segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7626: Camaradas na diáspora (4): José (ou Joe) Ribeiro, natural de Leiria, a viver em Toronto, Canadá, há mais de 35 anos: Sold Inf , 4º Gr Comb, CCAÇ 3307/BCAÇ 3833 (Pelundo, Jolmete, Ilha de Jete, 1970/72)

Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Canchungo >  Pelundo > 2008 > Restos do antigo quartel português, ao tempo do BART 6521/72 (Pelundo, 22/9/1972 - 27/8/1974), a unidade que fez a transferência de soberania para o PAIGC, e que era comandado pelo Ten Cor Art Luís Filipe de Albuquerque Campos Ferreira.   


A foto foi-nos enviada, em Setembro de 2008, juntamente com as fotos de uma série de ex-camaradas nossos,  manjacos do Pelundo (que estiveram ao serviço do exército português e para quem se pedia apoio), pelo sociólogo António Alberto Alves, que reside(ia) desde 2006 em Canchungo (antiga Teixeira Pinto) e trabalha (ou trabalhava) para uma ONGD portuguesa.


Foto:  © António Alberto Alves (2008) / Blogue Luís Graça & Camaradadas da Guiné. Todo os direitos  reservados.


1. Telefonou-me, ontem, do Canadá (*) o nosso camarada José Ribeiro:

(i) É natural de Leiria;

(ii) Vive em Toronto, "na zona dos portugueses", há 35 anos (vai fazer em breve 36).

(iii) Foi Sold At Inf da CCAÇ 3307/BCAÇ 3833, 1970/72 (*); pertenceu ao 4º Gr Comb;

(iv) Passou pelo Pelundo, Jolmete e Ilha de Jete;

(v) Era conhecido por “O Caçador”: no Pelundo e em Jolmete saía de noite e trazia caça (cabras, lebres, etc.); tornou-se desse modo um precioso ajudante do Fur Mil SAM, o vaguemestre, de apelido Osório (que era das Caldas da Raínha);

(vi) Chegou ao Pelundo pouco tempo depois da morte dos “três majores”;

(vii) Ainda se lembra da cambança do Rio Mansoa,  em Jolandim.

(viii) Depois de passar à peluda, ainda foi mecânico na Volvo, em Leiria, durante dois anos;

(ix) Acabou por ir para o Canadá onde tinha um irmão;

(x)  Hoje é operador de grua numa grande empresa (mais de mil trabalhadores);

(xi) Convive com muita malta portuguesa, incluindo gente da minha terra, Lourinhã: citou o nome de Rogério Henriques, um caso de sucesso (empresário, ligado ao ramo dos materiais de construção, milionário, radicado há muitos anos no Canadá, respeitado pela comunidade);


O José Ribeiro (ou Joe Ribeiro) está à espera dos 60 para se reformar (e vir passar mais tempo a Portugal). É casado, tem 2 dois filhos. Uma das filhas (se bem entendi)  já lhe deu dois netos. Foi para a tropa, como voluntário, sendo portanto um ano mais novo do que a generalidade dos seus camaradas.

Descobriu o nosso blogue de que se tornou fã, embora ainda não domine tão bem o computador como domina a sua grua. Tem feitos contactos com ex-combatentes, a residir em Portugal: caso do Mário Silva (Aveiro; esteve em Angola); Adriano Ferreira, sold cond auto da CCS/BCAÇ 3833 (não fixei onde vive actualmente); Joaquim, de Rio Maior… Tem uma conta no Facebook mas que eu não ainda não consegui localizar.

Deu-me três endereços de e-mail para quem o quiser contactar:
joeribeiro@live.ca
joseribeiro@hotmail.com
ribeiro.jose34@gmail.com


2. Comentário de L.G.:

José Ribeiro: Foi um prazer conversar contigo. Vejo que tens saudades de (e amas) a terra que te viu nascer. Conforme combinado, ficas então deu de me mandar fotos, tuas, digitalizadas, para te apresentares, como deve ser, à Tabanca Grande. Naturalmente que serás recebido de braços abertos por todos os nossos camaradas e demais amigos da Guiné.

Em princípio, serás o 2º elemento do BCAÇ 3833 sentar-se debaixo do poilão da nossa Tabanca Grande, depois do Augusto Silva Santos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3306 (**)... O nosso camarigo Jorge Picado, ex-Cap Mil (CCaç 2589, CART 2732, CAOP 1)  também andou lá para os teus lados (aquando da sua passagem pelo CAOP 1, em Teixeira Pinto) e faz uma referência à tua companhia, a CCAÇ 3307 (podes ver aqui) bem como ao comandante do teu batalhão, o Ten Cor Inf Nívio José Ramos Herdade... (O BCAÇ 3833 tinha então a seu cargo o Sector 07: Pelundo, Có e Jolmete).

Vê, entretanto,  se (re)conheces alguns dos camaradas manjacos do Pelundo,  do teu tempo,  que serviram no nosso exército, e que precisam do nosso apoio (quanto mais não seja uma palavra de apreço, de saudação, de solidariedade). Também, eles, esses camaradas manjacos, foram miseravelmente abandonados por nós...
______________

Notas de L.G.:

(*) Último poste desta série > 22 de Dezembro de 2010 >Guiné 63/74 - P7488: Camaradas na diáspora (3): O luso-americano Franklin Galina, aliás, ex-Fur Mil Franklin, Pel Mort 4575 (Bambadinca, Julho de 1972 / Agosto de 1974)

(...) Julgo que estou a ser o primeiro elemento do BCAÇ 3833 que esteve na Guiné entre 1970/72, respectivamente no Pelundo com a CCS e a CCAÇ 3307, em Có com a CCAÇ 3308, e em Jolmete com a CCAÇ 3306, a colaborar nesse blogue. Se estiver enganado, algum camarada que me corrija. (...) 

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Comandante

Apenas uma correcção ao título.
Onde está "Ilha de Seta", deve estar "Ilha de Jete".

Abração

Jorge Picado

José Marcelino Martins disse...

Caro José Ribeiro

Bem vindo à Tabanca Grande. Se conneceres o Padre Libório, um grande açoreano que tambem esteve em Bissau, dá-lhe um abraço do Furriel de Transmissóes de Caçadores 5 de Canjadude.

Para ti tambem um abraço de um leiriense