domingo, 26 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7506: Tabanca Grande (256): João Bonifácio de volta ao Canadá, desiludido com Portugal

1. Mensagem do nosso camarada João Bonifácio* (ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 2402, , Mansabá e Olossato, 1968/70), com data de 22 de Dezembro de 2010:

Olá Amigos da Tabanca.
Em primeiro lugar desejo a todos um Feliz Natal com as vossas famílias e um Ano 2011 com SAÚDE, já que como sabem, a partir de agora é só Ski Alpino.

Cá estou de novo, depois de uma longa ausência.

Como todos sabem, ou pelo menos alguns que visitam a Tabanca para saber das novas, eu consegui sobreviver a esta entrada brutal que fiz em Portugal, ainda no inverno passado.

Não vou aqui falar de Portugal, pois todos vós sabeis muito mais do que eu, em especial se levarem em conta que vivi no estrangeiro 37 anos, mais propriamente no Canadá, um país digno e que prima pela sua maneira de estar no mundo, onde os seus cidadãos são tratados como humanos. Enfim, a verdade é que desde 2007 e com a aproximação da minha reforma, eu comecei a sonhar, que talvez não fosse má ideia regressar ao meu país de origem, em especial pelo seu clima ameno e tropical, onde apesar da humidade, os invernos seriam toleráveis. A verdade é que o sonho bem depressa se começou a transformar no maior pesadelo da minha vida, e nisto e em termos de comparação, a minha estadia na Guiné, até se pode dizer que foram umas férias de 21 meses.

A escritura da casa não foi em Janeiro mas só em fins Maio e isso me obrigou a aceitar o favor de uns cunhados, com quem partilhei a vida durante 3 meses e meio. Nesta altura, todos já compreenderam que esta situação e intolerável para qualquer humano. Com toda a boa vontade possível, a verdade é que eu comecei a sentir muita ansiedade e os nervos começaram a transformar o meu dia-a-dia num inferno autêntico. Em Julho mudei para a minha casa, mas o estrago estava feito. A esposa começou a sentir os efeitos de tudo o que se tinha passado, e por duas vezes tive que visitar os serviços de urgência do hospital Garcia da Horta em Almada. Na segunda visita eu achei que já chegava de sofrimento, pois é fácil tomar decisões quando se passam 8 horas num serviço que não funciona e onde tudo falta, até a higiene, para não falar da falta de pessoal e os modos como tudo se mexe à volta dos doentes.

Foi ali que eu jurei e prometi a minha esposa que iríamos regressar ao Canadá. A verdade é que nos não podemos criticar o que existe, pois muita gente acha e me tem dito que o Hospital é excelente. Contudo, ao fim de 37 anos, nos estávamos habituados a outros “standards”, e por isso sentimos que a adaptação de minha esposa iria ser muito complicada. Este Natal ira ser, assim o espero, o primeiro e o ultimo que aqui passamos. Portugal, e nem falo da crise económica, pois irei sair bem derrotado, é um país onde é urgente que os hábitos e os modos de governar dos políticos tem de ser alterados. É flagrante o modo como toda a gente pode ver quanto mal eles fazem ao povo em geral com as suas leis protectoras dos grandes interesses económicos, mas ninguém pode fazer nada para resolver ou pelo menos minimizar os problemas.

Tudo junto, podemos apenas acreditar que também este pesadelo se ira resolver, como o meu. Portugal, é sem duvida nenhuma um país com uma localização previligiada, mas muita coisa terá de ser alterada, se deseja ser reconhecido como um grande pais de turismo. Para mim seria bom, pois poderei sugerir o meu país aos amigos que deixei no Canada. Mas para isso o Governo terá de resolver o problema da segurança dos seus cidadãos. De momento, Portugal é um país sem lei, e onde todos nós vivemos com medo de podermos passear a noite.

