sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7531: (Ex)citações (123): Há os camaradas, os amigos, os camarigos... (José Manuel Dinis / Luís Graça)


Um aprendiz de sniper na floresta de Candoz...

Foto: © Luís Graça (2009). Todos os direitos reservados.



O temo sniper, abaixo utilizado pelo Zé Dinis, só pode ser entendido em sentido figurado, claro está... É uma liberdade literária, que corre no entanto o risco ser mal interpretada... Mas esses são os eternmos problemas da comunicação humana...

O nosso o blogue é público e é de... borla (embora tenha custos directos, indirectos e ocultos,  é bom que se saiba)... Ninguém paga um tostão para ler, escrever ou comentar o blogue... Nem que fzaer que fazer parte dsa Tabanca Grande... Todos, "os de fora e os de dentro",  têm o direito de manifestar, com elegância e civilidade, as suas diferenças, preferências e divergências, contar as suas memórias, cultivar os seus afectos, a respeito da Guerra da Guiné, no período grosso modo que vai de 1961 a 1974... Só não há lugar aqui para os ódios de estimação... E julgo que ninguém, no blogue, cultiva ódios de estimação...e muito menos resolve a tiro... as diferenças de opinião ou de interpretação dos factos.

O meu apelo para 2011 só pode ser este: Camaradas, amigos, camaridos, leitores, visitantes (regulares ou ocasiaonais) deste espaço da blogosfera,  vamos ser mais mais tolerantes, cordatos, imaginativos, criativos e sobretudo mais participativos... Mas também, meus queridos editores, conselheiros, colaboradores, autores e comentadores, vamos ter que ser mais inflexíveis, em 2011,  no que diz respeito ao... respeito das nossas regras de convívio... Vamos evitar expressões, palavras ou termos que podem ser ser mal interpretados... Sniper, por exemplo, pode ser uma delas... De preferência ponha-nas em itálico, ou usem-nas com pontinhos, quando usarem a linguagem de caserna: f... ou p... ou c... (É que queremos que os nossos netos e bisnetos nos leiam...).

Em 23 de Abril de 2011, o nosso blogue fará 7 anos.  Obrigados aos amigos e amigas, bem como aos ex-camaradas de armas que nos felicitaram, por estes dias, não tanto pela obra feita, como sobretudo pela multiplicação das tabancas por este país, como a de Matosinhos, por exemplo, aqui no Norte, e sobretudo pela oportunidade, através do blogue e de múltiplas iniciativas (dos múltiplos blogues, páginas na Net e no Facebook) para,  ao alcance de um clique ou à distância de um braço, à mesa de um restaurante ou de uma esplanada, podermos (re)unir-nos, (re)conhecer-nos, (re)encontrar-nos,  sermos solidários uns com os outros e com o povo da Guiné-Bissau, identificar a peça do puzzle do que faltava na nossa memória, confirmar a data da emboscada em que perdemos o nosso melhor amigo,  partilhar a foto da bajuda que suavizou a nossa solidão, ajudar a fazer ou aliviar o luto (patológico) que ainda atinge milhares de famílias que perderam os seus entes queridos na guerra do ultramar, revisitar a aldeia  onde reforçámos a autodefesa e fomos recebidos com o melhor que os aldeões nos tinham para dar, o bu...rako  onde onde estivemos enterrados (como tupeiras ou ratos), o sítio onde demos e levámos manga de porrada, enfim reler com outros olhos os aerogramas e cartas que (não) mandávamos para casa, as notas que escrevemos nos nossos pequenos diários, os trilhos onde deixámos sangue, suor e lágrimas, as minas que pisámos, que levantámos, que nos estropiaram... mas também os momentos de festa, de amizade, de camaradagem, de camarigagem, como dizemos agora (o termo é do Joaquim Mexia Alves), e ainda os momentos, de  loucura, de bravata, de coragem, de aprendizagem, de nobreza, de humanidade...

