sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7134: História do BART 6523. Pequena resenha histórica (António Barbosa)


1. O nosso Camarada António Barbosa (ex-Alf Mil Op Esp/RANGER do 1º Pelotão da 2.ª CART do BART 6523, Cabuca, 1973/74, enviou-nos em 14 de Outubro a seguinte mensagem:

Camaradas,
Como foi dito que pouco sabiam da história do BART 6523, lembrei-me de enviar uma pequena resenha histórica desta unidade.
Como podem ver são cópias da HU - Caixa 122 2ª Div/ 4ª secção do AHM -, penso que daqui poderão extrair a informação que procuravam.










 


Um Grande Abraço,
António Barbosa
Alf Mil Op Esp/RANGER da 2.ª CART do BART 6523

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2010). Direitos reservados.
Documentos: © António Barbosa (2010). Direitos reservados.

1 comentário:

Unknown disse...

Tenho uma muito má imagem deste batalhão e fiquei muito magoado, com a forma como trataram o levantamento de rancho do CAOP 2, em Gabu Sara (Nova Lamego), a comida era um nojo e nós operadores Criptos, decidimos protestar, fazendo o chamado "levantamento de rancho" o comandante resolveu a situação ao fim 4 horas, dando-nos rações de combate, mas os comentários jocosos da v/ companhia entristeceram-nos e marcaram-nos... chamaram-nos piras, bébés, atiradores de ar condicionado (como se nós fossemos voluntários e escolhêssemos o que ir fazer para a Guiné), no dia a seguir, perante a inércia dos meus colegas, tive a coragem de na cantina me revoltar contra o procedimento deles e no calor da excitação do momento, chamei-lhes palhaços, levei uma saraivada de murros de quase todo o batalhão e não fosse a intervenção de alguns camaradas do v/ batalhão (mais ponderados) vocês ter-me-iam matado e eu seria mais um militar "morto em combate", como era moda justificar certas mortes na Guiné. JÁ VOS PERDOEI, MAS NÃO ESQUECI... Longa vida para todos.