Meus amigos, esta foi a experiência da minha vida, com muitos efeitos negativos, mas também meia dúzia de positivos. Apesar da sua modernidade, e de tanto se falar em TGV’s, Portugal e os portugueses precisam de um bom sistema de saúde onde os impostos que se pagam sustentem o mesmo sistema. Precisamos que os preços de roubo dos combustíveis suportem o custo das portagens, e os portugueses não paguem por terem de se movimentar. Terão de olhar o futuro com outra motivação, olhando para os jovens de hoje como os governantes de amanhã. Tratarem com dignidade os idosos, que em Portugal e de um modo geral, são seres descartáveis, tanto pelo sistema social como pelas bases estruturais familiares.

Amigos, eu levo o meu coração muito ferido pelo que aqui tive oportunidade de assistir. Eu sei que nada poderei fazer para mudar as coisas, mas tenho a firme certeza, de que pelo menos, a minha vida ou o que dela eu poderei ter, será muito mais feliz no pais que em 1974 me acolheu com um emocionante “Welcome to Canada”.

Deixo-os com os meus votos e desejos de que tudo vos corra pelo melhor, a nível pessoal e familiar e por favor SEJAM MUITO FELIZES.

Um dia eu voltarei aqui para lhes dar conta da minha camaradagem para com todos vós.

Um GRANDE ABRAÇO aos que continuam a trabalhar neste Blogue.

BOAS FESTAS CAMARADAS e ATÉ UM DIA...

João G Bonifácio
Ex-Fur Mil do SAM
CCAÇ 2402 Guiné, 68/70
__________

Nota do Editor

(*) Vd. poste de 2 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6093: Tabanca Grande (209): Regressei a Portugal depois de 36 de ausência, mas encontrei a mesma burocracia (João Bonifácio)

Vd. último poste da série de 19 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7473: Tabanca Grande (255): António Clemente (CCAÇ 764, Aldeia Formosa, Colibuía, Cumbijã, 1965/66), apresentado pelo seu camarigo de Tavira, Mário Fitas

15 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro 'camarigo' Bonifácio

Comungo o teu desencanto. Percebo a tua mágoa. Conformo-me com a tua decisão de regressares ao Canadá.

Tens possibilidade de ser tratado como 'pessoa', aproveita. Como comprovas, isto por aqui está 'pelas ruas da amargura'.

Apesar de ires para longe não deixes de nos relatar os teus episódios, até para nos transmitires a esperança que falta muitas vezes.

Abraços
Hélder S.

Silva da Cart 1689 disse...

Caro João Bonifácio
Penso compreender minimamente essa mágoa de português deslocado. Também estive fora e larguei tudo para vir ajudar o nosso "novo Portugal". De fora, olhamos as coisas de forma diferente, sempre moderada e minimamente comparada. Ali, acreditamos que somos tão bons ou melhores que os outros, e basta verificarmos o nosso rendimento e a singeleza administrativa envolvente para acreditarmos patriótica e capazmente num Portugal evoluído. A mudança parece extremamente fácil. Porém, apesar de muita luta isolada, tudo parece morrer de cansaço, rendido a um sistema democrático cada vez mais explorado.
Todavia, quero felicitar-te porque:
1 - Parece que passaste uma comissão porreira;
2 - Vives há 37 anos num país maravilhoso;
3 - Tens a possibilidade de lá continuares a beneficiar humanamente de tudo e mais alguma coisa;
4 - Não tens que gramar diariamente com este "chico/espertismo", despudoramente instalado.

Alegra-te, aproveita essa felicidade e ... vem cá de vez em quando.

Um abraço

admor disse...

Caro João Bonifácio,

Como eu te compreendo e como lastimo estar de acordo contigo, mas é a triste realidade do nosso querido Portugal.
Desde o 25 de Abril de 1974 tem sido atacado por malfeitores de toda a natureza e feitio, mas os piores de todos têm sido os políticos, que já perderam a vergonha toda e roubam-nos e desgovernam-nos de toda a maneira e feitio.

Para ti caríssimo camarada ainda bem que tens outro país adoptivo ou adoptador que está pronto a receber-te doutra maneira, se calhar como devem ser recebidos todos os seres humanos.
Perdoa ao teu país e à tua Pátria,
que não têm culpa da maneira como foste tratado.
Um grande abraço do camarigo,
Adriano Moreira - Ex-Fur.Mil.Enf. da Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES"
Bigene,Binta,Guidage e Barro. 1968/1970.

