quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7090: Blogoterapia (159): Paradoxo e uma Orquídea (Torcato Mendonça)

PARADOXO e uma ORQUÍDEA
por
Torcato Mendonça* (ex-Alf Mil da CART 2339 (Mansambo, 1968/69)

Como é possível, um militar e graduado, operacional, praticante da “arte” da guerra e paradoxalmente detestá-la, não acreditar nela, ir quase ao desespero por nela continuar? Que transformação sofreu?

Ou, hoje, tantos anos depois, questionar-se do porquê de aqui escrever, recordar, engolir em seco ou em amargo de boca depois de ler certos textos e comentários?

Que o leva, a ele e a outros. O sentirem o camarada, o amigo, a solidariedade de forma tão intensa, de forma ou de tal forma que, de quando em vez sinta a “espinha da posta de pescada” – na frase feliz de um excelente camarada, melhor de um duplo camarada, que eu concordo e, por isso mesmo lha roubo – e retira-a, a dita espinha claro, não em protesto mas em sorriso?

Malhas que o Império tece ou, camarada, amigo é algo indefinível ou só se tenta definir em palavras ditas e bem ditas mas, isso sim, principalmente ou sempre, se praticam na convivência salutar de um quotidiano que outrora foi risco de vida, união forte e hoje, agora, é recordação de amizade e convivência a divergir para, convenhamos, quase sempre, a convergir mais forte, mais una, mais tudo o que só certos homens (homens e mulheres) têm o privilégio de sentir. Mesmo no conhecimento só através da Net, da conversa ao telefone, do fugaz encontro de um almoço, de um abraço breve mas caloroso – no encontro, para minoria semanal e para a maioria anual.

Pode efectivamente ter havido a tal metamorfose, a tal “lavagem ao cérebro” – forte o conceito – a que o treino, e bem, obrigou.

A tal união, a tal força, a amizade e camaradagem é, mais reforçada ainda, para os que entraram em combate ou estiveram em zonas de guerra, ou mais ainda se viveram perigos juntos.

Talvez tudo isto e um “ramo de rosas”. Não. Nem rosas, nem cravos devido a hipotética analogia bacoca. Digamos então… orquídeas.

Por isso Paro, Escuto e Olho.
Não.
Paro, Leio e Penso.

Concordo, discordo, gosto, não gosto e faço compasso de espera. Esqueço de pronto tolos e petulantes e vou caminhando, agora, na rota do voo outonal das aves. Porque não ao correr de uma agradável dose de loucura.
E,
Talvez, porque não, ofereça então uma orquídea a alguém.

************

Em tempo:

- A guerra é, como tudo na vida, como uma moeda tem o verso e o reverso. Uns estão num lado e outros no outro. Uns são amigos, camaradas e outros, que o são igualmente, tornam-se ambos, em troca de verso e reverso, em inimigos. No mais brutal e desumano comportamento do ser humano tentam, uns e outros eliminarem-se.

Simples e primário. Pode eventualmente haver excesso, não de zelo mas de deformação. São excepções. Lastimável é certo.

Mas o normal acontece. Guerra é guerra e o inimigo é abatido. Por quem? Que interessa isso. Acontece. Camarada não transportes esse farto como um mal. Deixa e vai esquecendo pois não há qualquer imoralidade. No acto, nesse que te preocupa, eventualmente quantas vidas de camaradas salvaste?

TM
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 4 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6929: Parabéns a você (147): Torcato Mendonça, 66 anos, uma referência do nosso blogue, um português pré-esforçado, um orgulhoso ex-combatente (Luís Graça)

Vd. último poste da série de 21 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7021: Blogoterapia (158): A Nossa Pátria (Juvenal Amado)

1 comentário:

Anónimo disse...

olá amigo Torcato!

Estive a ler o seu paradoxo.

Quantas dúvidas nos assaltam?

Quantos porquês!

Apenas uma pergunta se sente real:

(Desse teu acto, quantas vidas de camaradas salvas-te?)

Incrível saber e sentir que essa é a realidade!

Obrigada amigo, nunca tinha pensado nisso.

A quem ofereceria as orquídeas?


Um abraço da Felismina