domingo, 3 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7071: Parabéns a você (159): Hélder Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF (Guiné, 1970/72) (Tertúlia / Editores)

Dia 3 de Outubro de 2010. Aniversário do nosso tertuliano Hélder Valério Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), um dos camaradas que com os seus comentários nos postes, incentiva os seus autores à contínua colaboração neste Blogue de todos nós.

Tem também uma missão de consciência dos editores, sempre atento, intervindo a propósito, quando algo corre menos bem, antes mesmo de a ele recorrermos, numa antecipação oportuna e sem esperar agradecimentos. O nosso muito obrigado ao Hélder.


Seguem-se as homenagens merecidas, que alguns dos camaradas justamente lhe quiseram fazer.

1 -Postal de aniversário do casal Giselda e Miguel Pessoa




2- Assim diz
Zé Dinis


Aqui há tempos telefonou-me um gajo que eu pensava que já tinha morrido há muitos anos e estava a residir num túmulo de um monumento manuelino. De inicio não tinha qualquer esperança. Depois, o gajo convidou-me para uma viagem. Isto passou-se, vai para dois anos. O tal gajo marcou-me como ponto de encontro aquela terra de pescadores que dá pelo nome de Peniche. Desconfiado da amizade, voltei a ter Esperança.

Entretanto, de Setúbal, um gajo que lá mora, dava sinais de querer conhecer-me, porque num blogue contemporâneo temos manifestado opiniões quase coincidentes. Referi-lhe o estranho convite do famigerado navegador, embora intrigado pelo inusitado convite, ao que este outro gajo de Setúbal anuiu invejosamente: também quero ir!

Dessa forma, metem-se três mânfios a caminho de um encontro, anunciado como importante, mas de conteúdo mais ou menos reservado até chegarmos à fala.

Enquanto bolinava, lembro-me, ia a pensar em especiarias, sândalos e outras riquezas que me subsidiassem a viagem e garantissem mais-valias, desejo que se aliava ao encontro das belíssimas mulheres indianas, misteriosas, mas sorridentes e sedutoras.

Bem. Melhor: mal, pagámos um dinheirão pelo almoço que o histórico da iniciativa, através de um parente, tinha sido informado da existência de uma feitoria para o necessário repasto. Antes, porém, para garantir a autenticidade histórica, o velho marinheiro engatou duas moçoilas, lindas e provocantes, que andavam por aquelas terras marginais a ver se arranjavam teca para nos levar com elas, e solicitou-lhes que registassem o momento, através de uma máquina esquisita, que trouxe de contrabando de uma viagem ao Japão que, não se percebe porquê, a História não refere. A imagem desse momento está aí para mostrar a verdade, com os três peixinhos. Enquanto a menina se aventurava em artes de testemunhar a História, dizia o almirante de Buarcos: oh Zé, olha que a menina não tira os olhos de ti.

Tive então que chamar a atenção àquela personalidade, de que a menina sendo vesga, olhava para mim, mas só o via a ele. O que era lógico: o que andaria o Vasco da Gama a fazer em Peniche?

Decidimos juntar esforços com outros cavalheiros, para levarmos de vencida uma horrorosa carne que sobrara da última viagem ao Oriente. Foram eles: o Belarmino que, meio inexperiente ofereceu a casa no Cadaval; o Zé Brás, conhecido de várias touradas e que, com laureado prestígio mete o arado na literatura, promovendo lindas colheitas e, finalmente, mas não menos precioso, aquele que veio a guindar-se ao posto de comandante, no que se pode considerar o mais recente milagre conhecido, pois nunca fez nada, nem justificou tamanha honra, Don Jorge Y Rosalez, um conhecido traidor, que fintou a coroa espanhola para se bronzear na costa do Estoril, e brilhar no choupal conimbricence. Aqui foi decidido, por ordem de nossas excelências, que o Maia havia de escrever uns versos animadores da causa lusitana, e nós mandaríamos imprimir em doses relativamente acessíveis.