Anónimo disse...

Caro Camarada Joäo Bonifácio. Como sou também emigrante há mais de 35 anos,e portanto com algumas experiëncias pessoais sobre o assunto tratado,escrevi umas linhas sobre o P-7506,que se tornaram demasiadamente longas(quanto a mim)para um comentário.Aos camaradas editores do blog...a decisäo. Quanto ao escrever-se em comentário,e cito:"temos os piores políticos que alguma vez tivemos memória".Creio que,concentrando a tal memória,poderei apresentar um bom "ramalhete" de outros,desde a mais extrema esquerdalhada à mais patrioteira direitada...passando ainda pelo "meio". Um grande abraco.

Anónimo disse...

Pois, é...
O João Bonifácio esteve num Portugal que existe, por isso mesmo, mas não é o Portugal "oficial".

Escrituras da casa? No Portugal "oficial" são feitas no próprio dia. Num balcão milagroso que trata de tudo.

Hospital Garcia da Orta? É a jóia da coroa do SNS. Ou pelo menos a jóia da "Outra Banda".

Mas, meu caro João Bonifácio, tudo funciona, mais ou menos como dizes, mas nós, que vivemos cá, os ex-combatentes, quase todos, mais de 60 anos, já nem damos por isso.

"Eles", todos eles, vivem à grande e à francesa, mas o povo, a gente, a malta, a maralha, primeiro fomos "congelados" e agora vamos ser "reduzidos"...

Ah, o Canadá. Quem me dera poder fazer o mesmo. Mas agora é tarde.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Onu avalia, em cada país, a saúde (esperança média de vida à nascença), educação (número médio de anos de escolaridade) e a riqueza (PIB per capita). No ranking de 2010, o Canadá está em 8.º lugar e Portugal em 40.º. Em cada uma das três componentes, Portugal fica abaixo da média dos países da UE e OCDE.

Abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

O relatório do IDH de 2010 está disponível em http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2010/chapters/pt/

Disse "PIB per capita", mas é "rendimento nacional bruto per capita".
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Caro João Bonifácio
Ao ler o teu post e os comentários dos camarigos e sendo médico não posso em consciência deixar de fazer alguns esclarecimentos.
Em primeiro lugar lamento a tua má experiência.Segundo não me parece que o Canadá seja o paraíso na terra.Em relação à saúde,e segundo a O.M.S.Portugal é 12.º no ranking,a Suécia 2º, os E.U. 27º, o Canadá 17º,ADMIRADOS,acontece que os sistemas de saúde são completamente diferentes.Nos E.U.e Canadá é bem tratado quem tem bons seguros de saúde.Cada um é livre de se expressar como bem entende,só lamento que muitos camarigos falem daquilo que não sabem.Para comparar Portugal com os outros países é preciso conhece-lhos.Criticar é fácil.Um verdadeiro patriota é aquele que gosta de ser PORTUGUÊS,e que tenta alterar o que está mal.Para terminar gostaria de alertar alguns camarigos " deixem-se de politiquices de treta" que para isso já há muitos blogs e concentrem-se naquilo que nos une que é o de termos sido combatentes.
um ex-artilheiro de gadamael.
c.martins

Anónimo disse...

Por aquilo que percebi (mas posso estar enganado) de conversas com amigos que vivem no Canadá, o sistema de saúde do Canadá é muito diferente do dos Estados Unidos. No Canadá, disseram-me, trata-se de um serviço público financiado pelo Estado federal e, julgo, também pelas províncias, a partir dos impostos dos cidadãos e das empresas. O sistema inclui também uma espécie de médicos de família.
Mas, como disse, foi com a ideia que fiquei a partir de meras conversas.
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

A ser-me desculpada a simplicidade,creio que ao trocar-se um Ferrari por um Fiat se väo encontrar diferencas.Que seria de esperar?E,torna-se por isso o pobre do Fiat algo de execrável? Um grande abraco de emigrante.

Antº Rosinha disse...

A readaptação só é complicada os primeiros 20 anos.

O camarigo João Bonifácio tentou apenas dois anos.

Tens que insistir um pouco mais para a próxima vez, e vais ver que melhora.

Até que chega um dia que não queres outra coisa, e nem pensas mais noutra terra se não neste berço.


Um abraço e um bom ano para todos

Anónimo disse...

Caros amigos,

O Carlos Cordeiro, com poucas palavras, disse tudo sobre o Canadá.

Já nos EUA a boa assistência médica nada tem a ver com o ter-se ou não bons seguros de saúde.

Podemos, simplisticamente, dividir o sistema americano em blocos distintos:

a) Os que nada têm, os chamados pobres, beneficiam da assistência providenciada pelo Departamento do Welfare;

b) Aqueles que compram o seu seguro estabelecem o nível de deduções a aplicar em caso de assistência, ficando responsáveis pelos co-pagamentos e deduções estabelecidos no seu contracto de seguro;

c) Aqueles que compram o seu seguro de saúde através dos locais de trabalho, com maior ou menor comparticipação do patronato, sendo este quem estabelece o nível de contracto.

d) Os reformados com mais de 65 anos têm a assistência de saúde comparticipada em 80% pelo Medicre, ficando responsáveis pelos outros 20%. Neste caso podem optar por pagar com as suas próprias poupanças ou, se assim o entenderem, podem comprar seguro para comparticipar a diferença.

Se eu percebi bem, o João Bonifiácio não se queixou dos médicos mas da qualidade geral dos serviços.

Apontou casos específicos: a longa espera (oito horas) para ser atendido num hospital, a higiene e os quatro meses de espera para passar os papéis da compra de uma propriedade são, no mínimo, caricatos.

O João sabe muito bem que nem tudo é perfeito no Canadá. Mas está habituado a um nível de longe muito superior ao que encontrou em Portugal, nos casos especificados

Vou com regularidade a Portugal. Apercebo-me com facilidade daquilo que o Bonifácio referiu.

Mas discordo de forma como o fez. Nem tudo é negativo.

Reparo que Portugal, as suas gentes, tem dado passos muito largos para se adaptar ao mundo moderno. Mas ainda há muito para fazer. Há que incentivar a fazer mais e melhor.

Servir bem é uma arte que nem sempre está ao alcance de quem se serve. É esta mentalidade que tem que ser mudada. É tudo uma questão de cultura.

Sem ofensa para ninguém, não é essa a minha intenção, o Canadá não é nenhum paraíso, mas tem um nível de vida muito bom.

Os portugueses que lá vivem sentem-se bem, nem por isso se sentem menos portugueses ou menos patriotas. São as voltas que o mundo dá na vida das pessoas.

Eu quando emigrei, por opção, deixei quase tudo atrás.

No coração levei Portugal!
José Câmara

Anónimo disse...

O Anonimo disse e assinou Carlos Martins. Foi militar e hoje e medico.