O blogue foi feito para unir pontas, desatar nó, construir pontes, cambar rios, e também valorizar o grande sacrifício humano (e  respeitar a sua memória) de toda uma geração, a nossa que combateu, um lado e mas também do outro...

Confesso que nem sempre tem sido fácil... Não é fácil esquecer, não é fácil perdoar, não é fácil expor em público os sentimentos mais íntimos que ainda hoje estão associados àquela terra e àquela guerra... Mas tenhamos algum orgulho num blogue que consegue, a maior parte das vezes, unir muitas pessoas da nossa geração, independentemente do que eram e do que são...

É um blogue que é  (ou pretende ser)  contra o pensamento único, e que não está ao serviço de ninguém, a não ser dos combatentes que fizeram a guerra e das vítimas que a sofreram... Não sei, caros leitores,  quando o blogue acaba (fisicamente...), a guerra,  essa,  vai acabando à medida que formos morrendo de um lado e do outro... Este ano, por exemplo, foram sete os camaradas que nos deixaram... Sem eles, a nossa Tabanca Grande ficou mais pobre e mais triste...

Recorde-se, por outro lado, alguns números do nosso bogue:  em finais de Maio de 2006 (fim da I Série, e abertura do actual blogue, ou II Série), mal ultrapassávamos as vinte e tal mil visitas e a centena de membros registados (na altura usávamos  o termo tertulianos)... No ano a seguir, em Outubro de 2007, chegámos às 400 mil visitas, e às 800 mil em Outubro de 2008... O milhão de visualizações foi atingido em Fevereiro de 2009, o 1,4 milhões em Dezembro de 2009 e os 1,7 milhões em Maio de 2010, quando pusemos o contador Bravenet


Estamos a agora a caminho das 2,3 visualizações de páginas... Somos 464 "tabanqueiros" registados, não conseguimos chegar à meta dos 500, mas lá chegaremos, sem pressas... São números que valem o que valem... Simpáticos, sem dúvida, mas  que em contrapartida nos criam a todos nós, editores, colaboradores, apoiantes, autores, leitores... uma acrescida responsabilidade.  Há muita gente que nos lê e que todos os dias espera mais e melhor... Como fundador, administrador e editor de um blogue (que é feito a muitas mãos), não posso nem devo ser juiz em causa própria: atrever-me-ia, no entanto, a dizer que devemos ter uma pontinha de orgulho também pela obra feita e sobretudo pela cultura de tolerância e de convivialidade que temos vindo a construir...


Espero que continuemos a  ser, ontem, hoje e amanhã, sobretudo leais e frontais uns com os outros, na diversidade que é também a nossa riqueza: é, de resto,  a lealdade e a frontalidade, o que se espera de um camarada, é o que que se exige de um amigo, e por mais razão ainda é o que define verdadeiramente um camarigo... Lealdade não é unanimismo, nem seguidisimo, nem hipocrisia; e frontalidade é assertividade, é sermos capazes de falar para os outros,  olhos nos olhos, sem recurso à picardia, difamação, insulto ou insinuação...(LG).




1. Mensagem pré-natalícia do nosso camarigo José Manuel Matos Dinis, com data que o para o caso já não interessa, porque passou a ser intemporal:

Olá juventude, boa noite!

Ligo o computador e leio estas mensagens. Antes do mais, quero agradecer-vos a confiança que em mim depositam, e espero continuar a merecer. Hoje de manhã fiz um comentário sobre o que me parece ser o busílis. Se me permitem, vou passar adiante sobre o texto original do Eduardo, a resposta do Vasco, as preocupações do Torcato e do Zé Brás.

