sábado, 1 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7540: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (32): Carlos e Dina Vinhal

1. Mensagem, reproduzida no ponto 2,  do meu querido co-editor, camarada, amigo e camarigo Carlos Vinhal, com data de ontem, 31/12/2010, pela 10 horas e picos da manhã...


Telefonei-lhe ao início da noite, a desejar-lhe as melhoras e as boas entradas da praxe, no Ano Novo. Era óbvio que ele e a Dina iam passar sozinhos a noite de passagem de ano. À distância deu para adivinhar o seu... meio sorriso,  a meia cara. Ele é um estóico. Nem um queixume... Já não há gente desta, em Portugal... (queixamo-nos por tudo e por nada, pelas boas e pelas más razões, com ou sem razão...). Por isso, e sem consultar quem quer que seja, eu decidi, de motu próprio, eleger o Carlos e a sua inseparável Dina o casal do ano da nossa Tabanca Grande... 


O Carlos por razões mais que óbvias... A Dina (que no início 2009 se reformou da sua actividade profissional),  por ser a amiga do nosso blogue que compareceu a todos os nossos cinco encontros nacionais, desde 2006. Ela e o Carlos são inseparáveis... Esta amiga merece figurar, desde há muito, no quadro de honra da nossa Tabanca Grande, leia-se na nossa lista, de A a Z, dos/as camaradas, amigos/as e camarigos/as. Ela e mais algumas das nossas companheiras, o que faremos a seu tempo. Mas ela, especialmente ela, merece esta pequena distinção da nossa parte, no final do ano de 2010... Falo com ela ao telefone com alguma regularidade e dela nunca ouvi, da sua boca, um queixume, uma queixa, uma crítica, um azedume, uma intriga, um ressentimento..., mesmo sabendo que a edição do blogue  rouba tempo à vida do casal (e às vezes até faz mal à saúde do seu homem!). 


Sê bem vinda, Dina! Passo a tratar-te por tu (e vice-versa, se não te importas), a partir de agora, como irmã e como amiga desta pequena grande família que já somos,  desde há largos anos. Obrigado pela tua doçura, delicadeza e paciência de santa... E por nos emprestares o teu Carlos, que é o teu mais que tudo (Corro o risco de cometer uma inocente inconfidência, mas ele já a conhece desde os 19 aninhos, portanto muito antes das bajudas de Mansabá...).


Em suma, a Dina também é um dos esteios do  nosso blogue. Uma presença discretíssima, mas forte, como a de todas (ou quase) todas as nossas companheiras... a quem eu aproveito para mandar um (e)terno xicoração neste início de ano.


Um ano de 2011 com coragem e saúde, para ambos, para ti,  Carlos, para ti, Dina. Um ano em que vamos precisar, todos/as,  de muita camarigagem. Na nossa Tabanca Grande, debaixo do nosso sagrado e fraternal poilão, tu, Dina, passas a ter um lugar cativo, o nº 465..

Com a nossa tabanqueira nº 465,  fechamos o ano em... paz e beleza (embora com a deusa da saúde meio desasada - entre os gregos, chamava-se Higía, e é de longe a minha preferida, embora a gente tenha que recorrer, de vez em quando, à sua irmã Panaceia...).



PS - Assina: Luís Graça, falando  em nome de toda a Tabanca Grande. Amanhã, domingo sigo para a Lourinhã e depois para Lisboa. Até ao(s) nosso(s) próximo(s) encontros. Que a doença,  que costuma "vir a cavalo e ir-se embora a pé" (diz o povo), nos deixe em paz neste começo de ano de 2011... Para os que partem (para mais longe) e para os que ficam (por aqui mais perto)... 


Madalena, V. N. Gaia, 1 de Janeiro de 2011, escrito às 2h30, revisto às 11h...




2. Mensagem de ontem, particular, do Carlos: 


Luís: Eu e a Dina estamos com uma constipação muito forte, com temperatura, tosse e outros quejandos, pelo que a passagem de ano, que era para ser em Ponte de Lima, vai ser passada em Leça da Palmeira.


Descansa o mais que puderes porque quanto mais massacrares o dito ciático mais inflamado fica e as dores não passam.


