sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7539: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (31): Anda tudo lelé da cuca? (Magalhães Ribeiro)


1. Amigos e Camaradas eu, Eduardo José Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil OpEsp/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74, Cumeré/Mansoa/Brá – 1974, gostava, para aqueles que não leram, de vos dar a conhecer um humorístico e curioso artigo, que me chegou via e-mail, saído no DN de 23 de Dezembro de 2010, da autoria do jornalista Jorge Fiel (com a devida vénia e agradecimento).
Anda tudo lelé da cuca?
Por Jorge Fiel
DN de 23 dez 2010
Este ano, a Maria não vai dar prenda de Natal ao Aníbal. Fiquei tão intrigado com isto que até me passaram duas explicações pela cabeça enquanto viajava do título de 1.ª página do JN até à pág. 20 da Notícias Magazine, onde estava a notícia.

Será que ela ainda está chateada por o homem ter promulgado o casamento gay? A este primeiro pensamento sucedeu um outro. Na campanha para as presidenciais, em que tem a reeleição garantida mesmo que repita a graçola de encher a boca de bolo-rei, Cavaco respondeu que até tinha ficha na PIDE, quando Alegre puxou dos galões de antifascista.

Vai-se a ver e a ficha da PIDE não passa de respostas anódinas a um questionário de rotina, em que a única curiosidade reside em saber que ele achou por bem acautelar que não privava com Maria Mendes Vieira, com quem o sogro se casara em segundas núpcias.
Mas não. Não é por causa do casamento gay nem por o marido não ter engraçado com a madrasta dela que Maria não lhe dá prenda. O motivo é a contenção. Este ano, no Possolo, os adultos ficam a seco e são aconselhados a mandar o dinheiro das prendas para uma instituição de solidariedade social.

Fiquei horrorizado com esta atitude miserabilista. Aníbal e Maria têm uma vida bonita, os filhos estão criados, não devem ao banco, já não têm aplicações nem acções do BPN, e entre reformas e vencimento ganham uns bons 15 mil euros limpos todos os meses.

Chega para prendas e sobra para ser solidário. E, já agora, permitam-me um reparo a Maria: o bem deve praticar-se em silêncio e é preciso ter muito cuidado a distinguir a filantropia da responsabilidade social da bolorenta caridade do bodo aos pobres.

Dias depois, reparei que Passos Coelho foi contaminado pelo miserabilismo natalício da primeira dama e anunciou que só a mais nova das suas quatro filhas vai ter prenda no Natal. Já começo a acreditar no estudo da OMS que diz que um em cada cinco portugueses sofre de perturbações mentais - só estou preocupado pelos lugares ocupados pelos lelés da cuca...

"Um dos riscos da actual crise é que as pessoas deixem de gastar e isso seria muito mau." Peço a Maria e Pedro para que, antes de abrirem mais a boca, reflictam nesta frase sábia dita por Vítor Bento, o economista que Aníbal nomeou para o Conselho de Estado, em substituição do seu antigo amigo Dias Loureiro.

No entretanto, fico a pensar se perco o amor a uns 40 euros e ainda hoje vou à Fnac comprar prendas para Cavaco (Utopia, de Thomas Moore, ou A Morte em Veneza, de Thomas Mann) e Passos Coelho - talvez O Ser e o Nada, de Sartre, porque aquele de que ele gosta muito (A Fenomenologia do Ser) e até leu antes de Kafka vai ser muito difícil de encontrar, porque não existe.

2. Fiquei intrigado. Será que também não estarei a ficar algo lelé da cuca?

Pelo sim, pelo não, resolvi aliviar a consciência e tratei de telefonar a 2 Camaradas nossos - o Manuel Maia e o Vasco da Gama -, com quem me havia envolvido em troca de alguns “mimos”, nos últimos tempos, a fim de acabar com alguns equívocos interpretativos (creio que de ambas as partes, o que agora e aqui não me interessa nada) e toca a limar as arestas criadas nesses intercâmbios “litigiosos”.

Satisfeito com os resultados obtidos, pois as conversas foram em tudo benéficas e fraternas, aconselho agora aqui, por experiência própria, a Maria, o Cavaco e o Passos Coelho, embora seja já um bocadinho tardio, mas Natal é sempre que um homem quer, a repensarem e resolverem o seu miserabilismo natalício. É humano, aconselhável e saudável!

Aos restantes Amigos e Camaradas resta-me desejar um bom Ano Novo de 2011.

Magalhães Ribeiro

Fur Mil OpEsp/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74
__________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
31 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7538: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (30): Quem tem cu… puxa pela cabeça! (José Eduardo Oliveira - JERO)

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Magalhães Ribeiro

É através do diálogo, numa lógica escorreita, transparente e coerente, que os homens se entendem e dignificam.
Que o Novo Ano nos traga diversificados pulsares, para que possamos acrescentar mais-valia ao Blogue. É na dissemelhança de opiniões, de cada um, respeitando as convicções e crenças, encetando diálogo franco e honesto, que se faz luz e o Mundo pula e avança.

“Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos duma criança”

Um Bom Ano para todos, muita saúde

José Corceiro

Pedra Filosofal

Manuel Freire

Composição: António Gedeão

"Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer
Como esta pedra cinzenta
Em que me sento e descanso
Como este ribeiro manso
Em serenos sobressaltos
Como estes pinheiros altos
Que em verde e oiro se agitam
Como estas aves que gritam
Em bebedeiras de azul
Eles não sabem que sonho
É vinho, é espuma, é fermento
Bichinho alacre e sedento
De focinho pontiagudo
Em perpétuo movimento
Eles não sabem que o sonho
É tela, é cor, é pincel
Base, fuste ou capitel
Arco em ogiva, vitral,
Pináculo de catedral,
Contraponto, sinfonia,
Máscara grega, magia,
Que é retorta de alquimista
Mapa do mundo distante
Rosa dos ventos, infante
Caravela quinhentista
Que é cabo da boa-esperança
Ouro, canela, marfim
Florete de espadachim
Bastidor, passo de dança
Columbina e arlequim
Passarola voadora
Pára-raios, locomotiva
Barco de proa festiva
Alto-forno, geradora
Cisão do átomo, radar
Ultra-som, televisão
Desembarque em foguetão
Na superfície lunar
Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos duma criança."

Luis Faria disse...

Amigo Magalhães Ribeiro

Bonita iniciativa - pelo que trespassa,mais bonito ainda o epílogo-que permite o reaproximar de três Homens de pensamento diverso mas à mesma honesto,de forte carácter e personalidade vincada,de coração grande e Alma pura,três Homens de H grande mas humanos e como tal tambem sujeitos a defeitos e virtudes.
Fico contente.É uma boa nova de início de ano.Quisera haver mais!

Um abraço
Luis Faria

Unknown disse...

Caro Amigo Magalhães Ribeiro. É muito animador, logo no primeiro dia do novo Ano, saborear a tua "rejeição" pelas mensagens dos velhos do restelo com que os media nos castigam, carregadas com o peso do fatalismo miserabilista, e disso fazem carreira, tentando marcar o nosso estado de alma.
Por mim, dou-te uma "forcinha".
Votos de um novo ano promissor a toda a "comunidade" Tabanqueira.
José Rodrigues - Tabanca de Matosinhos

Anónimo disse...

M.R., Pira de Mansoa e Camarigo da Tabanca Grande, que tiras, para que conste e se saiba como eu sei, horas e horas ao teu mais que merecido repousoso em prol do Blog, homem de coração grande e por vezes demasiado perto da boca, com defeitos e virtudes como eu e todos nós, reportando-me apenas e só ao ponto 2 do teu post, até porque os políticos referidos em 1 servem apenas de introdução e falar em políticos nesta fase do campeonato baixam-me o astral,dizer-te, ou melhor, repetir por escrito o que com a minha voz mais que rouca já te havia dito ao telefone : qualquer conflito pessoal está, se é que alguma vez existiu, completamente sanado.

Que continuemos a pensar cada um e todos como seres inteligentes, capazes de opinião diversa ou antagónica,mas emitida com todo o respeito por todos os combatentes da Guiné e seguindo religiosamente as normas da nossa Tabanca Grande.

De quaquer eventual erro que eu, Vasco, tenha cometido para com qualquer camarada do Blog, as minhas desculpas, pois acima de qualquer conflito de ideias, paira o Luis Graça e Camaradas da Guiné.

O Vasco, o M.R. o vate Manel e outros passam, mas a nossa Tabanca perdurará muito para além de qualquer um de nós.

Um abraço para todos os combatentes da "nossa" Guiné.

Vasco A. R. da Gama

Anónimo disse...

Eduardo,
Muito engraçado e muito bonito.
Um grande abraço, e que sejas pródigo na tua bondade.
JD

Luís Dias disse...

Camarigo Magalhães Ribeiro

Foi uma boa prenda de Ano Novo que recebi, ao ler este teu post e saber que tinhas telefonado ao Vasco da Gama e que tinham dado um "abraço telefónico". É que, "cum caraças", eu estava mesmo chateado, pelo acontecido entre duas pessoas que eu me habituei a admirar, pelo que escrevem no blogue, pelas posições que assumem e, sinceramente, não os conhecendo pessoalmente, parecem-me e são-o com certeza, duas pessoas serenas, de carácter, de convicções, de amigo do seu amigo. O diálogo é sempre o melhor meio e este foi bom para que dois excelentes camarigos se entenderam. Porra! Isto é mesmo camaradagem no seu melhor! Que 2011 nos traga paz e amizade, já que dinheiro não o veremos certamente.
Obrigado MR e VG dignos companheiros deste imenso blogue.
Um abraço aos dois ilustres.
Luís Dias

Hélder Valério disse...

Caro camarigo MRibeiro

Neste início de ano não quero deixar de me congratular com esta tua iniciativa, a qual configura, aparentemente, uma vontade de 'encarreirar' as participações no blogue numa base de respeito pelas diferenças e numa procura de valorização das concordâncias e de subalternização dessas diferenças.

Que assim seja!

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

CRISE?????? SÓ DE VALORES.

Foi um bom Natal, o meu.
Não tive carro novo, roupas de marca, nem sequer um desses perfumes que as TV's vendem com promessas de termos umas noites de sexo virtual com as estrelas do momento, em lençóis de seda, a nós que já nos contentamos com uns de flanela e umas peúgas de lã para nos aquecerem os pés.

Mas eu queria mesmo era falar das prendas que recebi este Natal, dos meus três netinhos.

Dos dois mais velhos, recebi as excelentes notas (as escolares, claro) do melhor que se vê por aí, conjugadas com um comportamento desportivo a subir sempre em flecha.
Do mais novinho um abraço e um beijinho inocente e ternurento.
Tenho andado feliz.

Hoje primeiro dia do ano, os outros dois foram assim uma espécie de limbo, chego aqui ao n/blogue e recebo uma prenda doce, que é este poste do MR, paragrafo2 e que vem atenuar alguma azia que vinha sentindo.

Se todos tivermos este tipo de comportamento, ninguém vai sair inferiorizado, antes pelo contrário e o n/blogue agradece.

Bom ano para toda esta grande família em geral e particularmente aos personagens do poste em questão.

A todos muito obrigado.

A. Almeida