sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7536: In Memoriam (67): Fur Mil Cav, CCAV 2749 (Piche, 1970/72), Armindo de Matos André, natural de Gavião, morto em emboscada na estrada Nova Lamego-Piche, em 26/12/1971,quando vinha em coluna, de Bambadinca, com os seus novos milícias... desarmados (Luís Borrega / Paulo Santiago)



Guiné > Zona leste > Região de Gabú > Piche > CCAÇ 3546 (1972/74) > Coluna logística, vinda (presumivelmente) de Nova Lamego e a chegar a Piche... À frente uma Chaimite,  seguida de uma ou duas White... As viaturas deveriam, possivelmente, pertencer ao Esq Rec Fox 8840 (Bafatá, 1973/74)

 Foto: © Jacinto Cristina (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.





Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Pormenor da carta de Nova Lamego (1957)> Escala: 1/50000 > Foi na região de Oco Munde, na estrada Nova Lamego - Piche que foi foi morto o nosso camarada André e mais dois milícias... Infelizmente não consegui encontrar nenhuma foto desta camarada CCACV


1. Comentário do Paulo Santiago ao poste P7517:


Data: 31 de Dezembro de 2010 15:18
Assunto: Fur Mil André

Camarada Borrega

Só hoje li um teu comentário publicado no poste  P 7517 (*), fiquei chocado, mas também aliviado. Aliviado porque consegui lembrar-me do Fur Mil André que tu evocas com emoção. Já tempos atrás, quando escrevi sobre os meus tempos de Bambadinca, falei sobre essa trágica emboscada que ocorreu logo a seguir ao encerramento do Curso de Mílicias, que tivera ínicio em Outubro de 1971. A data certa, também não a lembrava, sabia que tinha sido após o dia 24/12/71, data na qual houve a cerimónia de encerramento. Assim a tragédia aconteceu em 26/12/71 e não a 26 de Novembro como, certamente por lapso, escreves. 

Penso que nesses postes pedias a algum camarada, que tivesse conhecimento do caso que indicasse o nome do Fur Mil tragicamente abatido. Hoje, agora, depois de ler o teu comentário, fez-se luz na minha cabeça, o nome André começou a dizer-me muito, e curiosamente, até já consigo lembrar-me da fisionomia, ainda que um pouco esbatida. Estranhamente, ainda não consigo lembrar-me, dos nomes dos outros dois comandantes de pelotão que me acompanharam na instrução dessa Companhia de Mílicias, e convivíamos diariamente, não só na instrução como também na tasca do Zé Maria. [, junto ao Rio Geba, à saída de Bambadinca para Bafatá; era o sítio  onde se comia o melhor marisco da zona leste; foto  de H.R., acima, à direita, com malta da CCAÇ 12: HR, Alf Rodrigues, e Tony].


Fiquei chocado quando soube da emboscada, e hoje ao evocar esses factos continuo a sentir a mesma revolta, aquilo não se fazia, aquilo foi um convite à tragédia. Andámos, perto de três meses, a instruir aqueles homens, em educação física, em tiro, em técnicas de combate, para ao fim desse tempo os mandarem DESARMADOS (!!!!) numa coluna de Bambadinca para Pitche... 

Não se fazia. Ainda não sei quem foi o responsável, e não sei se os outros dois pelotões também foram desarmados para os seus destinos, é possível ter acontecido. No curso seguinte, Janeiro a Março de 72, tal leviandade não aconteceu, perto do final da instrução foram distribuídas as armas que os instruendos levariam para as respectivas tabancas, mas foi necessário a morte do André e alguns milícias para que um qualquer irresponsável abrisse os olhos... Lamentável!

Abraço, Santiago
_______________


Nota de L.G.:

(*) Vd.  poste de 28 de Dezembro de 2010  > Guiné 63/74 – P7517: Histórias do Jero (José Eduardo Oliveira) (35): Morte a vinte e oito… na CAÇ 675



 [Comentário de Luís Borrega]

Caro Jero

Também já senti essa maldita sensação de perder um Grande Amigo nessas circunstâncias:
Dia 26/[12]/71 na emboscada às NT na região de OCO MAUNDE (Perto de Nova Lamego), morreu o meu amigo Fur Mil Cav Armindo de Matos André (CCav 2749/BCav 2922). Tinha estado em Bambadinca a dar instrução a um GE de Milícias, e vinha em coluna para Pitche juntamente com o Pel Mil GE sob o seu comando. Acresce dizer que vinham todos DESARMADOS, à excepção do André.

Como é possível não terem distribuído o armamento em Bambadinca ? Além do André ainda morreram 2 Milícias e um desapareceu em combate.

