sábado, 30 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7196: Blogoterapia (166): Um abraço fraterno neste ultrapassar dos 2,1 milhões de visitas (Torcato Mendonça)

1. Mensagem de Torcato Mendonça* (ex-Alf Mil da CART 2339 (Mansambo, 1968/69), com data de 28 de Outubro de 2010:

PARA VOCÊS, CAROS AMIGOS EDITORES O MEU ABRAÇO FRATERNO DE PARABÉNS PELO BLOGUE "LUÍS GRAÇA & CAMARADAS DA GUINÉ" TER ULTRAPASSADO OS 2,1 MILHÕES DE VISITAS.

Gentes, jovens de juventude interrompida e não vivida, feitos homens duros à pressa
Foto de Torcato Mendonça


A letra maiúscula não é grito. É saudação amiga e agradecida, como muitos o devem estar, pelo Vosso Trabalho, pelo tempo gasto, dado, oferecido e, quantas vezes a aturarem casmurros (eu por exemplo) neste dar a conhecer combatentes, gentes que um dia de suas terras partiram e por outros mundos andaram, uns voltaram e outros não. Penso que ninguém voltou inteiro, ninguém voltou igual ao jovensito que partiu.

Gentes, jovens de juventude interrompida e não vivida. Gentes, jovens, feitos homens duros à pressa a verem, a viverem o que nunca deviam ter visto ou os fizeram ver. Gentes, jovens, feitos homens duros de aço em que as lágrimas, mesmo as de raiva secaram e, mesmo assim amaram e amam um Povo que com eles viveu o quotidiano ou, por força de opção de parte desse Povo os combateram por uma liberdade... liberdade que eles na sua Pátria também não conheciam.

Vidas.Vidas vividas e sofridas, vidas que muitos quiseram esquecidas e, sem disso se aperceberem, voltaram a trazer ao seu presente, voltaram a desatar nós de memória ou a empurrarem para o presente espuma dessa memória outrora vivida.

Isto era um abraço e virou ladainha. Vocês conhecem-me e vou teclando e pondo letras em bicha de pirilau conforme SINTO.

ABRAÇO e caminhem, porque não caminhemos, para os 3 Milhões. Contribuamos pela amizade dos Povos, pelo fim da xenofobia e racismo, pela Liberdade e Fraternidade e pelo estreitar das Desigualdades.

Nada mais, de tanto que havia a dizer... tanto!

Abraço do Torcato
__________

Notas de CV:

(*) Vd. último poste de 7 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 – P7096: Estórias de Mansambo II (Torcato Mendonça, CART 2339) (23): Os Filhos d'um Deus Menor

Vd. último poste da série de 30 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7195: Blogoterapia (165): A geração da guerra (Joaquim mexia Alves)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Torcato Mendonça

Como Tertuliano é com imenso prazer que aprecio os teus desabafos de alma, porque sabes com arte e engenho apropriar-te e encarreirar as letras, para dar forma e conteúdo às palavras, das tuas ladainhas!
Que a saúde e a vontade te acompanhem e tenhas força, para continuar a teclar os caracteres, que moldam o tema conforme tu o sentes...isso é vida para o Blogue.

Um abraço

José Corceiro

Anónimo disse...

Olá Amigo Torcato Mendonça!

Junto o meu ao seu abraço, para felicitar tanto o criador, como os editores deste GRANDE BLOGUE dos homens da guerra da Guiné.
Aqui tiveram e têm, um espaço aberto, para falar e contar a todos os que lá não foram, o que viveram, o que sofreram, o que viram, o que foram esses anos de pesadelo para vós e para as vossas famílias e amigos.
Bem-Hajam por terem possibilitado o conhecimento alargado, esclarecido, dum acontecimento, que marcou por demais a nossa geração: Mortes que ninguém compensa. Traumas, que ninguém consegue apagar.
Deficiências irrecuperáveis.
Anos perdidos em sofrimento, que abrangeu tantos milhares de pessoas, num tão pequeno País e continua a fazer sofrer todos os que tiverem a infelicidade de ficar marcados física e psicologicamente.
Pois se é mau lembrar, pior é ignorar!
Envio a todos um abraço fraterno, compreensivo e sentido, pela vossa luta, passada e presente.
E continuo a elogiar os Homens desta frente de batalha, onde as armas são a vossa memória.

Felismina Costa

Hélder Valério disse...

Caro camarada Torcato

Quando te pões a escrever ao correr da pena, que é como quem diz, ao sabor do teclado, saiem sempre 'coisas boas', por isso não te coibas de o fazer.

Esta tua homenagem, contida, como tu próprio reconheces, é mais do que justa. Pelas razões que invocas mas também pela oportunidade dada para que muitos dos que se julgavam isolados pudessem verificar que afinal não estavam.

Como já disse aquando do aniversário do Blogue, "a criação ultrapassou o criador", pelo que o Blogue é nosso, de todos aqueles que conseguem ver nele a utilidade que realmente tem e que o acarinham e protegem de quantos se invejam dele.

Chegar aos 3 milhões? Certamente que sim! Não demorará muito tempo. No final do próximo ano estaremos a chegar aos 5....

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

OLÁ AMIGO TORCADO, QUERO-TE DIZER DOS DOIS MILHÕES E TAL DE VISITAS O MEU CONTRIBUTO JÁ PASSOU DAS MIL E SEISCENTAS, POIS DESDE QUE DESCOBRI ESTE MARAVILHOSO BLOGUE É RARO O DIA QUE VENHO CÁ DUAS E TRÊS VEZES, JÁ NÃO POSSO PASSAR SEM ELE, TAMBÉM TE QUERO DIZER QUE FOI UMA TERAPIA PARA MIM E QUERO AQUI DEIXAR O MEU MUITO OBRIGADO AO LUÍS GRAÇA E AOS NOSSOS EDITORES POR TUDO O QUE TÊM FEITO. OBRIGADO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TODA A TABANCA GRANDE.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74