quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7556: Agenda Cultural (98): Digressão da Companhia Maior com a peça Bela Adormecida, de Tiago Rodrigues (Carlos Nery)

1. A propósito do Poste 7546* do nosso camarada Vasco da Gama, que comparava a "Companhia Maior", com o nosso Blogue, a "Maior Companhia", pedimos ao outro nosso camarada Carlos Nery, que faz parte dos "elencos" das duas "Companhias", que nos enviasse material relacionado com a peça "Bela Adormecida", que a "Companhia Maior" tem levado e vai continuar a levar à cena em todo o país.

Assim nos propomos enriquecer a nossa Agenda Cultural, com o anúncio deste espetáculo, levado a todo o lado por sexagenários ativos e bem vivos intelectualmente.

Caros tertulianos, velhos são os trapos...

CV



Em Outubro de 2010, a "Bela Adormecida" esteve em cena no Centro Cultural de Belém


CALENDÁRIO DAS ACTUAÇÕES DA "COMPANHIA MAIOR" LEVANDO À CENA A PEÇA "BELA ADORMECIDA", COM TEXTO E ENCENAÇÃO DE TIAGO RODRIGUES:




15 de Janeiro de 2011 - Tempo - Teatro Municipal de Portimão
 

21 de Janeiro de 2011 - Guimarães
 

28 e 29 de Janeiro de 2011 - Teatro Viriato de Viseu
 

18; 19 e 20 de Fevereiro de 2011 - Teatro Carlos Alberto - Porto
 

26 de Fevereiro de 2011 - Teatro Micaelense - Ponta Delgada
 

26 de Março de 2011 - Teatro Virgínia - Torres Novas





Vamos conhecer os artistas:


Clicar nas imagens para ampliar

A "Companhia Maior" em Bragança. O elenco, de que faz parte Carlos Nery, à esquerda da foto, quando em digressão.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 – P7546: Banalidades da Foz do Mondego (Vasco da Gama) (XIII): A Companhia Maior e a Maior Companhia, partos do mesmo querer?

Vd. último poste da série de 3 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7547: Agenda Cultural (97): Para não esquecer a apresentação do livro Lugares de Passagem, de José Brás, dia 6 de Janeiro de 2010, pelas 18 horas na Biblioteca José Saramago, em Loures

4 comentários:

Anónimo disse...

Queridos Camaradas das duas Companhias, se vou convivendo diariamente com a "Maior Companhia" que é a nossa Tabanca Grande, através dos textos que os nossos camarigos vão enviando e dos comentários que vão fazendo, tive oportunidade de, findo o espectáculo em Estarreja da "Companhia Maior",conviver com a quase totalidade dos actores e deles receber a maior simpatia, a maior singeleza, a maior lhaneza, que são atributos dos verdadeiramente "maiores".

Certo que lhes fui apresentado pelo Camarigo Carlos Nery, ou o rei Carlos Nery na peça, ainda possuidor de um porte físico invejável a fazer o pessoal bater a bola baixo,o que proporcionou a mim, à minha mulher e ao Manuel Reis um tempinho bem passado.

Deixem-me relevar o francês Michel que toda a malta conhece e que conserva aquele sotaque que os franceses só perdem aos cento e vinte anos,sempre com uma piadinha "prontá" e com um "sorrisô" sempre "abertô".

Segue também um beijinho para a Kim, que deve ter adiantado uns bons pares de anos ao B.I. para poder pertencer à Companhia, tal a sua desenvoltura e elegância que revela no palco e fora dele.

Queria, na pessoa do Carlos Nery agradecer a todos os actores portugueses os nossos co-sexagenários "maiores"o grande espectáculo que me proporcionaram e o contágio de felicidade, a traduzir um dever cumprido, com que nos brindaram no final.
Uma palavra para o autor do texto: magnífico!

Seria que posso ter acesso ao texto completo para uma leitura mais consistente ?

Do meu Buarcos lindo, um grande abraço ao Carlos Nery a quem peço para o distribuir por toda a "Companhia Maior".

Vasco A. R. da Gama

Carlos Nery disse...

Tens razão, Vasco, foi uma noite mágica em que tudo deu certo. Estávamos felizes, sentíamos que o espectáculo correra como nas melhores noites, o palco excelente, a sala com bastante público (caloroso, simpático, aplaudindo de pé, sem reservas). Eu conhecera-te, finalmente, e num ápice se desfizeram as resevas que podem ter existido entre nós. Olhos nos olhos é outra coisa, não é? Depois até deu jeito não podermos ir logo para o hotel. O compasso de espera no bar do teatro, enqunto o cenário era desfeito, esteve a nosso favor. Mas ajudaram, também, a vossa simpatia. Num instante parecíamos todos amigos de longa data envolvidos num mesmo projecto. O de continuarmos capazes de nos emocionar e de fazer emocionar quem connosco convive.

Carlos Nery disse...

A digressão da Companhia Maior tem continuado. Após Estarreja seguiram-se-lhe Portimão, Guimarães e Viseu. Vamos de surpresa em surpresa. Pelo interior do País deparam-se-nos magníficos equipamentos culturais. Em cada uma das cidades visitadas existem belos teatros dotados de palcos com todos os modernos requisitos. E há público, meu Deus! O nosso espectáculo, mesmo em noite de transmissão de um Porto-Sporting, como aconteceu em Bragança, nunca teve menos de cento e tal espectadores na sala. Ontem em Viseu a lotação estava esgotada. Lá em cima, nos lugares laterais do balcão, havia público debruçado tentando não perder pitada do que se passava em cena. É muito estimulante trabalhar assim!
Os próximos espectáculos serão no Porto (dias 18, 19 e 20 de Fevereiro). Neste momento a lotação para a 6ªfeira, dia 18, está quase esgotada. Quem quiser assistir a Bela Adormecida, no Teatro Carlos Alberto, vai ter que... acordar...

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

Estas últimas notícias do Carlos Nery relativamente às assistências ao espectáculo que vão levando às populações do interior (leia-se longe das grandes metrópoles de Lisboa e Porto) vem dar-nos a indicação de que há apetência pela arte, pela cultura, pela participação das pessoas, contrariando a ideia feita e constantemente martelada, essencialmente pela tv, de que não público (audiências, dizem eles...) para coisas culturalmente mais elevadas, daí serem 'forçadas' a dar o que dão.

Bem sabemos que o objectivo de quem 'orienta' tais directivas é manter uma camada o mais possível acéfala, acrítica, boçal, para mais facilmente poder ser manipulada. É nosso dever insistir para que assim não seja...

Abraço
Hélder S.