segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6890: Tabanca Grande (237): Jorge Silva, ex-Fur Mil At Art, CART 2716 (Xitole, 1971/72), e BENG 447 (Bissau, 1972/73)



Blogue do Jorge Silva, Amigos do Xitole... O Jorge foi Fur Mil, de rendição individual (1971/73), tendo prestado serviço na CART 2716 (Xitole, 1971/72) e no BENG 447 (Bissau, 1972/73).




Aspecto da passagem de uma coluna de reabastecimentos na estrada Bambadinca-Xitole, antes da Ponte dos Fulas. Vê-se uma viatura militar com tropas nativas (CCAÇ 12) e, de pé, à esquerda, um elemento da CART 2716 que fazia a segurança da estrada.  (JS)


Foto (e legenda): © Jorge Silva (2010). Todos os direitos reservados
1.  Mensagem de Jorge Silva, que vive em Ermesinde, Valongo, enviada no dia 18 do corrente: 

Assunto: Guiné - Xitole

Os meus melhores cumprimentos. Chamo-me Jorge Silva, ex- Furriel Miliciano, atirador de artilharia. Mobilizado em rendição individual, estive na Guiné entre 01/05/71 e 24/04/73.

De 1971 a 1972 estive no Xitole (CART 2716), juntamente com o David Guimarães, entre muitos outros. Como a CART 2716 regressou em Março de 1972, ingressei (milagrosamente) no Batalhão de Engenharia de Bissau (BENG 447). Depois de aceder ao seu blogue (e a outros que se lhe ligam) resolvi puxar pela memória e escrever algo, à medida que vai saindo.

Em breve terei fotos (minhas) e da época para partilhar. Como não sabia como fazer para utilizar o seu blogue (se tal é possível), resolvi criar um, Amigos do Xitole (http://cart2716.blogspot.com/) onde já publiquei 2 temas.

Caso tenham algum interesse,  poderá utilizá-los como bem entender. Não me lembro se nos encontrámos em terras da Guiné, mas creio que sim. Um abraço, Jorge Silva


2. Comentário de L.G.:

Meu caro Jorge (foto à direita):

É mais do que provável termo-nos encontrado, nomeadamente no Xitole (mas também em Bambadinca), na sequência de colunas logísticas da CCAÇ 12 e de operações conjuntas no Sector L1... Atravessei, diversas vezes, a Ponte dos Fulas que tu evocas tão bem no blogue que acabas de criar. Percebo o teu interesse em partilhar connosco as memórias desse tempo e lugar. E louvo a tua iniciativa de criar o teu próprio blogue, com um nome tão sugestivo, Amigos do Xitole: Em nome do passado, o Xitole merece ter futuro... 

É também o nosso lema: a Guiné-Bissau e os nossos amigos e irmãos guineenses merecem ter futuro... 

Vens juntar-te à nossa Tabanca Grande (*), de que o David Guimarães, teu camarada, foi/é um histórico, remontando a sua entrada logo ao início, em Maio de 2005, se não me engano... Conheces as nossas regras do jogo já que acompanhas tanto o nosso blogue como o blogue da Tabanca de Matosinhos... Gostaria, entretanto, que me mandasses uma foto tua actual.  Com a tua entrada, passamos a ter 439 tabanqueiros...

Entretanto, da CART 3492 (que foi substituir a CART 2716) temos muito mais camaradas, como tu sabes, a começar pelo Álvaro Basto, co-fundador e co-administrador do blogue da Tabanca de Matosinhos & Camaradas da Guiné.

Um Alfa Bravo para ti. Luis
__________

Nota de L.G.:

(*) Último poste desta série > 20 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6875: Tabanca Grande (236): Bernardino Rodrigues Parreira, ex-Fur Mil da CCAV 3365/BCAV 3846 e CCAÇ 16 (S. Domingos e Bachile, 1971/73)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarada Jorge Silva

Se me permites, deixa-me dizer-te que fizeste bem em decidires entrar para este enorme colectivo de afectos, recordações, criatividade, discussão.

E também te quero felicitar por, mesmo não tendo destreza, como dizes, nestas lides informáticas, resolveste abalançar-te a criar o teu próprio Blogue, que é simultaneamente o local onde te exprimes dando largas aos teus sentimentos de solidariedade pelos habitantes dos locais onde a tua juventude ganhou maturidade, e também um elo que permite a ligação de outros elementos a essa tua iniciativa.

Não há qualquer problema de incompatibilidade entre o teu Blogue e o 'nosso'. Eles completam-se.
O teu pode proporcionar uma união à volta dos locais que referes, que previlegias. O 'nosso' dá-lhe amplitude, envolvendo mais lugres, mais gente, mais tempo...

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Amigo Helder Valério,

É um prazer ler as suas intervenções, tanto nos comentários como na explanação das suas exposições, sobre a vossa vivência passada, e pelo seu altruismo, agora mesmo revelado em relação ao Jorge Silva.
Gosto muito de ver uma sã camaradagem, uma fraternal convivencia como a maioria de vós é capaz de cultivar.
Como já tive oportunidade de dizer, tenho muito orgulho´em todos vós.
Sinto-me bem quando a luz que brilha à minha volta é difusa e suave.
Um ABRAÇO AMIGO para si e outro para o amigo Jorge SIlva, com os meus parabéns pela sua chegada a este espaço, onde me sinto bem.

Felismina Costa