Meu caro Doctor, Sir. Os EUA e o Canada sao dois paises diferentes. No Canada e no que concerne a saude, nenhum dos seus cidadaos paga nada. Nao existe medicina privada. nao e permitido. Os medicos nao tem ordenado fixo, embora negoceiem os seus honorarios com o Governo, e no Ontario e o OHIP. Nos hospitais nao se paga nada para se ser visto e nas clinicas e o mesmo. So quando falamos em dentistas e oculistas, ai sim, essa e outra gente, mas que a maioria das empresas cobrem os seus empregados e as suas familias.
Nas urgencias ninguem paga e o tratamento recebido nao e marcado pela cunha. A prioridade de tratamento dita a ordem, nao se conhece o a e o B. As suas estatiscas estao deturpadas, porque na verdade qualquer Hospital de Toronto, seja ele qual for, e superior aos que existem no distrito de Lisboa, a excepcao de um ou outro particular onde se paga um balurdio, como a CUF. A nivel de Hopitais publicos e no Canada sao todos por lei, Portugal esta mal. Alias eu tenho na familia um clinico geral e uma radiologista e eles tem a mesma opiniao, errada. Os seus numeros caro Doctor, e com todo o respeito, terao de ser recalculados por pessoas que sabem, e nao por burocratas, que como as agencias de rating, dao notas boas ou mas conforme o numero de cervejas que beberam. Cada pais tem a sua estrutura social e politica e economica. para seu exemplo, jogar golf e para doutores e engenheiros em Portugal, ferias no estrangeiro e so para uma duzia. Pois doctor, na realidade, qualquer empregado industrial joga golf ou vai de ferias para o mexico e tem um barco de recreio que fica guardado na marina local. Sim, porque o Canada tem muita agua. O nivel de vida, social, o poder de compra, e o conforto no dia dia, nada tem que ver com as casas bonitas em Portugal, mas o cheiro que podemos sentir ao passar pelas pessoas, nos faz sentir vomitos. Em Portugal, muita gente nao acende as luzes por causa do preco da electricidade. Nao toma banho senao ao sabado, e ve-se muito boa gente de gravata e fato com o cabelo oleoso, nao de creme, mas pela sujidade. Disso voce nao ve num operario do Canada.
O sistema de justica funciona e o povo respeita e agradece. Quando se comete um crime ha um preco a pagar, mas nao aqui, os juizes mandam embora pois assim podem continuar ate serem presos outra vez. Nas estradas, a velocidade e de 100 km/h. Concordo que seja baixa, mas e assim que se evitam acidentes e em Portugal morre-se estupidamente nas estradas, porque os nossos condutores cometem varias asneiras ao mesmo tempo. Nao avaliaram as condicoes da estrada e do veiculo. >Nao tem respeito pelos outros, e quando ha batidas puxa-se pela 6,35 mm a lei do arrogante e do ignorante e sao bosn a 200. No Canada 150 km/h para cima e corrida, e implica a apreensao do veiculo, 1o mil dolares de multa, suspensa de carta por um ano e um aumento de seguro que ninguem mais tem coragem ou dinheiro para conduzir.
Caro Doctor, porque foi um camarada numa guerra onde estive e na Guine, eu vou ficar por aqui. Portugal e um grande pais. Mas melhor seria se nao fosse servido por corruptos e ladroes que se safam da justica que nao existe. Entretaanto os pobres e os mais carentes, nao podem comprar os medicamentos ou nao podem comer. Eu tenho comprado medicamentos aqui so para dar a medica que os dara a esses pobres doentes. Muitos de nos podem viver sem 1 euro por dia, outros nao, e nesta diferenca, nos podemos tirar licoes que so por si, fariam de Portugal um pais de gente boa, mais informada, menos adoutorada, e com niveis de vida mais igual, onde os ricos que podem ser ricos, se for licito, mas onde os pobres nao deveriam sofrer como se pode ver todos os dias nas ruas nas televisoes.


Cumprimentos a todos e nesta descida da vida, facam o favor de serem felizes... se puderem.

Joao G Bonifacio
Ex Fur Mil do SAM
Guine 68/70

Anónimo disse...

Solicito ao LG o favor de publicar mais um pequeno pormenor que podera de uma vez esclarecer certos camaradas acerca do modo como as coisas acontecem no Canada e nao em Portugal, sem que seja necessario dizer mal da nossa terra que nos deu a vida e me fez gastar 21 meses numa guerra que para nada serviu.

1- As informacoes recebidas pelo amigo Carlos Cordeiro sao quase correctas na sua totalidade. Efectivamente, um emigrante e sua familia passam automaticamente a ser cobertos pelo Servico de Saude Canadiano, que e pago por todos os que descontam nos impostos quere federais, quere provinciais.
2- No Canada todos os cidadaos, pobres e ricos, sem abrigo ou dos servicos sociais, estao cobertos gratuitamente.
3-Um Emigrante independente, aquele que nao tem ninguem no Canada, tem assitencia financeira, casa e proteccao medica desde o primeiro dia apos a sua entrada no Canada.