Como diz a canção, ai quem me dera ter outra vez 20 anos... (*)
 ________________


Nota de L.G.:

(*) Carlos, folgo com o teu bem humor, que é sempre "meia cura" quando a gente está doente,  adoentado, em baixo das canetas... E já agora acrescenta ao nosso fadário (de ex-combatentes),  este outro provérbio antigo: "Até aos 40 bem eu passo, dos 40 em diante 'ai a minha perna, ai o meu braço' "... Acrescenta-lhe mais 20 ou 30 anos, que a nossa esperança média de vida ao nascer duplicou, durante o século passado: era de 35 anos, para os homens, por volta de 1900...

22 comentários:

Anónimo disse...

Desejo as melhoras para o Carlos Vinhal e Esposa, assim como para o Luís Graça.

Próspero Ano Novo para todos.

Um abraço e muita saúde

José Corceiro

Anónimo disse...

Bom dia Tabaaancaa Graaaandee
Levantei-me cedo - porque um gajo de 70 anos não está a a fazer nada na cama - e deparei-me com a "moção" do Comandante Luis Graça.
Vamos nessa e faço questão de ser o primeiro a votar a eleição do "Carlos e Dina Vinhal" para o casal do ano que ontem "fechou".
Gente boa, que bem merecem a distinção.
Votos de boas melhoras para o casal "laureado" e para o Luís.
Abraço fraterno de Alcobaça,
JERO

Torcato Mendonca disse...

Caros Editores

Começo o Ano Novo a enviar breve mensagem

Assim costumo fazer quando envio um escrito. Desta vez não vão palavras. Desta vez vão abraços fraternos para Vós.

O Carlos e a Dina que recuperem breve, o Luís que não se ponha em muito esforço, é a idade do Condor meu amigo, o Eduardo é um jovem e o Virgínio vai com calma.

Para vocês meus queridos amigos e para vossas mulheres, tão compreensivas nesta "aventura" do Blogue, votos de BOA SÁUDE e um óptimo 2011.

Através de vós, a todos os companheiros desta Família Tertuliana um BOM 2011. PENSAMENTO POSITIVO.

Ainda estou meio a dormir...

Abraço do T

Anónimo disse...

Os meus votos para as rápidas melhoras para o meu ex-camarada de companhia LUIS GRAÇA,bem como do Carlos Vinhal e Esposa.

Que tenham um Bom Ano,como saúde em primeiro lugar.

Um abraço

António Marques

Luis Faria disse...

Amigo Carlos Vinhal

Uma rápida recuperação para ti e tua Dina (Sra D.).

Diz-se "Por detrás de um grande Homem,está sempre uma grande Mulher".
Sendo assim,julgo que fica muito bem entregue o "galardão" de CASAL DO ANO, proposto pelo Luis Graça.

Grande abraço e 2011 com saúde,força e independencia é o que vos desejo e que,se não levares a mal o aproveitamento,estendo a todos os amigos Tertulianos.

Luis Faria

Juvenal Amado disse...

Camaradas
Por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher.
O José Saramago alterou essa máxima dizendo que não era atrás mas ao lado.
E eu também penso que é assim, por que é justissimo.
O Carlos e sua esposa que conheci pessoalmente nos encontros do blogue, são das pessoas que se quer para amigo, que queremos que estejam presente nos momentos mais importantes das nossas vidas.
Eu que devo ao Carlos a qualidade estética bem como a correcção dos meus postes, só me resta desejar-lhe as melhoras e deixar ao casal o desejo de muitas felicidades neste ano, que entra e nos seguinte.

Um abraço

Juvenal Amado

Juvenal Amado disse...

Luis Faria

Enquanto escrevia o meu comentário caiu o teu e eu sem saber, plagiei um pouco do que tu escreveste.
Desculpa foi sem intenção e como é verdade, fica assim.
Um abraço

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Caro Luís, o meu aplauso pela justicima eleição do Casal Vinhal para casal do ano.
Para além do trabalho do Carlos e do acompanhamento da Dina, maior é o mérito humanistico deste casal de quem eu e minha mulher Helena registamos como Amigos. Precisamente com A Grande.

Para o Carlos e para a Dina as melhoras, deste "andaço", que também por aqui anda.

Carlos, força amigo! Sabes que fazes falta? É que com esta idade, já andamos todos desparafusados e atados com arames.

Beijos da Helena.

Com o abraço, o desejo do vosso rápido restabelecimento.

Mário Fitas

Joaquim Mexia Alves disse...

Para os meus camarigos Carlos e Dina, meus companheiros de "organização de eventos" e não só, os votos de um Ano Novo cheio de tudo o que precisam, sobretudo a saúde neste momento.

