segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7508: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (20): Jorge Picado, o nosso querido capitão ilhavense

1. Mensagem do nosso querido camarigo Jorge Picado (para quem essa época do ano está inevitavelmente associada à perda, em 26 de Novembro de 2007, da companheira de uma vida, mãe dos seus filhos e avó dos seus netos) (*) 

Data: 21 de Dezembro de 2010 15:50

Assunto: Natal da Tabanca Grande

Nesta quadra natalícia em que mais um ano chega ao fim e um novo se aproxima, não quero deixar de me dirigir a todos os meus companheiros de Tabanca, pois a minha "ausência" poderia significar esquecimento.


Se não o fizesse, quero que saibam que não seria esse (esquecimento) o motivo, pois que desde que aderi a este espaço, não mais deixei de vos ter sempre presentes, no pensamento, tal como aqueles com quem partilhei os dois anos de Guiné. 

Porém eu sou como sou e "burro velho já não muda", como também é costume dizer-se, e há duas épocas no ano que não são muito do meu agrado. Uma é precisamente esta. A outra é a da Páscoa. Não me perguntem qual a razão, já que não saberei explicar.

Assim, a todos os CAMARIGO(A)S desta TABANCA GRANDE e àqueles das OUTRAS TABANCAS que se foram multiplicando e que não tenham ainda aderido à sombra do POILÃO-MOR, bem como suas Famílias, daqui desta Terra de ex-marinheiros onde o "fiel amigo" reinava e agora se importa, desejo-vos UMAS FELIZES CONSOADAS, com muita Saúde, Paz, Amor e um ANO de 2011, a que não chamo de novo, pois todos já sabemos que vai ser mesmo velho, talvez como nos inícios do passado Séc.XX, para não recuar mais, mas como dizia, um 2011 sem mais PEC´s, pelo menos e muita SAÚDE, para o enfrentar.

Abraços, do tamanho do Mansoa ao Cacheu, de um dos mais velhos

Jorge Picado
____________

Notas de L.G.



(*) Maria José de Senos da Fonseca Picado (1938-2007) foi a co-fundadora e dirigente da CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo), uma notável obra de solidariedade, com mais de 300 funcionários que benefica muitas centenas de cidadões e suas famílias (900 utentes) não só de Ilhavo como de concelhos limítrofes. Faleceu, nova,  aos 69 anos, em 26 de Novembro de 2007. Era carinhosamente conhecidacomo a Dona Zeca.
Sucedeu-lhe na presidência da direcção o seu irmão Senos da Fonseca. 


Segundo informação do Diário de Aveiro, no final de 2007 as valências do CASCI espalhavam-se pelas seguintes localidades (i) Costa Nova (Centro de Infância com creche, jardim-de-infância e ATL, Departamento de Educação Social, Centro de Reabilitação e Formação Profissional para pessoas com deficiência e Centro de Apoio Ocupacional para pessoas com deficiências graves), (ii) Barra (Centro de Infância com creche, jardim-de-infância e ATL), Colónia Agrícola (Centro de Reabilitação e Formação Profissional da Gafanha para pessoas deficientes) e (iii) Ílhavo (Centro de Infância com jardim infantil, ATL e escola de educação especial, Residencial para pessoas da 3.ª Idade e Residencial para crianças e jovens portadores de deficiência grave).


Deixou viúvo o nosso camarada e amigo Jorge Manuel Simões Picado. Os seus filhos Ana Constança, Jorge Manuel, João e José Senos da Fonseca Picado já existiam quando o pai, engenheiro agrónomo, foi chamado para a Guiné, com 32 anos (se nãp erro)  como comandante operacional. [Foto acima, a amorosa casa da família, na Costa Nova] (L.G.) (**)

(**) Último poste desta série > 

 25 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7502: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (19): José Barros Rocha, de Penafiel, ex- Alf Mil, CART 2419 (Mansoa, 1979/70)

   

5 comentários:

admor disse...

Caro Jorge Picado,

Continuação de Boas Festas e um BOM ANO NOVO, sem PECS e pelo menos com PECADOS MENORES do que os últimos.

Muita saúde!

Um grande abraço do tamanho do Cacheu.

Adriano Moreira - Ex-Fur.Mil.Enf. Cart. 2412 "SEMPRE DIFERENTES" Bigene,Binta,Guidage e Barro. 1968/1970.

Anónimo disse...

Caro Jorge Picado

O Natal já passou, desejo-te um próspero e FELIZ ANO NOVO,entra nele com saúde e alegria na companhia de quem desejas.

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Amigo Jorge Picado,

Pela parte que me toca, agradeço e retribuo os votos de Boas Festas.

A que acrescento um:

TUDO DO MELHOR que esta vida terrena te possa proporcionar para o NOVO ANO QUE SE APROXIMA DE 2011, junto da tua querida família.

Um Abração Amigo do pira mansoanca,

Eduardo Magalhães Ribeiro

Cesar Dias disse...

Amigo Jorge Picado

Também para ti umas Boas Festas, apesar da carga que esta época festiva representa para ti.
Recebe um grande abraço, deste que é testemunha que em tempos houve um Capitão Miliciano a comandar o destacamento de Cutia.
BOM 2011 para ti e Familia

César Dias

Anónimo disse...

Caríssimo Jorge Picado:

Daqui fala o Carvalho de Medas- Gondomar (o Carvalho de Mampatá), assíduo frequentador da Tabanca de Matosinhos.Apresento-me para te desejar um Bom Ano e para te solicitar a presença na tabanca de Matosinhos
Um Abraço Grande
Carvalho