Este meu Amigo foi convidado pelo Alferes Comandante do Pel Esq Rec 3431 a vir dentro da Chaimite e a resposta dele foi que o seu lugar era junto com os seus Milícias. Soube logo da sua morte via rádio.

À tarde na distribuição do Correio, recebi um aerograma do André no qual dizia que estava ansioso de me dar um abraço. As lágrimas caíram-me pela face em torrente.
Ainda hoje não consigo lidar com isto. Estou a escrever este comentário e as lágrimas estão a rolar face abaixo.


Abraço Camarigo
Luís Borrega


PS - Vai C/C ao Luís porque é um texto longo para meter nos comentários, publicar ou não fica ao critério dele.
_____________________


Último poste desta série > 7 de Dezembro de 2010> Guiné 63/74 - P7399: In Memoriam (66): A morte dolorosa de um dos últimos homens a chegar a Gandembel, o ex-Alf Mil João Barge (1944-2010)

19 comentários:

Anónimo disse...

Caros editores nem foi em Novembro nem em Dezembro que houve a emboscada a OCO MAUNDÉ mas sim em 26 de Otubro de 1971, pelas 06:40 horas.

paulo santiago disse...

Peço desculpa,hoje ripo da G3,este
CARALHO ANÓNIMO,não merece resposta

Anónimo disse...

Caros amigos,

Na lista do Ultramar.terra.web vem mesmo indicada a data de 26-10-71, e a mesma data no site kimbas. Não se consegue qualquer informação no site da Liga dos Combatentes (o que é estranho). Mas isto não quer dizer que estas duas páginas tenham a informação correcta.

Um abraço,
Carlos Cordeiro

Carlos Vinhal disse...

Caros camaradas
No Livro 2 - Guiné, Tomo II dos Mortos em Campanha, na página 72, consta a morte, por ferimentos em combate, do Fur Mil At Armindo de Matos André da CCAV 2749/BCAV 2922, em Oco Maunde, na estrada Nova Lamego - Piche, no dia 26 de Outubro de 1971.

Só por curiosidade, neste mesmo dia, no mesmo itinerário, mas em Cambajã, morre também por ferimentos em combate, o meu conterrâneo Albino Maia de Jesus, 1.º Cabo At da CART 3332.

Um abraço e Bom Ano
Carlos Vinhal

paulo santiago disse...

Após uma busca,fui parar ao P3189
publicado em 9/09/2008,no qual,em
nota introdutória,pedia a algum
camarada que me conseguisse identificar o Fur Mil morto na
zona de Nova Lamego em data posterior,mas próxima,ao dia 24/12/72.Penso que o Zé Martins
tentou mas não conseguiu encontrar
qualquer Fur Mil morto nos dias
seguintes aquela data.
Factos:
1-houve um pelotão de Milicias,
desarmado,emboscado na zona de Nova
Lamego,procedente de Bambadinca,
onde morreu o FurMil instrutor,e
terminara a instrução a 24/12/72.
2-o L.Borrega,não indica a data
correcta,mas tudo o resto bate certo,incluindo o nome do FurMil
André
3-estando em Bambadinca a 24/12,
não era possível o tal pelotão ter
sido emboscado em 26/11 ou 26/10,
sendo isto válido para o André.
Concluindo:
As datas indicadas em Outubro e Novembro, não podem estar correctas
no que aqueles Milicias e respectivo instrutor dizem respeito

Abraço

Pereira da Costa disse...

Caro senhor Paulo Santiago, a minha intervenção saiu como Anónimo, pois não consegui por minha nabice, identificar-me com o meu nome.
Estou a responder-lhe por duas razões:
a primeira porque nunca me acobardo sob a capa de anónimo quando tenho que dizer seja o que for. Devia mediar a sua linguagem e não tenho medo que pegue na G-3; mas aconselho-o a lavar os dentes todos os dias.
Em segundo lugar por respeito ao meu amigo Luis Borrega,elucidando-o da data da emboscada. Ele tem o croqui da mesma, e se o senhor Paulo Santiago, bem como toda a plateia, pretender, posso publicar o mesmo.
Tenho as Histórias das Unidades tanto da Cart 3332, como do Batalhão de Cavalaria 2922.
Para finalizar vou identificar-me:
fui Fur. Mil Oper.Info (CIOE de Março a Junho de 1968), CCS do Bart 2857, em Piche de Novembro de 1968 a Agosto de 1970.
O BCAV 2922 foi render o Bart 2857.
Guarde a G-3, pois se calhar nunca a utilizou tanto como eu a tive que utilizar.
Respeite as pessoas.
Se quizer falar mais comigo sobre este ou outro assunto fala com Luis Borrega que lhe dará o meu contacto.
As minhas desculpas para todos aqueles que como o senhor Paulo Santiago pensaram o mesmo.
É lamentável o mediador permitir comentários com a linguagem aqui utilizada.
Um abraço e um Bom Ano de 2011 a todos os combatentes.
Pereira da Costa

Anónimo disse...