As palavras do Luís são justas e certeiras e só "pecam" por serem "poucas", mas não há linguagem suficiente para transmitir sentimentos e nobreza de carácter, como é o caso do Carlos e da Dina.

E tu Luís, toma conta da ciática que é coisa de estimação.

Nas minhas fiz sempre o contrário do que me diziam e nunca parei, tendo mais tarde um médico da nova escola confirmado que para ele essa era a posição certa, ou seja, não parar, e fazer algum exercicio.
Isto, claro, em mim resultou, mas não sou médico!

Um grande e camarigo abraço para todos neste dia 1 de 2011

Carlos Vinhal disse...

Camaradas
Fiquei surpreso por esta manifestação pública, exagerada, porque não merecida, do Luís, em relação a mim e à Dina.
Temos andado um pouco abaixo da forma normal, é verdade, mas esperam-se uns dias de sol e com eles, sensíveis melhoras.
A Dina ainda não sabe que é atabancada, pois está a descansar de uma noite mal dormida por culpa de uns vizinhos barulhentos que resolveram, e bem, festejar a passagem de ano até quase às 3,30 da manhã. Quando acordar vai ficar surpresa.
Façam como eu, desculpem o Luís do seus exageros, e vamos ao trabalho que se faz tarde.
Um abraço
Carlos

Carlos Vinhal disse...

Aproveitando o tempo de antena e o facto de ser a vedeta deste filme, quero agradecer aos camaradas que se me dirigiram de viva voz, por mail, pombo-correio, morse, sinais de fumo e outros sistemas de comunicação mais ou menos evoluídos, as palavras de incentivo para que continue a ajudar o Luís.
A verdade é que já assinei por mais um ano com mais dez de opção. A cláusula de transferência foi agora fixada numa sande mista e um fino (imperial aí em baixo).
Abraços
Carlos

Cesar Dias disse...

Caro Carlos

Quero juntar-me á homenagem que te é feita pelo Luis Graça, aprecio muito a tua disponibilidade e empenho por esta causa.Se é exgerada? é a tua opinião, por mim concordo com os comentaristas anteriores. Obrigado pelo teu sacrificio, que é extensivo á tua esposa, pois no minimo é afectada por tabela.
Espero que regresses com as baterias carregadas e em forma.
Bom Ano de 2011

César Dias

Anónimo disse...

Carlos Vinhal e Dina, Camarigos ambos, por decisão do nosso Comandante da Tabanca Grande, pela unanimidade dos comentários recebidos e pelo acordo tácito da "maioria silenciosa", o meu abraço respeitoso e o meu voto expresso para a eleição do "casal do ano".

Sempre solidário convosco, até na sacana da gripe que me apanhou há quatro ou cinco dias e me tem retido por casa...

Passagem de ano na caminha, quietinho a ver T.V., ao lado da também companheira de um casamento que segue para os quarenta e um anos.

Apenas não tive barulho de vizinhos...vantagem de não se viver em apartamento.

Grande ano de 2011 para vocês e para todos os elementos da nossa Tabanca.

"Camarigamente"

Vasco A. R. da Gama

Luís Graça disse...

Camarigos:

Ainda não me atrevi a telefonar ao Carlos por que temi que ele interpretasse mal e reagisse pior ao meu "impulso" (pensado já há meses e, portanto, nada "espontâneo", circunstancial, lamechas, populista, oportunista...).

Já tinha falado disto com ele, Carlos: as nossas companheiras que habitualmente nos acompanham nos encontros nacionais (e já lá vão cinco, desde a Ameira a Monte Real ...) já têm "pontos" (ou "milhas") mais que suficientes para serem "atabancadas"... O facto de serem nossas "companheiras" (e companheiras de ex-combatentes, e nos aturartem todos os dias...) só por si dá direito a "cartão dourado", vitalício...

Mas há ocasiões para tudo... Um dia destes "ajustamos contas"... e fazemos o recenseamento (geral) da Tabanca Grande.

Fico deveras feliz por saber que a rapaziada (e, espero bem, a raparigada...) reagiu bem a este estranho poste escrito às 2h30 da manhã... e revisto às 11h,... antes de andar uns 500 metros, a pé, na bela marginal da Madalena...

Fico feliz pela reacção, bem humorada, do Carlos; e seguramente que a Dina também não me vai "interpretar mal"...

Afinal, este blogue é um sítio, como eu costumo dizer, "de memórias e de afectos"...

Por pudor, e devido ao adiantado da hora, fui parco em palavras. Tens razão, Joaquim. Mas há mil e uma maneiras, umas mais claras, concisas e precisas do que outras, de dizermos quanto apreciamos, estimamos, amamos, admiramos.... o(s) outro(s)...

PS - Agora vou bater uma soneca...

Anónimo disse...

Caro Amigo Carlos Vinhal e esposa

Segue o meu (desnecessário), contudo, sentido aplauso, para a vossa eleição de Casal do Ano deste Blogue, onde me é gratificante participar e sobretudo "consultar".

Acho uma justíssima homenagem a quem não se poupa a esforços para nos oferecer um blogue de grande qualidade.

O chefe, é o chefe, e sabe reconhecer o mérito!

Os meus parabéns ao casal eleito, e a todos nós, pela categoria do editor ao nosso dispor.

Desejo o rápido restabelecimento da saúde de todos os doentes desta Tabanca, que no final do ano se ressentiram da já longa caminhada.
Mas... foi só uma quebra...vai tudo voltar ao normal.

Um Fantástico 2011 para todos, apesar das previsões, mas, há muitas maneiras de puder ser bom para além da parte monetária.

A amizade sincera, tem um valor nunca cotado em bolsa, mas que torna as pessoas mais felizes que o dinheiro.

Um abraço sincero para todos, neste primeiro dia do ano de 2011, "mais um presente em nossas vidas", e vai depender muito de nós, o que ele comportar.
Teremos que contribuir todos, para que o tempo que nos resta, se salde por um bem-estar provocado pela tolerância e aceitação das diferenças.

Felismina Costa

Anónimo disse...

Camaradas,
Com os argumentos aduzidos, mais os apoios concordantes, torna-se mais que justa a homenagem ao Carlos Vinhal e à sua esposa que, certamnte, só por grande tolerância, e para nosso gaúdio, tem permitido a actividade continuada do marido.
Perante a Dina, dobro a cerviz nesta homenagem conjunta com o Carlos.
A ambos desejo que o novo ano seja portador de muitas alegrias.
JD

José Marcelino Martins disse...

Carlos e Dina, meus camarigos

Estou plenamente de acordo com a decisão UNILATERAL E APROCADA (julgo) POR ACLAMAÇÂO, DO LUIS.

Que melhorem rapidamente dessa gripe, pois para que servem as gripes, quando já estamos na idade do CONDOR ? [conm dor aqui, com dor ali (ou será que temos o indicador partido?)]

Um grande abraço

Manuela e José Martins

Anónimo disse...

Parabéns aos eleitos!
Um abraço muito amigo do
Mário Migueis

Anónimo disse...

Também vai o meu modesto voto para os Camarigos Carlos Vinhal e sua esposa Dina, como Casal do Ano da nossa Tabanca Grande.

Penso que tiveram uma óptima Passagem de Ano, de outro modo não se poderia esperar e a dita doença ficou no esquecimento.

Como curiosidade digo, que também fiz a passagem de Ano à borla observando o grande espectáculo de pirotecnia de Portimão e o qual fora instalado no Concelho de Lagoa (Doca do Parchal e Ponte Velha sobre o Rio Arade).

Com amizade e felicidades para todos
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

Homenagem mais que merecida para este lindo e exemplar casal do Norte.
Desejo-lhe as maiores felicidades para o ano que agora inicia, bem como para todos os outros que vêm a seguir.
Obrigada Luís por esta justíssima homenagem.
Ao Carlos e à Dina envio os meus mais sinceros votos de rápidas melhoras.
Abraço com amizade da Filomena

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Carlos V e Dina

Desejar as vossas melhoras será um tanto recorrente e já muitos antes de mim o fizeram. Trata-se de 'fruta da época' e com o devido 'tratamento' a coisa passa.

Congratular-me com a distinção 'proclamada e decretada' pelo 'Chefe' será também repetição do muito que acima está, em comentários anteriores, já que o meu peca por tardio, desta forma, que não de outra, mais directa, como já ocorreu.

Temos então, portanto, formulados os votos de melhor saúde e de regozijo pela cooptação da Dina à categoria de 'amiga da Tabanca', mas falta ainda afirmar a concordância com a atribuição do galardão do 'casal do ano'. Acho que há outros por aí que não desmerecem, mas este está bem entregue.

Abraços
Hélder S.

Anónimo disse...

Não sei se vou escrever com algum atraso no "tempo", mas mesmo assim em meu nome e da TERESA um abraço e um beijo para estes nossoa AMIGOS...
Carlos e Dina... Bom Ano de 2011.
CMS 2339