Surgiu o Grupo do Cadaval, cuja exponência já atravessa mares e oceanos através da navegação virtual. E como somos muito amigos, hoje, comunicamos ao mundo, que o tal gajo de Setúbal, o Valério, faz anos e paga a despesa.
PARABÉNS !!
JMMD



3- Vasco da Gama
Declama


Conversas esparsas num dos encontros da nossa Tabanca Grande, contactos posteriores com troca de mails sem significado especial, consultas mais profundas que íamos trocando, análise de ideias sobre a (má) governação do mundo, projectos que iam germinando até aparecerem os primeiros rebentos, obrigaram-nos a juntar ao vivo.

Assim aconteceu e em Peniche, terra de bons amigos, e lá me encontrei com o Zé Dinis e com o Hélder, o nosso querido aniversariante de hoje.

Ali nos aceitámos de imediato, em prolongadíssimo repasto, aceitando todas as nossas diferenças e comungando também de tanta coisa…

Um trio de bons camaradas: Hélder Sousa, Vasco da Gama  e José Manuel Dinis

Lá demos o pontapé de saída para a execução do primeiro projecto, reforçando-nos com mais três pesos pesados, o Belarmino, o Zé Brás e o Rosales, em reuniões e trocas de opiniões que nos conduziram ao lançamento de um livro de um nosso camarada e dando à luz o auto denominado Bando do Cadaval.

Grupo do Cadaval: Zé Dinis, Belarmino Sardinha, Vasco da Gama, Jorge Rosales, Hélder Sousa e Zé Brás

O nosso Hélder é, na minha sincera opinião, o paradigma, a norma, o exemplo do Homem bom, utilizando sempre a sinceridade e a lhaneza no trato com todos nós e levando à letra os mandamentos da nossa Tabanca Grande sobretudo no que diz respeito ao equilíbrio das suas análises, à busca de consensos no saber ouvir e no bem opinar.

Que bom é ter-te como amigo Hélder Valério de Sousa.

Do meu Buarcos lindo segue um grande abraço de parabéns e conta sempre comigo e com o restante bando, como nós contamos contigo.
Vasco A.R. da Gama




4- José Brás
Não ficou para trás


O Helder parece-me tão bom carácter que às vezes, eu que também não sou mau de todo, me espanto.
E já ia perder esta oportunidade de mais uma abraço apertado e com palmadas nas costas.
Agora as fotos. Acho que estávamos já um pouco desiquilibrados e que o Vasco ao colocá-las assim na digitalização quis dizer isso mesmo.
E não fiquem a chorar porque quando um de nós abraça outro (de nós), abraça todos no tempo e na emoção.
José Brás


5- Belarmino Sardinha
De dizer também tinha

Depois de ler os escritos, do comandante ou navegador principal VG, do trabalhador de palavras JB e do mestre de cerimónias JD, fiquei sem palavras para ilustrar o meu apreço por aquele ser amigo que hoje faz mais um risco no calendário da comissão da vida. É pois para ele que envio um grande e forte abraço de parabéns, com o desejo de um bom milenium para ajudar a superar a crise anunciada.
BS



6 - Os Editores
Esses... folgaram


Caros amigos G e MP, JMMD, VG, JB e BS, a vossa colaboração no poste de aniversário do Hélder é um exemplo a seguir por outros camaradas que queiram, à sua maneira, homenagear um aniversariante que de algum modo lhe seja mais próximo.

Para ti Hélder, um abraço da Tertúlia e um especial dos Editores, e muito obrigado por nos aturares e pela tua disponibilidade.

Os nossos desejos são de que este domingo de aniversário seja um dia feliz para ti, passado com alegria junto dos teus familiares e amigos, e que esta data seja comemorada sempre com saúde e alegria, nas próximas décadas.

Pelos Editores
CV
__________

Notas de CV:

(*) Vd, poste de 3 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5046: Parabéns a você (31): Hélder Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF, Piche e Bissau (1970/72) (Editores)

Vd. último poste da série de 29 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7052: Parabéns a você (158): Agradecimentos à tertúlia de Coutinho e Lima e Luís Borrega

36 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Fortíssimo abraço,
meu caro Hélder.
Parabéns, conta muitos, muitos.

