quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7448: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (2): Mensagem de Natal (Felismina Costa)

1. Mensagem da nossa amiga tertuliana Felismina Costa* com data de 15 de Dezembro de 2010:

Mensagem de Natal

Caro Professor Luís Graça
Editor e amigo Carlos Vinhal
Editor Magalhães Ribeiro
Editor Virgínio Briote
Humberto Reis (cartógrafo-mor)
Caros Tertulianos e amigos deste imenso Blogue.

Há cerca de dez meses que aportei ao blogue de “Luís Graça e Camaradas da Guiné” na sequência da minha autobiografia, que escrevia na altura. Pretendendo falar de acontecimentos relevantes da minha juventude, referi entre outros a guerra do Ultramar, e, muito naturalmente escrevi no Google, Guerra da Guiné, na procura de informações precisas. Perante os meus olhos surgiu este blogue ao qual me dirigi, perguntando a medo, se alguns dos senhores conheceria por acaso, um senhor de nome Hélder Martins de Matos de quem eu tinha sido madrinha de guerra entre 63/64.

O Carlos Vinhal respondeu-me prontamente, e o José Marcelino Martins, sempre disponível, foi inexcedível na procura de informação, através da qual consegui o contacto do referido senhor (que ainda não conheço).
Por Convite fiquei, e permaneço encantada.

Quero dizer-vos que, ao longo destes meses, tenho procurado absorver informação desse tempo que motiva a existência deste blogue, e que sempre me interessou, por ser um acontecimento que marcou a minha geração/a nossa geração, da forma que aqui é retratado.

Quero agradecer a todos quantos participam e me dão o prazer de ler coisas espantosas de amizade, de solidariedade, de descrição do Teatro de Guerra, de reencontros, de conhecimentos e da vossa cultura, que muitas vezes me deixam verdadeiramente encantada.

Cresci rodeada de homens: avô, pai, tios, irmãos, depois namorado, marido, filhos e neto. Fui sempre acarinhada por todos. Isto, para vos dizer, que é um prazer estar entre vós.
Sinto por todos um carinho muito especial, como se fossem todos meus irmãos.
Alguns destacaram-se mais pela proximidade da origem, quase conterrâneos, e fazem o favor de me tratarem por amiga. Sou concerteza, uma amiga incondicional, agradecida e orgulhosa.

O tempo foi passando e estamos a viver mais uma quadra Natalícia.
Quero desejar a todos, independentemente da religião de cada um,
Um tempo de Paz, de união, de tolerância e de fraternidade, de que tantos de vós, deram e continuam a dar provas.
Quero dizer, que vos admiro, que partilho as vossas alegrias e tristezas, que vos desejo e às vossas famílias, as maiores felicidades.
A Quadra para mim sempre primou pela reunião das famílias, que com o decorrer dos anos se vão muitas vezes perdendo ou dividindo, mas, na nossa lembrança vão ficando os momentos vividos.
Cada ano que passa, trás e leva boas e más recordações.
Momentos de alegria que perdura.
Saudade do passado.
Tristezas que queremos esquecer.
Projectos que queremos ver concretizados.
E, é nesta miscelânea de sentimentos e desejos, que a vida acontece.
Obrigada por terdes partilhado comigo este ultimo ano.

Permito-me enviar um poema que ofereci aos meus no Natal de 68.

É Natal!

Ponho a mesa só para três
Como se a ela se sentassem todos!
Como se à volta desta mesa estivessem…
Os que já não voltam…
E os presentes, que se ausentam temporariamente:
Estão comigo todos!
E, num prazer que descrevo
Transformo a ausência em presença que fica.
Que fica comigo,
Em rostos, palavras, lágrimas e risos…
Em gestos que não olvidei
Em palavras que jamais esqueci
Em lágrimas de alegria que chorei
Em risos felizes, puros, sentidos
Em rostos ausentes, presentes e fixos
Na minha memória
Aonde estão vivos.
E, assim perpétuo o Natal da vida.
Da minha vida
Dos que já partiram
Dos que vamos estando!
E, num abraço grande
Onde cabem estórias, tempo, memórias
Eu reúno hoje… as recordações de 60 anos!
Com eles e convosco, as vivi e vivo.
E, quando eu partir
Sei que aqui deixo
Quem seja capaz
De continuar a contar as histórias
De que também fiz parte:
Efémera a vida, é para viver plena, alegre e sentida.
Mas, nessa alegria, cabe a emoção
E a comoção com que é vivida.