Acredito que terá havido erros, quer de transmissão, quer de recepção. Mas não posso dissociá-los de algumas intervenções mais ou menos acutilantes que têm preenchido linhas e páginas do blogue. Eu também sou emotivo. Provavelmente, já me excedi e terei suscitado algumas reticências da vossa parte, que terão tido a gentileza de não retrucar. Quero dizer-vos que essas minhas atitudes terão resultado de algum cansaço. Cansaço de provocações. Lá está, o efeito da escrita!

Também sei que, em qualquer grupo, há diferentes personalidades, uns mais tranquilos, outros mais exaltados; uns que guardam o seu saber, outros que se espalham em aleivosias; uns coerentes, outros incoerentes, enfim, reunidos num caleidoscópio que oferece oportunidade para narrarmos e falarmos de experiências e aprendermos ou colhermos informações sobre a Guiné.

Não vou pelos heroísmos, que alguns relatam com maior ou menor sobriedade, mas refiro-me aos vedetismos e às tricas. Por isso, no tal comentário, propunha alguma contenção e cuidado no discurso escrito. Temos entre nós um camarada que se farta de apresentar trabalho, e adoptou uma posição de quase outsider, provavelmente para não alimentar polémicas. E tem-se aguentado. Já pensei adoptar a mesma atitude, acabar a história da minha CCaç e arrumar as botas até alguma inspiração. Mas é-me difícil, pois grangeei amizades entre os participantes e, com mais ou menos discernimento tenho-me aguentado.

De facto, temos que distinguir no blogue, aqueles que dão um contributo positivo pelas suas intervenções, ora pela qualidade literária, ora pela riqueza argumentada, ou pela qualidade da investigação e interesse colectivo da informação transmitida, até pelo humor ou pelo sentimento aglutinadores. Felizmente, que temos entre nós gente de qualidade, apesar do diferentes pontos de vista. O pior são os snipers.

Para estes, proponho-vos que os deixemos intervir, mesmo quando nos criticam, sem responder a provocações, porque trata-se de gente que gosta, por um lado, da polémica pela polémica; por outro, de se sentirem acarinhados pelo elogio. 

Concluí que não dá para reflectirem sobre os seus comportamentos e provocações. Mas, em sociedade temos que conviver, e aprendemos a evitar quem nos desagrada. Façamos o esforço de não fazermos ataques pessoais, porque, pela experiência, só podem redundar em cansaço.

Não sei se transmiti alguma ideia aproveitável, mas faço seguir o texto sem o reler. Sejam indulgentes comigo.

Abraços fraternos
JD

7 comentários:

Torcato Mendonca disse...

PARABÉNS

MUITOS PARABÉNS POR ESTA NOVA TABANCA:

TABANCA BRANCA!!!! esta até tem snipres

A TODOS UM BOM ANO DE 2011, A TODOS MAS MESMO A TODOS, QUE O NOVO ANO SEJA PASSADO COM SAÚDE, ALEGRIA DUPLO NO QUE DESEJAM ABRAÇOS T.

(algo menos bom ou mesmo manifestação de senilidade que seja relegada para o próximo Século)

Vou ler o teu escrito Zé Diniz (com Z)

Anónimo disse...

Tabanca Branca!? Será que a neve da Lapónia já chegou ao blog...camarada "Lois"? E eu a julgar que os aperitivos da festa só se serviam daqui a algumas horas! Um grande abraco de um Lapäo amigo.

Luís Graça disse...

Torcato, J. Belo: Vocês têm olho de águia... E não perdoam nada. Acho bem... A ciática, as insónias, o "dolce far niente" da Madalena... nunca explicam tudo... É o stresse do fim do ano...

Tabanca Branca só há uma, a da Lapónia e mais nenhuma!!! Zé, não sei por onde páras (Lapómnia, Suécia, Miami, Lua?... Com a gripalhada que há por aí, aconselha-nos o povo que que tem calo cu,é meio louco e meio médico, diz-te: "abafa-te, abifa-te e avinha-te"... Eu estou na ditea (?)...De resto sou mais peixeiro do que carneiro...