António Graça de Abreu

admor disse...

Caro Helder Sousa,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caro Helder V.Sousa.

Recebe um grande abraço de parabéns, tem um feliz dia de aniversário na companhia de familiares e amigos, e votos de longa vida com muita saúde, são os meus sinceros desejos.

Manuel Marinho

Amsoares disse...

Caro Hélder Sousa!

Muitos parabéns por mais um aniversário. Um dia muito feliz, com muita saúde, junto de familiares e amigos.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Anónimo disse...

Meu caro amigo Helder,

Aos poucos, lendo os teus artigos, os teus comentários e as tuas análises, fui conhecendo em ti um homem de bom caracter e culturalmente bem apetrechado.

Neste teu aniversário natalício não vejo mais que o aprimorar daquelas qualidades. Isso é bom e
melhor é ter-te como amigo!

Parabéns!

Haja saúde para ti e para os teus entes queridos.

Com um grande abraço,
José Câmara

Anónimo disse...

Hélder, amigo mio:


Feliz Cumpleaños, que el mejor regalo és, como se dice aqui em Burgos... Um beso de Alice

Luís

Anónimo disse...

... que el mejor regalo eres tu...

Luís

José Marcelino Martins disse...

É verdade, amigo Helder!
«Fazer anos» até acontece ao melhores.
Que o dia de hoje, que começou a ameaçar chuva, não seja causa para não passares um dia feliz, junto de quem amas e quizeres.
Por ti e para ti, solto o nosso brado:
BIP, BIP, TRANSMISSÕES, e que o Arcanjo Miguel te proteja.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro amigo Helder Valério

Neste teu dia de aniversário não podia deixar de desejar-te os meus parabéns.

Que tenhas um Feliz Aniversário, na companhia da família e tudo do melhor.


Um abraço


Mário Pinto

Torcato Mendonca disse...

Hélder

Depois de ler as palavras escritas, no texto e comentários (até de terras de Castela...)que mais acrescento eu?

Bom Amigo um enorme abraço, um voto de óptima saúde, um dia de teu aniversário a repetir-se junto de familiares e amigos. Parabéns e que sejas Feliz.

Abração fraterno do Torcato

Torcato Mendonca disse...

Hélder

Depois de ler as palavras escritas, no texto e comentários (até de terras de Castela...)que mais acrescento eu?

Bom Amigo um enorme abraço, um voto de óptima saúde, um dia de teu aniversário a repetir-se junto de familiares e amigos. Parabéns e que sejas Feliz.

Abração fraterno do Torcato

Luis Faria disse...

Helder de Sousa

O meu abraço de parabens neste teu dia de festa e os votos de que se repita por muitos mais ,com saúde e motivação.

Luis Faria

Anónimo disse...

Paz Saúde Alegria!

PARABÉNS!

Grande Abraço!

Jorge Cabral

Juvenal Amado disse...

Meu caro Hélder

Seria melhor fazer 30 não é?

Neste dia desejo-te muitas felicidades e que ele se repita por muitos anos com boa saúde junto dos teus.

Um abraço de parabéns

Juvenal Amado


Ps`É assim a correr pois as falhas de luz já me apagaram o comentário 3 vezes.

Chapouto disse...

Parabens muitas felicidades e um resto de dia feliz na companhia de toda a família com paz e amor

Um forte abraço

F Chapouto

Anónimo disse...

Amigo Helder

Dia Feliz, em companhia dos teus.

Um abraço.

Saúde,

Jorge Rosales

Anónimo disse...

Meu Caríssimo Camarada e Amigo. Os teus comentários e textos neste blog ,têm contribuído SEMPRE para um clima da camaradagem,solidariedade e compreensao.Só por isso......... ,mas,e nao menos,é o dia do teu Aniversário! Apesar de, já com malas feitas,e a contar minutos para "abalar" rumo ao SOL nao posso partir sem te dar os PARABÉNS,com um grande abraco Luso-LAPAO.

Joaquim Mexia Alves disse...

meu camarigo Helder

Lá estamos nós outra vez de acordo!!!

A coisa está a repetir-se muito!