4- Agora nas Portagens e para acabar-
Os precos que todos os condutores pagam na gasolina serve para reparar as estradas e facilitar o livre acesso de todas as autoestradas sem portagens de especie alguma.
A unica em que se paga e a A407 que um Governo provincial colocou nas maos de espanhois, e que tem sido uma dor de cabeca, pois para alem de nao servir, e cara e por isso pouco utilizada e dai dar prejuizo. A infelicidade e que o Governo responsavel, que ate ja nao esta no poder, fez a porcaria e os contribuintes pagam, pois torna-se muito dispendioso correr com a espanholada. Assim aguarda-se pelo fim do contrato.

Nao seria bom que os governantes deste pais, por sorte dos deuses colocado a beira mar e com tanta historia, soubessem copiar para todos nos e para os turistas, aquilo que de bom existe la fora e que desdenhamos e nos armamos em grandes e os melhores do mundo, quando de facto ninguem nos conhece melhor do que sendo um pais pobre e falido? Esta e a vergonha que eu sinto, quando eu sugiro Portugal para se fazer turismo aos amigos.Mas quem deseja ser incomodado com assaltos? ee pagar para ser turista para ir depois dar o dinheiro para o ALLGARVE, a maior prova de estupidez no ramo de marketing.

Eu adoro o meu pais. Eu nao deixarei de vir ao meu pais, mas nunca mais com a mesma ilusao, pelo menos enquanto eu nao me aperceber, de que o Governo que e votado para governar, trata dos seus cidadaos, nao para os maltratar e sacrificar, mas para lhes dar aquilo que merecem e para tanto trabalham.
Obrigado Luis. Devia esta a minha consciencia. Voltarei em breve.
Take care everyone.

Joao Bonifacio

Anónimo disse...

Solicito ao LG o favor de publicar mais um pequeno pormenor que podera de uma vez esclarecer certos camaradas acerca do modo como as coisas acontecem no Canada e nao em Portugal, sem que seja necessario dizer mal da nossa terra que nos deu a vida e me fez gastar 21 meses numa guerra que para nada serviu.

1- As informacoes recebidas pelo amigo Carlos Cordeiro sao quase correctas na sua totalidade. Efectivamente, um emigrante e sua familia passam automaticamente a ser cobertos pelo Servico de Saude Canadiano, que e pago por todos os que descontam nos impostos quere federais, quere provinciais.
2- No Canada todos os cidadaos, pobres e ricos, sem abrigo ou dos servicos sociais, estao cobertos gratuitamente.
3-Um Emigrante independente, aquele que nao tem ninguem no Canada, tem assitencia financeira, casa e proteccao medica desde o primeiro dia apos a sua entrada no Canada.

4- Agora nas Portagens e para acabar-
Os precos que todos os condutores pagam na gasolina serve para reparar as estradas e facilitar o livre acesso de todas as autoestradas sem portagens de especie alguma.
A unica em que se paga e a A407 que um Governo provincial colocou nas maos de espanhois, e que tem sido uma dor de cabeca, pois para alem de nao servir, e cara e por isso pouco utilizada e dai dar prejuizo. A infelicidade e que o Governo responsavel, que ate ja nao esta no poder, fez a porcaria e os contribuintes pagam, pois torna-se muito dispendioso correr com a espanholada. Assim aguarda-se pelo fim do contrato.

Nao seria bom que os governantes deste pais, por sorte dos deuses colocado a beira mar e com tanta historia, soubessem copiar para todos nos e para os turistas, aquilo que de bom existe la fora e que desdenhamos e nos armamos em grandes e os melhores do mundo, quando de facto ninguem nos conhece melhor do que sendo um pais pobre e falido? Esta e a vergonha que eu sinto, quando eu sugiro Portugal para se fazer turismo aos amigos.Mas quem deseja ser incomodado com assaltos? ee pagar para ser turista para ir depois dar o dinheiro para o ALLGARVE, a maior prova de estupidez no ramo de marketing.

Eu adoro o meu pais. Eu nao deixarei de vir ao meu pais, mas nunca mais com a mesma ilusao, pelo menos enquanto eu nao me aperceber, de que o Governo que e votado para governar, trata dos seus cidadaos, nao para os maltratar e sacrificar, mas para lhes dar aquilo que merecem e para tanto trabalham.
Obrigado Luis. Devia esta a minha consciencia. Voltarei em breve.
Take care everyone.

Joao Bonifacio