Tu, Torcato, tens de ter mais cuidado com as correntes de ar (puro) da Gardunha e da Serra da Estrela...

Enfim para a todos os camarigos, amigos, camaradas e até para os que nos mordem as canelas, que seja, de mil e uma cores o céu das nossas Tabancas na passagem para o 2011 !!!...

Da Madalena, com xicorações e melhoras para outro tabanqueiro da primeira hora, o A.Marques Lopes, que eu não pude abraçar desta vez na Tabanca, multicolor, de Matosinhos.

Ah!, e que o Carlos Vinhal volte depressa e bem ao nosso "conbíbio"...fazendo das tripas coração, como fazem e sempre fizeram estes tripeiros desta nobre "Naçom" (o livro que eu ando a ler e recomendo: Alfredo Mendes - Porto, Naçom de falares. Lisboa: Âncora Editora,2010, 137 pp. 13 aéreos na FNAC, passe a publicidade... 1735 palavras do calão tripeiro!!!... E pequenos textos deliciosos... Ainda tentei escrever-vos uma carta à moda tripeira mas ainda não tenho estaleca para isso, ao fim de 30 e muitos Natais cá por cima...).

Torcato Mendonca disse...

Agora sem Z:

Caro José Dinis

Concordante contigo. Vale o que vale o meu concordante.

O que eu desejava é que o Ano de 2011 trouxesse mais divergências, mais opiniões diversas, mais pluralidade, mais compreensão entre todos no seu pensar LIVRE e no direito que TODOS têm de serem diferentes, de pensar e de se exprimir de forma diferente,MAS:
SEMPRE aceitando a opinião dos outros e respeitando essa diversidade.
Ficava assim o Blogue mais rico, mais democrático, mais livre e fraterno, mais nosso que estamos aqui por amizade,por troca de afectos, por, um dia termos deambulado pela Guiné. Só.

Têm que haver, snipers, vaidosos ou pedantes, primas donas e etecetera.
Podia não haver...podia...mas não era a mesma coisa! Falem,escrevam ,arrufem,aliviem fel ou bílis...terão o eco dessa vossa maneira de viver e por favor sejam felizes.

Feliz ANO de 2011

Abração José Dinis e, através de ti, a todos do T

Unknown disse...

Isto sim, é que são ex(ciptações)?. Desculpem se a frase está incorrecta, mas com a nova orto-falo-graphia vigente o pessoal até fica de trombas à banda de tanto desaprender. Que para o caso não interessa nada. Interessa que discordo do Torcato quando diz que este espaço ficava mais democrátido se mais escritas houver. As escritas podem haver, mas mais democrático deve ser difícil.
Nem sei porque escrevi esta lenga-lenga quando só queria desejar um Bom Ano à Tabanca Branca, Grande ou o que quer que seja, e a todas as subsidiárias que por aí existem.
À rapaziada de baixa, espero um rápido retorno ao serviço.
Deste morcom (como carinhosamente me chama o Pires Felupi) que se assina Jorge Teixeira, Portojo para a comunidade.

Torcato Mendonca disse...

Uma questão de leitura ou de interpretação da mesma. Uma questão de conceito de democracia ,tão variável ao longo dos séculos -da Grécia Antiga aos dias de hoje. Sem ir mais atrás.

Dentro desse meu conceito de democracia, aceito e respeito a divergência, mesmo, não dizendo isso agradeço. Se comigo divergiram é porque algo disse.É bom dizer algo e exprimir uma ideia.

Um abraço e Bom 2011
Votos do T

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Só agora, na tarde de 2 de Janeiro, me foi dado ler este(s) texto(s).
São muito oportunos e essenciais para se 'visualisar' o que pode e deve ser o nosso Blogue.
É recomendável que o mesmo sirva de estudo para se poder evitar o que de errado vai acontecendo e o que pode e deve servir para o melhorar.

Abraço
Hélder S.