Felismina Costa
__________

(*) Vd. poste de 4 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7380: Blogpoesia (92): Sinfonia (Felismina Costa)

Vd. primeiro poste da série de 15 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7441: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (1): Querido Pai Natal... (Albino Silva, CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70)

16 comentários:

Correia Nunes disse...

Estimada Camariga,as lagrimas rolaram na minha face,Obrigada pela Amizade que nos dedica e pode ter a certesa de que e retribuida em dobro.
OBRIGADA
Jose Nunes
Beng 447
Guine 68/70

Joaquim Mexia Alves disse...

Caríssima camariga Felismina

Obrigado pela tua presença aqui connosco e obrigado pela tua emoção, pelo teu sentimento.

Um Santo e Feliz Natal para ti e todos os teus

Torcato Mendonca disse...

Amiga Felismina
Li e gostei.
É o sentimento que imprime, o ler e sentir, através dessa leitura, um pouco das terras, das pessoas, um pouco de nós e a Felismina sabe os meus porquês.
Emocionou um pouco. Ainda bem que o degelo se está a dar.
Isto também é um lugar de camarigos e camarigas, um lugar de partilha de afectos, um lugar onde sabe bem estar.
Um obrigado Amiga do Torcato

Juvenal Amado disse...

Camariga Felismina

Trato-a assim pois este tratamento também é seu de pleno direito.
Há épocas que sempre nos emocionam entre elas o Natal.
Quando o meu irmão esteve em Moçambique, pela primeira vez tivemos o Natal incompleto, pois faltava um menbro da nossa família.
Depois passei três Natais na Guiné, talvez os mais tristes da minha vida não só por mim, mas pela minha família.
Hoje fiquei sensibilizado com o seu poste pois fez-me lembrar as ausências que nós sofriamos mais sentidas nessas datas.

O poema é lindo.

Um bom Natal Para si e sua família é o que sinceramente lhe desejo.

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Amiga Felismina Costa

Sinto-me honrado pela apreciação que faz da nossa camaradagem, tenho orgulho pela sua companhia no nosso seio e agradeço por nos presentear com a sua sensibilidade, através dos seus escritos, quer em prosa quer em poesia.
Bem-haja… que tenha longa disposição para nos acompanhar e nos continuar a mimar, com os seus lindos poemas!

Um abraço e Feliz Natal, para si e todos os seus.

José Corceiro

Anónimo disse...

Camariga Felismina

Obrigado pela sua bela mensagem.
Uma mensagem onde cabe a família, a amizade, a solidariedade, o espírito natalício... e um poema, lindo, que nos transmite um sentimento momentâneo, registado ao correr da pena.

Votos de um Feliz Natal.

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Felismina, pouco mais haverá para dizer, todos os comentários me tocam. Até o do Juvenal, tal como ele, também tive Natais menos preenchidos com o meu irmão em Moçambique. 1968 foi o meu 1º em Angola, por algumas hora apenas, a título excepcionais, tivemos os quatro GC dentro do arame farpado, para comermos umas batatas. Adorei o seu texto, adorei o seu poema. Para si e toda a tertúlia, um Natal com tudo de Bom.
António Brandão Ccaç 2336

Anónimo disse...

CARA FELISMINA COSTA,

EM TODAS AS MESAS DE NATAL,HÁ SITUAÇÕES COMO A QUE SENTE RELATIVAMENTE AOS QUE PARTIRAM E AOS QUE SE AUSENTAM DE FORMA TEMPORÁRIA,DE FORMA VOLUNTÁRIA OU NÃO...
A SOCIEDADE MUDOU,SAIMOS DOS PEQUENOS MUNDOS DA NOSSA INFÂNCIA,ENVEREDAMOS POR NOVAS FAMÍLIAS COM MANEIRAS DE ESTAR DIFERENTES,COM DIVERSAS FORMAS DE PENSAR, E,FRUTO DISSO MESMO, HÁ ALTERAÇÕES QUE SURGIRAM MAS NEM POR ISSO DEVEREMOS DEIXAR DE PENSAR COMO NÓS PRÓPRIOS.
ASSIM,ESTA SUA ASSERÇÃO QUE A SEGUIR TRANSCREVO:

"EFÉMERA, A VIDA É PARA VIVER PLENA,ALEGRE,SENTIDA"...

TEM UMA FORÇA EXTRAORDINÁRIA QUE TODOS DEVERIAM SEGUIR.
URGE REMAR CONTRA A MARÉ,A TODOS OS NÍVEIS,EM TODOS OS SENTIDOS.

