quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6962: Tabanca Grande (242): Raul Manuel Bivar de Azevedo, ex-Cap Mil (2.ª CART/BART 6522, Susana, 1972/74)

1. Mais um Camarada se apresenta nesta Tabanca Grande, o Raul Manuel Bivar de Azevedo, que foi Cap Mil da 2ª CART do BART 6522, Susana, 1972/74, que na sua primeira mensagem de 7 de Setembro, enviou as fotografias da praxe, e a promessa de que, brevemente, voltará com mais literatura da evolução operacional da sua companhia e da sua comissão.

Embora tardiamente (são quase 24h00), nesta apresentação, reparamos que o Raul Azevedo completa hoje 67 anos, pelo que, em nome do Luís Graça, seus colaboradores e demais Camaradas tertulianios, aproveitamos esta oportunidade para lhe desejar os maiores votos de longevidade e felicidade, e que esta data se prolongue por muitos e prósperos anos junto da sua querida família e amigos.

Camaradas,
Conforme prometido, no meu e-mail de 31 Julho ao Luís Graça, e como introdução ao meu primeiro contributo ao blogue, passo a descrever sinteticamente alguns dados pessoais e as etapas da minha experiência militar:

Nome: Raul Manuel Bivar de AzevedoNascido em: 09.09.1943
Naturalidade: Faro
Profissão: Engenheiro Electrotécnico (IST), reformado da EDP desde 2008Estado Civil: Casado/4 filhos
Morada: Lisboa

- Incorporação em Julho de 1971,na Escola Prática de Infantaria em Mafra.

- No final do 1º ciclo de instrução fui seleccionado para o CCC (Curso de Comandante de Companhia).

- 2º Ciclo de instrução já integrado no CCC.

- Terminado o 2º ciclo fui destacado para Angola (Dez.71) para estágio operacional, integrado na Cart 3374 sediada no Bom Jesus do Úcua. O estágio durou 4 meses e durante esse período participei em variadas operações, na zona operacional (Dembos). A actividade operacional era intensa e de considerável desgaste físico.

- Terminado o estágio em Angola regressei a Mafra (EPI), para frequentar a parte teórica do CCC já graduado em Tenente Miliciano e que durou cerca de 2 meses.

- Terminado o CCC, fui destacado para o RAL 5, em Penafiel, para dar inicio á formação da 2ª Cart do Bart 6522 com destino à Guiné.

- Formada a Companhia, embarcámos no navio Uíge com destino a Bissau.

- Em Bolama fizemos o IAO durante um mês, com estreia de flagelação no dia da chegada.

- Terminado o IAO, foi destinada à 2ª CART 6522 a zona operacional de Susana no famoso CHÃO FELUPE, rendendo a CCAV 3366.

- Para além da Companhia, tinha o comando do Pelotão de Caçadores Nativos (Pelotão 60), uma Companhia de Milícias Nativos e população armada nas 23 tabancas da área de Susana, com cerca de 1.000 armas (G3 e Mauser) distribuídas.

- Regressámos a Lisboa em Setembro de 1974,após uma parte final, dos 22 meses de comissão, vivida com muita psicologia e equilíbrio, factores que caldearam uma passagem de soberania local emocionada mas serena (arrear definitivamente a Bandeira Portuguesa ao fim de 500 anos é emocionalmente forte). Os variados encontros com os representantes do PAIGC decorreram sempre em clima de respeito mútuo (anexo fotos de encontros com o PAIGC, que em tempo cedi para o livro "Os anos da guerra" do escritor João de Melo).

Tenho muitos relatos e fotos para transmitir e prometo fazê-lo a pouco e pouco e com muito gosto, pois considero importante a memória colectiva que este blogue corporiza. A vivência na área de Susana foi intensa e enriquecedora, pois além da responsabilidade militar e a de apoio humanitário e social à população (cerca de 8.000 Felupes) tinha a escolar e a civil, conforme determinação do Comando Chefe de Bissau.

O Chão Felupe e os Felupes estão e permanecerão para sempre no meu coração como um povo com características nobres, como a coragem, lealdade e amizade, para além de todo o seu património histórico que se perde na noite dos tempos e que desde logo me interessei e que continuo enriquecendo pesquisando a sua história (Djolas, descendentes do antigo império do Mali).

Voltei á Guiné-Bissau em 1997 numa expedição terrestre Portimão - Buba (24 dias de aventura e deslumbramento!). Entrei na Guiné pela fronteira de S. Domingos e feita a picada cheguei a Susana já de noite. Pouco tempo depois estava abraçando um grande amigo e antigo camarada de armas o Cabo Agostinho (Felupe do Pel. 60, meu braço direito local e que me acompanhou sempre durante toda a comissão) e ao qual muito devo do saber e experiência operacional, humana e do conhecimento do mundo Felupe.

