quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6996: (In)citações (6): Bardadi i suma malgueta, i ta ardi ! / A verdade é que nem a malagueta, arde! (... a propósito da morte matada de Amílcar Cabral) (Nelson Herbert)

1. Mensagem de Nelson Herbert (também inserida como comentário ao poste P6937) (*)

Data: 6 de Setembro de 2010 03:14

Assunto: A propósito do livro Três Tiros da Pide, nota de leitura de Beja Santos (*). Comentário: Assassinato de Amílcar Cabral / Queima de Arquivos

De facto, como bem frisa Beja Santos, com propaganda reles, do tipo do Três Tiros da Pide, do jornalista russo Oleg Ygnatiev,  não se chega a ponta de novelo algum, do tão desejado esclarecimento dos contornos do assassinato de Amílcar Cabral.

Mas diga-se em abono da verdade que nem Oleg Ygnatiev, nem o jornalista português José Pedro Castanheira, no seu Quem Mandou Matar Amilcar Cabral, por sinal autores das duas únicas obras a induzirem uma eventual clarificação dos factos, esclarecem coisa alguma !

Limitam-se simplesmente a uma postura de reféns, quais autênticas caixas de ressonância de versões oficiais de um e outro lado...

O primeiro vale-se da enviesada e conveniente versão oficial do PAIGC em Conacri, o segundo mergulha  no que, por conveniências alheias à verdade histórica, se entendeu poupar dos arquivos da actividade da PIDE/DGS  na Guiné, para dar corpo a um emaranhado de hipóteses conspiratórias - a da ala guineense do PAIGC, a de Sekou Touré e a da PIDE/DGS - que entretanto peca por não arriscar uma relação de causa/efeito entre as mesmas…

A tal estória do ovo e da galinha – quem vem primeiro ?!

Se no seu Três Tiros da Pide, Oleg Ygnatiev zela por um inocentar de determinados sectores dirigentes do PAIGC, na morte do seu líder , no Quem Mandou Matar Amilcar Cabral, de José Pedro Castanheira [, Lisboa, Editora Relógio d'Água, 1995, 326 pp.],  o propósito roça o branqueamento da alegada responsabilidade do general António de Spínola e da PIDE/DGS no complô !

O consciente destino dado,  em Bissau e em Conacri, a praticamente toda a documentação/informação referente, por exemplo à Operação Mar Verde e aos interrogatórios dos implicados no assassinato de Amílcar Cabral (só para citar estes), atestam o quao sabia e o adagio popular guineense…"bardadi i suma malgueta, i ta ardi !" [, A verdade é que nem a malagueta, arde !]

Nelson Herbert (**)
USA
___________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 5 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6937: Notas de leitura (143): Três Tiros da PIDE, de Oleg Ygnatiev (Mário Beja Santos)

(**) Último poste desta série:  14 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6983: (In)citações (5): Amílcar Cabral, os portugueses, o colonialismo e o racismo (Cherno Baldé)

Sem comentários: