segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7510: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (22): Cátix Félix, a nossa futura farmacêutica, e nossa menina de ouro, amiga de Cidália Nunes, viúva do nosso malogrado camarada António Ferreira, morto no Quirafo


1. Mensagem da nossa amiguinha Cátia Félix (*) que está a frequentar o último ano do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas (julgo que no Porto) e que, tendo uma disciplina de Saúde Pública, me pediu ajuda em termos de orientaçãoteórico-metodológica e  bibliográfica.  Acabámos por nunca conseguir acertar uma hora para falar ao telefone, tendo ela basicamente se socorrido de alguns textos meus que estão disponíveis na minha página na Net, Saúde e Trabalho, de entre outros recursos.



Recorde-se, aos mais novos dos nossos tabanqueiros,  que a Cátia Félix apareceu na nossa Tabanca Grande em Abril de 2009, servindo de "elo de ligação" entre nós e  a sua amiga Cidália Nunes, viúva do malogrado camarada António Ferreira que caiu em combate na tristemente célebre emboscada do Quirafo em 17 de de Abril de 1972. Foi ela que ajudou, como apoio de diversos camaraadsa nossos da Tabanca de Matosinhos, a resolver o luto patológica da sua amiga que durante durante quase quadro décadas se recusou a admitir a morte do seu marido e pai da sua filha que ele nunca chegou a conhecer em vida. (Para as duas, a viúva do António e a sua filha, desejamos muito ânimo para mais um ano que aí vêm, e que nos ajudem a preservar a memória do seu querido marido e pai, e nosso bravo camarada de armas).





(i) A mensagem original da Cátia, de 18 de Outubro, rezava assim:


Olá. Luís: Espero que esteja tudo bem. Desculpe estar a incomodá-lo, ainda para mais sobre um assunto que nada tem a ver com o "nosso" blog. Sei que o Luís é professor na área de saúde pública e, por acaso, neste meu ultimo semestre tenho uma disciplina de Saúde Pública na faculdade. No âmbito dessa mesma disciplina, recebi um tema de trabalho sobre Saúde Ocupacional o qual me tem dado algumas dores de cabeça, uma vez que, apesar de saber do que se trata não sei muito bem como abordar o tema. Já recolhi informação no programa nacional de saúde ocupacional mas não encontro muitas mais fontes.


Caso o Luís tivesse alguma disponibilidade e me pudesse a ajudar um pouco na minha orientação agradecia-lhe imenso. Caso seja muito incomodo, não tem qualquer problema, eu entendo :)


Pensei incluir no inicio do trabalho, como facto histórico, o Stress pós guerra que muitos de vós sofreu, mas não sei bem se se pode considerar como doença ocupacional (apesar de achar que sim...).Mais uma vez obrigado pela atenção e desculpe estar a "aproveitar-me" do seu conhecimento eheh. beijinhos (...)


(ii) Infelizmente, por sobrecarga de trabalho no início do ano lectivo, fiz muito pouco ou nada pela nossa amiguinha, que no entanto, a 4 do corrente, me surpreendeu (e me deixou comovido) com esta notícia:


Olá,  amigo Luís:Tenho de que dar uma boa notícia. Com ajuda do seu site e de outras bibliografias consegui fazer o trabalho de saúde ocupacional que lhe tinha falado. E a professora achou que o trabalho estava excelente, seleccionou-o e colocou-o online na página web da nossa faculdade. Além disso consegui ter nota máxima :)


Obrigado por tudo. Tinha de partilhar isto consigo. Fiquei muito feliz. Um enorme beijo e se não nos falarmos antes um óptimo Natal.(...)



(iii) A Cátia (que é de facto uma mulher de armas que merece que o carinho e admiração de todos nós), ainda arranjou tempo, nesta quadra festiva, para nos mandar esta promisssora e poética mensagem natalícia:

Neste Natal quero pedir a todos os meus amigos que voltem a ser crianças e não deixem que os vossos sonhos morram.  Acreditem no que esta noite significa!!! ;) 


O meu  pedido de Natal é simples e parece banal mas, mesmo assim,quero um mundo melhor, cheio de paz, amor, ternura, generosidade….. Que todas as pessoas possam ter um Natal, e um ano de 2011 repleto de realizações e coisas boas.

São os meus votos sinceros de Feliz Natal a todos.....



Bjinhos e um xi xoração

Cátia Félix
_______________


Nota de L.G.:


Último poste desta série > 27 de Dezembro de 2010 > 

1 comentário:

Cátia Félix disse...

OH Luisito , agora quem ficou comovida fui eu :)
Conhecer-vos foi das melhores coisas que me podia ter acontecido e, claro que não me esqueci de nenhum de vocês neste dia tão especial.
Neste momento estou embrenhada nos meus estudos pois vou ter os meus últimos exames. Em Fevereiro vou começar a estagiar :) Mal possa vou começar a enviar as minhas fitas para que o máximo de camaradas assinem, mas depois combino melhor com vocês. Em Maio prometo que envio uma foto minha com a minha cartola roxa, pois sei que os meus guerreiros vão ficar muito orgulhosos da pequena :)

Beijinhos enormes e entrem com o pé direito no novo ano