomena

Carlos Nery disse...

Cara Filomena,
Este blogue tem uma coisa muito positiva: exclui o anonimato. Há dias "naveguei" por um outro, onde essa preocupação não existe e fiquei surpreendido com o que ali se dizia a coberto do anonimato. Espantosa a cobardia de algumas pessoas! Aqui, felizmente, essas situações parecem excluídas. Creio, porém, que se não deve sentir incomodada com a curiosidade que um comentário seu possa suscitar. Filomena é já alguma coisa mas, que diabo, é importante sabermos mais... Parece-me uma curiosidade justificável... Até para se ter a idéia de quem se pode sentir atraído pela nossa informação. Seria maravilhoso que muitos jóvens nos lessem, nos comentassem... Mas não podem levar a mal se tivermos a curiosidade de saber quem são e porque razão se interessam pelo assunto de que aqui se fala... Não acha?

Anónimo disse...

Caro Carlos Nery,
Um dia destes, quando tiver disposição para o fazer, farei uma apresentação mais concreta de quem sou (já todos sabem), mas o que faço aqui.
Cumprimentos
Filomena

Anónimo disse...

Excelentíssimo Senhor Camarada e Amigo Carlos Nery." Meu Capitao!" Sou um dos muitos jovens que lêem o Blog e...Vos comentam. Quanto ao "Quem possa ser atraído pela nossa informacao?"...deixo a pergunta à minha mulher,médica psiquiatra com umas boas décadas de experiência profissional,tanto em Clínicas várias,como,e muito principalmente a...assistir-me. E,já saudoso do Sol-da-Meia-Noite,(de pouca dura em relacao aos cinco meses de escuridao total!),aqui deixo,nestes comentários entre "séniores"(salvo seja!),um pouco de F.Pessoa. "No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,Eu era feliz e ninguém estava morto". Um grande abraco.

Carlos Nery disse...

Pois é "nosso" jovem Alferes Belo... O meu amigo anda aqui a destabilizar esta Companhia...
E, claro, como se apercebe que este Capitão é um periquito acabado de desembarcar no Blogue, vá de abusar...
É talvez por esta razão que não identifiquei de pronto a nossa estimada Filomena que, agora, após uma rápida "navegação" no blogue, julgo ter descoberto quem é.
Tudo bem, é andando que se faz o caminho... E é andando que nos vamos conhecendo... Abraços a todos.

Anónimo disse...

Como "soía" dizer-se na Guiné:-É uma a uma que o periquito muda as penas e vai aprendendo. Um grande abraco com saudade.