UM ABRAÇO DE PARABÉNS POR MAIS UM ESCRITO DE QUALIDADE E VOTOS DE UM NATAL COM SAÚDE E ALEGRIA.
MANUELMAIA

Anónimo disse...

Camariga Felismina
Obrigado pelo poema e Votos de Festas Felizes.
Desejo-lhe um FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO para si e Família.
Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Cara amiga (Camariga)
Depois de tudo o que foi dito acerca do seu belo escrito e do seu belo poema, que mais dizer? Obrigado pelas suas palavras.
Ao fim de tantos anos, mesmo assim, é bom sabermos que há gente que não foi à Geurra mas compreende o que foi aquilo e sabe transmitir o que é a saudade mas também a esperança.
Um abraço
Carlos Pinheiro
Op. Cmsgs QG/Bissau 68/70

Anónimo disse...

Estimada Felismina,

tinha escrito aqui uma história interessante.

Por vezes neste problema da informática tropeçamos.

Outro dia contarei.

Gostei imenso!

Para a Felismina e família, um Santo Natal.

Mário Fitas

Hélder Valério disse...

Caríssima Felismina

Não tenho sido pródigo em observações ou comentários às suas intervenções.
Isso deve-se a 'falta de tempo' e não a qualquer sentimento que desmereça o grande valor do que tem sido apresentado.
Aliás, é justo que se diga que o que tenho lido, seja em prosa ou em verso, é comovente, repassado de sentimentos de solidariedade, revelador de uma grande sensibilidade que inegavelmente possui e que afinal se veio a revelar tão à vontade nesta 'congregação' de ex-militares.

Por mim, é sempre bem vinda!

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Amiga Felismina,
Foi com carinho e emoção que li a sua mensagem de Natal. Linda.
Gostei muito do poema, fez-me recordar as tantas vezes, que sem me aperceber colocava um prato a mais na mesa, e confeccionava refeição para mais uma pessoa que tinha partido para uma viagem sem regresso.
Obrigada amiga.
Desejo-lhe um Natal Feliz na companhia de quem mais gosta.

Abraço com amizade
Filomena

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes disse...

É delicioso este seu poema de Natal!...Revejo nele os meus Natais.

Que este seja mais um Bom Natal para si sua Família.
Um abraço
JG

Anónimo disse...

Minha cara amiga

Desta vez não fiquei com a lagriminha no canto do olho, porque as lágrimas soltaram-se completamente.
Este comovente poema diz tudo o que a alma e o coração guardam ao longo da vida, mas que só alguém como a minha amiga sabe tão bem expressar através da escrita.
Sinto cada palavra sua como um sentimento meu...em cada Natal!

Obrigada pela partilha de emoções, de afectos e de sabedoria.

Feliz Natal para si e para os seus familiares, e, se me permite, aproveito para endereçar os meus votos de Boas Festas a todos os tertulianos e respectivas familias.

Um abraço de sincera amizade

Maria Teresa Parreira

Anónimo disse...

Meus Amigos, com quem tive o prazer de confraternizar ao longo deste ano de 2010, graças ao infindável mundo da Internet, o meu muito obrigada pela vossa amizade e simpatia, pela vossa paciência para ler o que humildemente escrevo e vos ofereço, e de certa maneira imponho.
Natural e sincera como é meu apanágio, as palavras partem do teclado muitas vezes sem revisão, apenas com a certeza de que são sentidas, e por isso as deixo seguir tranquilamente.
Quero mais uma vez agradecer-vos as vossas palavras de carinho, que são um incentivo para continuar a escrever.
Agradeço a todos, tertúlianos e amigos deste Blogue imenso, (espero que sem fim),onde tenho passado muitas horas da minha vida neste último ano.
Muitos de vós já me parece que os conheço, pela vossa presença, permanência, critica positiva ou negativa, pelo vosso carácter que se transmite através do que se diz e afirma.
A todos o meu Obrigada sincero.
Aceitem por favor a manifestação da minha amizade e os desejos de aqui continuarmos todos,contribuindo para a continuação de (um Blogue que também há-de ficar na História)

Ao Editor principal Prof. Luís Graça
Ao Carlos Vinhal
Magalhães Ribeiro
Virgínio Briote
Humberto Reis
e a quantos participam e tornam possível este trabalho, apresento os meus sinceros parabéns e o desejo de continuação por muito tempo.
Apresento a toda a tertúlia os meus votos sinceros de Boas-Festas.
E ao mundo inteiro.

Felismina Costa