segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7205: Efemérides (54): O fatídico dia 1 de Novembro de 1965 (António Bastos)

1. Mensagem do nosso camarada António Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66, com data de 1 de Novembro de 2010:

Companheiro Carlos e toda a Tabanca Grande, bom dia.

Companheiro, vou escrever aqui umas linhas, pois este dia ficou-me gravado para sempre. Se entenderes que deves publicar, podes avançar, mas também agradecia que alteres alguns erros e o que entenderes pois sou um analfabeto nestas tecnologias e tenho a 4.ª classe feita a martelo.

Sou o António Paulo S. Bastos,  do Pel Caç Ind 953.

Neste fatídico Dia 1 de Novembro de 1965, pelas 21:30, horas estava eu de passagem por Farim esperando transporte para Canjambari, quando se dá um rebentamento no Bairro da Morocunda em Farim que causou a morte a 27 pessoas, 70 feridos graves e vários ligeiros, todos civis.
As NT sofreram 1 ferido grave e um ligeiro.

O engenho, duas granadas reforçadas com explosivos, pregos e lâminas, foi lançado para o meio do batuque onde era suposto estar muita tropa, o que não aconteceu, porque se tinha feito uma operação e o pessoal estava ainda a descansar.

Pela primeira vez na Guiné um Dakota levantou de noite para proceder à evacuação dos feridos.

No dia seguinte já se encontravam presos na 1.ª Companhia de Caçadores em Nema (Farim), 60 indivíduos entre eles: Pedro Mendes Fernandes, Bernardo da Cunha, Raul Teixeira Barbosa, José Maria Jonet, Dionísio Dias Monteiro, Pedro Tertuliano, Dionísio da Silva Pires (este empregado dos C.T.T.) e muitos mais, todos empregados das repartições públicas e casas comerciais.

As prisões foram feitas pelo agente da Pide de nome Prodízio e militares da CCS do BArt 733.

Passados 43 anos, na minha terceira viagem a Farim, vou encontrar uma sobrevivente do massacre que na altura tinha 7 anos, a Cadi ou Kati, que como vêem ainda carrega as cicatrizes.

Ainda me recordo de ver o saudoso Capitão Silva Marques, comandante da 1.ª CC,  a fazer, nos dias seguintes, o interrogatório aos presos em conjunto, com o Prodízio, diga-se que não era nada meigo.

Companheiros, tinha muito mais a publicar sobre este ataque mas fica para outra ocasião.

Um abraço para todos os camaradas da Tabanca Grande e um bom Feriado.

António Paulo,
Ex-1.º Cabo
Pel Caç Ind 953
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7115: Efemérides (53): Recordando os camaradas mortos na emboscada do Infandre no dia 12 de Outubro de 1970 (Jorge Picado)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarada António Bastos

As efemérides têm sempre esta característica, recordam-nos sempre um acontecimento marcante.

Este foi mais um dos episódios relevantes, do conjunto dos vários ocorridos na Guiné, que é sempre evocado com emoção e até com aquela posição tipicamente portuguesa de "podia ter sido ainda pior". A verdade é que passados todos estes anos aqui estás tu a evocar a data e o acontecimento e, ao mesmo tempo, a prestar homenagem às vítimas.

Um abraço
Hélder S.