Foi um reencontro histórico, carregado de emoção e que jamais esquecerei. Não decorreu muito tempo e vários antigos componentes do Pel. 60 foram aparecendo e todos festejámos o reencontro. Em foto anexa é relatado esse encontro feito por um companheiro da expedição.

A seu tempo relatarei com muito prazer, como antes disse, as minhas memórias na “Felupolândia”, que são muitas, variadas e carregadas de sincero conteúdo humano.

Todos os anos o BART 6522 reúne-se em convívio, sempre em ambiente de alegria e amizade e recordamos as peripécias vividas.

Aproveito para enviar um grande abraço ao António Oliveira Inverno (que comandou o 1º grupo de combate da 2ª CART 6522) e ao Sérgio Faria que comandou a 3ªCART 6522 e que pelo que já constatei entraram na Tabanca Grande.

Por hoje termino.
Até breve, grande abraço e mais uma vez parabéns por esta vossa iniciativa altamente meritória.

Ao modo Felupe… KASSUMAI KAP.



Susana>1974>Com um ancião Felupe

Susana>1974>Encontro com o PAIGC

Susana>1974>Encontro com o PAIGC

Susana>1997>Com alguns elementos do PEL 60, aquando da expedição Portimão - Buba
Reportagem relativa à expedição Portimão - Buba

2. De acordo com o que o Raul Azevedo disse no seu texto, entre a Tertúlia Bloguista encontram-se mais alguns Camaradas do seu batalhão:
- o Ricardo Pereira de Sousa, que foi Alf Mil Op Esp/RANGER da 3ª CART do BART 6522, Sedengal, 1972/74, que nos enviou a sua primeira mensagem em 31 de Agosto. Esteve no CIOE, no 2º turno de 1972;
- o nosso Camarada António Inverno, que também foi Alf Mil Op Esp/RANGER da 1.ª e 2.ª CARTs do BART 6522 e Pel Caç Nat 60 – S. Domingos -, 1972/74. Esteve no CIOE também no 2º turno de 1972;
- No poste P6004 encontra-se informação sobre o Cap Mil Inf Sérgio Matos Marinho de Faria, de quem, do mesmo modo, o António Inverno é amigo pessoal e que foi o comandante da 3.ª Companhia do BART 6522/72, mobilizada pelo RAL 5 (partiu para a Guiné em 7/12/1972 e regressou à Metrópole em 3/9/1974 - Ingoré e Sedengal, na região do Cacheu, a leste de Farim).

3. Amigo e Camarada Raul Manuel Bivar de Azevedo, cumprindo a praxe, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote e demais tertulianos deste blogue, te digo aqui que é sempre com alegria que recebemos notícias de mais um Camarada-de-armas, especialmente, se o mesmo andou fardado por terras da Guiné, entre 1962 e 1974, tenha ele estado no malfadado “ar condicionado” de Bissau, ou no mais recôndito e “confortável” bura… ko de uma bolanha.
Tal como o Luís Graça já referiu inúmeras vezes, em anteriores textos colocados ao longo de perto de sete mil postes no blogue, que todos aqueles que constituíram a geração dos “Últimos Guerreiros do Império”, têm alguma coisa a contar da sua passagem da Guerra do Ultramar, que permaneça para memória futura e colectiva, deste violento e sangrento período da História de Portugal, de que nós fomos protagonistas no terreno, em alguns casos só Deus sabe em que condições o fomos.Foram 12 anos de manutenção de um legado histórico que muitos ignoram e, ou, ostracizam por motivos diversos (cerca de 500 anos de permanência), à custa de muito sacrifício, privação de toda a ordem, dor, sangue, sofrimento, morte… que envolveu a movimentação de mais de meio milhão de portugueses em armas.
Como se não tivesse bastado, muitos de nós continuam a sofrer, pelo menos psicologicamente, nos últimos 36 anos com o modo ostracista e laxista como os políticos portugueses nos tratam.
Nós que, nos nossos 21/22/23 anos, demos o nosso melhor, como podíamos e sabíamos, muitas vezes mal treinados e armados, sabe Deus como alimentados e enfiados em autênticos buracos, construídos no lodo, embebidos em pó, lama, suor, mosquitos, etc., completamente hostis e perigosíssimos, sob vários aspectos, onde, além dos combates com o IN, enfrentávamos as traiçoeiras minas e armadilhas, as doenças a apoquentar-nos (paludismos, disenterias, micoses, etc.) e as nossas naturais angústias e temores, próprios das nossas tenras idades.
Nós até nem temos pedido muito, além de respeito e dignidade, que todos nós merecemos pelo que demos a esta Pátria, queríamos, e continuamos a querer, no mínimo, que os nossos doentes, física e psicologicamente, sejam tratados condigna e adequadamente, e o tratamento e acompanhamento dos mais carenciados e abandonados pela desgraçada “sorte” da vida.
Oferecendo-te então aqui as nossas melhores boas-vindas e ficamos a aguardar que nos contes episódios da tua estadia na Guiné, que ainda recordes (dos locais, das pessoas, seus hábitos e costumes, dos combates, dos convívios, etc.) e, se tiveres mais fotografias daquele tempo, que nos as envies, para as publicarmos.
Recebe pois, para já, o nosso virtual abraço colectivo de boas vindas.
Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2010). Direitos reservados.
Fotos: © Ricardo Pereira de Sousa (2010). Direitos reservados.
 ____________
 

Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
2 de Setembro de 2010 >
Guiné 63/74 - P6925: Tabanca Grande (241): Ricardo Pereira de Sousa, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER (3ª CART do BART 6522 – Sedengal -, 1972/74)

7 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Raul Azevedo

Como vou "cedinho" para a cama, não vi o post publicado pelo Eduardo perto das 24 horas de ontem.

Parabéns DUPLOS:

1º Pela entrada na Tabanca Grande. Já sabes, basta escolher lugar e sentar à volta do poilão.

2º Pelo teu aniversário, que espero tenha sido um dia repleto de felicidade

admor disse...

Caro Raúl Azevedo,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Carlos Vinhal disse...

Caro Raul Azevedo
Aqui expresso os meus votos pessoais, embora um pouco atrasados, de uma longa vida junto de teus familiares, desfrutando sempre o bom que ela nos proporciona e esquecendo os momentos menos agradáveis.

Aproveito também para te dar um abraço de boas-vindas e desejos de uma frutuosa colaboração no nosso Blogue.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

É MOÇO MARRAFADO BEM-VINDO HÁ NOSSA TABANCA GRANDE, ÉS MAIS UM PARA O NOSSO PELOTÃO, JÁ SOMOS MUITOS E QUASE UM BATALHÃO, AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ SOMOS VIZINHOS, TU NASCESTE NA CAPITAL ALGARVIA E EU NASCI NA ANTIGA CAPITAL ALGARVIA.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA~COPÁ. 73/74

Hélder Valério disse...

Caro camarada Raúl Azevedo

Estive agora a ler a apresentação e deixo registado os meus parabéns pelo aniversário.
Depois quero felicitar pela decisão de aparecer nesta "Tabanca" que está recheada de gente boa.
Do que li destaco o facto de o 'chão felupe' marcar muito significativamente quem por lá passou, pois já li aqui no Blogue vários textos e recordações de quem por lá andou, com olhos de ver, e as reacções são coincidentes.
Agora é caso para utilizar uma publicidade em voga e dizer "manda vir mais" histórias...

Um abraço
Hélder S.

manuelmaia disse...

CARO RAUL AZEVEDO,

POR UMA QUESTÃO DE POUPANÇA( NÃO ESTAMOS EM MARÉ DISSO?)FIZ TAMBÉM COMO A ZÉ MARTINS,O CHAMADO DOIS EM UM...
ASSIM ,PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO,QUE ESPERO PASSES DA MELHOR FORMA,ESPECIALMENTE GOZANDO DE EXCELENTE SAÚDE,E SIMULTÂNEAMENTE,UM ABRAÇO DE BOAS VINDAS A ESTE ESPAÇO ONDE FALÁMOS DAS NOSSAS GUERRAS.
CÁ FICAREI À ESPERA DOS TEUS ESCRITOS A ESSE PROPÓSITO.

MANUEL MAIA

Presidente do Inatola disse...

Cumprimentos a todos os homens que lutaram.

Eu sou geração da liberdade...

A pedido do Mateus Sousa Soares, guineense, Falupe, que residia em Susana - Guiné, pediu que encontra-se um contacto do Sr. Comandante Raul Azevedo.

Importa esclarecer que conheci o Mateus porque trabalho imigrantes em Aveiro.

Por isso se for possível disponibilizar o contacto, nem que seja o email, agradecia, em nome do Mateus, visto ter alguma urgência em falar com ele.

Rui Santos