Temos de encontrar um desacordo qualquer para discutirmos um pouco e assim sendo comer um almoço e beber um copo.

E hoje estamos de acordo porquê?

Porque ambos, (os dois!!!), concordamos que hoje é um grande dia, porque um grande amigo faz anos!

Grande como amigo, como camarada, como conselheiro, como cordato, como com bom senso, como interventor, emfim, resumindo nas palavra inventada por um camelo qualquer: um grande CAMARIGO!

Um grande, forte e camarigo abraço neste dia de festa, em que não me esquecerei de beber um copo à tua saúde e à dos teus!

Anónimo disse...

Caro Helder

Muitos parabéns pela passagem de mais um aniversário.

Tudo de bom para ti.

Um abraço

Eduardo Campos

Anónimo disse...

Caro Helder
Aqui vai um abraço de parabens
com o desejo que se repita por muitos e bons anos

Zé Manel Cancela

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO HÉLDER SOUSA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ HÉLDER QUE TENHAS UM BOM DIA DE ANIVERSÁRIO NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGOS E QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS ANOS E SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

Anónimo disse...

Camarigo Helder
Camarada de Santarém e de Pitche. Já falámos hoje telefónicamente, mas não quero deixar de expressar aqui o quanto me honras com a tua AMIZADE.
Apesar do tempo a provocar inundações nas "bolanhas" e a reter os macacos cães nas árvores, desejo-te um dia de Aniversário pleno de felicidade em companhia da Mulher Grande e restante Pessoal da tua morança.
Parabéns
Longa Vida
Abraço do tamanho do Corubal
Luís Borrega

Manuel Reis disse...

Caro amigo Helder:

Já um pouco tarde, mas dentro do horário, quero desejar-te um bom aniversário, na companhia de quem mais gostas.

Os teus comentários sempre oportunos e sensatos revelam a boa "praça" que és, e explica a simpatia que todos nutrem por ti.

Um enorme abraço do tamanho da ria de Aveiro.

Manuel Reis

manuelmaia disse...

AMIGO HÉLDER,

COM QUE ENTÃO ANIVERSARIANTE?
O QUE PODEREI DIZER-TE QUE TODOS NÃO TENHAM FEITO JÁ?
QUE ÉS UM VERDADEIRO E GRANDE AMIGO?
ISSO JÁ NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM,POIS CONCERTEZA
NO TEU ADN NÃO TRAZES "INDICAÇÕES" CONTRÁRIAS UMA VEZ QUE ESPALHAS AMIZADE A RODOS.
ESPERO QUE PASSES UM DIA EXTRAORDINÁRIO JUNTO DOS TEUS,CHEIO DE SAÚDE(FUNDAMENTAL PARA QUEM É SEXA...)E APROVEITA PARA ERGUER UMA TAÇA,UM COPO,UMA MALGA,AQUILO QUE QUISERES AO PESSOAL DA TABANCA.
UM GRANDE ABRAÇO
MANUELMAIA

manuelmaia disse...

AMIGO HÉLDER,

COM QUE ENTÃO ANIVERSARIANTE?
O QUE PODEREI DIZER-TE QUE TODOS NÃO TENHAM FEITO JÁ?
QUE ÉS UM VERDADEIRO E GRANDE AMIGO?
ISSO JÁ NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM,POIS CONCERTEZA
NO TEU ADN NÃO TRAZES "INDICAÇÕES" CONTRÁRIAS UMA VEZ QUE ESPALHAS AMIZADE A RODOS.
ESPERO QUE PASSES UM DIA EXTRAORDINÁRIO JUNTO DOS TEUS,CHEIO DE SAÚDE(FUNDAMENTAL PARA QUEM É SEXA...)E APROVEITA PARA ERGUER UMA TAÇA,UM COPO,UMA MALGA,AQUILO QUE QUISERES AO PESSOAL DA TABANCA.
UM GRANDE ABRAÇO
MANUELMAIA

Anónimo disse...

Caro Helder Sousa

Grande abraço de parabéns, muita saúde, muitas prendas e um dia feliz, na companhia dos teus.

