quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6958: Algumas fotos de camaradas do BCAÇ 3872 (Manuel Carvalho Passos)

Lisboa > 18 de Dezembro 1971 > Militares do BCAÇ 3872 a bordo do navio Angra do Heroísmo


1. Mensagem de Manuel Carvalho Passos*, ex-Soldado do Pel Rec do BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/73, com data de 4 de Setembro de 2010:

Camaradas
Vamos lá ver se começo a fazer o trabalho de casa, pois também tenho histórias para contar da minha passagem pela Guiné.

Quando no dia 24 de Dezembro de 1971 cheguei a Guiné, juntamente com o BCAÇ 3872, fui logo para Cumeré.
O calor era tanto só queríamos estar debaixo dos chuveiros, e nunca mais me esquecerei daquele espaço dos chuveiros em que o chão era liso e escorregadio.

Fincávamos os pés numa parede e empurrávamos o corpo para a outra parede. O Ivo, o Ferreira, o Silva, o Caramba, o Léo e eu brincávamos como se fôssemos meninos de escola. O nosso amigo Juvenal ainda não estava bem dentro do sistema do PEL REC, mas passado uns dias, já era nosso professor nas mais variadas brincadeiras.
Não era este santo que nos parece agora, nem nós éramos os santinhos que tentamos fazer crer aos nossos filhos, mas camaradas, são essas brincadeiras que hoje, quando nos juntamos nos almoços anuais, são os temas principais das nossas cavaqueiras . São os momentos de brincadeiras e alegria que temos que recordar, para continuarmos a viver sem pesadelos, porque a vida não é fácil.

Tentamos assim dar uma ideia aos nossos amigos e familiares que somos normais, não como ex-combatentes que nos querem e como apanhados pelo stress da guerra, para justificarem as injustiças que nos fazem.

Tanto suor e sangue deram pelo país para hoje serem esquecidos pelos nossos ilustres políticos, mas adiante. Vamos mas é falar de nós que somos os verdadeiros artistas.

Amigos, anexo umas foto dos, na altura, periquitos em GALOMARO, a caminho do café do Regala, que se não estou errado, era o nome do café.

Nas próximas histórias o dito café aparecerá mais vezes.

Por hoje fico por aqui.

Sem mais, por agora um grande abraço a todos os camaradas sem excepção.
Manuel Passos

Do lado esquerdo: Passos, Ferreira Silvestre, Sertã, Caramba. Do lado direito: Félix, Furriel Santos, Castro e Sacristão.

Os periquitos: Sertã, Ivo, Passos, Leo, Canário e Amado, a caminho do regado
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 16 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6166: Tabanca Grande (212): Manuel Carvalho Passos, Pel Rec Inf/CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1972/73 (Juvenal Amado)

2 comentários:

Juvenal Amado disse...

Passos

É o Canário ou o Romão?
A mim parece-me o Romão?

Um abraço

Juvenal Amado

Unknown disse...

Olá camaradas.

Posso garantir que é o Romão que está na fotografia.

Um abraço

João Caramba