Caros amigos

O dia 26-10-1971, tombaram em combate na Guiné:

1º cabo - Albino Maia de Jesus

Furriel - Armindo de Matos André

Soldado - Francisco de Oliveira Ferreira

Soldado - Manuel da Silva Pereira

Alferes - Nelson Joaquim A. Pereira Soares

Um abraço e Bom Ano para todos.

José Corceiro

Anónimo disse...

O blogue que consultei (www.memorial.nositio.net) dá os mesmos resultados do José Corceiro. Na listagem não consta, para o ano de 1971, qualquer morto depois de 25 de Dezembro.

Abraço,
Carlos Cordeiro

paulo santiago disse...

Senhor Pereira da Costa
Não me venha com desculpas parvas.
Não me venha dizer que foi por
nabice que o comentário saiu
anónimo,porque o senhor,não foi
nabo ao escrever aquelas três linhas,e a seguir não quis pôr o
nome.Agora reconsiderou e veio com
esse arrazoado pensando que me
atemoriza ou mete medo...olhe que
não consegue...
Devo dizer-lhe que este post resultou de um mail que enviei ao
Luís Borrega com CC ao editor do
blogue,porque pensei,finalmente,
ter encontrado o nome do FurMil
que durante 3 meses estivera comigo
em Bambadinca, e continuo a pensar
que foi o André porque o nome me
soou familiar.Não me interessa nada
o croqui da emboscada de que fala,
não é isso que está em causa.
Afinal,após todos os comentários,
ainda em nenhum vi um nome para o
FurMil que acompanhava os milicias
DESARMADOS,que terminaram o curso
em 24/12/71 e emboscados na zona de
Nova Lamego,era isso que queria
saber,apenas isso.
Também não tem interesse para o
caso saber as Unidades onde o
senhor esteve,que interessa isso
para o caso em discussão?e pelo
que vi regressou em Agosto de 70,
eu nem chegara à Guiné,e a emboscada aconteceu em Dezembro/71
Aguardo esclarecimento do L.Borrega
mas sei que emboscada a Milicias
DESARMADOS,com a morte do FurMil
instrutor aconteceu em Dezembro/71
e após o dia 24,esta é a certeza que tinha e continuo a ter.Será
que houve outra igual em 26/10/71?
Nunca ouvi falar,mas não sei tudo..
Senhor Costa,agora vou seguir o seu
douto conselho...vou lavar os dentes...nunca me ocorrera tal
coisa...

BOM ANO

Pereira da Costa disse...

Senhor Paulo Santiago através do seu Email enviei-lhe o croqui, onde existe quando e a que horas aconteceu a emboscada.
Não merece da minha parte qualquer comentário sobre o que escreveu.
Contudo faz bem em confirmar com o Luis Borrega.
Pereira da Costa

Anónimo disse...

Caro Paulo Santiago

Após a data 24-12-1971, creio não estar errado se afirmar que o primeiro Furriel a falecer na Guiné foi:
Furriel Alberto Augusto Pica Sempão, em 03-01-1972, mas a causa da morte foi doença.
A seguir, em 15-01-1972, faleceu Furriel Virgolino Ribeiro Spencer, mas a causa da morte foi acidente. Em 15-02-1972, Furriel Mamadu Saliu Djaló, em combate.
Em 26-02-1972, Furriel José Carlos Silva Pinto Ribeiro, em combate. Em 15-03-1972, Furriel Jacinto Valentim dos Santos, de acidente.
….
Um abraço

José Corceiro

Anónimo disse...

Amigos,

No dia 26 de Outubro de 1971, morreram em combate, além dos indicados pelo José Corceiro, os seguintes Sold.Mil.:

- Mamadu Jaló - Pel.Mil. 323 - BCav 2922;
- Mamadu Bari - Idem.

(ultramar.terraweb.biz/.../Monumento/Omissos/FBS_omG1.pdf).

Abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Camarigos
A emboscada foi mesmo a 26/10/71, e para " mal dos meus pecados" era o dia de Aniversário da minha saudosa avó, enquanto ela foi viva, nunca mais festejei o seu aniversário, mas ela compreendeu porquê.
Quanto à emboscada:
Foi uma emboscada dupla, uma em OCO MAUNDE e outra em CAMBAJÃ sensivelmente à mesma hora (7.05)
O Fur. Mil.Cav. André (meu camarada desde a recruta na EPC em Santarém) morreu em combate na zona de OCO MAUNDE, era uma coluna de reabastecimentos, que vinha de Bambadinca- Pitche e trazia o Pel. GE.Milicias 323. (DESARMADOS !!!!!!!!!)
Mortos : Fur. Mil.Cav. Armindo André (CCav.749/2922), Sold.Milª. Mamadu Jaló e Sold.Milª. Mamadu Sori (CCS/BCav.2922)
Desaparecido: Sold.Mil.ª Bobo Jaló.
As NT sofreram ainda 3 feridos graves (Milicias) e 1 ferido ligeiro (Milicia).
Em CAMBAJÃ foi emboscada a coluna Pitche-Nova Lamego.
Mortos: o meu amigo Alf.Mil.Art. Nelson Soares, (que tinha sobrevivido comigo à emboscada da "Operação MABECOS" em 22/02/71), e com quem tinha tomado o pequeno almoço nesse dia (o meu GCOMB. estava de folga), 1º Cabo Albino Jesus, Soldados Francisco Oliveira Ferreira e Manuel Silva Pereira.
Feridos Graves: 1 Fur.Mil. e 4 soldados.
Feridos ligeiros: 1 Alf.Mil., 1 Fur. Mil., 3 Cabos e 8 Soldados.
Foi um dia negro para a CART.3332, pois este pessoal era dela, e também para o BCav. 2922, a quem esta Comp.ª estava agregada.
À poucos dias tive acesso a um documento confidencial da Repartição de Operações/QG/Bissau, que dizia o seguinte:
Emboscada à Coluna do BCav.2922 em Oco Maunde em 26OUT71
Há a referir:
1-A emboscada ter sido montada relativamente próximo do Destacamento de Oco Maunde, sem ter sido detectada.
2-Os Milicias do Pel.Mil. 323 que haviam terminado a sua instrução em Bambadinca íam na coluna desarmados.
Dadas as características de agressividade do Pel.Mil. 323, se fosse armado, talvez se tivesse verificado um sucesso para as NT.
Bissau,10DEZ71

O Chefe da Repartição de Operações

MÁRIO FIRMINO MIGUEL

E agora pergunto, e o IMCOMPETENTE Oficial que deu a ordem para os Milicias irem DESARMADOS, o que lhe aconteceu ?
A culpa morreu solteira...

Que Deus nos proteja da IMCOMPETÊNCIA...
Abraço Camarigo

Luís Borrega

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pereira da Costa disse...

Obrigado Luis Borrega por teres publicado o que aconteceu nesse dia, negro para as tropas de PICHE.
Eu próprio estive para o fazer, pois tenho as duas H.U.,contudo, achei por bem não o fazer pois ninguém acreditaria, e coloquei imediatamente um ponto final sobre o assunto.
Um abraço
Pereira da Costa

Anónimo disse...

Camarigos
Peço desculpa do meu comentário ter saído repetido várias vezes, mas eu em Informática sou um "básico".
Abraço
Luís Borrega

paulo santiago disse...

Após ler o coment.do L.Borrega e um
mail que me enviou,chego à conclusão que tinha uma enorme
confusão na minha cabeça,que já
existia quando escrevi o P3189.
O que terá acontecido?
Devo ter chegado a Bambadinca,um
pouco antes,ou um pouco depois,do
dia fatidico,26/10/71,e certamente
aquela emboscada era assunto,até
poderá ser possível,ter contactado
com o pelotão de mílicias e
respectivo instrutor.A Cªque iniciou o curso em Outubro(não
recordo o dia)também tinha um
pelotão destinado à zona de Nova
Lamego, outro a Cansonco(Saltinho)
e outro que não recordo o destino.
Assim,quero crer,ao fim de quase
40 anos,quando escrevi o post
referido acima,datei a emboscada
para os dias anteriores à minha 2ª
chegada a Bambadinca,o que não
estaria certo.Mas também devo
realçar que a ideia forte que
permaneceu na minha cabeça,foi
a ordem criminosa que alguém deu:
-enviar um pelotão DESARMADO no
trajecto Bambadinca-Piche...foi
isso que não esqueci.

Carlos Carvalho disse...

Bom dia.
Como interessado nestes comentários da morte do meu camarada e amigo Armindo André, quero dizer que, consultado o aerograma todo estilhaçado que eu escrevi à minha mulher, e que caiu na emboscada, no sentido Piche-Nova Lamego-foi-me devolvido uns dias depois-, tenho assinalada a data de 26/10/1971, como tendo sido a data das duas emboscadas. Quero dizer que a ida do André para Bambadinca se deveu a um sorteio havido na Secretaria da C.Cav.2749, entre mim e ele. Um abraço fraternal.Carlos Carvalho Fur.Mil.Cav. C.Cav.2749 (Pitche 1970/1972)