Jorge Picado

Anónimo disse...

Amigo Hélder Valério

Depois de todos os elogios tecidos pelos amigos que se manifestaram anteriormente, tenho muito pouco para dizer, mas direi, que é muito bom, ler os comentários dos amigos, feitos à sua pessoa, e que ´tenho igualmente muito prazer em o considerar um amigo também.
É sempre um prazer ler os seus depoimentos, constatar a sua generosidade, a sua integridade.
Desejo-lhe um fim de dia magnífico,
que tenha sempre essa forma de estar na vida, e que ande por cá muitos anos.
Um abraço amigo da

Felismina Costa

Anónimo disse...

Amigo Hélder,
Espero que tenha passado um bom dia de aniversário.
Votos de muitos anos de vida na companhia de familiares e amigos.
Um abraço
Filomena

Anónimo disse...

Caro Helder

PARABÉNS

Que este dia se repita por muitos e bons anos, junto dos que te são queridos, com paz e alegria.

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Caro Hélder Sousa

É sempre gratificante poder vir à tribuna felicitar os tertulianos aniversariantes. Aqui estou eu, neste dia tão importante para ti, a desejar-te que o novo percurso que hoje inicias, seja profícuo em reflexões, sensatez e confiança.

Quero pois expressar os meus votos, de que tenhas um dia de aniversário feliz, na companhia dos que te são queridos e que te acompanhem sempre na nova jornada, com muita saúde, alegria e paz.

Um abraço. Parabéns e felicidade.

José Corceiro

Anónimo disse...

Caro Helder

Com um abraço de parabéns pelo teu aniversário,e que este dia tão especial,se repita por muitos anos com saúde

António Marques

Cesar Dias disse...

Hélder Sousa
Tarde mas ainda a tempo.
Espero que tenhas passado um dia de aniversário com alegria, junto de familiares e amigos.Desejo-te muita saúde para ires repetindo, e que vamos assistindo.
Um abraço
César Dias

Rui Silva disse...

Caro Hélder Sousa:
Perdoa-me um dia de atraso, pois só aconteceu por eu estar ausente todo o dia de ontem desde manhã cedo até à madrugada de hoje.
Penitenciando-me assim, aqui estou para te enviar um grande abraço de parabéns e os maiores votos de uma vida sâ, feliz e harmoniosa para ti e para os teus.
O abraço tradicional aqui vai também.
Rui Silva

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Hóóó Helder! Só hoje reparei que tinhas feito ontem anos, as minhas sinceras desculpas, em todo caso espero que tenhas sido presenteado com uma festa à maneira!... Muitos .--. .- .-. .- -... . -. ...
._ _...

Sousa de Castro

Anónimo disse...

Caro Helder,

Fui para o Alentejo aos anos de minha filha, que também foram no dia três. Só hoje regressei e estou a dar volta a tudo isto.
Mas mais val tarde que nunca no vulgo não é?
Pois aí vai do tamanho do Cumbijã o abração de parabens.

Mário Fitas

Hélder Valério disse...

Caros amigos e camaradas

Os meus amigos estragam-me com mimos!
Claro que mentiria se dissesse não estar à espera de nada, etc. e tal, pois tem vindo a ser hábito publicitar e celebrar os aniversários daqueles camaradas que disponibilizaram esse dado aos Editores. Mas as palavras e as felicitações foram surpresa.
Algumas até me fazem reflectir se devo continuar na mesma senda ou se devo 'arrepiar' caminho...
Estou a responder aos amigos que fizeram o artigo, que o rechearam de considerações, aos que o comentaram e também àqueles que a partir do conhecimento veiculado pelo Blogue mandaram mensagens, telefonaram de viva voz, enviaram mail e também pelo "facebook".

Como espero que compreendam, não vou agora referir-me a cada um dos intervenientes, apenas chamo a atenção para o caso de na foto em que estou com o Vasco e o Dinis a mancha que aparece na minha camisa com a forma de África é realmente formada por um capricho de sombra e luz, embora África esteja de facto no meu coração.

Muito obrigado a todos

Hélder Sousa